[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
então tem um cálculo lá que os fps excedem 0.2 do setado pra mostrar ou algo assim, por isso normalmente pra 60hz é 59fps, pra 120hz é 118fps, pra 144hz é 141fps e por aí vai, vc percebe como isso funciona em jogos que não usam o freesync bem como o cs e pes, e se vc setar 142fps, 143 ou 144fps vai ter tearing, mas setando 141fps não tem pq fica perfeitamente sincronizado com os 144hz


não acrescenta input lag em engines específicas, mas tem umas que o freesync não funciona bem que ligar o vsync adiciona sim, cs e pes são uns exemplos disso

E no meu caso aqui no escape from tarkov?
Nunca bate 144 fps, fica sempre na casa dos 120-80, o freesync não ficaria interessante ou não?
 
Eu realmente preciso me atualizar sobre monitores quando eu resolver comprar um. Por que usar 141 hz? Curiosidade mesmo...




Mas aí vcs estão praticamente falando que as tecnologias que a AMD/nVidia demoraram anos pra desenvolver não servem pra nada e não funcionam.

Porque a ideia é manter a fluidez eliminando o tearing sem o problema conhecido do imput lag que o antigo vsync causava. Do jeito que vcs falam, tanto a AMD quanto a nVidia falharam miseravelmente em suas tecnologias. Estranho não?
caraca , pra que inflar tanto assim man ?? rsrsrs
nem sempre o que agrada um , agrada todos.. as tecnologias são tops , mas não impende um % de pessoas não gostarem
 
Tem alguma previsão pra sair uma BIOS oficial para a x570-plus/br ?
As ultimas são todas beta D:
 
Fala galera, bom dia!
To querendo trocar meu i9 9900k por um ryzen 9 5900x ou 5800x.
Acham a troca valida? Em vista que streamo e jogo fps profissionalmente...
E que placa mãe vocês indicariam? Eu já li muito sobre mas tem muitas indicações diversas, pensei em alguma rog strix ou tuf que já aceite a próxima geração devido a algum update de pc futuramente...

Quem puder me ajudar, agradeço! vlw
só uma coisa, se está de olho em comprar placa que pegue a próxima geração da AMD, n vai achar nenhuma. O rumor é que a próxima geração vai passar pra DDR5 e consequentemente, mudar o socket. depois da troca sim, volta a mesma situação que foi desde 2017: suporte por mtos anos. Mas agora, não me parece que vai ter nenhuma "próxima geração" no mesmo socket AM4.
Sobre placas mãe, se quer o mais atual, vá de placas B550 ou X570. Se pretende fazer OC, pegue placas com VRM mais parrudos: com mais fases e dissipadores. essas que citou ai parecem boas opções. Com relação ao processador, entre os dois que mencionou eu escolheria o 5900x. Nem sei te falar o quanto ele é melhor em performance, mas o 5800x tem fama de esquentar bastante.
 
 
só uma coisa, se está de olho em comprar placa que pegue a próxima geração da AMD, n vai achar nenhuma. O rumor é que a próxima geração vai passar pra DDR5 e consequentemente, mudar o socket. depois da troca sim, volta a mesma situação que foi desde 2017: suporte por mtos anos. Mas agora, não me parece que vai ter nenhuma "próxima geração" no mesmo socket AM4.
Sobre placas mãe, se quer o mais atual, vá de placas B550 ou X570. Se pretende fazer OC, pegue placas com VRM mais parrudos: com mais fases e dissipadores. essas que citou ai parecem boas opções. Com relação ao processador, entre os dois que mencionou eu escolheria o 5900x. Nem sei te falar o quanto ele é melhor em performance, mas o 5800x tem fama de esquentar bastante.

Tem um refresh de Zen 3 no AM4 ainda, ano que vem. Zen 4 e DDR5 só novembrod e 2022.
 
Peguei o R5 2600 agora pouco, e to satisfeito.
 
Meu sonho era fazer uma curva personalizada do PBO no meu 3600x. Usei uma vez de curioso o CTR 1.1, acho que pro meu o 2.0 não vai mudar nada

O meu deu como bronze sample, 1.25v para 4075mhz no CCX1 e 4100 no CCX2, sendo que no fixo uso essa tensão para 4200mhz e fica estável!
Não oscila o clock, só a tensão então a economia de energia é imperceptível
 
O meu deu como bronze sample, 1.25v para 4075mhz no CCX1 e 4100 no CCX2, sendo que no fixo uso essa tensão para 4200mhz e fica estável!
Não oscila o clock, só a tensão então a economia de energia é imperceptível
O meu nem testei. Queria conseguir fazer ele baixar clock e vcore, mas isso não tem como, fica fixo.
Já nos 5000 fica muito mais interessante o uso do CTR
 
O meu nem testei. Queria conseguir fazer ele baixar clock e vcore, mas isso não tem como, fica fixo.
Já nos 5000 fica muito mais interessante o uso do CTR

Nos 5000 fica interessantíssimo, é uma pena estarem tão caros!
mas ainda acho que não vale a pena sair do 3600 para o 5600x, só se tiver uma 2080ti para cima e ainda sim dá para pensar bastante na troca
 
O meu deu como bronze sample, 1.25v para 4075mhz no CCX1 e 4100 no CCX2, sendo que no fixo uso essa tensão para 4200mhz e fica estável!
Não oscila o clock, só a tensão então a economia de energia é imperceptível

O que é esse CTR 2.0 que to por fora? Ele faz um bench e diz se dei sorte ou não na loteria do silício? rsrs
 


Realmente o fps do cara é bem absurdo, uso de GPU dele maior que o meu, mas aí tbm fica difícil competir 5950x 16/32 e com SMT off ainda :haha:


tentei fazer mais ou menos o seu mesmo percurso , poucas combates, diferentes locais..
não foi preciso gravar, realmente passando uma régua geral , nossa diferença fica entre 15-25 fps em todos os momentos..
onde o seu ta 260 , tenho 240-245.. onde vc tem 220 , to com 200 210..
o menor fps que lembro de ter visto nesse seu foi algo em torno de 191... eu tive uma única queda a 172.

enfim... tenho coisas a fazer ainda.. Preciso de uma Agesa descente , com PBO2 , que para alguns isso ja foi disponibilizado , e testar sem o Undervolt+ClockFix.
uma única coisa que fui testar ontem , mas sem perspectivas de mudança , nem pra melhor ou pior , foi desativar SMT , porem não vi diferença nenhuma.. Não sei se precisa fazer mais algo fora apenas desativa-lo.

memoria estou estudando aquelas 2 que citei anteriormente.. a d50 4133@19 pra tentar afinar um 4000@18 ,ou aquela t-force xtremm 4000@18 pra tentar afinar um 4000@16.. Entrou uma terceira possibilidade pra mim.. Aquela VIPER BLACK (PVB416G440C8K) 4400@18 que imagino até que minha mb não tanke essa frequência , mas poderia SONHAR com um 3800@14 ou até um 4000@14 com mta sorte.



Outro teste que vou fazer no fds , com mais calma , seria ajustar um O.C no cpu , talvez algo em torno dos 4800 (atualmente 4.550). 4700 já testei e me custou 8-10c (70-72). Atualmente tenho ficado ingame com 55-56 em dias mais fresco e 60-62c nos dias FROM HELL ( maioria )
 
memoria estou estudando aquelas 2 que citei anteriormente.. a d50 4133@19 pra tentar afinar um 4000@18 ,ou aquela t-force xtremm 4000@18 pra tentar afinar um 4000@16.. Entrou uma terceira possibilidade pra mim.. Aquela VIPER BLACK (PVB416G440C8K) 4400@18 que imagino até que minha mb não tanke essa frequência , mas poderia SONHAR com um 3800@14 ou até um 4000@14 com mta sorte.

Outro teste que vou fazer no fds , com mais calma , seria ajustar um O.C no cpu , talvez algo em torno dos 4800 (atualmente 4.550). 4700 já testei e me custou 8-10c (70-72). Atualmente tenho ficado ingame com 55-56 em dias mais fresco e 60-62c nos dias FROM HELL ( maioria )

Talvez você devesse olhar algum kit dual rank em vez de gastar rios de dinheiro com 2x8 binada. Esses 4550Mhz óbvio que estão te "limitando" (pra quem sempre quer o máximo) apesar de já ser suficiente pra qualquer um que não precise ficar olhando o contador de frames todo instante. Pq não segue o tutorial do CTR 2.0? Também sempre preferi usar clock fixo do meu jeito, mas acho que a vantagem do PBO2 + curve optimizer supera qualquer tentativa de OC manual

 
Talvez você devesse olhar algum kit dual rank em vez de gastar rios de dinheiro com 2x8 binada. Esses 4550Mhz óbvio que estão te "limitando" (pra quem sempre quer o máximo) apesar de já ser suficiente pra qualquer um que não precise ficar olhando o contador de frames todo instante. Pq não segue o tutorial do CTR 2.0? Também sempre preferi usar clock fixo do meu jeito, mas acho que a vantagem do PBO2 + curve optimizer supera qualquer tentativa de OC manual


peguei o hype no video dos cara atoa rsrsrsrs.. dai fica aquela pulga atrás da orelha ,sabendo que existe um fator limitante.. E no caso , o "menos" caro do conjunto da obra.
O desempenho , como disse , com média ligada no afterburn , fica acima de 190fps , é absurdamente além do satisfatório.
sobre o PBO2 , eu ainda não tenho ele disponível na Bios da steel legends.. está previsto para este mês. Inclusive estou seguindo aquele topico do @RHBR para assim que chegar , ir brincar.
Eu gosto do Fix com o menor vcore possível , pois prezo pela temperatura talvez até mais do que pelo próprio fps.

não entendi o VIDEO x As memórias binadas.. pode esclarecer melhor? eu nunca investiguei a fundo Single Rank x Dual rank.
 
peguei o hype no video dos cara atoa rsrsrsrs.. dai fica aquela pulga atrás da orelha ,sabendo que existe um fator limitante.. E no caso , o "menos" caro do conjunto da obra.
O desempenho , como disse , com média ligada no afterburn , fica acima de 190fps , é absurdamente além do satisfatório.
sobre o PBO2 , eu ainda não tenho ele disponível na Bios da steel legends.. está previsto para este mês. Inclusive estou seguindo aquele topico do @RHBR para assim que chegar , ir brincar.
Eu gosto do Fix com o menor vcore possível , pois prezo pela temperatura talvez até mais do que pelo próprio fps.

não entendi o VIDEO x As memórias binadas.. pode esclarecer melhor? eu nunca investiguei a fundo Single Rank x Dual rank.

É possível que um kit 2x8 single rank (existem alguns 2x8 dual, mas a maioria é single) com oc alto tenha apenas um pouco a mais de performance em relação a um kit 2x16 dual rank (existem alguns single, mas a maioria é dual) com clock menor e preço similar e ainda com o bônus de ficar com bem mais memória. Alguns jogos se beneficiam bastante do dual rank, outros nem tanto e alguns não existe diferença, então como seu interesse é BF o jeito seria pesquisar especificamente
 
É possível que um kit 2x8 single rank (existem alguns 2x8 dual, mas a maioria é single) com oc alto tenha apenas um pouco a mais de performance em relação a um kit 2x16 dual rank (existem alguns single, mas a maioria é dual) com clock menor e preço similar e ainda com o bônus de ficar com bem mais memória. Alguns jogos se beneficiam bastante do dual rank, outros nem tanto e alguns não existe diferença, então como seu interesse é BF o jeito seria pesquisar especificamente
entendi... alguma sugestão abaixo de 1k?
 
Pessoal, 3600xt ou 3700x?

Li uns comentários que os 3600xt são ótimos pra over, superando em muito o clock de modelos superiores.
Já o 3700x tem o TDP menor e vi que os overs nele seguram todos os núcleos.

Notei que o 3600xt no bf, ficou acima de 60% de uso, isso não achei legal, Visto que se tiver programas abertos jogando, pode ocupar todos os núcleos em processamento.

Overclockeados, no máximo que dá com WT custom.
 
Em meio à escassez da Vermeer, as vendas da AMD caíram um pouco na Mindfactory, janeiro de 2021





MHKthRd.png


665MNKa.png


zWmtojy.png


OdhOnYr.png


qRj6XnA.png


h7gIYG3.png


ZAU0YKZ.png


cr9NjyN.png


8OCRPOL.png
 
Ainda não tive tempo para brincar com o CTR 2.0, só consegui rodar o diagnóstico e tive uma grata surpresa!

Sem-t-tulo.png
 


Realmente o fps do cara é bem absurdo, uso de GPU dele maior que o meu, mas aí tbm fica difícil competir 5950x 16/32 e com SMT off ainda :haha:

<iframe width="316" height="178" src="https://www.youtube.com/embed/rMvq8PrGjMg" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
Meu 3700x afinadinho tinha um desempenho bacana... Esse 9900ks vai ficar no história cpu muito forte
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

tbm estou na espera de uma nova AGESA , a minha foi uma das primeiras b450 a suportar os 5000 , porem não saiu nenhuma outra.. Está previsto para esse mês..

o que vc acha daquelas duas opções de memoria que mandei na pagina passada ?? ou alguma outra opção sem custar um RIM (ja fiquei com 1 só dps do 5800x) ...

foco seria 4000@16
Pesquisa sobre pentes que seja bdie... As minhas são 3000mhz CL14... Fazem 4000mhz CL14... É muita sorte uso 4x8
 
Última edição:
Ainda não tive tempo para brincar com o CTR 2.0, só consegui rodar o diagnóstico e tive uma grata surpresa!

Sem-t-tulo.png

Como faço esses diagnóstico? Baixei o CTR 2.0, descompactei, baixei o Cinebench R20 e descompactei na pasta CB20 como manda as instruções. Como faço esse diagnóstico? Até agora não entendi muito bem também o que o CTR pode fazer.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como faço esses diagnóstico? Baixei o CTR 2.0, descompactei, baixei o Cinebench R20 e descompactei na pasta CB20 como manda as instruções. Como faço esse diagnóstico? Até agora não entendi muito bem também o que o CTR pode fazer.

Acho que achei, é só ir em "tuner" e em diagnostic, certo? Ele só faz o diagnóstico e não altera nada né? Quanto tempo demora mais ou menos o diagnóstico?
 
Última edição:
Acho que achei, é só ir em "tuner" e em diagnostic, certo? Ele só faz o diagnóstico e não altera nada né? Quanto tempo demora mais ou menos o diagnóstico?

Depende da CPU. Quanto mais ela se mostrar estável com baixa voltagem, mais tempo o programa vai rodar buscando o limite (pra baixo)...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo