[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
Entendo. Eu não ligo para perfumarias como Ray Tracing, mas jogar com um mínimo de qualidade é fundamental. Não sou competidor pra ganhar dinheiro pra jogar, então 120hz pra mim é mais que suficiente em termos de percepção de fluidez. Acima disso exige muito hardware pra pouco ganho na prática que justifique o peso. Pra quem é profissional de altíssimo nível de jogos pode ser aquela diferença de 1 ou 2 décimos de segundo de um piloto de F1 que faz o jogador/piloto largar em 1º ou 4º lugar. Pra quem é apenas mais um jogador não representa muita coisa na prática (afinal, talento vem antes de hardware e meu talento já não é como antes rs).



Pois é, mas aí vc tá falando de uma minúscula parcela de usuários que compram hardware top pra jogar com baixa qualidade. Isso sem contar que grande parte dessa minúscula parcela só quer fps pelos fps, sendo que nem tem perícia pra usufruir dessa vantagem. Isso até inventarem que precisa de um monitor que suporte mais que 240hz e que os gamers ganharão grandes vantagens com isso. :haha:

Enfim, exceção da regra total. A maioria quer sim ter a melhor fluidez além dos 60hz básicos, mas com um nível de qualidade razoável. E todo mundo sabe que o desempenho depois de determinada taxa de fps meio que buga. Vc diminui a qualidade e não tem um ganho de fps tão proporcional. Vai ter gente que ficará paranoica com isso tentando afinar tudo o que é possível e vai viver frustrada por isso. Outros apenas irão se divertir ainda que não rode a 200 fps ou mais.
Se for seguir essa linha de gamer ultra profissional, nunca estaremos satisfeitos com nada. Todo hardware sempre vai gargalar alguma coisa em algum jogo em algum momento e ficaremos eternamente frustrados a procura do hardware perfeito que nunca vai existir.
Enfim, cada um faz o que quer. Se a pessoa quer viver eternamente pra extrair o máximo de desempenho de um hardware e é feliz assim, que bom. Só que a maioria, até mesmo dos gamers com bom nível de conhecimento de hardware, quer apenas ter bom compromisso entre desempenho e qualidade.
concordo, eu não abro mão de rodar no ultra não, mas quero os 144fps 144hz, mais especificamente os 141fps pra ficar bem síncrono sem tearing, até travo nos 141fps e fica perfeito, e te digo que meu rendimento é melhor assim do que com os fps soltos, cs mesmo eu jogando nos 400fps meu rendimento é um pouco inferior, no f1 2020 fica nos 200fps e é pior tb, eu creio que seja pq eu sinta muito pela variação de frametime, principalmente em corrida isso é brabo, meio que vc tem um input lag em uma curva e outro input lag em outra, aí fica melhor os fps cravados em um valor e vc ter sempre aquela responsividade estável
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fala galera, bom dia!
To querendo trocar meu i9 9900k por um ryzen 9 5900x ou 5800x.
Acham a troca valida? Em vista que streamo e jogo fps profissionalmente...
E que placa mãe vocês indicariam? Eu já li muito sobre mas tem muitas indicações diversas, pensei em alguma rog strix ou tuf que já aceite a próxima geração devido a algum update de pc futuramente...

Quem puder me ajudar, agradeço! vlw
não vale a pena não, um amigo meu tem um i9 9900k e a mesma placa de vídeo que eu e ele até bate o meu 5900x em alguns jogos, na maioria ele perde e em alguns até perde feio tipo cs, pes e etc, mas bate em outros sim, claro que ele tá rodando lá a 5.2ghz e com ram a 4400mhz e cl18 mas isso vc pode conseguir no seu tb
 
Eu sinto o tearing comer solto também com fps acima da frequência. Aqui pra mim funciona bem melhor limitar a 144 + vsync/freesync e fica bem liso tanto jogos fps quanto corrida.
 
Eu sinto o tearing comer solto também com fps acima da frequência. Aqui pra mim funciona bem melhor limitar a 144 + vsync/freesync e fica bem liso tanto jogos fps quanto corrida.
O problema do freesync/vsync é que se o fps abaixar de 144 fica uma porcaria, além do vsync/freesync aumentar o input lag, quando tu vai mexer o mouse fica um delay estranho
 
Essa 5 geração está um coco para achar um ponto ideal quebrando a cabeça aqui... Consigo if 2100 com memórias de 4200mhz cl 16... Apenas com 2 pentes... Com quatro pentes até agora estou tentando subir mas somente 3866 mhz na memórias... Espero que na próxima agesa consigo subir os 4 pentes...
 
O problema do freesync/vsync é que se o fps abaixar de 144 fica uma porcaria, além do vsync/freesync aumentar o input lag, quando tu vai mexer o mouse fica um delay estranho

Não percebo isso aqui. Talvez você esteja se referindo a uma experiência com monitor sem freesync/gsync quando o fps cai, não? Claro, se cair muito nem VRR salva. Sobre o input lag realmente existe um aumento, mas na minha opinião é muito pequeno se comparado ao impacto visual que sinto com o tearing comendo solto. Também não jogo esses fps estilo CS que o fps vai na casa do chapéu, então nesses casos não opino. Importante é cada um deixar da maneira que sentir o pc mais redondo.
 
Última edição:
O problema do freesync/vsync é que se o fps abaixar de 144 fica uma porcaria, além do vsync/freesync aumentar o input lag, quando tu vai mexer o mouse fica um delay estranho
EXATAMENTE ISSO QUE SINTO!!!!
mesmo não descolando nunca do 144, é o que sinto.
Por isso eu deixo inclusive desativado no driver direto inclusive.
 
Faz um vídeo igual pra gente ver... Nesse mapa leve ai


Realmente o fps do cara é bem absurdo, uso de GPU dele maior que o meu, mas aí tbm fica difícil competir 5950x 16/32 e com SMT off ainda :haha:
 
Essa 5 geração está um coco para achar um ponto ideal quebrando a cabeça aqui... Consigo if 2100 com memórias de 4200mhz cl 16... Apenas com 2 pentes... Com quatro pentes até agora estou tentando subir mas somente 3866 mhz na memórias... Espero que na próxima agesa consigo subir os 4 pentes...
tbm estou na espera de uma nova AGESA , a minha foi uma das primeiras b450 a suportar os 5000 , porem não saiu nenhuma outra.. Está previsto para esse mês..

o que vc acha daquelas duas opções de memoria que mandei na pagina passada ?? ou alguma outra opção sem custar um RIM (ja fiquei com 1 só dps do 5800x) ...

foco seria 4000@16
 
Fala galera, bom dia!
To querendo trocar meu i9 9900k por um ryzen 9 5900x ou 5800x.
Acham a troca valida? Em vista que streamo e jogo fps profissionalmente...
E que placa mãe vocês indicariam? Eu já li muito sobre mas tem muitas indicações diversas, pensei em alguma rog strix ou tuf que já aceite a próxima geração devido a algum update de pc futuramente...

Quem puder me ajudar, agradeço! vlw

Qual o resto do teu sistema?
 
acho que o problema é que vcs tem usado freesync com vsync ligado aí realmente a coisa fica cagada, tentem usar o freesync com vsync desligado e frames travados a 141fps se for pra monitor de 144hz
 
acho que o problema é que vcs tem usado freesync com vsync ligado aí realmente a coisa fica cagada, tentem usar o freesync com vsync desligado e frames travados a 141fps se for pra monitor de 144hz

Não tem problema usar o vsync ligado, vai da preferência e percepção de cada um

Recommended Settings for Fluid, Competitive Gameplay

FreeSync ON
Radeon™ Anti-lag2 ON
VSync and Enhanced Sync OFF
Tessellation cap of 8x
Use framerate cap at your own discretion

For competitive gamers, we know every millisecond matters and that’s why all FreeSync enabled-monitors are all tested to meet a low latency standard. These software settings are recommended to ensure minimal input lag is introduced while enabling a fluid gaming experience.

Recommended Settings for Ultimate Fluid Gameplay

FreeSync ON
Radeon™ Anti-lag2 ON
VSync ON

For gamers looking for the most fluid gaming experience, turning on VSync will ensure full frames are displayed when above the refresh rate range. In non-ultra-competitive scenarios, the input lag introduced is negligible and the benefit gained is an optimized fluid gaming experience.

 


Realmente o fps do cara é bem absurdo, uso de GPU dele maior que o meu, mas aí tbm fica difícil competir 5950x 16/32 e com SMT off ainda :haha:

realmente fica difícil competir rsrsrs..
assim como vc , usando OC(5.0allcores) na cpu e um OC surreal nas memorias com mais de 1000MHZ que eu , e uma 3080 querendo se basear ou afirmar um gargalo em um vídeo ( QUE NEM FOI TESTE ) em um pc com U.V + Underclock a meros 3533... KKKKK
parece que o jogo virou...
Desculpa , eu n podia perder a oportunidade de tirar uma casquinha.

farei um vídeo parecido com o seu acima(que ainda n assisti inteiro), full low , fps liberado e etc... porem com o pc agora mais afinado , e infelizmente a 3533mhz , talvez por enquanto KKKKKKK..

de qualquer forma , seu desempenho está absurdamente excelente , parabéns pelo setup e afinamento , da pra ver como é mto firme nos fps.
 
Tava na duvida entre o 5600x ou 5800x. Acabei de pagar o boleto do 5600x... como falaram q o 5800x era bem esquentado acabei indo no 5600x, só resta chegar!
 
Não tem problema usar o vsync ligado, vai da preferência e percepção de cada um

Recommended Settings for Fluid, Competitive Gameplay

FreeSync ON
Radeon™ Anti-lag2 ON
VSync and Enhanced Sync OFF
Tessellation cap of 8x
Use framerate cap at your own discretion

For competitive gamers, we know every millisecond matters and that’s why all FreeSync enabled-monitors are all tested to meet a low latency standard. These software settings are recommended to ensure minimal input lag is introduced while enabling a fluid gaming experience.

Recommended Settings for Ultimate Fluid Gameplay

FreeSync ON
Radeon™ Anti-lag2 ON
VSync ON

For gamers looking for the most fluid gaming experience, turning on VSync will ensure full frames are displayed when above the refresh rate range. In non-ultra-competitive scenarios, the input lag introduced is negligible and the benefit gained is an optimized fluid gaming experience.

como diz alí mesmo, o problema que eu digo é esse input lag que o vsync introduz, por mais que a amd chame de irrelevante, é perceptível sim no meu caso acho até bastante
 
realmente fica difícil competir rsrsrs..
assim como vc , usando OC(5.0allcores) na cpu e um OC surreal nas memorias com mais de 1000MHZ que eu , e uma 3080 querendo se basear ou afirmar um gargalo em um vídeo ( QUE NEM FOI TESTE ) em um pc com U.V + Underclock a meros 3533... KKKKK
parece que o jogo virou...
Desculpa , eu n podia perder a oportunidade de tirar uma casquinha.

farei um vídeo parecido com o seu acima(que ainda n assisti inteiro), full low , fps liberado e etc... porem com o pc agora mais afinado , e infelizmente a 3533mhz , talvez por enquanto KKKKKKK..

de qualquer forma , seu desempenho está absurdamente excelente , parabéns pelo setup e afinamento , da pra ver como é mto firme nos fps.
kkkkk valeu amigo, mas na questão das memórias aí é limitação da sua plataforma que só vai até 4000Mhz com os menores timings possíveis rsrsrs....

E sobre a 3080, acho que não iria mudar muito pois vc com 2080Ti ainda estava com gargalo, botar uma 3080 só iria continuar o mesmo gargalo de antes, talvez aumentaria pouca coisa seu fps
 
Uso o G-SYNC aqui no dell s2716dg... E não tem essa de input lag não... Obviamente V-SYNC desligado... nem faz sentido ligar...
Sinceramente... é uma delícia usar... sentia diferença principalmente com a GTX 1070 que eu tinha, quando caia brutalmente os fps em vários jogos recentes.

edit... Agora que estou com 5600X há casos que o FPS vai pra 200 e não precisa disso, então limito a 144.
 
Última edição:
kkkkk valeu amigo, mas na questão das memórias aí é limitação da sua plataforma que só vai até 4000Mhz com os menores timings possíveis rsrsrs....

E sobre a 3080, acho que não iria mudar muito pois vc com 2080Ti ainda estava com gargalo, botar uma 3080 só iria continuar o mesmo gargalo de antes, talvez aumentaria pouca coisa seu fps
dúvido muito ter algum ganho em 1080p com ambas as placas , mas eu n tinha mtos argumentos para usar rsrsrsrs...

sim , os 4000@16 seriam um bom salto dos 3533 atuais
 
Uso o G-SYNC aqui no dell s2716dg... E não tem essa de input lag não... Obviamente V-SYNC desligado... nem faz sentido ligar...
Sinceramente... é uma delícia usar... sentia diferença principalmente com a GTX 1070 que eu tinha, quando caia brutalmente os fps em vários jogos recentes.

edit... Agora que estou com 5600X há casos que o FPS vai pra 200 e não precisa disso, então limito a 144.
O correto é Vsync ligado no painel da nvidia e desligado no jogo.
Esse é um assunto que já foi amplamente debatido, inclusive em sites gringos.
 
O correto é Vsync ligado no painel da nvidia e desligado no jogo.
Esse é um assunto que já foi amplamente debatido, inclusive em sites gringos.
Não sabia dessa, nunca tinha ouvido falar que dava diferença. Interessante.
 
Não sabia dessa, nunca tinha ouvido falar que dava diferença. Interessante.
Ocorre que em alguns monitores há tearing (pouco perceptível) na parte inferior da tela mesmo com gsync/freesync ligado com vsync off no painel. Ligando o vsync no painel da nvidia resolve o tearing, sem acréscimo de input lag.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É importante também limitar o FPS usando rivaturner/outro programa pra 3~4 fps a menos do máximo de HZ do monitor.
 
Algúem usando XMP profile de memórias 4000?
Definindo direto na bios XMP 4000... o FCLK vai automático pra 2000?
Como posso verificar o FCLK atual que está rodando?
 
concordo, eu não abro mão de rodar no ultra não, mas quero os 144fps 144hz, mais especificamente os 141fps pra ficar bem síncrono sem tearing, até travo nos 141fps e fica perfeito, e te digo que meu rendimento é melhor assim do que com os fps soltos, cs mesmo eu jogando nos 400fps meu rendimento é um pouco inferior, no f1 2020 fica nos 200fps e é pior tb, eu creio que seja pq eu sinta muito pela variação de frametime, principalmente em corrida isso é brabo, meio que vc tem um input lag em uma curva e outro input lag em outra, aí fica melhor os fps cravados em um valor e vc ter sempre aquela responsividade estável
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


não vale a pena não, um amigo meu tem um i9 9900k e a mesma placa de vídeo que eu e ele até bate o meu 5900x em alguns jogos, na maioria ele perde e em alguns até perde feio tipo cs, pes e etc, mas bate em outros sim, claro que ele tá rodando lá a 5.2ghz e com ram a 4400mhz e cl18 mas isso vc pode conseguir no seu tb

Eu realmente preciso me atualizar sobre monitores quando eu resolver comprar um. Por que usar 141 hz? Curiosidade mesmo...

O problema do freesync/vsync é que se o fps abaixar de 144 fica uma porcaria, além do vsync/freesync aumentar o input lag, quando tu vai mexer o mouse fica um delay estranho
EXATAMENTE ISSO QUE SINTO!!!!
mesmo não descolando nunca do 144, é o que sinto.
Por isso eu deixo inclusive desativado no driver direto inclusive.

Mas aí vcs estão praticamente falando que as tecnologias que a AMD/nVidia demoraram anos pra desenvolver não servem pra nada e não funcionam.

Porque a ideia é manter a fluidez eliminando o tearing sem o problema conhecido do imput lag que o antigo vsync causava. Do jeito que vcs falam, tanto a AMD quanto a nVidia falharam miseravelmente em suas tecnologias. Estranho não?
 
O problema do freesync/vsync é que se o fps abaixar de 144 fica uma porcaria, além do vsync/freesync aumentar o input lag, quando tu vai mexer o mouse fica um delay estranho
O proposito do freesync/gsync é justamente o contrário do que você disse, sincronizar dinamicamente junto com o FPS.
Eu sinto o tearing comer solto também com fps acima da frequência. Aqui pra mim funciona bem melhor limitar a 144 + vsync/freesync e fica bem liso tanto jogos fps quanto corrida.
É o normal. Se sair do range do monitor, o tearing ocorrerá. Dentro do range, não há tearing e nem inputlag extra. O ideal é não deixar em 144, mas sim em 138 se não me engano.
 
Eu realmente preciso me atualizar sobre monitores quando eu resolver comprar um. Por que usar 141 hz? Curiosidade mesmo...




Mas aí vcs estão praticamente falando que as tecnologias que a AMD/nVidia demoraram anos pra desenvolver não servem pra nada e não funcionam.

Porque a ideia é manter a fluidez eliminando o tearing sem o problema conhecido do imput lag que o antigo vsync causava. Do jeito que vcs falam, tanto a AMD quanto a nVidia falharam miseravelmente em suas tecnologias. Estranho não?
então tem um cálculo lá que os fps excedem 0.2 do setado pra mostrar ou algo assim, por isso normalmente pra 60hz é 59fps, pra 120hz é 118fps, pra 144hz é 141fps e por aí vai, vc percebe como isso funciona em jogos que não usam o freesync bem como o cs e pes, e se vc setar 142fps, 143 ou 144fps vai ter tearing, mas setando 141fps não tem pq fica perfeitamente sincronizado com os 144hz

Ocorre que em alguns monitores há tearing (pouco perceptível) na parte inferior da tela mesmo com gsync/freesync ligado com vsync off no painel. Ligando o vsync no painel da nvidia resolve o tearing, sem acréscimo de input lag.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É importante também limitar o FPS usando rivaturner/outro programa pra 3~4 fps a menos do máximo de HZ do monitor.
não acrescenta input lag em engines específicas, mas tem umas que o freesync não funciona bem que ligar o vsync adiciona sim, cs e pes são uns exemplos disso
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo