[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
chegou hj o meu 5600x da china tbm, mas pq será q ta mostrando 2 cores e 4 threads no meu?
outra dúvida é se é normal ficar 50 graus com o cooler box sem fazer nada, a temperatura ambiente de 32
eu achei alta essa temp...

1vQR34L.png
Pelo que vi na internet era pra ser assim assim

Ryzen_5_5600x_CPU_Z.png
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ixe que estranho , oque aparece na BIOS reconhece como sendo um 5600x, confere se é um zen3 mesmo se os china nao mandaram um ryzen remarcado , da um reset na bios , veja também a versao da sua bios atualiza pra ultima , nao acredito que seja BUG no windows mas nada custa formatar do zero.

por ultimo Não tinha nenhuma falha visual no CPU , pino torto etc?
eu conferi sim, não tem pino torto, eu atualizei a bios antes de trocar de CPU
agora eu to preocupado kkkk
 
@vonderheidon escaneia o QR Code do seu Ryzen e vê o que diz, mas pelo visto parece que remarcaram esse 5600X ou é chip com 4 núcleos defeituosos.
 
Pagou quanto? Tem o link da loja?

Não peguei nas famosas como SZCPU e etc.. Peguei em uma tal de LinC Store. Paguei cerca de 1.400 no meu (perdi aquela promo de 1260 que teve na SZCPU). Chegou com menos de 1 mês em minha casa.

Nota, o vendedor tinha (ou tem) 2 anúncios ativos de cpu usado e cpu novo pelo mesmo valor. Sem reparar neste detalhe, eu comprei do anúncio que dizia ser usado. Enviei uma msg pro vendedor no mesmo dia que eu paguei, disse que tinha visto o anúncio do cpu novo e perguntei se ele podia mandar o novo. Prontamente ele disse que sim e quando chegou, realmente não tinha nenhum sinal de uso.
 
Não peguei nas famosas como SZCPU e etc.. Peguei em uma tal de LinC Store. Paguei cerca de 1.400 no meu (perdi aquela promo de 1260 que teve na SZCPU). Chegou com menos de 1 mês em minha casa.

Nota, o vendedor tinha (ou tem) 2 anúncios ativos de cpu usado e cpu novo pelo mesmo valor. Sem reparar neste detalhe, eu comprei do anúncio que dizia ser usado. Enviei uma msg pro vendedor no mesmo dia que eu paguei, disse que tinha visto o anúncio do cpu novo e perguntei se ele podia mandar o novo. Prontamente ele disse que sim e quando chegou, realmente não tinha nenhum sinal de uso.
Só formatar o windows, ta na cara ser isso, ele ta puxando as configurações todas erradas por causa do teu antigo CPU, faz uma instalação limpa e testa. Um processador não funcionar assim é muito raro, ou o chines te passou a perna;
 
eu vou formatar e testar, também desconfio que está pegando as infos do meu athlon
pq eu antes mal conseguia rodar BF5 aqui e hj eu rodei de boa
 
eu vou formatar e testar, também desconfio que está pegando as infos do meu athlon
pq eu antes mal conseguia rodar BF5 aqui e hj eu rodei de boa
tomara que seja um bug do sistema , formata ou roda um linux via pendrive se tiver com muita tralha
 
eu vou formatar e testar, também desconfio que está pegando as infos do meu athlon
pq eu antes mal conseguia rodar BF5 aqui e hj eu rodei de boa

Faz sentido já que Athlon é 2/4, mas também tem vendedor malandro que pega o IHS de um Ryzen e põe num Athlon. Vê na BIOS se ele aparece como 6/12, em último caso pode ser processador com firmware/microcode bugado, ou mesmo instrução CPUID, que permite software descobrir detalhes do processador.
 
eu vou formatar e testar, também desconfio que está pegando as infos do meu athlon
pq eu antes mal conseguia rodar BF5 aqui e hj eu rodei de boa
Eu trabalho com Ti e já me aconteceu um negócio parecido, a máquina tinha um i3 8100 e troquei pra um i5 8400, e quando fiz isso tava funcionando, porém tava com algumas configurações/Informações meio equivocadas, ai resolvi formatar e funcionou, reconheceu tranquilamente com as especificações certas. Achava que fosse por causa de ser um equipamento Lenovo todo cheio de frescura e Placa mãe proprietária, mas pelo visto é algum bug de identificação.
 
Eu trabalho com Ti e já me aconteceu um negócio parecido, a máquina tinha um i3 8100 e troquei pra um i5 8400, e quando fiz isso tava funcionando, porém tava com algumas configurações/Informações meio equivocadas, ai resolvi formatar e funcionou, reconheceu tranquilamente com as especificações certas. Achava que fosse por causa de ser um equipamento Lenovo todo cheio de frescura e Placa mãe proprietária, mas pelo visto é algum bug de identificação.
blz, pra n perder mto tempo eu vou diminuir o volume do meu hd e criar uma partição nova, instalar o windows nela e testar pra ver se muda
se mudar depois eu dou uma organizada no pc e salvo o q for necessário para formatar meu SSD

tomara que seja um bug do sistema , formata ou roda um linux via pendrive se tiver com muita tralha
não tenho muita afinidade com linux, vou testar num windows novo mesmo
Faz sentido já que Athlon é 2/4, mas também tem vendedor malandro que pega o IHS de um Ryzen e põe num Athlon. Vê na BIOS se ele aparece como 6/12, em último caso pode ser processador com firmware/microcode bugado, ou mesmo instrução CPUID, que permite software descobrir detalhes do processador.
para de me botar medo cara kkkkkkk já estou me borrando todo
mas é um vendedor conceituado na loja, a caixa veio lacrada e o processador sem marcas de uso, parece ser novo
estou rezando para ser bug do sistema, sou mto ansioso (faço até tratamento) e ter q devolver seria uma merda
 
Só formatar o windows, ta na cara ser isso, ele ta puxando as configurações todas erradas por causa do teu antigo CPU, faz uma instalação limpa e testa. Um processador não funcionar assim é muito raro, ou o chines te passou a perna;
Mas o meu cpu está normal.. o que está com algum problema é o de outra pessoa..

Acho que você quotou a pessoa errada. (ou a pessoa que perguntou onde eu comprei o meu cpu se enganou quando me quotou)

Aqui está rodando em 4.75ghz com 1.25v em todos os núcleos ativos e 55º de temperatura máxima.
 
blz, pra n perder mto tempo eu vou diminuir o volume do meu hd e criar uma partição nova, instalar o windows nela e testar pra ver se muda
se mudar depois eu dou uma organizada no pc e salvo o q for necessário para formatar meu SSD


não tenho muita afinidade com linux, vou testar num windows novo mesmo

para de me botar medo cara kkkkkkk já estou me borrando todo
mas é um vendedor conceituado na loja, a caixa veio lacrada e o processador sem marcas de uso, parece ser novo
estou rezando para ser bug do sistema, sou mto ansioso (faço até tratamento) e ter q devolver seria uma merda
Não foi minha intenção te assustar, mas só quis alertar que existe a possibilidade de adulteração, mas fazem isso com processadores usados. No seu caso, você comprou a versão na caixa, e dizia no anúncio que era novo? Não tem QR Code na caixa pra checar a autenticidade?
 
chegou hj o meu 5600x da china tbm, mas pq será q ta mostrando 2 cores e 4 threads no meu?
outra dúvida é se é normal ficar 50 graus com o cooler box sem fazer nada, a temperatura ambiente de 32
eu achei alta essa temp...

1vQR34L.png
Em um grupo do facebook tinha uma pessoa com esse mesmo problema, foi resolvido formatando o computador, se não me engano, ele trocou o processador e ficou igual a sua situação
 
Mas o meu cpu está normal.. o que está com algum problema é o de outra pessoa..

Acho que você quotou a pessoa errada. (ou a pessoa que perguntou onde eu comprei o meu cpu se enganou quando me quotou)

Aqui está rodando em 4.75ghz com 1.25v em todos os núcleos ativos e 55º de temperatura máxima.
Errei mesmo kkkkkkk, era outro cara, mas acho que ele viu a minha mensagem já
 
chegou hj o meu 5600x da china tbm, mas pq será q ta mostrando 2 cores e 4 threads no meu?
outra dúvida é se é normal ficar 50 graus com o cooler box sem fazer nada, a temperatura ambiente de 32
eu achei alta essa temp...

1vQR34L.png
já tentou desinstalar o CPU pelo gerenciador de dispositivos do windows e depois pedir por windows instalar sozinho?
 
@vonderheidon reinstala o Windows por cima usando uma ISO, mantendo os arquivos e programas. Às vezes resolve o bug sem precisa formatar.
 
Última edição:
chegou hj o meu 5600x da china tbm, mas pq será q ta mostrando 2 cores e 4 threads no meu?
outra dúvida é se é normal ficar 50 graus com o cooler box sem fazer nada, a temperatura ambiente de 32
eu achei alta essa temp...

1vQR34L.png
Quanto a temperatura, é normal. Com o cooler box é essa bicho bater 95 graus em load. Em idle é quente também. Diz a AMD que foi projetado para isso, mas mesmo pra uso em stock prefiro um cooler melhor, até pra não ficar muito barulhento. Mesmo no meu cooler (que admito não ser nada high end, mas é muito melhor que o box) ele já é bem esquentado...

Quanto aos núcleos, vai no msconfig.exe, clica na aba boot, botão advanced options, vai ter um combo com o número de processadores, bota 12 lá.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Amigo, olha meus posts nessas duas páginas:
Aqui: https://forum.adrenaline.com.br/thr...-zen-2-zen-3.584419/page-2084#post-1075467104
Depois aqui: https://forum.adrenaline.com.br/threads/amd-ryzen-socket-am4-zen-zen-zen-2-zen-3.584419/page-2085

Fiz uma troca muito parecida com a sua.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu vou dar uma esperada.

Um tempo atrás tinha Crosshair VIII Hero e Formula por 2200 no ML.
Como minha X470 me atende bem, vou ver se aparece algo assim de novo.
Ou cogitar a Aorus Ultra.
Muito bom esse ganho de desempenho ein? Depois de tunar, muita coisa, realmente memória faz uma boa diferença.
Pelo visto essas 3600 com 18-22-22 são bem marromenos mesmo, claro que tem que considerar os preços, mas mesmo assim...
Acho que vou pegar aquela mesmo então, pelo visto 3600 com cl14 já dá uma baita performance.
 
Última edição:
pessoal é bug do windows, ele de alguma forma está reconhecendo como era o meu Athlon 3000G, instalei um windows do zero em outro HD velho q eu tinha aqui e ficou normal:
acho q vou formatar, só assim eu excluo coisas q eu não tenho usado ultimamente.
obrigado ai quem me ajudou.

dINg2U0.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quanto a temperatura, é normal. Com o cooler box é essa bicho bater 95 graus em load. Em idle é quente também. Diz a AMD que foi projetado para isso, mas mesmo pra uso em stock prefiro um cooler melhor, até pra não ficar muito barulhento. Mesmo no meu cooler (que admito não ser nada high end, mas é muito melhor que o box) ele já é bem esquentado...

Quanto aos núcleos, vai no msconfig.exe, clica na aba boot, botão advanced options, vai ter um combo com o número de processadores, bota 12 lá.

meu windows do SSD só reconhece 4 cores mesmo kkkk

ZIxyHIT.png


EDIT: resolvi pessoal, era só desabilitar essa opção "Número de processadores:" e reiniciar
iniciou com os 12 cores agora

6vEfwiD.png


ou seja, n era bug, era configuração mesmo
obrigado a todos
 
Última edição:
pessoal é bug do windows, ele de alguma forma está reconhecendo como era o meu Athlon 3000G, instalei um windows do zero em outro HD velho q eu tinha aqui e ficou normal:
acho q vou formatar, só assim eu excluo coisas q eu não tenho usado ultimamente.
obrigado ai quem me ajudou.

dINg2U0.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---



meu windows do SSD só reconhece 4 cores mesmo kkkk

ZIxyHIT.png


EDIT: resolvi pessoal, era só desabilitar essa opção "Número de processadores:" e reiniciar
iniciou com os 12 cores agora

6vEfwiD.png


ou seja, n era bug, era configuração mesmo
obrigado a todos
Que bom que encontrou a solução, agora é curtir o monstrinho.
 
Guys, uma pergunta. Eu tenho um 3600 e queria saber como fazer um over nele, e se posso.
Minha mobo é uma B450m ds3h, ela por si só suporta um over bom? Meu water cooler é um H80iv2 mas essa semana chega o lian li 360mm então ele aguenta kk
Só que n manjo absolutamente nada de OC, se faz pela bios ou amd ryzen master. Outra questão, as memorias influenciam no OC do processador? Atualmente são 16gb bem lixosos de 21xx mhz, nem xmp aciona na bios. Porem ta chegando da chinex daqui a 1/2 semanas outras 3000mhz, não sei se influencia em um possivel over
 
Guys, uma pergunta. Eu tenho um 3600 e queria saber como fazer um over nele, e se posso.
Minha mobo é uma B450m ds3h, ela por si só suporta um over bom? Meu water cooler é um H80iv2 mas essa semana chega o lian li 360mm então ele aguenta kk
Só que n manjo absolutamente nada de OC, se faz pela bios ou amd ryzen master. Outra questão, as memorias influenciam no OC do processador? Atualmente são 16gb bem lixosos de 21xx mhz, nem xmp aciona na bios. Porem ta chegando da chinex daqui a 1/2 semanas outras 3000mhz, não sei se influencia em um possivel over
Olha primeiramente acertaria o clock das memorias antes de pensar em over, 2133 esta destruindo performance do seu ryzen, o 3600 em stock empurra com folga sua 1080ti, o meu 3600 é das ultimas fornadas pega 4200 all core no boost automático ,
 
Olha primeiramente acertaria o clock das memorias antes de pensar em over, 2133 esta destruindo performance do seu ryzen, o 3600 em stock empurra com folga sua 1080ti, o meu 3600 é das ultimas fornadas pega 4200 all core no boost automático ,
no caso posso deixar em stock de fabrica mesmo e resolver só as memorias?
 
no caso posso deixar em stock de fabrica mesmo e resolver só as memorias?
O ideal é fazer Over ou na memoria ou no Processador primeiro, e testar por um bom tempo pra depois fazer no outro, se você fazer nos dois e dar pau você não saberá qual dos 2 que ocasionou o problema, eu to com over no meu processador a 4.3 em todos nucleos a 15 dias, e até agora nada de tela azul (rodei bastante Aida e Cinebench), daqui mais uns 15 dias eu começo a mexer nas memoria, porque aí já sei que o processador tá 100%
 
no caso posso deixar em stock de fabrica mesmo e resolver só as memorias?
Exato, mexe nas memorias primeiro , veja como fica o rendimento, se voce notar que precisa de mais rendimento ai parte pro CPU.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo