• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Sobre as voltagens eu andei testando 1.4v consigo 3000Mhz 18 - 22- 22- 48, porém com 3200 fica instável, e por vezes não da boot.

Falta agora rever as VDRAM boot que ainda mão subi, e trocar as memorias de SLOT.

BIOS atualizada 4204 .

Alguma coisa que falta rever ?
 
Se eu soubesse desse problema antes, teria ficado com um pé atrás. Não me impede de usar o PC e, bem verdade, a "travada" é coisa rápida. PARA O MEU USO.

E olha que nem faço over.

Do que li, e conforme link que postei acima do Reddit, o problema estaria relacionado ao PCI-e 4.0; se desativá-lo, para.

Outro ponto testado é que as USB 3.0 não sofrem disso, pelo menos aparentemente. Meu teclado está na 3.0 e não trava junto com o mouse e nem o WC AIO/Commander Pro.

Vou testar mais, mas se for real, vou dar um jeito de colocar o que está conectado na mobo (2.0) na USB 3.0.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

BIOS non-beta 1804 para a Strix F. Nem vi que tinham lançado.

Bom atualizar, né?


Sempre me cago pra atualizar BIOS.

vai tranquilo, com esses novos sistemas de atualização de bios .cap EZ FLASH eh tranquilo. Até faz o downgrade sem fazer força.
 
Lembrando que tem metade do cache L3 das versões sem APU, que faz diferença na arquitetura Zen, especialmente em jogos.
Esses 44ns de latência não dão mais resultados em jogos :hmm::haha3:
 
vai tranquilo, com esses novos sistemas de atualização de bios .cap EZ FLASH eh tranquilo. Até faz o downgrade sem fazer força.

Esse aí é pela BIOS e afins? Ou é melhor aquele jeito de espetar o pen drive com a mobo energizada, apertar o botão e esperar?

Eu fiz quando botei o Ryzen 5600. Me deu um medo da porra, pq a placa ficou piscando uma cara lá e eu não sabia quanto tempo deveria levar uauha

hj mais tarde eu tento
 
Esses 44ns de latência não dão mais resultados em jogos :hmm::haha3:
Até faz mas precisaria rodar a memoria a 4700 mhz com CL extremamente baixo igual do teste , duvido muito que seja facil alcançar .
 
Antes de mais nada.. Não estou defendendo nenhuma teoria ou criticando.
Mas pelo que vejo aqui , ngm é benchmark profissional , ou está minerando ou coisas do tipo para exigir "TAL" ponto de "ESTABILIDADE" como vc e mais algum ou outro menciona.
Um test , seja prime , occt , aida , memtest , tm5 , etc etc etc etc , rodando por 15 , 20 , 30 , 1h , é muito mais intenso do que horas e horas em uma jogatina.
eu não vou dizer que tenho um conhecimento bom , pois sei que tem alguns aqui que possuem MUITO MAIS , mas eu sei "brincar" de overs a pelo menos mais de uma década, e não tenho essa "pira" de rodar um test 24hrs para saber se está estável para um jogo ou não.. Pois de maneira alguma, algum game vai exigir tanto como um test sintético deste.
tem mta gente se achando "OVERCLOCKER" e vai saber Deus se quer joga alguma coisa que exija tal test de 24hrs+.
Já vi muito o Ronaldo(teclab) falando sobre isto... Pra qm não sabe , ele mesmo nunca se quer jogou NADA.
Todos meus OC ou undervolt , eu tenho um costume padrão de rodar apenas alguns tests , coisa de um pouco mais de uma hora eu acabo fazendo todos eles... Seja rodar um intelburntest umas 5x consecutivas em modo extreme ( duvido que se o seu cpu não esteja pelo 90% ajustado , ele não crashe ), tm5 uns 3 testes seguidos ... e um Aida por uns 30min.

Sempre que há qlq estabilidade ( para um jogo ) , a estabilidade , ja aparece ae...

Salvo uma vez que isso não deu certo comigo.. em um kit antigo de memoria , fiquei por uns 10 dias rodando a 3600 com as mesmas latências que eram ajustadas pra 3533... e Um belo dia , simplesmente meu jogo fechou... Como era a única alteração que havia feito , ja desconfiei que seria isto.


As vezes pode ser inocência ? Com certeza, talvez a maioria delas... Mas as vezes pode ser uma exigência desnecessária para tal uso/finalidade.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


estou no tópico praticamente desde o início dele, inclusive fui um dos primeiros a comprar ( lote china ) e até hj não vi ngm ter problemas aqui.. de nenhum modelo 5600x 5800x 5900x 5950x...
Mas eu não tô falando pra ninguém fazer o teste da NASA, eu mesmo uso usmus com 25 ciclos e 1h de OCCT (sendo que se dá erro na última meia hora eu geralmente ignoro e foda-se), estou falando especificamente do usmus 3 ciclos que mal dá tempo de esquentar direito. Eu já vi no Twitter o próprio usmus recomendar uns 9-12 ciclos...
 
isso daí acontece pq a produção está bem baixa e a procura alta, logo eles aceitam passar processadores em que nem deveriam passar nos testes de aprovação, logo tem gente sim recebendo modelos com qualidade abaixo ou melhor duvidosa

o problema maior nem acho este e sim isto aqui https://www.guru3d.com/news-story/amd-is-investigating-usb-problems-with-500-series-chipsets.html

prefiro acreditar que sejam tudo problemas de over no IF que esteja causando tais instabilidades, pq se agora 1 ano após o lançamento dessas mobos se descobrirem isso vai dar um problema gigantesco

Por isso sugeri o @Leandro subir a tensão do chipset.

É muito mais provável que os problemas sejam no chipset e não no processador.

Se você souber quais portas USB da sua placa mãe vem do processador e quais vem do chipset você pode isolar e identificar se o problema é o SOC ou o chipset.

Tecnicamente o problema pode estar nos dois ao mesmo tempo, considerando que o chipset X570 é basicamente um IOD dos Ryzen 3000/5000.
 
Esse aí é pela BIOS e afins? Ou é melhor aquele jeito de espetar o pen drive com a mobo energizada, apertar o botão e esperar?

Eu fiz quando botei o Ryzen 5600. Me deu um medo da porra, pq a placa ficou piscando uma cara lá e eu não sabia quanto tempo deveria levar uauha

hj mais tarde eu tento
Aquele de espetar o pendrive e esperar o led parar de piscar.
 
Por isso sugeri o @Leandro subir a tensão do chipset.

É muito mais provável que os problemas sejam no chipset e não no processador.

Se você souber quais portas USB da sua placa mãe vem do processador e quais vem do chipset você pode isolar e identificar se o problema é o SOC ou o chipset.

Tecnicamente o problema pode estar nos dois ao mesmo tempo, considerando que o chipset X570 é basicamente um IOD dos Ryzen 3000/5000.
o brabo deve ser aumentar a voltagem do chipset nessas x570, elas normalmente já batem 70 graus no chipset o que é bastante, a b550 já não teria problema aqui na asus b550 tuf plus nunca bateu nem 40 graus no chipset, na verdade o máximo que vi foi 37 e naquele dia de calor do rj enquanto fazia stress test
 
Quero dar um up no PC do escritorio, uso só pra trabalho mesmo, photoshop, illustrator e solidworks.
Qual a recomendação até uns 2k? Trocar processador, mobo e memorias (pelo menos 16gb).
Hoje tenho um FX 4300 que ta fazendo hora extra.
Os Ryzen 3600 valem a pena?
 
Quero dar um up no PC do escritorio, uso só pra trabalho mesmo, photoshop, illustrator e solidworks.
Qual a recomendação até uns 2k? Trocar processador, mobo e memorias (pelo menos 16gb).
Hoje tenho um FX 4300 que ta fazendo hora extra.
Os Ryzen 3600 valem a pena?

FX 4300 para o Ryzen 5 3600 será um excelente upgrade.

Quanto você pretende gastar no processador?
 
Quero dar um up no PC do escritorio, uso só pra trabalho mesmo, photoshop, illustrator e solidworks.
Qual a recomendação até uns 2k? Trocar processador, mobo e memorias (pelo menos 16gb).
Hoje tenho um FX 4300 que ta fazendo hora extra.
Os Ryzen 3600 valem a pena?
Ate um 1600af te atenderia muito bem
 
FX 4300 para o Ryzen 5 3600 será um excelente upgrade.

Quanto você pretende gastar no processador?
Ate um 1600af te atenderia muito bem

Então, com o kit eu quero gastar até uns 2k ~ 2.5k por aí.
Vi esse Ryzen na faixa de R$1400
Uma Asus EX-A320M na faixa de R$500
E dois pentes de 8GB Corsair por R$600

Mas só dei uma olhada por cima na loja que explode, não fiz uma pesquisa de preço ainda, até porque não sei se esse é o melhor custo beneficio.
Como o amigo falou, vou ver esse 1600af tambem, que não conheço.
 
Então, com o kit eu quero gastar até uns 2k ~ 2.5k por aí.
Vi esse Ryzen na faixa de R$1400
Uma Asus EX-A320M na faixa de R$500
E dois pentes de 8GB Corsair por R$600

Mas só dei uma olhada por cima na loja que explode, não fiz uma pesquisa de preço ainda, até porque não sei se esse é o melhor custo beneficio.
Como o amigo falou, vou ver esse 1600af tambem, que não conheço.
O 3600 também já é um belo upgrade em cima do próprio 1600. Veja ai se consegue fazer esse esforço. Na Pichau está 50 reais mais barato, mas não sei como fica o frete e as outras peças. E se possível, tente pegar memórias com pelo menos 3000mhz.

Mas de qualquer forma, o 1600af já é um upgrade e tanto em cima do fx4300
 
Então, com o kit eu quero gastar até uns 2k ~ 2.5k por aí.
Vi esse Ryzen na faixa de R$1400
Uma Asus EX-A320M na faixa de R$500
E dois pentes de 8GB Corsair por R$600

Mas só dei uma olhada por cima na loja que explode, não fiz uma pesquisa de preço ainda, até porque não sei se esse é o melhor custo beneficio.
Como o amigo falou, vou ver esse 1600af tambem, que não conheço.
Comprar no ali seria uma opção? Se sim, acho que seria mais fácil de manter o kit dentro do seu orçamento sem sacrificar em qualidade dos componentes (tipo placa mãe).
 
O 3600 também já é um belo upgrade em cima do próprio 1600. Veja ai se consegue fazer esse esforço. Na Pichau está 50 reais mais barato, mas não sei como fica o frete e as outras peças. E se possível, tente pegar memórias com pelo menos 3000mhz.

Mas de qualquer forma, o 1600af já é um upgrade e tanto em cima do fx4300
Estou olhando no userbenchmark, e o upgrade do fx pro 1600 é absurdo, mas do 1600 pro 3600 é absurdo tambem, acho que vale a pena sim o esforço e partir pro 3600 logo.

Comprar no ali seria uma opção? Se sim, acho que seria mais fácil de manter o kit dentro do seu orçamento sem sacrificar em qualidade dos componentes (tipo placa mãe).
Nunca comprei eletronicos lá, não sei quais os riscos pra taxação. Principalmente na mobo, que a caixa é maior e vai chamar mais atenção.
 
Então, com o kit eu quero gastar até uns 2k ~ 2.5k por aí.
Vi esse Ryzen na faixa de R$1400
Uma Asus EX-A320M na faixa de R$500
E dois pentes de 8GB Corsair por R$600

Mas só dei uma olhada por cima na loja que explode, não fiz uma pesquisa de preço ainda, até porque não sei se esse é o melhor custo beneficio.
Como o amigo falou, vou ver esse 1600af tambem, que não conheço.
Estou olhando no userbenchmark, e o upgrade do fx pro 1600 é absurdo, mas do 1600 pro 3600 é absurdo tambem, acho que vale a pena sim o esforço e partir pro 3600 logo.


Nunca comprei eletronicos lá, não sei quais os riscos pra taxação. Principalmente na mobo, que a caixa é maior e vai chamar mais atenção.
Se couber no orçamento vai de 3600, sem dúvidas é melhor comparado ao 1600 "af"

Mas se for olhar os benchmarks melhor pegar o 2600 e comprara com o 3600.

O 1600 "af" é quase o 2600, foi uma jogada na AMD.
 
Nunca comprei eletronicos lá, não sei quais os riscos pra taxação. Principalmente na mobo, que a caixa é maior e vai chamar mais atenção.
A mobo, processador, fans, ssd, bracket AM4, hub pra fan da coolermaster e dissipador de SSD da assinatura foram comprados lá no Ali. Zero taxa e tudo funcionando bonitinho.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo