[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,020
Alguém ja testou? principalmente questao do cache L3 nao só a latência mas a largura de banda? eu depois da péssima primeira impressao de uso , acho que vou arriscar atualiza só ano que vem.
Aqui sai de um 34,6 /L3 antes da atualização para um 10.3 depois da atualização.
 
Aqui sai de um 34,6 /L3 antes da atualização para um 10.3 depois da atualização.
resolvi fazer a atualização de curioso , realmente agora estou tendo exatamente mesmo rendimento que tinha no 10 , executei teste de memoria do aida e rodei o cinebench que tambem tinha ocorrido uma ligeira perda de pontuaçao , agora parece estar ok, fiz todos os updates e atualizei o chip7
 
Pessoal,

Acabei de instalar meu ryzen 5900x com a placamãe Asus X570 gaming-e Strix.

Porém estou com uma duvida. Lá na bios eu configurei para usar o DOCP (pelo que entendi equivalente ao XMP da Intel) e coloquei para 3200 que eh a frequencia de minhas memorias.

Eu usei minhas memorias antigas (G.skill 3200 2x8gb CL16 nos slots A1 e B1) e as novas Team Group 2x32gb 3200 CL16 nos slots A2 e B2.

Abrindo o CPU-Z nenhuma das duas estao em 3200mhz. Alem disso ele acusa as Gskill como single channel e as Team Group como dual channel.

O que fiz de errado?
 
Pessoal,

Acabei de instalar meu ryzen 5900x com a placamãe Asus X570 gaming-e Strix.

Porém estou com uma duvida. Lá na bios eu configurei para usar o DOCP (pelo que entendi equivalente ao XMP da Intel) e coloquei para 3200 que eh a frequencia de minhas memorias.

Eu usei minhas memorias antigas (G.skill 3200 2x8gb CL16 nos slots A1 e B1) e as novas Team Group 2x32gb 3200 CL16 nos slots A2 e B2.

Abrindo o CPU-Z nenhuma das duas estao em 3200mhz. Alem disso ele acusa as Gskill como single channel e as Team Group como dual channel.

O que fiz de errado?
Como primeiro teste, tenta usar os 2 kits separadamente, nos 2 pares de slots, pra ver se faz a mesma coisa.

Edit: qual valor de frequência está dando?
 
Última edição:
Pessoal,

Acabei de instalar meu ryzen 5900x com a placamãe Asus X570 gaming-e Strix.

Porém estou com uma duvida. Lá na bios eu configurei para usar o DOCP (pelo que entendi equivalente ao XMP da Intel) e coloquei para 3200 que eh a frequencia de minhas memorias.

Eu usei minhas memorias antigas (G.skill 3200 2x8gb CL16 nos slots A1 e B1) e as novas Team Group 2x32gb 3200 CL16 nos slots A2 e B2.

Abrindo o CPU-Z nenhuma das duas estao em 3200mhz. Alem disso ele acusa as Gskill como single channel e as Team Group como dual channel.

O que fiz de errado?

Vc deve estar confundindo com single rank e dual rank
 
Galera, to com um ''problema'' muito esquisito aqui no meu sistema amd, quando entro em alguns programas bastante especificos tipo o telegram ou somente a sala de espera do diablo 2 ressurected meu som fica fazendo crack e a performance mega esquisita

mas em pouquíssimos lugares, por exemplo se eu to no jogo ele roda perfeito com todos fps que eu espero dele, mas percebi que meus perifericos até mesmo apagam a luz por meio milésimo de segundo

será que é algo da bios? percebo que a voltagem do meu 5600g as vezes pega 1.416v, não é muito alto não? tenho uma placa mãe x570 aorus wifi mini itx, windows 11, atualizei todos chipsets e o windows agora mesmo e ainda continua

parece ser algo relacionado a energia, sei lá, minha fonte é forte também, corsair 750w sfx platinum
 
Qual seria a diferença de single rank e dual rank pra dual channel? tem alguma forma de validar então q tá tudo rodando em dual channel 3200?

O próprio CPU-Z. Quem fala do canal e frequênci ativa é a terceira aba, a quarta fala dos módulos individualmente. É relacionado a quantidade de chips que o módulo tem, se é de um ou dois lados. É irrelevante para dual channel, fundamental para overclock.
 
Galera, to com um ''problema'' muito esquisito aqui no meu sistema amd, quando entro em alguns programas bastante especificos tipo o telegram ou somente a sala de espera do diablo 2 ressurected meu som fica fazendo crack e a performance mega esquisita

mas em pouquíssimos lugares, por exemplo se eu to no jogo ele roda perfeito com todos fps que eu espero dele, mas percebi que meus perifericos até mesmo apagam a luz por meio milésimo de segundo

será que é algo da bios? percebo que a voltagem do meu 5600g as vezes pega 1.416v, não é muito alto não? tenho uma placa mãe x570 aorus wifi mini itx, windows 11, atualizei todos chipsets e o windows agora mesmo e ainda continua

parece ser algo relacionado a energia, sei lá, minha fonte é forte também, corsair 750w sfx platinum
Já tentou atualizar a bios?
 
Já tentou atualizar a bios?

Já sim, percebi que é algo relacionado a memória ram, que no geral ta rodando tudo perfeito mas nesses pouquissimos casos fica com esse problema de som

Quando coloco XMP fica assim, quando XMP ta desativado em 2666mhz não faz esses crack, o pior que mexi demais já, tentei ir descendo a velocidade, coloquei timing manual, aumentei os timings, fiz de tudo e nada resolveu

Vou desencanar rodar em 4000mhz e deixar assim mesmo
 
Pessoal estou com um problema bem esquisito, do nada meu windows simplesmente congelou, ele vai congelando as coisas aos poucos e derrepente o mouse congela tb, aí só resetando.

Achei esse log de evento no windows:
w2iGarV.png


Alguém mais teve esse problema?
 
Galera, to com um ''problema'' muito esquisito aqui no meu sistema amd, quando entro em alguns programas bastante especificos tipo o telegram ou somente a sala de espera do diablo 2 ressurected meu som fica fazendo crack e a performance mega esquisita

mas em pouquíssimos lugares, por exemplo se eu to no jogo ele roda perfeito com todos fps que eu espero dele, mas percebi que meus perifericos até mesmo apagam a luz por meio milésimo de segundo

será que é algo da bios? percebo que a voltagem do meu 5600g as vezes pega 1.416v, não é muito alto não? tenho uma placa mãe x570 aorus wifi mini itx, windows 11, atualizei todos chipsets e o windows agora mesmo e ainda continua

parece ser algo relacionado a energia, sei lá, minha fonte é forte também, corsair 750w sfx platinum
crackling no audio, geralmente é sinal de FCLK instável.
 
 

isso nos eua, e duvido que vá sair por esse preço ... aqui, já se acha 5950x por menos de 5 mil, na q explode, com cupom ... chuto que o 12000k vai chegar por mais de 6 conto, batendo nos 7 mil ... afora, as mobos e ddr5, que estão 3 conto na terabyte ... enfim, com esse dólar do biroliro fica complicado viu ... a pandemia acabando, era para o dólar estar abaixo dos 4, mas o homi só faz merda, tamo ae com dólar de pandemia ...

e lembrando q estavam fazendo leilão de 11900k gold por mais de 1200U$ no lançamento, q era uma bosta (talvez o pior processador da história) .. imagina o 12900k ...
 
Galera, to com um ''problema'' muito esquisito aqui no meu sistema amd, quando entro em alguns programas bastante especificos tipo o telegram ou somente a sala de espera do diablo 2 ressurected meu som fica fazendo crack e a performance mega esquisita

mas em pouquíssimos lugares, por exemplo se eu to no jogo ele roda perfeito com todos fps que eu espero dele, mas percebi que meus perifericos até mesmo apagam a luz por meio milésimo de segundo

será que é algo da bios? percebo que a voltagem do meu 5600g as vezes pega 1.416v, não é muito alto não? tenho uma placa mãe x570 aorus wifi mini itx, windows 11, atualizei todos chipsets e o windows agora mesmo e ainda continua

parece ser algo relacionado a energia, sei lá, minha fonte é forte também, corsair 750w sfx platinum

Está com o último driver de áudio da sua placa mãe atualizado baixado de site do fabricante da placa mãe?
Você também pode tentar um driver de uma placa mãe de um chipset mais atual que use o mesmo chip de áudio. Por exemplo, sua placa é 470 você baixa um driver da 550.
 

Incrível o que a Apple fez com esse chip M1 max, simplesmente destrói qualquer concorrente no segmento e em alguns casos superando 11900K, 5800X e em alguns casos até mesmo o 5950x consumindo muito menos energia.
Será interessante ver a abordagem da Intel e da AMD nos próximos anos para "bater" de frente com os chips da Apple, são nichos diferentes, mas a performance/consumo sempre é importante.
 
crackling no audio, geralmente é sinal de FCLK instável.
Cara tem haver com o FCLK mesmo? Teria alguma fonte ou se puder me dar uma ajuda, eu troquei meu kit de ram faz umas 2 semanas pras Crucial Ballistix 3600 C16. Só que de lá pra cá realmente tenho escutado meio que um chiado meio estranho no fone mas isso bem de vez enquando mesmo, no inicio deu conhecidencia de ser na mesma hora que um amigo meu falou na Call e dai achei que fosse o mic dele ai nem dei bola, porque é coisa de uns 2~4 segundos, mas depois aconteceu cmg vendo vídeo no youtube, ai pensei, pronto meu headset ta com mal contato, mexi no cabo mas não pareceu resolver, isso ta acontecendo pelo menos uma vez por dia. Será que poderia me dar um help? Desde já agradeço.
 
Cara tem haver com o FCLK mesmo? Teria alguma fonte ou se puder me dar uma ajuda, eu troquei meu kit de ram faz umas 2 semanas pras Crucial Ballistix 3600 C16. Só que de lá pra cá realmente tenho escutado meio que um chiado meio estranho no fone mas isso bem de vez enquando mesmo, no inicio deu conhecidencia de ser na mesma hora que um amigo meu falou na Call e dai achei que fosse o mic dele ai nem dei bola, porque é coisa de uns 2~4 segundos, mas depois aconteceu cmg vendo vídeo no youtube, ai pensei, pronto meu headset ta com mal contato, mexi no cabo mas não pareceu resolver, isso ta acontecendo pelo menos uma vez por dia. Será que poderia me dar um help? Desde já agradeço.
Essas coisas só testando pra isolar a fonte do problema. Cada item do setup é único e esse tipo de "dica" que o colega colocou é um norte pra sua investigação aí...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo