[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
A escassez de substrato ABF se tornará severa em 2021

A oferta global de substratos ABF pode ficar aquém da demanda em 25% ou mesmo acima de 25% em 2021, de acordo com fontes da indústria.



"TSMC supostamente planejando construir seis novas instalações de manufatura nos EUA"

A oferta global de substratos ABF pode ficar aquém da demanda em 25% ou mesmo acima de 25% em 2021, de acordo com fontes da indústria.


A TSMC tem rumores de construir uma planta de US $ 35 bilhões de 5 nm nos EUA com 100k / mês de produção de wafer







--- Post duplo é unido automaticamente: ---

nIGU1Dy.png


08UkCfX.png


CQMiMca.png


zwrArB5.png


bhecDpv.png


eP12oRX.png

Pelo jeito margem de lucro com o 5800x é grande ,
 
Pois é, se eu estivesse trabalhando e disposto a pagar 2.5k em CPU tinha me abraçado, mesmo sendo na kabum (tenho minhas ressalvas com a loja :sei:)

Minha vontade é um 5600X por menos de R$2000, mas não adianta, não baixam essa desgraça. Semana passada teve 5600x por 1999 na loja do pombo, mas perdi a promoção :( .

Chuto que esses 5800X estão encalhados. Não faz muito sentido eles fazerem uma promo boa dessas só no 5800X especificamente e o 5600x e 5900x estarem "normais".
Voltou o 5600x por 1999 na loja do pombo.
corre que so restam 14
 
Alguém com MSI X470 usando Ryzen 5xxx? Boletei o 5800x e queria saber se está estável... Minha mobo é a da assinatura.
Estável está, pelo menos na Crosshair eu tenho compatibilidade FULL sem qualquer problema no X470

oq podem ocorrer como o galera ja falou nos outros posts é limitações do IF com relação a altas frequencias acima dos 3200Mhz ~ até os 4000Mhz, até se não esotu enganodo é a frequencia a o fabricante da garantia.

Eu tive o 5800x por 2 semanas com o o Hyper212 Black Edition....
Não segura o bicho não, pelo menos pra mim não segurou. Existem N fatores que influenciam, porém a CPU é utilizável com ele, em loads extremos e sintéticos vai dar thermal throttoling com toda certeza.

Se der recomendo pegar um AIO 280mm ou 360mm

O watercooler AIO é legal p segurar as temps e resolver essa questão to trottoling, que se tiver ele vai perder performance..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Voltou o 5600x por 1999 na loja do pombo.
corre que so restam 14

Nada mal, foi quase oq paguei no Tio ALI no CC.

ponto p loja do pombo que da garantia e vem toda aquela firula de box.

P min importante é funcionar e resolver BO se precisar de garantia.
 
Vale sair de um 3700x para um 5600x ? uso exclusivo para jogos...
 
Vale sair de um 3700x para um 5600x ? uso exclusivo para jogos...


Cara assim, se vc for exigente, conforme que seu hardware dee a melhor performance . Consiga vender no mercado de usados o 3700X, pode valer o dinheiro.

Sai de um Xeon X79 p o 5600X e o trem gospe quadros enlouquecidamente, olhando p baixo no BFv bate os 200fps :wub: no pc da sgin.

Mas média de 140~160 com a RTX 2060, ai vai do teu bolso, da epoca que vivemos. Se quiser pagar essa diferença vai bem se não espere.
 
Vale sair de um 3700x para um 5600x ? uso exclusivo para jogos...
Ai é questão pessoal sua se pra você faz questão de por exemplo estar rodando um game a 120 fps e mudar pra 150 ,
Pensando logicamente não faria sentido diferença de FPS existe mas a 3700x já empurra uma quantidade de FPs pra rodar qualquer coisa com uma taxa extremamente decente de fps.
 
Voltou o 5600x por 1999 na loja do pombo.
corre que so restam 14

Boletei também... hehehe

Agora to com o 5600x por 2k e o 5800x por R$ 2600. Basicamente o que vai exigir mais aqui é jogo, então nâo sei vale esse R$ 600 a mais pelo 5800X...
 
Ai é questão pessoal sua se pra você faz questão de por exemplo estar rodando um game a 120 fps e mudar pra 150 ,
Pensando logicamente não faria sentido diferença de FPS existe mas a 3700x já empurra uma quantidade de FPs pra rodar qualquer coisa com uma taxa extremamente decente de fps.

Acho q até o 3600 (no x) /3600X / XT e cia da uma boa taxa de quadros. Questão é a resolução e a exigencia do user, em alguns cenários da uma baita diferença. Mas apenas p jogos. É bem pessoal o quanto pode investir.

P min foi muito o valor do 5800X , mmas o 5600X coube no bolso, avaliei bos opções 3700 e 3800X vai da ocasião. Mas como dito vc ja tem.
 
Estável está, pelo menos na Crosshair eu tenho compatibilidade FULL sem qualquer problema no X470

oq podem ocorrer como o galera ja falou nos outros posts é limitações do IF com relação a altas frequencias acima dos 3200Mhz ~ até os 4000Mhz, até se não esotu enganodo é a frequencia a o fabricante da garantia.

Aqui com o Ryzen 2600 a memória estabiliza em 3600 CL 14. Se ficar assim já acho legal...

o 5600X tem necessidade de overclockar ou em stock ajustando alguns parâmetros ele já fica certinho?
 
Aqui com o Ryzen 2600 a memória estabiliza em 3600 CL 14. Se ficar assim já acho legal...

o 5600X tem necessidade de overclockar ou em stock ajustando alguns parâmetros ele já fica certinho?
eu fiz o PBO, as dicas aqui dos users mais experientes não tem erro, bate 4850Mhz, se espreme mais o suco sem fazer força no vcore. P min o PC fica liso, tirando minhas memroias que são amarradas em 3000~3200.

Não penso em OC, pelo menos no momento.
 
Voltou o 5600x por 1999 na loja do pombo.
corre que so restam 14
Desta vez recebi a notificação no pelando e promobit, mas obrigado mesmo assim! Boletei aqui, acho que vou pagar. Não to afim de ficar esperando mais! mesmo com o lançamento do Intel 11000 agora, o dólar não para de subir também, melhor garantir.
 
eu fiz o PBO, as dicas aqui dos users mais experientes não tem erro, bate 4850Mhz, se espreme mais o suco sem fazer força no vcore. P min o PC fica liso, tirando minhas memroias que são amarradas em 3000~3200.

Não penso em OC, pelo menos no momento.

No caso do Ryzen 2600 o boost dele é 3900mhz, então sempre usei em OC pq não passa de 3900mhz com nenhum ajuste em stock. Mas se o 5600x chegar em 4700, 4800mhz em jogos, já que muitos utilizam pouco do CPU já nem precisa overclockar mesmo. Vi que o 5800x estabiliza em 4500mhz estressando ele em teste sintético, achei muito bom... Se o 5600x fizer parecido eu já fico satisfeito.
os boletos dos dois vencem dia 5... Esperar pra ver se a Terabyte também não entra na festa e baixa algum modelo também... Mas acho que por R$ 600 de diferença vou ficar com o 5600x mesmo.
 
Fiquei tentado nesse 5600X, cheguei até o carrinho e desisti, nem pela questão de acreditar que vai cair mais o preço não, mas nem ando jogando tanto e bate uma preguiça de mexer com CPU...tédio só de pensar nas propostas bostas que nego vai fazer no 3600 tbm. Aliás vocês andam vendendo coisa onde? Grupo de facebook vale a pena? Saudades Bazar Adrena =(
 
Desta vez recebi a notificação no pelando e promobit, mas obrigado mesmo assim! Boletei aqui, acho que vou pagar. Não to afim de ficar esperando mais! mesmo com o lançamento do Intel 11000 agora, o dólar não para de subir também, melhor garantir.

Já tem uns combo legal, vale investir, reconheço que o CxB da AMD nessa geração merece respeito, isso que defendia muito a intel...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

No caso do Ryzen 2600 o boost dele é 3900mhz, então sempre usei em OC pq não passa de 3900mhz com nenhum ajuste em stock. Mas se o 5600x chegar em 4700, 4800mhz em jogos, já que muitos utilizam pouco do CPU já nem precisa overclockar mesmo. Vi que o 5800x estabiliza em 4500mhz estressando ele em teste sintético, achei muito bom... Se o 5600x fizer parecido eu já fico satisfeito.
os boletos dos dois vencem dia 5... Esperar pra ver se a Terabyte também não entra na festa e baixa algum modelo também... Mas acho que por R$ 600 de diferença vou ficar com o 5600x mesmo.

Então o PBO e a arquitetura melhoraam as latencias de memoria comparação as gerações anteriores, pelo que entendi o proc entrega mais por menos. Por isso 6/12 bate muito 8/16 ou 10/20 da 10ªgen intel.

Veremos as cenas dos proximos capitulos com a intel :mr2:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiquei tentado nesse 5600X, cheguei até o carrinho e desisti, nem pela questão de acreditar que vai cair mais o preço não, mas nem ando jogando tanto e bate uma preguiça de mexer com CPU...tédio só de pensar nas propostas bostas que nego vai fazer no 3600 tbm. Aliás vocês andam vendendo coisa onde? Grupo de facebook vale a pena? Saudades Bazar Adrena =(

Mercado de usados é osso, pelo menos na minha região tem que ter boa disposição e paciencia. Tenho parceiros q não se incomodam e fazem troca troca de hadware
 
Fiquei tentado nesse 5600X, cheguei até o carrinho e desisti, nem pela questão de acreditar que vai cair mais o preço não, mas nem ando jogando tanto e bate uma preguiça de mexer com CPU...tédio só de pensar nas propostas bostas que nego vai fazer no 3600 tbm. Aliás vocês andam vendendo coisa onde? Grupo de facebook vale a pena? Saudades Bazar Adrena =(

No caso do Ryzen 3600 ainda existe novo pra vender, fica mais difícil aqueles papinhos pra depreciar o produto. Processadores que já saíram de linha é que o cara precisa ter paciência, cada asneira que precisa escutar. hehehehe
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra dois a três anos, vocês acham que pra jogos um 6 / 12 ainda é viável? Essa é a expectativa que eu tenho de ficar com ele... Ou já chuto o balde e vou de 5800x? A dúvida é essa, longo prazo... hehehe
 
Última edição:
Fiquei tentado nesse 5600X, cheguei até o carrinho e desisti, nem pela questão de acreditar que vai cair mais o preço não, mas nem ando jogando tanto e bate uma preguiça de mexer com CPU...tédio só de pensar nas propostas bostas que nego vai fazer no 3600 tbm. Aliás vocês andam vendendo coisa onde? Grupo de facebook vale a pena? Saudades Bazar Adrena =(
Sinceramente, pra quem já tem um 3600, a troca é meio questionável. Pra quem é player hardcore que joga em fullhd e busca o máximo possível de fps, a troca pode ser justificada, agora pra quem é gamer mais casual, ou tem jogado pouco como você diz, creio que a troca vai ser meio meh. Gostaria de dizer "invista numa placa de vídeo melhor", mas nem existe placa de vídeo mais :haha:

E se der certo a aquisição do 5600X provavelmente terei de tentar vender pelo ML mesmo o 1600 antigo aqui.

No caso do Ryzen 3600 ainda existe novo pra vender, fica mais difícil aqueles papinhos pra depreciar o produto. Processadores que já saíram de linha é que o cara precisa ter paciência, cada asneira que precisa escutar. hehehehe
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra dois a três anos, vocês acham que pra jogos um 6 / 12 ainda é viável? Essa é a expectativa que eu tenho de ficar com ele... Ou já chuto o balde e vou de 5800x? A dúvida é essa, longo prazo... hehehe
É a duvida de todos nós, hehehe. Tem duas vertentes: aqueles que acham que com os consoles novos sendo 8/16, os jogos serão mais otimizados pra cpus 8/16, e aqueles que acham que a futura geração de processadores que virão daqui 2~3 anos já poderão ser melhores que os atuais, a ponto de um 8/16 atual apanhar de um 6/12 futuro (assim como hoje um 5600X equivale em jogos +/- a um 10700 que é 8/16). Ou seja, se gastar mais agora pelo futureproof, pode acabar se dando mau num futuro de 2 anos...

Eu estou me incluindo na segunda turma, mas é um tiro no escuro.
 
Vale sair de um 3700x para um 5600x ? uso exclusivo para jogos...
Vale, aqui com o 3600 no WZ conseguia médias de 140fps, com 5600X agora da >=165fps de média(isso em 1440p).
 
Sinceramente, pra quem já tem um 3600, a troca é meio questionável. Pra quem é player hardcore que joga em fullhd e busca o máximo possível de fps, a troca pode ser justificada, agora pra quem é gamer mais casual, ou tem jogado pouco como você diz, creio que a troca vai ser meio meh. Gostaria de dizer "invista numa placa de vídeo melhor", mas nem existe placa de vídeo mais :haha:

E se der certo a aquisição do 5600X provavelmente terei de tentar vender pelo ML mesmo o 1600 antigo aqui.


É a duvida de todos nós, hehehe. Tem duas vertentes: aqueles que acham que com os consoles novos sendo 8/16, os jogos serão mais otimizados pra cpus 8/16, e aqueles que acham que a futura geração de processadores que virão daqui 2~3 anos já poderão ser melhores que os atuais, a ponto de um 8/16 atual apanhar de um 6/12 futuro (assim como hoje um 5600X equivale em jogos +/- a um 10700 que é 8/16). Ou seja, se gastar mais agora pelo futureproof, pode acabar se dando mau num futuro de 2 anos...

Eu estou me incluindo na segunda turma, mas é um tiro no escuro.

Valew pela explicação, sempre dificil prever o que ainda está por vir. Vou dar uma lida sobre isso, até dia 5 preciso decidir. Hehehe
 
Vale sair de um 3700x para um 5600x ? uso exclusivo para jogos...
vale , e muito..
suas médias vai ganhar uns 40fps + dependendo de ql for sua Vga.

isso claro , se vc for um "doido" por qnto mais FPS melhor...

se for pelo conceito de que 144 está bom... fique no 3700x , com os 144 de médias , porem as minimas podem ficarem inferiores a 144 dependendo do game..

com um 5600x , uma vga "compatível" e umas memorias 3600@16. vc fica com medias de praticamente 200 e suas minimas dificilmente vai cair de 160-170.....
 
Mando, mas de qual conf vc diz?
Do 5950x 4x8 pentes
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vale sair de um 3700x para um 5600x ? uso exclusivo para jogos...
Tive um 3700x creio que um dos melhores chip mundi.... 4550mhz 1.36vcore if 1900mhz... Hj utilizo um 5600x if 2033mhz.... Se for apenas games pode ir tranquilo que o 5600x principalmente no low é um canhão comparado ao 3700x....
 
Galera, meu Air Cooler fica meio tombado ( Acho que pelo peso ) e eu to recioso de dar merda. Alguém já passou por isso e sabe o que poderia fazer pra firmar ele melhor ?
 
Galera, meu Air Cooler fica meio tombado ( Acho que pelo peso ) e eu to recioso de dar merda. Alguém já passou por isso e sabe o que poderia fazer pra firmar ele melhor ?

Se tua mobo está bem parafusada no gabinete, e teu Air cooler bem parafusado no socket não é pra ficar tombado. Não é que nem VGA pesada, que só é parafusada em um lado e o resto da sustenção é feita pelo slot...
 
vale , e muito..
suas médias vai ganhar uns 40fps + dependendo de ql for sua Vga.

isso claro , se vc for um "doido" por qnto mais FPS melhor...

se for pelo conceito de que 144 está bom... fique no 3700x , com os 144 de médias , porem as minimas podem ficarem inferiores a 144 dependendo do game..

com um 5600x , uma vga "compatível" e umas memorias 3600@16. vc fica com medias de praticamente 200 e suas minimas dificilmente vai cair de 160-170.....

VGA é uma rx 5700... Ia pegar uma 3060 ti, mas desisti com a alta dos preços.

Porém uma coisa que vi nos reviews foi o alto uso da CPU coisa de 55% mais.. em todos os jogos enquanto o i7 10700k e o rx 3700x ficava em 36%. Será que isso vai ser problema daqui a poucos anos ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo