• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Vc usa qual ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Belo micro. Man não precisa colar bilhetinho com seu nome no micro. :gaming:

AMD Ryzen High Performance
 
Chegaram as peças novas. Sai de um 3700x para um 5800x.
Realmente o aumento em single core é impressionante. o Multi também dá um banho no 3700x.
Por enquanto, tenho uns picos de 4850 mhz no processador com o PBO e temperatura máxima de 80/82 graus no AIDA64.
Consegue com o novo processador colocar as memórias em 3733 e FLCK de 1866. 1900 não inicia.
Comprei uma fonte mais decente para a RTX 3080 também.
O watercooler é muito bom, mas tive que reduzir o RPM para 1500/1600 com o software de EVGA senão fica parecendo uma turbina de avião.
Comprei na loja que explode. R$ 4100 tudo
Os cabos estão meio zoneados ainda




Cara, vi q tem memos da xpg (spectrix d41), não sei a frequência da sua, mas tenho elas de 3000mhz e não consigo nem a pau mandar elas acima do xmp da minha mobo (b350 strix), quando comprei imaginei q fosse tranquilo fazer elas rodarem em pelo menos 3200.... Pq vendo as suas a 3733 chega dar depressão véi.

Aliás, bela máquina 🤩.
 
Não entendo essa argumentação de temperatura.

Vejo muita comparação como se as temperaturas atingidas fossem prejudiciais, o que não é.

Intel e AMD são arquiteturas completamente diferente, vejo muito ex-Intel querendo aplicar tensões e temperaturas padrão Intel nos processadores AMD, o que não faz sentido algum.

Achei que isso seria óbvio pois os CPUs AMD mesmo com tensão e temperatura maior que um Intel tem um consumo drasticamente menor.

Além de que, qualquer degradação causada pela temperatura não será sentida pelo usuário, a imensa maioria dos usuários não ficam com a mesma CPU por mais de 5 anos.
Eu sempre troco em ciclos de 8 em 8 anos, que casam mais ou menos com o lançamento dos novos consoles, pois me baseio neles para a decisão sobre o hardware que vou adquirir pra me manter jogando durante aquela determinada geração. E em um país quente como o nosso ninguém quer um processador fritando a 90 graus mesmo que isso seja o "normal" para determinada arquitetura.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estava querendo jogar um dinheiro fora aqui no PC, estava pensando em trocar o 3800x por um 5800x... Mas não sei se é negócio...

Segunda opção seria vender meu HyperX Revolver S e pegar um Astro A50, ou, terceira, pegar um ssd m2 nvme de 1tb da WD. 🤔

P.s: Vi alguns benchs onde o 5800x parecia conseguir latências de memória bem melhores que o 3800x. Não sei se em jogos o ganho é significativo
Se vc joga tudo nesse X34 com 100 hrz de frequência e sua config ai , que é parecida com a minha, te entrega mais de 100 FPS , não tem pq trocar. Sobre o A50 tenho dois amigos que deram problema no botão de MUTE e o headset fica picotando a voz.
 
Yep. :fire:

Tá me entregando performance, e sei que eles são mais quentes, mesmo. Então GG.

Hoje desencanei mais.

BF V em mapas mais detalhados a CPU sobe pra 40%~50% de uso e chega lá nos 70 e tantos graus. Normalmente 73.

Em mapas mais tranquilos, e em outros jogos, fico nos 60~65º. Tento equilibrar as fans para não ficar naquele ruído infernal, mas um push and pull creio que faria uma boa diferença. Pena eu não ter espaço para tal.

:okay:
Cara, eu testei com meu Galahad 360 com as fans originais o meu R7 3700X e um i7 10700 de um amigo... Vai por mim, a diferença pra Intel é bem considerável, 3700X chega no maximo a 85ºC aqui no Prime95 FFTs, o i7 bateu 95ºC e colou, mesmo com Vcore menor parece que as frequências muito altas fazem o CPU embrasar kk

Estou pensando como você, pretendo fazer um push and pull futuramente ou colocar fans Noctua com pressão maiores... Tipo a série iPPC de 3000RPM :p
 
E em um país quente como o nosso ninguém quer um processador fritando a 90 graus mesmo que isso seja o "normal" para determinada arquitetura.
Quero sim. Vem 5950X e vem 6950X.
 
Vc entendeu errado, queremos a performance mas com a temp o mais baixo possível.
Não entendi errado não, eu quero a maior performance possível dentro da temperatura que o fabricante diz que é seguro. Não tenho o menor problema com a CPU chegando a 90°C em 100% esgoelando.
 
Última edição:
Cara, vi q tem memos da xpg (spectrix d41), não sei a frequência da sua, mas tenho elas de 3000mhz e não consigo nem a pau mandar elas acima do xmp da minha mobo (b350 strix), quando comprei imaginei q fosse tranquilo fazer elas rodarem em pelo menos 3200.... Pq vendo as suas a 3733 chega dar depressão véi.

Aliás, bela máquina 🤩.

Valeu... Obrigado!
Essas são 3600. Eu só consegui colocar elas em 3733 com o Ryzen 5800x com 1.35 de voltagem padrão.
Já tentou aumentar a voltagem da sua ou baixar o Ram Calculator?
Acredito que são as melhores maneiras de aumentar a frequencia!
 
Valeu... Obrigado!
Essas são 3600. Eu só consegui colocar elas em 3733 com o Ryzen 5800x com 1.35 de voltagem padrão.
Já tentou aumentar a voltagem da sua ou baixar o Ram Calculator?
Acredito que são as melhores maneiras de aumentar a frequencia!
Rapaz, pior q já usei o dram calculator e tudo,setei apenas os timings básicos e aumentei a voltagem. Mas não vai kkkkk pode ser limitação do processador (1600af) talvez, mas não ir nem em 3200 é foda 🤷
 
Pessoal chegou meu 5600x, já funcionando, acho que liguei cooler errado.

É um gamax 400 com 1 cooler, ele deve empurrar ar para o dissipador de alumínio/cobre ou retirar?
 
Pessoal chegou meu 5600x, já funcionando, acho que liguei cooler errado.

É um gamax 400 com 1 cooler, ele deve empurrar ar para o dissipador de alumínio/cobre ou retirar?
Empurrar para o dissipador. Se você quiser melhorar alguns graus (pouco) coloque um retirando o ar do dissipador atrás
 
Empurrar para o dissipador. Se você quiser melhorar alguns graus (pouco) coloque um retirando o ar do dissipador atrás
Obrigado montei errado mesmo, mas só o COOLER, facil trocar.
 
Eu tenho Ryzen 3600 com memórias 8Gb x 2 2666Mhz (aida bate 87 ns de latência) e fiz um over pra 3000Mhz (aida dando 76 ns), minha dúvida é: no uso normal do dia a dia (uso de office, windows) dá muita diferença de performance ou é algo que não se nota ?
Jogando em 1080p 60hz percebe essa diferença ou praticamente nula ?
 
Agora que o H150i Pro ficou mais barato, me arrependo parcialmente eu não ter pego ele ao invés do H100i e ter posto na frente com case, fazendo push and pull inclusive. :haha:
 
Eu tenho Ryzen 3600 com memórias 8Gb x 2 2666Mhz (aida bate 87 ns de latência) e fiz um over pra 3000Mhz (aida dando 76 ns), minha dúvida é: no uso normal do dia a dia (uso de office, windows) dá muita diferença de performance ou é algo que não se nota ?
Não nota.

Jogando em 1080p 60hz percebe essa diferença ou praticamente nula ?
A depender do jogo, dá pra ver uma diferença de FPS sim.
 
atualizei a minha asus b550 tuf plus pra agesa 1.2.0.1 e mais uma vez queda leve na performance, com a 1.1.8.0 fazia 54ns no aida e 22000 no cinebench e 47 mil no winrar, na 1.2.0.0 passei a fazer 55ns no aida e 21300 no cinebench 46 mil no winrar, agora com a 1.2.0.1 estou fazendo 56ns no aida e 20700 no cinebench e 45 mil no winrar
 
Glr, eh seguro usar um cabo desses https://shopee.com.br/Cabo-Multi-Fa...tter-Molex-3-E-4-Pinos-i.334183222.3762622252 ligado na entrada de Chassis_fan da mobo? Quero ligar duas fans (be quiet pure wings 2 high speed) de 140mm que gastam 0.5A cada na mesma entrada de CHA_fan(minha mobo so tem a de cpu + 2 de gabinete, uma traseira e uma frontal que atua como segundo conector pra bomba tb), mas não consigo achar datasheet da mobo(b450m tuf pro), unica info que achei foi falando que a CPU_Fan suporta 1A e que não é pra usar nas entradas nenhum jumper caps do tipo nos conectores de fans, é seguro ou realmente periogoso conectar um conector assim pra ligar em 2 fans de 0.5A cada? não queria gastar em uma controladora cara, só uma opção barata e confiavel, já que n vou usar rgb nem nada

link das fans:https://www.kabum.com.br/produto/131774/cooler-fan-be-quiet-pure-wings-2-pwm-140mm-high-speed-bl083
 
Glr, eh seguro usar um cabo desses https://shopee.com.br/Cabo-Multi-Fa...tter-Molex-3-E-4-Pinos-i.334183222.3762622252 ligado na entrada de Chassis_fan da mobo? Quero ligar duas fans (be quiet pure wings 2 high speed) de 140mm que gastam 0.5A cada na mesma entrada de CHA_fan(minha mobo so tem a de cpu + 2 de gabinete, uma traseira e uma frontal que atua como segundo conector pra bomba tb), mas não consigo achar datasheet da mobo(b450m tuf pro), unica info que achei foi falando que a CPU_Fan suporta 1A e que não é pra usar nas entradas nenhum jumper caps do tipo nos conectores de fans, é seguro ou realmente periogoso conectar um conector assim pra ligar em 2 fans de 0.5A cada? não queria gastar em uma controladora cara, só uma opção barata e confiavel, já que n vou usar rgb nem nada

link das fans:https://www.kabum.com.br/produto/131774/cooler-fan-be-quiet-pure-wings-2-pwm-140mm-high-speed-bl083
Pq não pega um desses? O preço tá quase o mesmo, sendo que nesse deixa de se preocupar com alimentação já q vem pela sata, e o controle ainda fica pela mobo. Tenho um parecido que comprei pelo Ali e funciona bem.
 
Pessoal comecei a refinar a config da assinatura.

As temperaturas parecem boas, mesmo em Stress, o 5600x não bateu nem 80ºC.

Sobre as memorias, minha ASUS oferece XMP apenas de 3000, para subir em 3600 preciso setar cada item em manual é isso ? Vocês sugerem achar isto pelo Rysen Master ?
 
Pq não pega um desses? O preço tá quase o mesmo, sendo que nesse deixa de se preocupar com alimentação já q vem pela sata, e o controle ainda fica pela mobo. Tenho um parecido que comprei pelo Ali e funciona bem.
vi essas mas suspeitei de golpe ou algo do tipo, e n entendi direito a variação das versões: uma seria entrada por sata que posso ligar na fonte pra alimentação e na mobo pra controle? enquanto a outra seria oq?
 
Última edição:
vi essas mas suspeitei de golpe ou algo do tipo, e n entendi direito a variação das versões: uma seria entrada por sata que posso ligar na fonte pra alimentação e na mobo pra controle? enquanto a outra seria oq?
A variação é só a forma de alimentação, um é via o conector de energia do SATA e o outro é MOLEX.
Em ambos os casos um pino vai pra placa mãe que é pra receber os controles da FAN (do ponto de vista da mobo, é como se tivesse apenas 1 fan conectado), e "replicar" esse controle para todas as fans conectadas no hub.
 
A variação é só a forma de alimentação, um é via o conector de energia do SATA e o outro é MOLEX.
Em ambos os casos um pino vai pra placa mãe que é pra receber os controles da FAN (do ponto de vista da mobo, é como se tivesse apenas 1 fan conectado), e "replicar" esse controle para todas as fans conectadas no hub.
saquei, então no caso eu não perco nada utilizando molex? acho que vou nele então mesmo,vlw
 
saquei, então no caso eu não perco nada utilizando molex? acho que vou nele então mesmo,vlw
Não, vai da sua preferência. Eu tenho a versão SATA aqui pq não tava a fim de colocar o cabo molex na PSU só pra isso, só reaproveitei o cabo dos meus discos.
 
Estava querendo jogar um dinheiro fora aqui no PC, estava pensando em trocar o 3800x por um 5800x... Mas não sei se é negócio...

Segunda opção seria vender meu HyperX Revolver S e pegar um Astro A50, ou, terceira, pegar um ssd m2 nvme de 1tb da WD. 🤔

P.s: Vi alguns benchs onde o 5800x parecia conseguir latências de memória bem melhores que o 3800x. Não sei se em jogos o ganho é significativo
Vou opinar apenas no CPU..

eu sai do 3800x para o 5800x..
temos a "mesma" gpu , eu jogo apenas em 1080p... o ganho é SURREAL.. vale cada centavo. Meus ganhos foi na casa de 30%.
a diferença de temperatura , no meu case , sem alterar pasta , sem alterar wc , foi de 60 > 65º ingames.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, eu não pegaria o 5800x se não estivesse muito mas muito abaixo do preço que sempre é praticado, ele é absurdo de quente, consegue ser mais quente que o meu 3900x aqui.
uma boa configuração nem sente a temperatura.
eu jogo com <65º benchs <72º e FULL LOAD <82º..
no mais , o RHBH já falou tudo que precisava.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

atualizei a minha asus b550 tuf plus pra agesa 1.2.0.1 e mais uma vez queda leve na performance, com a 1.1.8.0 fazia 54ns no aida e 22000 no cinebench e 47 mil no winrar, na 1.2.0.0 passei a fazer 55ns no aida e 21300 no cinebench 46 mil no winrar, agora com a 1.2.0.1 estou fazendo 56ns no aida e 20700 no cinebench e 45 mil no winrar
eu sai da 450m steel legends agesa anterior a 1.2 ( n lembro o numero ) , fazia 52.5ns , com agesa 1.2.0.0 subiu pra 55.X ns..

agora peguei a ROG 550-E com Agesa 1.2.0.0 e aumentou dinovo para 57.5ns, porem as Escritas , Leituras , Copias , se mantevem no mesmo "patamar". 58K ( READ ) , 31K ( WRITE ) e 52k ( COPY ). as demais coisas ainda nao tive tempo de testar.. troquei a mb nesse final de semana..

daqui a pouco estou com a latency dos 3000x KKKKKKKKKKKKK .
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo