[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020


esse video foi o primeiro que fiz , so tinha swapado o 3800x e colocado ele.. nao formatei , n troquei drive nem nada.. So fiz as config de bios feiijão com arroz a 4550mhz e as mesma 3533mhz da memoria.
OBS: eu uso as Texturas em Ultra..

Está privado
 
Deu gargalo ali em alguns mapas seu uso de GPU ficou baixo e o fps não bateu 200.
 
AMD pode terceirizar parte da produção para Samsung

Rumores

O vazador é coreano e supostamente tem uma boa reputação.

Esta é a tradução automática do coreano com minha edição para maior clareza:
"É de Hong Kong.

Atualmente, a AMD deseja aumentar o volume de produção da TSMC em 50% ou mais. No entanto, é difícil aumentar a capacidade da TSMC no momento. Então, há rumores de que a AMD está pensando em dividir [a fabricação] de algumas linhas de APU e GPU [entre TSMC e] Samsung.

Uma vez que a TSMC tem que atender ao volume de seu grande cliente Apple (e além da AMD), é dito que tal escassez de suprimentos se intensificará mesmo no próximo processo [5 nm]. Em particular, é dito que as negociações para garantir a próxima capacidade de feira também foram adiadas pela Apple.

Por causa disso, a AMD está discutindo se o custo do projeto para o novo processo da Samsung ou o problema de vendas devido à escassez contínua é mais lucrativo ".

Acho que seria uma boa jogada. Por que é ruim usar tudo na TSMC?

  • Risco de guerra entre a China e Taiwan
  • A demanda não pode ser atendida pela TSMC. Se a AMD continuar crescendo, isso não será mais fácil
  • Samsung é muito, muito mais barato. Produzir a parte inferior na Samsung Node ligeiramente pior, as coisas boas na TSMC
Embora seja caro usar fundições diferentes, pode muito bem compensar pela redução do risco e pelo aumento da oferta.

Esta é a estratégia que a Nvidia vem usando há muito tempo e permitiu (geralmente) atender a demanda do cliente e proteger as margens brutas em produtos de consumo.

Quando a AMD era menor e tinha pouco dinheiro, fazia sentido apostar muito apenas no processo mais promissor. Em um mundo onde estão avançando para 30% + compartilhamento de CPU x86, eles precisam diversificar.

O relacionamento com a TSMC é muito bem-sucedido, mas alguns mercados são mais sensíveis ao custo do que ao desempenho, e ser capaz de fornecer em grandes quantidades às vezes é mais importante do que qualquer outra coisa.

Eles não precisam gravar todos os produtos em dois fornecedores, mas mover uma futura APU mainstream / low-end e GPU de nível básico para a Samsung pode fazer coisas incríveis para liberar capacidade TSMC - melhorando a receita em produtos de ponta e melhorando a margem bruta em produtos de baixo custo. A mesma estratégia que a AMD está usando com sucesso com Dali e Picasso em Chromebooks agora.

Se a AMD tivesse um produto da classe 5500XT em um nó de ponta próximo agora que não afetaria as vendas de EPYC / Ryzen5K / Navi21, eles poderiam vender contêineres cheios deles. Os produtos 5500XT e GTX 1660 estão custando mais de US $ 500 na Newegg agora.

Talvez fosse para APUs de baixo consumo de energia ou algo, considerando que a AMD está trabalhando em conjunto com a Samsung em seus chips de telefone. A AMD pode aproveitar alguns dos aprendizados do processo da Samsung para construir chips de laptop de baixa potência.
 


Agora sim vou esguelar esse 5600 pra ver até onde rende. Estava pensando até em assinar o Patreon do Yuri...


Mudando de assunto, consegui fisgar a 3080 Zotac Trinity por 5319 na Kabum sexta-feira... Por uma sorte do destino entrei no tópico das RTX 30 (nunca entro) e o cara tinha acabado de postar que tinha voltado a estoque... Para o breve futuro, meu PC está terminado.
 
Same perfomance and 18 degrees (!) of difference.

 
Same perfomance and 18 degrees (!) of difference.


Um cara sozinho consegue fazer algo melhor que um bando de desenvolvedores da AMD. :facepalm:

Ela deveria é contratar esse cara pra ontem!
 
deixa ver se entendi direito: essa nova versão do CTR vai permitir fazer OC mexendo nos boosts do PBO, em vez de setar o clock estaticamente pro valor que queremos? isso é função nova dos ryzen 5000 ou funcionaria nos 3000 tbm? achei bem interessante.
Tudo que eu queria era isso. Mas não sei
 
Caraca.. essa salada de BIOS tá tenso... atualizei semana passada e já tem versão nova da gigabyte...
Vamo ver se agora vai FCLK 2000mhz... antes nem bootava...
 
Caraca.. essa salada de BIOS tá tenso... atualizei semana passada e já tem versão nova da gigabyte...
Vamo ver se agora vai FCLK 2000mhz... antes nem bootava...
Acho que é beta, da minha é f13a que saiu agora, me parece que quando tem uma letra depois é beta. Todas as outras são só f00
 
Cooler que ele tá usando ali dá pra refrigerar um motor de carro :haha:
Mas o que importa é o Delta, que até hoje não entendi como calcular sabagaça :haha:
 
Mas o que importa é o Delta, que até hoje não entendi como calcular sabagaça :haha:

Vc diz o delta T? é só a diferença registrada entre a temp que o CPU atingiu e a temp ambiente. Imagina o cara em Cuiabá olhando um teste de um cooler que foi testado com temp ambiente de 20 e não entendendo pq no PC dele o CPU tá ficando 10ºC ou mais. Delta T dá uma referência melhor da capacidade do cooler sem depender muito de localização, ar condicionado, etc.
 
Última edição:
Vc diz o delta T? é só a diferença registrada entre a temp que o CPU atingiu e a temp ambiente. Imagina o cara em Cuiabá olhando um teste de um cooler que foi testado com temp ambiente de 20 e não entendendo pq no PC dele o CPU tá ficando 10ºC ou mais. Delta T dá uma referência melhor da capacidade do cooler sem depender muito de localização, ar condicionado, etc.
Orra, é só isso? E eu achando que era um cálculo complicado da gota... :facepalm: :lol2:

Valeu pela explicação :awesome:
 
AMD pode terceirizar parte da produção para Samsung

Rumores

O vazador é coreano e supostamente tem uma boa reputação.

Esta é a tradução automática do coreano com minha edição para maior clareza:
"É de Hong Kong.

Atualmente, a AMD deseja aumentar o volume de produção da TSMC em 50% ou mais. No entanto, é difícil aumentar a capacidade da TSMC no momento. Então, há rumores de que a AMD está pensando em dividir [a fabricação] de algumas linhas de APU e GPU [entre TSMC e] Samsung.

Uma vez que a TSMC tem que atender ao volume de seu grande cliente Apple (e além da AMD), é dito que tal escassez de suprimentos se intensificará mesmo no próximo processo [5 nm]. Em particular, é dito que as negociações para garantir a próxima capacidade de feira também foram adiadas pela Apple.

Por causa disso, a AMD está discutindo se o custo do projeto para o novo processo da Samsung ou o problema de vendas devido à escassez contínua é mais lucrativo ".

Acho que seria uma boa jogada. Por que é ruim usar tudo na TSMC?

  • Risco de guerra entre a China e Taiwan
  • A demanda não pode ser atendida pela TSMC. Se a AMD continuar crescendo, isso não será mais fácil
  • Samsung é muito, muito mais barato. Produzir a parte inferior na Samsung Node ligeiramente pior, as coisas boas na TSMC
Embora seja caro usar fundições diferentes, pode muito bem compensar pela redução do risco e pelo aumento da oferta.

Esta é a estratégia que a Nvidia vem usando há muito tempo e permitiu (geralmente) atender a demanda do cliente e proteger as margens brutas em produtos de consumo.

Quando a AMD era menor e tinha pouco dinheiro, fazia sentido apostar muito apenas no processo mais promissor. Em um mundo onde estão avançando para 30% + compartilhamento de CPU x86, eles precisam diversificar.

O relacionamento com a TSMC é muito bem-sucedido, mas alguns mercados são mais sensíveis ao custo do que ao desempenho, e ser capaz de fornecer em grandes quantidades às vezes é mais importante do que qualquer outra coisa.

Eles não precisam gravar todos os produtos em dois fornecedores, mas mover uma futura APU mainstream / low-end e GPU de nível básico para a Samsung pode fazer coisas incríveis para liberar capacidade TSMC - melhorando a receita em produtos de ponta e melhorando a margem bruta em produtos de baixo custo. A mesma estratégia que a AMD está usando com sucesso com Dali e Picasso em Chromebooks agora.

Se a AMD tivesse um produto da classe 5500XT em um nó de ponta próximo agora que não afetaria as vendas de EPYC / Ryzen5K / Navi21, eles poderiam vender contêineres cheios deles. Os produtos 5500XT e GTX 1660 estão custando mais de US $ 500 na Newegg agora.

Talvez fosse para APUs de baixo consumo de energia ou algo, considerando que a AMD está trabalhando em conjunto com a Samsung em seus chips de telefone. A AMD pode aproveitar alguns dos aprendizados do processo da Samsung para construir chips de laptop de baixa potência.





Ryzen 3 e Ryzen 5 1600AF , 5500 e 5600 fabricados pela Samsung seria excelente.
 
é melhor soprando mesmo. se tá soprando tá certinho. talvez colocar um segundo fan chupando melhor mais um pouco. mas eu mesmo n fiz isso, não vi muita necessidade.
Sobre o overclock, usa o Clock Tuner. ele não é 100% preciso, mas te dá um ótimo ponto de partida e com o diagnóstico te dá uma boa ideia se seu chip é bom ou ruim de OC. o meu é uma golden sample, só perde pras platinum.
Pra exemplificar, ele me deu duas configurações: 4.450mhz a 1.25v ou 4.325mhz a 1.175v. testei 4400mhz mas tava batendo 95ºC rapidinho no prime95, então baixei. e ai no stress teste deu erro depois de umas horas e fui baixando o clock aos poucos. estabilizou em 4275mhz na voltagem que o CTR me deu. foi MTOOOOOOOOOOO mais prático que qnd fiz o OC no ryzen 1600, que tive que ir tentando combinações na sorte.
Eu me pergunto se botar um segundo fan e trocar a pasta térmica genérica que tá nele agora por uma arctic silver 5 que comprei depois melhoraria a temperatura o suficiente pra eu colocar esses 4450mhz.
Mas a preguiça de tirar o gammaxx é mais forte, ô coolerzinho trabalhoso de colocar.
Eu usava um Coolermaster Hyper 212 plus com i7 2600k, quando comprei esse cooler vi diversos reviews na internet e o consenso foi que colocar uma segunda fan baixava tipo uns 3º, portanto não valia a pena para ter mais barulho. Como o gammaxx é bem parecido, desconfio que terá um resultado semelhante.


Vou dar uma checada nesse Clock Tuner, bora ver se finalmente eu dei alguma sorte na loteria do silício.
 
A diferença do cpu vai aparecer aonde ele não é limitado... É a diferença na prática seria nos HZ do monitor.... Agora usuários existem de todos os tipos... Mas a diferença é algo sólido e real....

Algo sólido e real que na maioria dos casos a pessoa não vai perceber se não ligar um benchmark. Enfim...

Mas, como falei, não tô questionando que o 5600x é superior ou que não deveria ser comprado porque "o 3600 dá na mesma". Isso seria loucura. Só questiono a questão do custo-benefício.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera vale a pena sair de um Ryzen 5 2400g pra um Ryzen 5 3600?

Minha vga é uma rx 480 4gb e não irei trocar tão cedo por conta dos atuais preços.
Valeria a pena fazer esse upgrade ou o ganho seria pouco por conta da vga fraca?

Se o seu processador claramente estiver limitando a placa de vídeo, vale a pena.

Eu tinha um 2200G onde essa limitação era muito clara. Dizem que quad core com HT como o 2400G já limita bem menos, ainda que limite.
Como vc não pretende trocar a placa de vídeo, eu pensaria bastante se realmente compensa antes de fazer essa troca. Cogitaria até um overclock antes.
E R$ 500 eu acho que vc vende fácil esse 2400G. Tô pensando em tentar conseguir isso no meu 2200G.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera vale a pena sair de um Ryzen 5 2400g pra um Ryzen 5 3600?

Minha vga é uma rx 480 4gb e não irei trocar tão cedo por conta dos atuais preços.
Valeria a pena fazer esse upgrade ou o ganho seria pouco por conta da vga fraca?

Se o seu processador claramente estiver limitando a placa de vídeo, vale a pena.

Eu tinha um 2200G onde essa limitação era muito clara. Dizem que quad core com HT como o 2400G já limita bem menos, ainda que limite.
Como vc não pretende trocar a placa de vídeo, eu pensaria bastante se realmente compensa antes de fazer essa troca. Cogitaria até um overclock antes.
E R$ 500 eu acho que vc vende fácil esse 2400G. Tô pensando em tentar conseguir isso no meu 2200G.
 
Última edição:
Alguma previsão para a baixa nos preços dos Ryzen 3000? Só falta processador para eu completar meu PC, e quero um ryzen 3700x, mas os preços estão nas alturas... Faixa de 2.200, sendo que no final de 2019 ainda estavam por 1.500.
 
Depois de toda a missão da x570TUF e 5800x os caras da GK info store vão me reembolsar...

A placa ficou 30 dias no RMA e simplesmente disseram que vão me depositar a grana e já era...

To pensando em qual mobo pegar, alguém tem alguma recomendação?
Dessa vez vou pegar na kabum mesmo!

As bios das x570 já estão vindo prontas pros 5000?


to pensando em pegar essa logo


da pra atualizar ela sem ter um ryzen das séries antigas?
é a minha única preocupação, vi que ela tem o USB BIOS
 
Última edição:
Depois de toda a missão da x570TUF e 5800x os caras da GK info store vão me reembolsar...

A placa ficou 30 dias no RMA e simplesmente disseram que vão me depositar a grana e já era...

To pensando em qual mobo pegar, alguém tem alguma recomendação?
Dessa vez vou pegar na kabum mesmo!

As bios das x570 já estão vindo prontas pros 5000?


to pensando em pegar essa logo


da pra atualizar ela sem ter um ryzen das séries antigas?
é a minha única preocupação, vi que ela tem o USB BIOS
Eu tenho o modelo Pro e não tenho o que reclamar. A minha está na bios versão F30 que já traz suporte aos novos 5000 porém já tem bios versão F33a disponível. Aqui ainda uso o 3700X.
 
tenho um r5 3600 e comprei uma 6800xt, qual o melhor processador pra combar? tava pensando no 5800x
 
tenho um r5 3600 e comprei uma 6800xt, qual o melhor processador pra combar? tava pensando no 5800x

Se é pra jogar nesse monitor da assinatura, você não precisa de mais do que já tem, inclusive pode vender essa 6800XT e pegar uma 6700TX quando lançar, porque a 1080p tua placa de vídeo tá bem subutilizada.

Espero que esteja usando o supersampling pra a proveitar a placa melhor.
 
Se eu não estou enganado ele ofereceu essa ideia pra AMD e a mesma recursou.

São um bando de estúpidos por terem recusado. Aí continuam com essa bomba desse PBO que é um turbo boost mal feito.
 
Alguém com configuração parecida com a minha e que possa me ajudar se os timings das minhas HyperX? caso haja tiro algumas fotos da configuração que está na Bios.
Observação: Estou com os 4x8GB rodando a 2400MHz por causa de instabilidade por causa dos módulos serem single ranks. Na minha configuração vou ganhar desempenho usando só 2x8GB na frequência de 2933MHz ou mais?
Ryzen 5 2600 (stock), Gigabyte Aorus B450 Pro wi fi, RX580 (stock)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo