[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
To achando a copia da minha muito baixa, sei lá

Sem-t-tuloaaaa.jpg
A sua l3 tá bem mais rápida que a dele, e bem mais rápida que os 490 que vc falou.
As memórias dele tão melhor, mas pq elas realmente tem clocks/timings melhores, acho que vc não tá com problema algum aí.
 
A sua l3 tá bem mais rápida que a dele, e bem mais rápida que os 490 que vc falou.
As memórias dele tão melhor, mas pq elas realmente tem clocks/timings melhores, acho que vc não tá com problema algum aí.
Estranho que agora deu essa leitura maior
Antes tinha dado 490 no L3

vou ver se compro memórias melhores, essa hynix cjr que peguei ta ruim de deixar 3733 ou 3600
 
a B550M suporta 2 NVME? sem nenhuma perda de desempenho inclusive da placa de vídeo?

já comprei a b550 e um segundo NVME e estava crente que iria funcionar 100%.

outra questão faz diferença quais as portas m.2? pois meu melhor ssd comprei sem dissipador pra aproveitar o da mobo só que o dissipador fica na porta de baixo.
 
Última edição:
a B550M suporta 2 NVME? sem nenhuma perda de desempenho inclusive da placa de vídeo?

já comprei a b550 e um segundo NVME e estava crente que iria funcionar 100%.

outra questão faz diferença quais as portas m.2? pois meu melhor ssd comprei sem dissipador pra aproveitar o da mobo só que o dissipador fica na porta de baixo.
Depende da placa mãe, olhe nas especificações/manual. A minha B550 steel legend, por exemplo, só suporta 2 lanes PCIe no segundo slot nvme.
 
Depende da placa mãe, olhe nas especificações/manual. A minha B550 steel legend, por exemplo, só suporta 2 lanes PCIe no segundo slot nvme.
no manual não encontrei nada a respeito é muito pequeno.

oq vc entende por este esquema?
amd_am4_b550.jpg
 
no manual não encontrei nada a respeito é muito pequeno.

oq vc entende por este esquema?
amd_am4_b550.jpg
Esse esquema não quer dizer nada, é o genérico da AMD de como o chipset funciona, a implementação de onde cada lane vai fica a cargo da fabricante.
Diz qual a marca/modelo específico da placa mãe aí.
 
Esse esquema não quer dizer nada, é o genérico da AMD de como o chipset funciona, a implementação de onde cada lane vai fica a cargo da fabricante.
Diz qual a marca/modelo específico da placa mãe aí.
Asus b550m plus tuf gaming
 
Asus b550m plus tuf gaming
AMD Ryzen™ 5000 Series/ 3000 Series Desktop Processors :
1 x M.2_1 socket 3, com M Key, suporta dispositivos de armazenamento no formato 2242/2260/2280 (modos PCIE 4.0 x4 & SATA)
AMD Ryzen™ 4000 G-Series Desktop Processors :
1 x M.2_1 socket 3, com M Key, suporta dispositivos de armazenamento no formato 2242/2260/2280 (modos PCIE 3.0 x4 & SATA)
Chipset AMD B550 :
1 x M.2_2 socket 3, com M Key, suporta dispositivos de armazenamento no formato 2242/2260/2280/22110 (PCIE 3.0 x4 & modo SATA)
4 x Porta(s) SATA 6Gb/s,
Suporta Raid 0, 1, 10

Possui um slot nvme 4.0 x4 e um slot 3.0 x4

Não afeta em nada as linhas para o PCIe x16 da vga. Único detalhé é que um nvme é 4.0 e o segundo 3.0. Só achei sacanage que é o 3.0 que possui dissipador e não o 4.0
 
AMD Ryzen™ 5000 Series/ 3000 Series Desktop Processors :
1 x M.2_1 socket 3, com M Key, suporta dispositivos de armazenamento no formato 2242/2260/2280 (modos PCIE 4.0 x4 & SATA)
AMD Ryzen™ 4000 G-Series Desktop Processors :
1 x M.2_1 socket 3, com M Key, suporta dispositivos de armazenamento no formato 2242/2260/2280 (modos PCIE 3.0 x4 & SATA)
Chipset AMD B550 :
1 x M.2_2 socket 3, com M Key, suporta dispositivos de armazenamento no formato 2242/2260/2280/22110 (PCIE 3.0 x4 & modo SATA)
4 x Porta(s) SATA 6Gb/s,
Suporta Raid 0, 1, 10

Possui um slot nvme 4.0 x4 e um slot 3.0 x4

Não afeta em nada as linhas para o PCIe x16 da vga. Único detalhé é que um nvme é 4.0 e o segundo 3.0. Só achei sacanage que é o 3.0 que possui dissipador e não o 4.0
pelo que li é pq a maioria dos 4.0 já possuem dissipador de fábrica. só que é algo que não precisarei por muito tempo. O ssd que comprei ainda é 3.0. neste caso tanto faz usar o slot de cima ou de baixo correto? pq o meu ssd mais top é sem dissipador. um Wd Black. daí ia aproveitar o dissipador da placa e meu NVME mais velho tem dissipador então usaria no de cima e seria o secundário pra jogos menos jogados.
 
Depois de mais de 10 anos só usando Mac.
Estou montando um PC para trabalho/jogos.
Ryzen 5 5600X, B550M-PLUS, 32GB, 3070 TI, M.2 1 TB, Monitor Dell 3011 ( comigo a anos ).
Algo grave para mudar ?
 
Depois de mais de 10 anos só usando Mac.
Estou montando um PC para trabalho/jogos.
Ryzen 5 5600X, B550M-PLUS, 32GB, 3070 TI, M.2 1 TB, Monitor Dell 3011 ( comigo a anos ).
Algo grave para mudar ?
Só se atente para a qualidade da fonte ATX que você vai usar neste setup. Eu recomendo fonte XPG Core Reactor.
 
Alguém que tenha o 5600x pode mandar um teste do aida?
To achando o L3 baixo do meu, batendo 490 de escrita e cópia

Na parte de memória também, 53k de escrita e 49k de cópia

L3 cache ta zoado no Aida pra quem tem o Windows 11. Se tem o modo Dev ativo já foi corrigido.

No Windows 10 acho que tá normal. Meu L3 cache aqui tá abaixo de 100GB/s na escrita. Não to com o modo dev ativo. Mas não senti diferença em nada, só no Aida mesmo.
 
Última edição:
L3 cache ta zoado no Aida pra quem tem o Windows 11. Se tem o modo Dev ativo já foi corrigido.

No Windows 10 acho que tá normal. Meu L3 cache aqui tá abaixo de 100GB/s na escrita. Não to com o modo dev ativo. Mas não senti diferença em nada, só no Aida mesmo.
Estranho
Eu to com dificuldade de estabilizar a memória, foda que passa em exatamente todos os testes que faço, deixo no aida por horas e só crasha no escape from tarkov
Eu vi que tinha limitado a memória virtual em 4000-12000, retirei para ver
 
Estranho
Eu to com dificuldade de estabilizar a memória, foda que passa em exatamente todos os testes que faço, deixo no aida por horas e só crasha no escape from tarkov
Eu vi que tinha limitado a memória virtual em 4000-12000, retirei para ver

Tá usando em que frequência? Já tentou subir um pouco Vsoc, VDDG IOD essas coisas? Algum erro WHEA nos eventos do windows quando crasha o jogo?
 
Tá usando em que frequência? Já tentou subir um pouco Vsoc, VDDG IOD essas coisas? Algum erro WHEA nos eventos do windows quando crasha o jogo?
Ixi, esqueci de deixar o hwinfo pra saber sobre isso.
Boa ideia companheiro!

Então, simplesmente fecha, ontem que deu memória não pode ser "READ"!

No caso uso 1mv no vddp, vsoc to usando 1.15 para ver se estabiliza e vddg e iod em 1.050mv

To usando 3733 em 16-20-20-20-38-58, procodt em 60

Mas em 16-19-19-19 acontece a mesma coisa, to esperando que seja da memória virtual limitada porque é somente o escape from tarkov que dá bigode, ele mama 16gb que eu tenho hahaha
 
Ixi, esqueci de deixar o hwinfo pra saber sobre isso.
Boa ideia companheiro!

Então, simplesmente fecha, ontem que deu memória não pode ser "READ"!

No caso uso 1mv no vddp, vsoc to usando 1.15 para ver se estabiliza e vddg e iod em 1.050mv

To usando 3733 em 16-20-20-20-38-58, procodt em 60

Mas em 16-19-19-19 acontece a mesma coisa, to esperando que seja da memória virtual limitada porque é somente o escape from tarkov que dá bigode, ele mama 16gb que eu tenho hahaha

Eu deixo o VDDG IOD a 0,04v abaixo do Vsoc. Se tiver dando erro WHEA tenta isso...
 
Pessoal é normal o 5800x pegar essas tensões altíssimas em stock com PBO em auto?
eO8HvWl.png


Tem algum problema é deixar assim?
 
Pessoal é normal o 5800x pegar essas tensões altíssimas em stock com PBO em auto?
eO8HvWl.png


Tem algum problema é deixar assim?

É normal sim. Podes tentar baixar o CO, aí baixa essa voltagem de pico. Aqui mesmo com CO em -30 all cores ainda chega em 1.42v em idle... Porém em stress baixou legal. Vale a pena tentar.
 
qual a ordem correta de instalação das ram na B550m TUF? pelo que vi o pessoal instalando é nos slots mais afastados do processador primeiro?, posição 2 e 4 está correto
?

no manual tem isso:

LS8lsa1.jpg
 
É normal sim. Podes tentar baixar o CO, aí baixa essa voltagem de pico. Aqui mesmo com CO em -30 all cores ainda chega em 1.42v em idle... Porém em stress baixou legal. Vale a pena tentar.
Meu medo é esse ai
meu 5600x fica all cores 4650 no auto com 1.3v, sendo que quando faço PBO2+CO com -30 em all cores, fica tudo 1.35-1.4 constantes quando to jogando..ai rola a degradação né
 
Meu medo é esse ai
meu 5600x fica all cores 4650 no auto com 1.3v, sendo que quando faço PBO2+CO com -30 em all cores, fica tudo 1.35-1.4 constantes quando to jogando..ai rola a degradação né
Qualquer coisa sobre degradação baseado em como o PBO(2) gerencia o processador é pura especulação. Não estou dizendo se acontece ou não, mas não tome mensagens de fórum como verdade.

Pessoalmente eu deixo o CPU com PBO+100mhz aqui (5800X) e a performance fica melhor do que deixando 4.7ghz all-core pois ele boosta mais alto em workloads single-threaded, que é a maior parte do que você vai fazer num PC.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo