• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Coloquei meu 5800x em 4.65 e 1.3 e rodei o cinebench R20! 6153pts

ldXzXw6.png


Depois de todos os testes que fiz com PBO2, CO negativa e tals esse foi meu melhor resultado.

Existe algum malefício em deixar clock travado assim? Pensando em longo prazo e tudo mais?

Foram as melhores temperaturas que consegui no benchmark e jogos!
No cod não ta passando de 55-60c

Antes com PBO2 ou STOCK batia 90c em menos de 3 segundos de teste

Fiquei feliz demais em ter encontrado essa config, acredito que consigo baixar o vcore consideravelmente

------EDIT------

Coloquei 1.25v e LLC Turbo (no high estava instável)

Rodei o aida64 por 15min e o cinebench por 15min e aparentemente ta estável

Amanhã com mais tempo rodarei mais testes e por mais tempo

Temperatura não passou dos 74c
o curve optimizer é melhor pra subir em single, no caso aqui eu limitei o ppt em 142, tdc 95 e edc 140 pra ficar em stock nisso daí as temps ficaram boas igual em stock, setei o curve optimizer em -15 pra todos os núcleos e boost de 125mhz, com isso meu single foi pra 5.075mhz e em multi fica em 4.550mhz, mas é aquilo, jogos principalmente os competitivos tiram mais ganhos do single do que em multi, uso o cinebench r23 mas aqui no 5900x estou fazendo 21200 assim
 
Bom Dia...

Esses são minhas memórias:



Valeu.
A tua é a mesma da minha, ja coloquei os timmings do dram calculator e não vai.
É uma porcaria pra estabilizar as memórias, passa no tm5, no aida, no prime e no dia a dia não fica estável.
Depois de umas horas jogando escape from tarkov que come memória (bate 16gb) do nada o game trava, ou trava o windows.

Sem mexer muita coisa consigo 3466 de boa.
 
A tua é a mesma da minha, ja coloquei os timmings do dram calculator e não vai.
É uma porcaria pra estabilizar as memórias, passa no tm5, no aida, no prime e no dia a dia não fica estável.
Depois de umas horas jogando escape from tarkov que come memória (bate 16gb) do nada o game trava, ou trava o windows.

Sem mexer muita coisa consigo 3466 de boa.

Eu percebi exatamente isso também, a única coisa que fiz agora foi deixar ela em 3600Mhz mesmo e dei uma pequena apertada nos timmings, e ela já desceu pra 69.9ns no Aida, vou aguardar e ver como se comporta.

Valeu pela força.
 
Eu percebi exatamente isso também, a única coisa que fiz agora foi deixar ela em 3600Mhz mesmo e dei uma pequena apertada nos timmings, e ela já desceu pra 69.9ns no Aida, vou aguardar e ver como se comporta.

Valeu pela força.

Deixou em quanto?
usa o ZenTimings e posta aqui para eu ver e testar!

Porque parece que essa tua memória é a mesma da minha com os timmings relaxados e o clock mais alto.
A minha é 16-18-18-18 3200mhz t-force delta alliance
 
A tua é a mesma da minha, ja coloquei os timmings do dram calculator e não vai.
É uma porcaria pra estabilizar as memórias, passa no tm5, no aida, no prime e no dia a dia não fica estável.
Depois de umas horas jogando escape from tarkov que come memória (bate 16gb) do nada o game trava, ou trava o windows.

Sem mexer muita coisa consigo 3466 de boa.
Isso me parece o problema de temperatura das memórias. Experimente colocar um cooler soprando ar nas memórias para ver se vai estabilisar.
A temperatura interna do gabinete não fica muito alta após horas de uso intenso ?
 
Isso me parece o problema de temperatura das memórias. Experimente colocar um cooler soprando ar nas memórias para ver se vai estabilisar.
A temperatura interna do gabinete não fica muito alta após horas de uso intenso ?

Não, fica de boa
uso WC e 6 coolers deepcool, no wc uso akasa viper

Meu gabinete é um corsair carbide air 540, é beeeeem ventilado.
Mas acho meio estranho ser temperatura porque eu fecho o game e volto e fica de boa.
As vezes a aba no chrome dá erro tbm
 
Qual o Vcore seguro máximo pra um Zen+? Tô achando que não dei muita sorte na loteria do silício com neu 1600AF. Usando o Ryzen Master, testei 3,7GHz@1,25V e não ficou estável, travou com 10 minutos. Depois coloquei 3,9GHz@1,3V e reiniciou com 15 minutos no Prime95 (Small FFTs). Baixei para 3,8GHz e mantive em 1,3V, testei 2 horas no Prime95 e ficou estável, a temperatura se manteve em 78°C. Eu sei que o ideal é testar coisa de 6 a 12 horas ou até mais, mas não sei se essa tensão é segura para usar 24/7.

Se for, acho que vou deixar esse clock, e ir testando baixar a tensão aos poucos até não ficar mais estável. No Reddit é meio que um consenso que a voltagem máxima segura para chips Zen+ seria 1,375V, baseado em testes práticos, mas ainda acho muito alto esse valor, não gostaria de passar de 1,3V.

edit: mobo é B450M Aorus M e cooler Deepcool Gammaxx 400 V2.
 
 
Fuck



Aqui acontece isso :mas:
 
Última edição:
Mais 0.05v no chipset (SB) não resolve?

Nem tentei pra falar a verdade. Vou fuçar algumas outras soluções depois. O que mais me incomoda é no AIO que está na USB 2.0
 
Galera, estou com uma dúvida quanto as memorias no ryzen 5600X+ Crosshair VII X470, comprei memorias corsair vengence 3600CL18 porém não são certificadas AMD, assim dificilmente consigo 3000 ~ 3200Mhz.

Pensei em trocar as memos por algumas certificadas, alguém ja comprou esse modelo cmk32gx4m2d3600c18 dizem ser compativeis mais não achei no QVL do fabricante.

Ou outra sugestão, pois desanima um pouco as memorias nessa plataforma.
 
Galera, estou com uma dúvida quanto as memorias no ryzen 5600X+ Crosshair VII X470, comprei memorias corsair vengence 3600CL18 porém não são certificadas AMD, assim dificilmente consigo 3000 ~ 3200Mhz.

Pensei em trocar as memos por algumas certificadas, alguém ja comprou esse modelo cmk32gx4m2d3600c18 dizem ser compativeis mais não achei no QVL do fabricante.

Ou outra sugestão, pois desanima um pouco as memorias nessa plataforma.
Crucial Ballistix @3000Mhz CL 15/ @3200 CL16, são Micron E-Die, e a chance é bem alta de rodarem em @3800 CL16 nos Ryzen 5000, geralmente o kit custa na faixa de R$500~600, porém já teve promoções de R$470.
 
Galera, estou com uma dúvida quanto as memorias no ryzen 5600X+ Crosshair VII X470, comprei memorias corsair vengence 3600CL18 porém não são certificadas AMD, assim dificilmente consigo 3000 ~ 3200Mhz.

Pensei em trocar as memos por algumas certificadas, alguém ja comprou esse modelo cmk32gx4m2d3600c18 dizem ser compativeis mais não achei no QVL do fabricante.

Ou outra sugestão, pois desanima um pouco as memorias nessa plataforma.

Se bios estiver atualizada e já tiver verificado as configurações de tensão, recomendo trocar o kit por outro.
 
Ontem estava usando 4650mhz 1.27v com LLC Turbo e as temps não passavam de 76c full load no cinebench
Joguei por mais de 8 horas e rodei o aida64 por 30minutos tudo de boas

Hoje fui usar o pc de manhã e refazer alguns teste e está chegando a 90c e muitas vezes crashando, onde até então tudo estava normal

Como que pode de uma noite pra outra acontecer isso? Mesmo colocando um Vcore "baixo" as temps estão subindo muito
 
Eu usava 3800mhz c16 estável num Ryzen 7 3700x, nunca tinha tentado subir mais porque achava que era o limite pras memórias (micron e-die), além que com certeza era o limite praquele ryzen com o IF 1:1.

Mas este fds devo tentar se rola 4000 c17 ou na pior das hipóteses tento ajustar em c18 mesmo.

Minha preocupação inicial era a temperatura das memórias, mas verifiquei já que em stress não passa de 45° C.
Qual programa mostra com precisao as temperaturas de memórias ?
 
Qual programa mostra com precisao as temperaturas de memórias ?

O Hwinfo mostra, mas desde qeu a memória tenha sensor.

GNIbOuA.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, estou com uma dúvida quanto as memorias no ryzen 5600X+ Crosshair VII X470, comprei memorias corsair vengence 3600CL18 porém não são certificadas AMD, assim dificilmente consigo 3000 ~ 3200Mhz.

Pensei em trocar as memos por algumas certificadas, alguém ja comprou esse modelo cmk32gx4m2d3600c18 dizem ser compativeis mais não achei no QVL do fabricante.

Ou outra sugestão, pois desanima um pouco as memorias nessa plataforma.

Essa certificação é besteira, eu tenho 4x corsair vegence e o xmp funciona perfeitamente. Eu usava num 3700x, acima do xmp inclusive, e hj uso num 5800x sem problemas também.

De repente algum pente seu está com problema, já testou separadamente?
 
Última edição:
sabe me informar se ainda está tendo esses problemas??


acabei de comprar um 5800x / asus x570-e gaming e estou com receio de ter problemas... até por que as memórias qvl estão em falta e vai passar o prazo de devolução dos 7 dias para fazer os testes... caso ainda tenha possibilidade, irei cancelar o pedido!
 
sabe me informar se ainda está tendo esses problemas??


acabei de comprar um 5800x / asus x570-e gaming e estou com receio de ter problemas... até por que as memórias qvl estão em falta e vai passar o prazo de devolução dos 7 dias para fazer os testes... caso ainda tenha possibilidade, irei cancelar o pedido!

Que me lembro, ninguém aqui do tópico teve problemas com os 5xxx recém comprados. Pode ir na fé e, se der peoblema, aciona o RMA.
 
Pra quem está com ryzen 5xxx, memória "boa" e não tá conseguindo subir pra 3800 da pra tentar 3866 ou 3933, há muitos relatos de algumas unidades, seja por BIOS, agesa ou magia negra não fazerem 3800 mas fazerem o tik logo acima, na minha unify meu 3700x fazia 3800cl15 com 1.48v e nem dava boot em nada acima, meu primeiro 5800x idem, mas meu segundo 5800x não dá boot com 3800 mas faz 3866 e 3933, não consegui estabilizar pq meu water cooler tá desmontado e não tô afim de gambiarrar um cooler nas rams pra tentar 1.5v+, mas no overclockers tá cheio de relato desse "pulo".
PS. Achar que 25min no tm5 usmus prova que a memória tá estável é muita inocência.
Antes de mais nada.. Não estou defendendo nenhuma teoria ou criticando.
Mas pelo que vejo aqui , ngm é benchmark profissional , ou está minerando ou coisas do tipo para exigir "TAL" ponto de "ESTABILIDADE" como vc e mais algum ou outro menciona.
Um test , seja prime , occt , aida , memtest , tm5 , etc etc etc etc , rodando por 15 , 20 , 30 , 1h , é muito mais intenso do que horas e horas em uma jogatina.
eu não vou dizer que tenho um conhecimento bom , pois sei que tem alguns aqui que possuem MUITO MAIS , mas eu sei "brincar" de overs a pelo menos mais de uma década, e não tenho essa "pira" de rodar um test 24hrs para saber se está estável para um jogo ou não.. Pois de maneira alguma, algum game vai exigir tanto como um test sintético deste.
tem mta gente se achando "OVERCLOCKER" e vai saber Deus se quer joga alguma coisa que exija tal test de 24hrs+.
Já vi muito o Ronaldo(teclab) falando sobre isto... Pra qm não sabe , ele mesmo nunca se quer jogou NADA.
Todos meus OC ou undervolt , eu tenho um costume padrão de rodar apenas alguns tests , coisa de um pouco mais de uma hora eu acabo fazendo todos eles... Seja rodar um intelburntest umas 5x consecutivas em modo extreme ( duvido que se o seu cpu não esteja pelo 90% ajustado , ele não crashe ), tm5 uns 3 testes seguidos ... e um Aida por uns 30min.

Sempre que há qlq estabilidade ( para um jogo ) , a estabilidade , ja aparece ae...

Salvo uma vez que isso não deu certo comigo.. em um kit antigo de memoria , fiquei por uns 10 dias rodando a 3600 com as mesmas latências que eram ajustadas pra 3533... e Um belo dia , simplesmente meu jogo fechou... Como era a única alteração que havia feito , ja desconfiei que seria isto.


As vezes pode ser inocência ? Com certeza, talvez a maioria delas... Mas as vezes pode ser uma exigência desnecessária para tal uso/finalidade.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

sabe me informar se ainda está tendo esses problemas??


acabei de comprar um 5800x / asus x570-e gaming e estou com receio de ter problemas... até por que as memórias qvl estão em falta e vai passar o prazo de devolução dos 7 dias para fazer os testes... caso ainda tenha possibilidade, irei cancelar o pedido!
estou no tópico praticamente desde o início dele, inclusive fui um dos primeiros a comprar ( lote china ) e até hj não vi ngm ter problemas aqui.. de nenhum modelo 5600x 5800x 5900x 5950x...
 
Última edição:
sabe me informar se ainda está tendo esses problemas??


acabei de comprar um 5800x / asus x570-e gaming e estou com receio de ter problemas... até por que as memórias qvl estão em falta e vai passar o prazo de devolução dos 7 dias para fazer os testes... caso ainda tenha possibilidade, irei cancelar o pedido!
avalanche noticias :john:
 
sabe me informar se ainda está tendo esses problemas??


acabei de comprar um 5800x / asus x570-e gaming e estou com receio de ter problemas... até por que as memórias qvl estão em falta e vai passar o prazo de devolução dos 7 dias para fazer os testes... caso ainda tenha possibilidade, irei cancelar o pedido!
isso daí acontece pq a produção está bem baixa e a procura alta, logo eles aceitam passar processadores em que nem deveriam passar nos testes de aprovação, logo tem gente sim recebendo modelos com qualidade abaixo ou melhor duvidosa

o problema maior nem acho este e sim isto aqui https://www.guru3d.com/news-story/amd-is-investigating-usb-problems-with-500-series-chipsets.html

prefiro acreditar que sejam tudo problemas de over no IF que esteja causando tais instabilidades, pq se agora 1 ano após o lançamento dessas mobos se descobrirem isso vai dar um problema gigantesco
 
isso daí acontece pq a produção está bem baixa e a procura alta, logo eles aceitam passar processadores em que nem deveriam passar nos testes de aprovação, logo tem gente sim recebendo modelos com qualidade abaixo ou melhor duvidosa

o problema maior nem acho este e sim isto aqui https://www.guru3d.com/news-story/amd-is-investigating-usb-problems-with-500-series-chipsets.html

prefiro acreditar que sejam tudo problemas de over no IF que esteja causando tais instabilidades, pq se agora 1 ano após o lançamento dessas mobos se descobrirem isso vai dar um problema gigantesco
eu tenho esse problema do USB , quando tento passar dos 3866mhz nas rams..
a partir de 3933 , por mais e mais testes que eu faça , em tudo quer bench que vc imagina , passa tranquilo , as memorias são parrudas , porem é entrar em algum game , os USB ficam intermitentes , funciona teclado , para mouse , funciona FONE , para teclado , volta mouse , para o fone... e assim vai.
achei que poderia ser um fator limitante da minha mb ( por ser apenas 1.4v ) , mas pelo visto , talvez não seja....
 
isso daí acontece pq a produção está bem baixa e a procura alta, logo eles aceitam passar processadores em que nem deveriam passar nos testes de aprovação, logo tem gente sim recebendo modelos com qualidade abaixo ou melhor duvidosa

o problema maior nem acho este e sim isto aqui https://www.guru3d.com/news-story/amd-is-investigating-usb-problems-with-500-series-chipsets.html

prefiro acreditar que sejam tudo problemas de over no IF que esteja causando tais instabilidades, pq se agora 1 ano após o lançamento dessas mobos se descobrirem isso vai dar um problema gigantesco

Se eu soubesse desse problema antes, teria ficado com um pé atrás. Não me impede de usar o PC e, bem verdade, a "travada" é coisa rápida. PARA O MEU USO.

E olha que nem faço over.

Do que li, e conforme link que postei acima do Reddit, o problema estaria relacionado ao PCI-e 4.0; se desativá-lo, para.

Outro ponto testado é que as USB 3.0 não sofrem disso, pelo menos aparentemente. Meu teclado está na 3.0 e não trava junto com o mouse e nem o WC AIO/Commander Pro.

Vou testar mais, mas se for real, vou dar um jeito de colocar o que está conectado na mobo (2.0) na USB 3.0.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

BIOS non-beta 1804 para a Strix F. Nem vi que tinham lançado.

Bom atualizar, né?


Sempre me cago pra atualizar BIOS.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo