• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
A falta de chip's no PS5, Xbox Series X e PC não vai acabar logo, afirma a AMD
A CEO da AMD, Lisa Su, espera que a produção comece a acompanhar a demanda apenas no segundo semestre de 2021


Su espera ver 'aperto' ao longo do primeiro semestre de 2021 até que a capacidade de produção adicional entre em operação. Isso significa que podemos ver um fornecimento limitado de chips de console e PC da AMD até meados do ano. Su também apontou explicitamente o segmento inferior do mercado de PCs e consoles como o mais impactado, o que significa que produtos com margens mais altas estão mais prontamente disponíveis no varejo.

A empresa lançará GPUs RDNA 2 no primeiro semestre de 2021.

A AMD também diz que está no caminho certo para concluir sua aquisição da Xilinx, que deve ser concluída até o final de 2021.
 
Última edição:
Não tem outro perfil de xmp que seja um meio termo? Os zen1/zen+ são meio chatinhos pra conseguirem clocks "altos" em memória.
tem o outro para 2666 Mhz ou 2667 Mhz se não me engano, mas gera os mesmos problemas do outro de maior velocidade. Seguindo o que a HyperX pediu para testar com 2 módulos apenas funcionou de boa
 
Galera vou formatar meu PC e gostaria de saber se é necessario estar instalando o driver de chipset da AMD ainda nos Ryzen 5000? Caso sim, eu posso desmarcar a opção do power plan, né?
 
Galera vou formatar meu PC e gostaria de saber se é necessario estar instalando o driver de chipset da AMD ainda nos Ryzen 5000? Caso sim, eu posso desmarcar a opção do power plan, né?

Sim, reinstale o driver de chipset, mas procure o mais atualizado, que por sinal NEM A AMD TEM no site ainda. Eu estou usando esse que encontrei na página da Asrock: v2.11.26.106


O driver da própria página da AMD é 2.10.13.408


Quanto a plano de energia, nem precisa mexer nos Ryzen 5000.


Mudando de assunto, saíram as BIOS Agesa 1.2.0.0 pras Gigabyte B550 hj... Bugadassssssssssas como esperado. Mas boota 1900 FCLK com cada timing retardado que minha nossa, não vejo a hora de sair a stable pra brincar.
 
Última edição:
Sim, reinstale o driver de chipset, mas procure o mais atualizado, que por sinal NEM A AMD TEM no site ainda. Eu estou usando esse que encontrei na página da Asrock: v2.11.26.106


O driver da própria página da AMD é 2.10.13.408


Quanto a plano de energia, nem precisa mexer nos Ryzen 5000.

Valeu amigo! Vou ver se tem algo mais atual na pagina da gigabyte, mas to achando que vou ter que baixar da pagina da AMD mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Valeu amigo! Vou ver se tem algo mais atual na pagina da gigabyte, mas to achando que vou ter que baixar da pagina da AMD mesmo.

Acabei de instalar o da AMD mesmo, será que deveria ter instalado esse mais atual da Asrock? Será que tem alguma melhoria? Valeu
 
Última edição:
Mas enfim, eu acabei atualizando pra última bios que é a que suporta os Ryzen 5xxx, então não tenho o que tentar aqui em termos de versão de bios. Só se essa bios tá meio bugada. Porque o processador até baixa a frequência, mas é muito pouco e continua dando picos pra 4ghz, mesmo que eu não esteja fazendo nada.
Esse dente de serra é porque o processador fica variando o clock toda hora, então a temperatura acaba variando 2-3 graus toda hora também.
Confesso que parei de reparar muito nessas coisas nos últimos anos. Queria ligar o PC e ver ele funcionar bem. Então nem sei se isso acontecia com os Ryzen 2600x e 2200G que tive antes desse 3600X. Depois que resolvi voltar a mexer com overclock no 2200G é que voltei a reparar nesses detalhes.
Pode ser alguma defiência dessa placa-mãe ou versão da bios. Ao menos consegui contornar fazendo esse underclock.

Putz, aí é embaçado. Acredito que possa ter tentado, mas já usou todo default e o plano de energia econômico do windows?
Aqui ele fica em 2200Mhz e aumenta frequência se precisar.
Geralmente deixo em economia no desktop e quando vou jogar coloco 4100 Mhz e 1.15V no vcore. Temperatura fica uns 35 desktop e 45 jogando. Não preciso mais do que isso, CPU é forte D+ pro meu uso atual. 😅😅😅
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa tarde, sou novo no fórum e tive uma decepção por não saber sobre single e dual rank... não alongando muito é o seguinte:
Estou com um Ryzen 5 2600 em stock e uma Gigabyte Aorus B450 Pro Wifi, e adquiri recentemente 4x8GB HyperX Predator RGB 2933MHz (pensando no design em geral que com os 4 slots com leds ficariam mais bonitos e no desempenho que eu poderia ter ganho caso fosse possível a frequência prometida nos 4 módulos), na tentativa de usar o XMP ativado para os 2933 MHz obtive instabilidades e erros, quando acionei a Gigabyte e a HyperX eles me falaram a respeito de minhas memórias serem single rank, e neste caso meu R5 2600 teria uma certa limitação, visto que testando somente 2 módulos com XMP ativo, obtive estabilidade. Hoje estou usando os 4 módulos com XMP desativado na frequência de 2400 MHz.
-Pensando em desempenho para jogos, compensa utilizar os 4 módulos em 2400 MHz (32 GB) ou somente 2 módulos em 2933 MHz (16 GB)?
Obs: os timings se não me engano ficam 17 - 17 - 17 e o outro valor não sei ( p/ 2400MHz) e 15 - 17 - 17 o último valor não sei tbm, mas acho que é o mesmo do outro (p/ 2933 MHz).

Eu venderia 2 pentes e usaria @2933. Pra jogos não há a mínima necessidade de 32GB. Só se você usar o PC para trabalho.
 
Última edição:
https://adrenaline.com.br/forum/thr...chipset-b350-r-260-13.680993/#post-1075303091 pra quem tiver precisando de uma mobo barata pra umpc de entrada.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Prezados, tem Ryzen 5800x na kabum por 2850 com cupom.
Boletei um, vou pagar caso consiga vender meu 3900x nesse meio tempo (aliás pra quem quiser, faço 2900 nele, tá na garantia e tá com o cooler box novo, nunca usado).

Vou perder um pouco em multithread, mas ultimamente estou usando pouquíssimo. Estou usando mais programas que se beneficiam do ipc.
só queria um 3600 por 1200 no brzilsao :feelbad:
 
3600 por esse preço só na Aliexpress infelizmente.
Acho que o mais barato é na GK Infostore por 1400.
 
Boa tarde, sou novo no fórum e tive uma decepção por não saber sobre single e dual rank... não alongando muito é o seguinte:
Estou com um Ryzen 5 2600 em stock e uma Gigabyte Aorus B450 Pro Wifi, e adquiri recentemente 4x8GB HyperX Predator RGB 2933MHz (pensando no design em geral que com os 4 slots com leds ficariam mais bonitos e no desempenho que eu poderia ter ganho caso fosse possível a frequência prometida nos 4 módulos), na tentativa de usar o XMP ativado para os 2933 MHz obtive instabilidades e erros, quando acionei a Gigabyte e a HyperX eles me falaram a respeito de minhas memórias serem single rank, e neste caso meu R5 2600 teria uma certa limitação, visto que testando somente 2 módulos com XMP ativo, obtive estabilidade. Hoje estou usando os 4 módulos com XMP desativado na frequência de 2400 MHz.
-Pensando em desempenho para jogos, compensa utilizar os 4 módulos em 2400 MHz (32 GB) ou somente 2 módulos em 2933 MHz (16 GB)?
Obs: os timings se não me engano ficam 17 - 17 - 17 e o outro valor não sei ( p/ 2400MHz) e 15 - 17 - 17 o último valor não sei tbm, mas acho que é o mesmo do outro (p/ 2933 MHz).
vc nao vai perder nada ingame usando 16 ou 32gb. 16 é totalmente suficiente.
opte pelo dual que vc consiga a frequencia mais alta possivel x latencia mais baixa.
qlq coisa na casa de 3200@16 ou + já é excelente.
teste separadamente cada KIT ( 2x8 ) e veja qual ativa o XMP maior ( e talvez até entre como opçao um OC manual )..
possivelmente essa que ativa xmp 2933@16 , vc consiga apertar manualmente e subir pra 3200@16 com 1.35v ~ 1.40v( no pior dos casos , mas totalmente safe ).
 
vc nao vai perder nada ingame usando 16 ou 32gb. 16 é totalmente suficiente.
opte pelo dual que vc consiga a frequencia mais alta possivel x latencia mais baixa.
qlq coisa na casa de 3200@16 ou + já é excelente.
teste separadamente cada KIT ( 2x8 ) e veja qual ativa o XMP maior ( e talvez até entre como opçao um OC manual )..
possivelmente essa que ativa xmp 2933@16 , vc consiga apertar manualmente e subir pra 3200@16 com 1.35v ~ 1.40v( no pior dos casos , mas totalmente safe ).
no caso sacrificando o visual e usando 2 módulos somente, a intenção seria usar em 2933 MHz mesmo pois não entendo muito de overclock, queria ganhar mais FPS nos meus jogos, hj já rodam completamente no máximo com FPS que não me atrapalha, porém se desse para melhorar seria bom, mas pensando em não forçar na questão de vida útil do hardware
 
no caso sacrificando o visual e usando 2 módulos somente, a intenção seria usar em 2933 MHz mesmo pois não entendo muito de overclock, queria ganhar mais FPS nos meus jogos, hj já rodam completamente no máximo com FPS que não me atrapalha, porém se desse para melhorar seria bom, mas pensando em não forçar na questão de vida útil do hardware
entendo , vá amadurecendo a ideia , pesquisando sobre..
A "subida" de 2933 para 3200 é curta e não irá prejudicar seu hardware.
tem um video do peperaio que gosto bastante , ele fez os testes com diversas frequencias de ram nos ryzen , vale a pena assistir.
normalmente o ganho não vem em médias e máximas. As MINIMAS são os que mais se beneficiam disto. Vale mto a pena.
 
WC = Galahad 360
Gabinete = o11 Dynamic +6 fans Lian li (Bora e UniFan)
Tirei uma print ontem
4maI1kk.jpg
Saiu hoje, vale a comparação:

 
galera que importou um 3600x/3600 do ali(do vendedor maior la), voces chegaram a ver a data de fabricação do chip?É recente?
 
galera que importou um 3600x/3600 do ali(do vendedor maior la), voces chegaram a ver a data de fabricação do chip?É recente?

O meu veio BF 2039SUS, se eu não estiver enganado é Setembro de 2020, comprei no 11.11
 
galera que importou um 3600x/3600 do ali(do vendedor maior la), voces chegaram a ver a data de fabricação do chip?É recente?
Eu comprei, mas não sei a data. Como vê isso?

O meu é BF 2039SUS também. Comprei final de dezembro.
 
O meu veio BF 2039SUS, se eu não estiver enganado é Setembro de 2020, comprei no 11.11
Eu comprei, mas não sei a data. Como vê isso?

O meu é BF 2039SUS também. Comprei final de dezembro.
se nao me engano é a mesma data do outro de cima
primeiros numeros ano e segundos a semana do ano, algo assim
 
Saiu hoje, vale a comparação:


Gostaria de fazer 3 ressalvas.

1.40v para 4.8GHz?
4.8GHz em AVX all-core?
"360mm de entrada"?
 
Gostaria de fazer 3 ressalvas.

1.40v para 4.8GHz?
4.8GHz em AVX all-core?
"360mm de entrada"?

E ai blz? Cara manda umas dicas pra eu começar a testar minhas memos não sei nem por onde começar!




Tá assim, só fiz xmp 3600 na bios!
 
Gostaria de fazer 3 ressalvas.

1.40v para 4.8GHz?
4.8GHz em AVX all-core?
"360mm de entrada"?
1.32v segundo o leeker o cpuz não esta monitorando corretamente , pelo aida ele recebeu informações de 1.32
 
E ai blz? Cara manda umas dicas pra eu começar a testar minhas memos não sei nem por onde começar!




Tá assim, só fiz xmp 3600 na bios!


Os timings estão totalmente diferentes do XMP, tem certeza que habilitou o XMP / DOCP?
 
Os timings estão totalmente diferentes do XMP, tem certeza que habilitou o XMP / DOCP?




Realmente tv errado! Pensei que setando o valor 3600 lá já estaria xmp/docp, estou usando a bios 3003 ainda esperando a beta ficar estável, mas está demorando, alguma noção de qto tempo essa da agesa 1.2.0.0 sai do beta?
 
Última edição:


Realmente tv errado! Pensei que setando o valor 3600 lá já estaria xmp/docp, estou usando a bios 3003 ainda esperando a beta ficar estável, mas está demorando, alguma noção de qto tempo essa da agesa 1.2.0.0 sai do beta?


Agora sim! Verifica se suas memórias e processador estão funcionando normalmente, depois começa a brincar de OC nas memórias com esse kit dá pra pegar um 3800C14 se tunar direitinho.

Sempre observe por erros WHEA no hwinfo64.
 
Estou na Agesa 1.1.9.0 e qualquer FCLK acima de 1800 dá erro WHEA. Mesmo se for 1867, já dá erro. Só não aparece erro se eu travar em 1800. Mais alguém com esse problema?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo