• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Então, não é nem a grana...Jogo bastante simulador de corrida, e uso o pc pra tarefas de trabalho...

Percebo que o R5 1600AF segura um pouco a RTX 2070 (ou talvez seja só impressão)
Talvez o 3600 deixasse meu sistema mais fluido...

A placa mae nem é prioridade, mesmo pq me parece a 320 segura o 3600...
Queria comprar mesmo o R5 3600, q foi pra R$923 no aliexpress...
O investimento seria baixo, pois o 1600AF iria direto para o ML e eu teria um sistema levemente superior, com pouco investimento...

Ou estou completamente errado?

Ah, a geração 5000 é bem interessante, mas ai ja dobra o valor do processador, então está fora...

Compensa, eu já tive exatamente os dois combos, fiquei uns 6 meses com cada um, 1600AF + 2070 e 3600 + 2070, com o 3600 fica muito melhor, mesmo quando parece que não faz muita diferença na média e tal, o frametime é mais agradável.
 
Pessoal, atualmente possuo um i7 2600 e tenho até 2000 reais no máximo pra fazer um upgrade.
Vale a pena eu pagar 1500 em um ryzen 3600 + mobo b450 (1700 reais) ou partir logo pra um ryzen 5600x + b550 aorus que aí vai ultrapassar os 2200 reais. Vale a pena fazer essa dívida a mais?
 
Compensa, eu já tive exatamente os dois combos, fiquei uns 6 meses com cada um, 1600AF + 2070 e 3600 + 2070, com o 3600 fica muito melhor, mesmo quando parece que não faz muita diferença na média e tal, o frametime é mais agradável.
Mestre, no fim... Ontem a noite coloquei a 320 no mercado livre, acordei ja tava paga e com etiqueta para imprimir... Ja foi.. A b450 chega amanhã... Próximo up é o processador, vai demorar pq vem do ali...

Vamos ver!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, atualmente possuo um i7 2600 e tenho até 2000 reais no máximo pra fazer um upgrade.
Vale a pena eu pagar 1500 em um ryzen 3600 + mobo b450 (1700 reais) ou partir logo pra um ryzen 5600x + b550 aorus que aí vai ultrapassar os 2200 reais. Vale a pena fazer essa dívida a mais?
Valer sempre vale... Qto mais nova a tecnologia, melhor... A grande questão é a sua capacidade de pagamento....

Eu prefiro ir no 3600 agora e upar depois mais uma vez....
 
Mestre, no fim... Ontem a noite coloquei a 320 no mercado livre, acordei ja tava paga e com etiqueta para imprimir... Ja foi.. A b450 chega amanhã... Próximo up é o processador, vai demorar pq vem do ali...

Vamos ver!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Valer sempre vale... Qto mais nova a tecnologia, melhor... A grande questão é a sua capacidade de pagamento....

Eu prefiro ir no 3600 agora e upar depois mais uma vez....

O meu veio do Ali tb, aliás até o 5600X veio kkkk. Hj em dia o Ali entrega na mesma média de velocidade que Pichau e Terabyte por exemplo, nem a questão da ansiedade de esperar mais de mês tem mais, muita vantagem.
 

AMD registra crescimento de 93% no primeiro trimestre de 2021​

Receita foi de U$ 3,45 bilhões no período


Memórias DDR5 devem começar a ter grande presença no mercado a partir de 2022​

Presença vai aumentar com o passar dos anos, virando padrão de mercado em 2023


mem%C3%B3ria-ddr5-relat%C3%B3rio.jpg
 
O meu veio do Ali tb, aliás até o 5600X veio kkkk. Hj em dia o Ali entrega na mesma média de velocidade que Pichau e Terabyte por exemplo, nem a questão da ansiedade de esperar mais de mês tem mais, muita vantagem.
Nem fale... Da uma força, pq comprar por aqui com os valores atuais, realmente...não compensa sequer pensar em fazer o up...

A b450 aguenta esse 5600x?
Segundo o Peperaio aguenta, mas na prática tb?
Eu to resolvido a pegar o 3600, já é um baita up... Mas na próxima vez, se não precisar trocar a mobo, melhor né...
 
Última edição:
O meu veio do Ali tb, aliás até o 5600X veio kkkk. Hj em dia o Ali entrega na mesma média de velocidade que Pichau e Terabyte por exemplo, nem a questão da ansiedade de esperar mais de mês tem mais, muita vantagem.
Qual o vendedor no Ali que vcs estão importando ?
 
Nem fale... Da uma força, pq comprar por aqui com os valores atuais, realmente...não compensa sequer pensar em fazer o up...

A b450 aguenta esse 5600x?
Segundo o Peperaio aguenta, mas na prática tb?
Eu to resolvido a pegar o 3600, já é um baita up... Mas na próxima vez, se não precisar trocar a mobo, melhor né...

Sua dúvida é bugs ou qualidade? Independente de qual seja, a resposta é sim. Eles consomem menos que as gens anteriores, além do que tem placas e placas tb, tem B450 com construção digna de A320, e tem B450 melhor que X570. Essa ITX que uso por exemplo segundo os manjadores suporta até o 3950X/5950X sem sofrer, só não pode socar OC.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Qual o vendedor no Ali que vcs estão importando ?

Sinceramente eu não escolho muito não, vou no mais barato que tenha reputação, e quando está tudo parelho eu escolho a BY168 Store ou a SZCPU Store. Na realidade geralmente é uma dessas que tem o melhor preço de qualquer forma, então quase sempre compro dessas. Até hj já comprei 1x 3200G, 2x 3600, 2x 3600X e o 5600X, tudo tranquilo. Já comprei vários Xeon tanto dragão chinês padrão quanto os 771 tb e foi de boa, mas esses tem tanto tempo que não compro que nem sei se são essas lojas mesmo que vendem ou se são outras.
 
Sua dúvida é bugs ou qualidade? Independente de qual seja, a resposta é sim. Eles consomem menos que as gens anteriores, além do que tem placas e placas tb, tem B450 com construção digna de A320, e tem B450 melhor que X570. Essa ITX que uso por exemplo segundo os manjadores suporta até o 3950X/5950X sem sofrer, só não pode socar OC.
Cara... Minha pergunta é sobre estabilidade, fiquei preocupado com a falta do dissipador no vrm das 320.... Peguei a steel legend agora, me parece melhor...

Qual o vendedor no Ali que vcs estão importando ?
Eu ainda não escolhi o vendedor em definitivo , mas, falam mto bem do BY168... Venho monitorando o preço dele faz uns dias...
 
Sinceramente eu não escolho muito não, vou no mais barato que tenha reputação, e quando está tudo parelho eu escolho a BY168 Store ou a SZCPU Store. Na realidade geralmente é uma dessas que tem o melhor preço de qualquer forma, então quase sempre compro dessas. Até hj já comprei 1x 3200G, 2x 3600, 2x 3600X e o 5600X, tudo tranquilo. Já comprei vários Xeon tanto dragão chinês padrão quanto os 771 tb e foi de boa, mas esses tem tanto tempo que não compro que nem sei se são essas lojas mesmo que vendem ou se são outras.
Obrigado amigo pela resposta, vi que a SZCPU e muito bem requisitada, e aqui mesmo tem muitas pessoas que compraram nessa loja e veio tudo certinho.
Acho que vou arriscar um 5600x.
 
Obrigado amigo pela resposta, vi que a SZCPU e muito bem requisitada, e aqui mesmo tem muitas pessoas que compraram nessa loja e veio tudo certinho.
Acho que vou arriscar um 5600x.
Mas o valor está próximo das lojas nacionais, pelo que eu vi... Vale a pena importar?
 
@igormp um cara tem uma X570 gaming Pro Carbon Wifi usada no ML, to tentando ver se ele faz 2k.

Você acha que vale o valor?

Quanto vocês acham que vale a minha X470 Gaming Pro Carbon?1700?
 
@igormp um cara tem uma X570 gaming Pro Carbon Wifi usada no ML, to tentando ver se ele faz 2k.

Você acha que vale o valor?

Quanto vocês acham que vale a minha X470 Gaming Pro Carbon?1700?
Toma essa planilha pra te ajudar a verificar umas coisas mais técnicas:


Mas acho que tá muito caro 2k nessa placa. Ela tem VRMs pouco piores que uma B550-E, que tava custando 2k nova.
A não ser que vc faça questão das features do chipset x570, eu recomendo ir de B550.
 
Toma essa planilha pra te ajudar a verificar umas coisas mais técnicas:


Mas acho que tá muito caro 2k nessa placa. Ela tem VRMs pouco piores que uma B550-E, que tava custando 2k nova.
A não ser que vc faça questão das features do chipset x570, eu recomendo ir de B550.

Nossa, o cara que fez essa tabela, merece um beijo, que coisa maravilhosa.


Olhei aqui, pelo que to vendo não vale a pena trocar a minha placa mãe, os ganhos serão muito baixos, pra subir bem teria que desembolsar muito.
 
Mas o valor está próximo das lojas nacionais, pelo que eu vi... Vale a pena importar?

O Ali além de R$ 200~300 mais barato (R$ 300 é praticamente o preço de um air cooler de ponta como os Scythe, pra segurar o PBO sempre com clock máximo), ainda oferece parcelamento em até 6x sem juros, ou 12x com um juros realmente muito pequeno, isso dependendo de como vc pretende pagar é uma vantagem imensa, pq aqui as lojas metem a faca no preço parcelado.
 
Nossa, o cara que fez essa tabela, merece um beijo, que coisa maravilhosa.


Olhei aqui, pelo que to vendo não vale a pena trocar a minha placa mãe, os ganhos serão muito baixos, pra subir bem teria que desembolsar muito.
A única questão é memórias mesmo, mas se já tiver satisfeito com as configs que as suas tão batendo não tem pra que trocar.
 
A única questão é memórias mesmo, mas se já tiver satisfeito com as configs que as suas tão batendo não tem pra que trocar.
Eu até queria trocar, pra conseguir as lanes pro NVMe e melhorar os Over.
Mas acho que a diferença de performance será baixa pra compensar investir tanto.
 

As placas-mãe AMD AM5 chegarão no segundo trimestre de 2022, a série Raptor's Lake Z790 no terceiro trimestre de 2022​

Intel Raptor Lake Z790 chegando após as primeiras placas-mãe AMD AM5​

De acordo com um novo boato, a Intel de fato reivindicará o primeiro lugar na corrida da memória DDR5, mas a plataforma AM5 da AMD estará "apenas" a dois quartos de distância.


O boato veio de PJ , que é editor e revisor da Uniko's Hardware. Este site já forneceu informações que se mostraram verdadeiras, então definitivamente vale a pena conferir. O tweet postado por PJ é bem curto, mas fornece algumas informações interessantes sobre um possível cronograma de lançamento para a série de placas-mãe mais importante no próximo ano.


CPUs AMD Raphael e Intel Alder Lake-S, Fonte: @ExecuFix & VideoCardz

Intel Z690 para Alder Lake no quarto trimestre de 2021

A PJ confirma que a plataforma high-end Z690 de Alder Lake será lançada já no quarto trimestre deste ano. Obviamente, isso não é nada surpreendente, pois o confirmamos facilmente com nossas fontes. Na verdade, existem fabricantes de placas-mãe que afirmam que sua série Z690 estava pronta para a Computex e eles estavam realmente esperando que a Intel lhes permitisse mostrar a nova série na exposição. Infelizmente, isso nao aconteceu.

Intel B660 e H610 para Alder Lake no primeiro trimestre de 2022

Diz-se que as séries B660 de gama média e H610 de gama baixa estão agora planejadas para o início de 2021, mais precisamente o primeiro trimestre. Isso confirmaria os rumores de que a Intel está de fato planejando lançar o Alder Lake SKUs topo de linha antes de revelar modelos com menos núcleos.

Intel Z790 para Raptor Lake no terceiro trimestre de 2022

Além disso, diz-se que a série Z790, que apresentará exatamente o mesmo tipo de soquete (LGA1700), está agendada para o terceiro trimestre de 2022. Concedido, isso não significa que a nova série de placas-mãe será lançada ao mesmo tempo que CPUs Raptor Lake porque a série Z790 suportará tanto o núcleo da 12ª geração quanto o da 13ª geração através do mesmo soquete. Na verdade, poderíamos estar olhando para a mesma situação que tínhamos com a série Z590 e o lançamento atrasado do Rocket Lake-S. No entanto, pode-se supor que a Intel gostaria de responder ao AMD Raphael nesse ponto.

AMD AM5 (X670?) Para Raphael no 2º trimestre de 2022

Finalmente, a programação de lançamento termina com a placa-mãe baseada em AM5 supostamente chegando no 2º trimestre de 2022. No momento não está claro se a AMD está realmente planejando lançar a série 600 ainda com soquete AM4 (pense em Zen3 + / Refresh / Zen3 + V-Cache etc.), ou melhor, mude para o soquete AM5 com novas séries. O que deve ser interessante é que havia rumores anteriormente de AMD Raphael, a primeira série de desktop para soquete AM5 agora é esperada no quarto trimestre. Não faria muito sentido lançar a placa-mãe AM5 antes que as CPUs estivessem prontas, o que nos leva a uma dúvida, o Raphael virá mais cedo? Infelizmente, ainda não temos a resposta para isso.



0VoWbYj.png


AMD divulga mais detalhes sobre a tecnologia de cache 3D​

Novos detalhes foram apresentados no canal da empresa no YouTube


Na Computex 2021, a Dra Lisa Su apresentou a nova tecnologia da AMD para aumentar o desempenho de processadores. Essa tecnologia, 3D V-Cache consiste em "empilhar" uma SRAM de 64MB, agindo como, cache em cima do processador para ampliar o cache L3. Agora, no programa da AMD no YouTube "The Bring Up", foi explicado mais um pouco, de uma maneira mais simplificada, como funciona o chiplet 3D V-Cache.

A conexão do chiplet do 3D V-Cache em cima de cada complexo de núcleos, o que eleva para 192MB o total de memória cache L3, é feita sem nenhuma solda ou coisa do tipo. Somente a força de atração do cobre entre os componentes mantém o núcleo e o chiplet 3D V-Cache preso um ao outro. Desse jeito, a distância física entre os dois é reduzida em mil vezes e os sinais entre eles, núcleo e cache, são acelerados. A técnica reduz o calor e consumo de energia ao mesmo tempo que aumenta a largura da banda.

De uma maneira didática, os apresentadores usam como exemplo o tempo que um sinal percorre um fio de 300 metros e outro fio de 3 centímetros.



O "empilhamento" da SRAM, sem soldas, somente com interação do cobre, é resultado da parceria da AMD com a TSMC. Para botar um chip em cima do outro, o die, placa de semicondutor onde um circuito é produzido, é "raspada" na parte de trás até ficar com 95% da grossura original. Depois, é "só" botar o 3D V-Cache. Devido ao processo de fabricação, não há alteração no tamanho do processador.

Na Computex 2021, Lisa Su mostrou o protótipo do 3D V-Cache, aplicado em um Ryzen 9 5900X baseado na arquitetura Zen 3, rodando Gear 5 e tendo aumentado os FPS em 12%. De acordo com a CEO, em outros jogos o desempenho aumentou 15%

A AMD já confirmou que os próximos processadores Ryzen, baseados na arquitetura Zen 3, serão produzidos ainda neste ano com essa tecnologia. Há diversos rumores conflitantes sobre os próximos Ryzen e a arquitetura Zen 3+ e Zen 4, sendo a única certeza que o 3D V-Cache será o diferencial da AMD em relação a sua concorrente Intel.
 
Esse 3D V-Cache vem pra jogar a pá de cal na Intel, já estava difícil competir no mano a mano, com esse boost em cima da arquitetura então ficou cruel demais. E pelo que eu entendi, imagino que o 3D V-Cache renda como uma bola de neve, ou seja, quanto melhor o processador, mais diferença ele é capaz de fazer.
 
Mas o valor está próximo das lojas nacionais, pelo que eu vi... Vale a pena importar?
Sim estou olhando isso, parece que no ali as parcelas acima de 6x o juros são menores que aqui, e isso faz a diferença.
Mas se for olhar por outro lado, com os lançamentos ai batendo a porta e de se esperar mais, coisa que estou seriamente tentado a fazer.
 
Sim estou olhando isso, parece que no ali as parcelas acima de 6x o juros são menores que aqui, e isso faz a diferença.
Mas se for olhar por outro lado, com os lançamentos ai batendo a porta e de se esperar mais, coisa que estou seriamente tentado a fazer.
Lojas nacionais só compensam a vista mesmo... Por isso meus upgrades demoram pra acontecer...
 
Eu estava pensando em mudar o 3600X para 5600X quando aparecesse uma oportunidade boa, pelo jeito vamos ter uma rev com 3D V-cache,último up para o AM4, aí partiu 8/16 pra segurar até 2023.
 
Eu estava pensando em mudar o 3600X para 5600X quando aparecesse uma oportunidade boa, pelo jeito vamos ter uma rev com 3D V-cache,último up para o AM4, aí partiu 8/16 pra segurar até 2023.
Exatamente por esse fato estou querendo esperar mais um pouco.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo