• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] AMD Ryzen Socket AM4 - Zen, Zen+, Zen 2 & Zen 3

Você vai migrar para um ZEN


  • Total de votos
    1,021
Tenho 5700x jogando BF2042 está batendo 80 graus com um gammax GTE troquei a fan original por uma noctua, devo trocar o cooler?
 
E o boost clock que você comentou, na bios tem o boost override cpu, que se eu não me engano dá pra colocar valores negativos chegando a essa frequência. Não seria a mesma coisa?
Isso, tentei botar negativo uma vez ja mas nao consegui aqui, mas tambem nao fucei mais pra ver se ia ou se desbloqueia isso so em bios mais recente que a minha atual

Tenho 5700x jogando BF2042 está batendo 80 graus com um gammax GTE troquei a fan original por uma noctua, devo trocar o cooler?
CPU ta 100% stock? Qual rpm ta o fan? Qual gabinete (e fans + posicionamento deles) e temp ambiente?
 
Isso, tentei botar negativo uma vez ja mas nao consegui aqui, mas tambem nao fucei mais pra ver se ia ou se desbloqueia isso so em bios mais recente que a minha atual


CPU ta 100% stock? Qual rpm ta o fan? Qual gabinete (e fans + posicionamento deles) e temp ambiente?
CPU em stock, a fan está em 1500rpm, não tenho a marca e modelo do gabinete ele é antigo, coloquei a fan original do gammaxx e RWF0016 da corsair na frente puxando o ar e uma noctua 80mm atrás tirando o ar, hoje a temperatura está 25 graus
 
Tenho 5700x jogando BF2042 está batendo 80 graus com um gammax GTE troquei a fan original por uma noctua, devo trocar o cooler?

Muito quente pra BF 2042. Olha que esse jogo é tão mal otimizado que não consome o processador como deveria.

Pode ser o gabinete, testa com ele aberto.

Quando eu tinha um Cooler Master Q500L era nesse nível. A gpu gerava muito calor que ia diretamente pro Fuma 2 e o processador que era um 3600 ficava super quente. Dependendo de quanto a gpu gera calor tem q ter um bom air flow, senão esquenta tudo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso, tentei botar negativo uma vez ja mas nao consegui aqui, mas tambem nao fucei mais pra ver se ia ou se desbloqueia isso so em bios mais recente que a minha atual


CPU ta 100% stock? Qual rpm ta o fan? Qual gabinete (e fans + posicionamento deles) e temp ambiente?

Bora testar depois !
 
Para funcionar com 4 pentes você tem que fazer uma configuração de memoria considerando elas dual rank mesmo sendo 1 rank que vai funcionar de boa, é chato configurar mas no final você acha o limites usando os 4 pentes e fica de boa.
Como disse não tenho certeza se o sistema sobe com memórias somente no A1/B1 além de 2400mhz(eu acho que não).
Agora com 4 pentes funciona sem problema. subir o clock das memórias é mais fácil em 2 do que em 4 pentes, não é impossível, porém é mais trabalhoso(achar a estabilidade).
experimenta deixar os 3600 e setar 1.45V nas memos, se ficar estável vai diminuindo até travar.
Edit: É bom vc baixar o thaiphoon burner pra saber qual é o chip da sua memória.
Fury Renegade o kit 3600 e Trident Z o kit 3000.


A ASUS me respondeu, vou deixar a resposta aqui pois pode ajudar mais pessoas, que assim como eu, não leram o manual, e/ou o QVL list da placa mãe.


E4Iu3mh.jpg


Como no QVL list não tinha a memória RAM que comprei (Kingston, KF436C17BBK4/32, 4x8gb 3600Mhz CL17) citei uma que acho que pode ser equivalente à ela e consta no QVL list (Hyperx HX436C17PB4K4/32), pois são a mesma "marca", quase o mesmo código, e chip de mesma marca Hynix.

E essa coluna "Compatibilidade de soquete", pelo que o suporte respondeu, eu entendi que quer dizer "funciona com 1 pente, com 2 pentes, ou com 4 pentes", quando está 1,2,4. Então, mesmo que a pessoa compre uma RAM 4x8gb que esteja nessa QVL list, mas não está escrito 1,2,4, e sim 1,2, quer dizer que pode não funcionar na frequência máxima usando os 4 slots. Se não entendi errado.

9SXzZ9c.jpg



Então já que a ASUS disse que essa RAM Hyperx HX436C17PB4K4/32 não fica estável usando 4 slots (em 3600Mhz), logo faz sentido a Fury Beast também não ser estável.
 

CPUs de desktop AMD Ryzen 7000 'Zen 4' confirmadas para apresentar mais de 5,5 GHz de clock, 8% de aumento de IPC, 15% mais alto de thread único e 25% mais alto desempenho por watt.​


jfUOTOD.png



Hoje, no Financial Analyst Day , a AMD revelou novas informações sobre seus processadores Ryzen 7000 equipados com a arquitetura de núcleo Zen 4. De clocks a melhorias de desempenho e IPC, a AMD revelou tudo.

CPUs de desktop AMD Ryzen 7000 'Zen 4': mais de 5,5 GHz de clock, 8% de aumento de IPC, 15% de desempenho de thread único e 25% de melhoria de desempenho/watt​

A AMD revelou sua família de CPUs de desktop Ryzen 7000 ' Zen 4 ' codinome Raphael durante a Computex 2022, mas deixou alguns detalhes importantes, como o IPC e os ganhos de desempenho por watt de seu evento. Agora, essas informações foram divulgadas e podemos falar sobre os números de desempenho e IPC apresentados pela fabricante de chips.


5LqDVeX.png



Então, começando com o aspecto mais importante, sabíamos pelo número de desempenho de thread único > 15% que a AMD estava apostando muito em clocks maiores, que terão um grande aumento em relação aos chips Zen 3. A AMD já apresentou velocidades de clock de até 5,5 GHz em vários threads em uma parte de 16 núcleos. Agora, a AMD confirmou que de fato atingirá mais de 5,5 GHz em suas CPUs de desktop Ryzen 7000.

sMgCH9E.png



No lado do IPC, finalmente temos um valor que varia entre 8-10%, mas em cargas de trabalho específicas de desktop, o Zen 4 fornecerá principalmente uma melhoria de 8%. A elevação de thread único >15% ainda permanece intacta e o desempenho geral por watt foi melhorado em mais de 25%. Com isso, a melhoria geral do desempenho em relação ao Zen 3 é avaliada em mais de 35% (desempenho medido em uma CPU Ryzen 7000 de 16 núcleos / 32 threads no Cinebench MT). Outro importante critério de desempenho é atendido pela largura de banda mais rápida e acesso a dados que é fornecido pela utilização do padrão DDR5

HPkReuB.png



Alguns dos principais recursos destacados para CPUs Zen 4 incluem:

  • Desempenho geracional significativo por watt e melhoria de frequência
  • 8-10% de instruções por aumento de clock
  • 15% de ganho de desempenho de thread único
  • Até 125% de largura de banda de memória por núcleo
  • Extensão ISA para AI e AVX-512


B1Eigrq.png



Em termos de extensões ISA, as CPUs AMD Ryzen 7000 Desktop com núcleos Zen 4 serão equipadas com instruções AI e AVX-512. Portanto, no geral, você pode chamar isso de início na plataforma AM5 e SP5 como uma evolução com a revolução chegando em 2024 na forma do Zen 5. Com isso dito, a AMD também terá uma família Ryzen 7000 V-Cache lançada no próximo ano, o que seria veja ganhos de desempenho semelhantes aos do Zen 3 com V-Cache em relação ao Zen 3.


Comparação de CPUs Intel Raptor Lake vs AMD Raphael Desktop 'Esperada'​



Nww5Kat.png
 
Alguém me da uma luz? O que eu posso fazer para resolver isso?

Torci um dos pinos do processador na hora de trocar a pasta termica que veio de fábrica - que mais parecia um superbonder que colocou o processador no cooler kkk -, mas coloquei ele no lugar e encaixou normal, mas de tempo em tempo o pc reinicia do nada.

IMG-20220610-023220-685.jpg
 
Alguém me da uma luz? O que eu posso fazer para resolver isso?

Torci um dos pinos do processador na hora de trocar a pasta termica que veio de fábrica - que mais parecia um superbonder que colocou o processador no cooler kkk -, mas coloquei ele no lugar e encaixou normal, mas de tempo em tempo o pc reinicia do nada.

IMG-20220610-023220-685.jpg
Você pode pegar uma lupa e uma agulha pra levemente dar uns toquinhos no pino até ele subir. Eu já desentortei assim pino da placa mãe que é ainda pior
 

CPUs de desktop AMD Ryzen 7000 'Zen 4' confirmadas para apresentar mais de 5,5 GHz de clock, 8% de aumento de IPC, 15% mais alto de thread único e 25% mais alto desempenho por watt.​


jfUOTOD.png



Hoje, no Financial Analyst Day , a AMD revelou novas informações sobre seus processadores Ryzen 7000 equipados com a arquitetura de núcleo Zen 4. De clocks a melhorias de desempenho e IPC, a AMD revelou tudo.

CPUs de desktop AMD Ryzen 7000 'Zen 4': mais de 5,5 GHz de clock, 8% de aumento de IPC, 15% de desempenho de thread único e 25% de melhoria de desempenho/watt​

A AMD revelou sua família de CPUs de desktop Ryzen 7000 ' Zen 4 ' codinome Raphael durante a Computex 2022, mas deixou alguns detalhes importantes, como o IPC e os ganhos de desempenho por watt de seu evento. Agora, essas informações foram divulgadas e podemos falar sobre os números de desempenho e IPC apresentados pela fabricante de chips.


5LqDVeX.png



Então, começando com o aspecto mais importante, sabíamos pelo número de desempenho de thread único > 15% que a AMD estava apostando muito em clocks maiores, que terão um grande aumento em relação aos chips Zen 3. A AMD já apresentou velocidades de clock de até 5,5 GHz em vários threads em uma parte de 16 núcleos. Agora, a AMD confirmou que de fato atingirá mais de 5,5 GHz em suas CPUs de desktop Ryzen 7000.

sMgCH9E.png



No lado do IPC, finalmente temos um valor que varia entre 8-10%, mas em cargas de trabalho específicas de desktop, o Zen 4 fornecerá principalmente uma melhoria de 8%. A elevação de thread único >15% ainda permanece intacta e o desempenho geral por watt foi melhorado em mais de 25%. Com isso, a melhoria geral do desempenho em relação ao Zen 3 é avaliada em mais de 35% (desempenho medido em uma CPU Ryzen 7000 de 16 núcleos / 32 threads no Cinebench MT). Outro importante critério de desempenho é atendido pela largura de banda mais rápida e acesso a dados que é fornecido pela utilização do padrão DDR5

HPkReuB.png



Alguns dos principais recursos destacados para CPUs Zen 4 incluem:

  • Desempenho geracional significativo por watt e melhoria de frequência
  • 8-10% de instruções por aumento de clock
  • 15% de ganho de desempenho de thread único
  • Até 125% de largura de banda de memória por núcleo
  • Extensão ISA para AI e AVX-512


B1Eigrq.png



Em termos de extensões ISA, as CPUs AMD Ryzen 7000 Desktop com núcleos Zen 4 serão equipadas com instruções AI e AVX-512. Portanto, no geral, você pode chamar isso de início na plataforma AM5 e SP5 como uma evolução com a revolução chegando em 2024 na forma do Zen 5. Com isso dito, a AMD também terá uma família Ryzen 7000 V-Cache lançada no próximo ano, o que seria veja ganhos de desempenho semelhantes aos do Zen 3 com V-Cache em relação ao Zen 3.


Comparação de CPUs Intel Raptor Lake vs AMD Raphael Desktop 'Esperada'​



Nww5Kat.png
EU acabei de receber um RMA de um 5800x, to de olho em um 5900x, nesse momento seria melhor esperar o lançamento dos novos processadores, ou comprar um 5900x ? esperar ajudaria na queda do preço e dependendo do preço poderia entrar na nova geração de processadores
 
EU acabei de receber um RMA de um 5800x, to de olho em um 5900x, nesse momento seria melhor esperar o lançamento dos novos processadores, ou comprar um 5900x ? esperar ajudaria na queda do preço e dependendo do preço poderia entrar na nova geração de processadores
Tem um processador forte não trocaria de momento para o 5900x e esperaria a nova geração.
 
EU acabei de receber um RMA de um 5800x, to de olho em um 5900x, nesse momento seria melhor esperar o lançamento dos novos processadores, ou comprar um 5900x ? esperar ajudaria na queda do preço e dependendo do preço poderia entrar na nova geração de processadores

5800x e 5900x são processadores que irão te servir por anos. Vale mais a pena ter esses processadores, esperar o amadurecimento do DDR5 e aí sim pensar em nova geração.
 
Fiz um monte de testes aqui com o 5600X mexendo no PBO+CO e vi que conforme a carga do aplicativo ele limita o clock da CPU de acordo com o PPT-TDC-EDC configurados...por exemplo no Prime95 Small FFT ele reduz bastante o clock enquanto no Prime95 Blend ele deixa o clock bem alto...pra mim a melhor configuração que consegui em desempenho x temperaturas foi:

PPT = 105
TDC = 80
EDC = 105
CO -12 no core 4 e -15 nos demais cores
CPU Boost Override: +200MHz
Ballistix@3733MHz CL16 IF 1:1

Resultados

Cinebench R23
Frequência média: 4500-4550 MHz
Temperatura máxima: 63,8°C
Multicore: 11725
Singlecore: 1604

Prime95 Blend
Frequência média: 4550-4600 MHz
Temperatura máxima: 67,3°C

Prime95 Small FFT
Frequência média: 4250-4300 MHz
Temperatura máxima: 70,3°C

CPU-Z
Frequência média: 4500-4550 MHz
Temperatura máxima: 62,1°C
Multicore: 5095
Singlecore: 676


AIDA64 FPU test
Frequência média: 4450-4500 MHz
Temperatura máxima: 67,8°C

AIDA64 Mixed test
Frequência média: 4550-4600 MHz
Temperatura máxima: 69,5°C

Format Factory
Frequência média: 4550-4650 MHz
Temperatura máxima: 65,9°C

Acima desse PPT/TDC/EDC não compensa o ganho com o calor gerado....também testei o PPT em 88, em 95 e 100(EDC e TDC subi proporcionalmente ao aumento do PPT) e embora os resultados em bench sejam próximos acompanhando os testes pelo HWINFo dá para ver que o clock vai diminuindo muito no multicore....por exemplo com 88 de PPT o clock no Prime95 SFFT fica abaixo de 4000MHz.

Achei da hora ver o MSI Afterburner bater os picos em 4850MHz porém em uso simples a CPU dá uns picos de tensão lá para a casa dos 1,36v...também observei que para uso básico a CPU trabalha um pouco mais quente exatamente por causa desse clock mais alto e vcore solto...aí é onde a dúvida sobre usar frequência e vcore fixo ou PBO2 reside.
 
Última edição:
EU acabei de receber um RMA de um 5800x, to de olho em um 5900x, nesse momento seria melhor esperar o lançamento dos novos processadores, ou comprar um 5900x ? esperar ajudaria na queda do preço e dependendo do preço poderia entrar na nova geração de processadores
Caso tenha recebido o dinheiro, eu acho que faz sentido esperar se não tiver pressa. Por outro lado, os Ryzen 5000 estão aparecendo com bons preços.
 
Muito obrigado por explicar a nomenclatura PGT.

No caso não sei como mudar o CL, não sei oque é GDM daí vou ver se terei tempo pra aprender sobre isso até dia 08/06 que é a data limite pra pedir arrependimento da memória RAM.

Eu não queria mexer em coisas de overclock, no máximo ligar o ODCP (XMP) pra poder usar os 3600mhz.
E não tenho outro kit de RAM 3600mhz CL16 pra testar pra saber se é o CL17 dessas Fury Beast o problema.

Desculpe a demora, GDM é Gear Down Mode. Geralmente Ryzen gosta disso ON e CL par... O bom era você baixar o ZenTimmings e mandar pra gente aqui...

https://zentimings.protonrom.com/
 
como tem sido o reembolso por parte da amd? é fácil ou tem que ser um problema de cpu totalmente morto ou 2 a 3 rmas já? o meu 5900x está funcionando normalmente, digo, normalmente com todos os bugs que existem no ryzen né, tive do usb, depois do stuttering, e agora do pci express 4.0, será que enviando o cpu pra eles e falando que desisto dele pelos bugs eles me reembolsam ou só se o mesmo não estivesse nem funcionando?

lembrando que já faz 1 ano e meio que o tenho
 
como tem sido o reembolso por parte da amd? é fácil ou tem que ser um problema de cpu totalmente morto ou 2 a 3 rmas já? o meu 5900x está funcionando normalmente, digo, normalmente com todos os bugs que existem no ryzen né, tive do usb, depois do stuttering, e agora do pci express 4.0, será que enviando o cpu pra eles e falando que desisto dele pelos bugs eles me reembolsam ou só se o mesmo não estivesse nem funcionando?

lembrando que já faz 1 ano e meio que o tenho

Acho improvável tu conseguir ativar RMA de um processador que está funcionando. Tu vai ter menos dor de cabeça vendendo seu kit.
 
como tem sido o reembolso por parte da amd? é fácil ou tem que ser um problema de cpu totalmente morto ou 2 a 3 rmas já? o meu 5900x está funcionando normalmente, digo, normalmente com todos os bugs que existem no ryzen né, tive do usb, depois do stuttering, e agora do pci express 4.0, será que enviando o cpu pra eles e falando que desisto dele pelos bugs eles me reembolsam ou só se o mesmo não estivesse nem funcionando?

lembrando que já faz 1 ano e meio que o tenho
Tem a NF, abre o RMA e veja o que acontece.

Já fiz da Intel, o processador em teoria funcionava mas dava crash em qualquer SO ou na instalação ou quando já estava instalado.

Pelo menos aqui, com o 5800X, ultima BIOS numa B450, está 100%.
 
Acho improvável tu conseguir ativar RMA de um processador que está funcionando. Tu vai ter menos dor de cabeça vendendo seu kit.
Tem a NF, abre o RMA e veja o que acontece.

Já fiz da Intel, o processador em teoria funcionava mas dava crash em qualquer SO ou na instalação ou quando já estava instalado.

Pelo menos aqui, com o 5800X, ultima BIOS numa B450, está 100%.
é, o problema é que se eles quiserem fazer a troca do processador, ficar um tempo sem pc e correr o risco de dar em nada pq sinceramente eu não quero mais a plataforma, como vi eles reembolsarem uma galera pensei se poderia ser feito comigo pelos transtornos causados

acho que vou deixar quieto então pq se vender terei que inteirar uma boa grana em outra plataforma
 
Eu tive problema esses dias, e descobri que no final das contas era o processador. Vou acionar a garantia, se eles me reembolsarem o dinheiro, acho que vou segurar pra pegar a nova geração logo. Meu achismo diz que vão chegar no preço que chegaram a série 5000, visto o quão barato está no momento, e ainda faltam meses pra lançarem.
 
procODT 43.6 ou até menor para diminuir a resistências ôhmicas da comunicação com o die quando usado 4 pentes.
RTT_NOM /7 para usar 4 pentes.
RTT_WR /3 para usar memoria 2 rank ou 4 pentes.
RTT_PARK /1 mudar o valor para 2 rank ou 4 pentes.

Meu amigo, bom dia.

Quais dessas configurações eu uso pra chegar nesses valores?
O RTT_NOM no auto está como /7 mas os demais não.

jkggxzt.jpg


nI3hvBE.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E alguém sabe me informar qual opção na minha BIOS é equivalente a essas do ZenTiming?

PT9ayla.jpg


ZpgTOV9.jpg


Edit: na imagem eu marquei errado, era pra marcar tRFC1/2/4 e tRFC1.
 
Última edição:
Meu amigo, bom dia.

Quais dessas configurações eu uso pra chegar nesses valores?
O RTT_NOM no auto está como /7 mas os demais não.

jkggxzt.jpg


nI3hvBE.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E alguém sabe me informar qual opção na minha BIOS é equivalente a essas do ZenTiming?

PT9ayla.jpg


ZpgTOV9.jpg


Edit: na imagem eu marquei errado, era pra marcar tRFC1/2/4 e tRFC1.
no seu caso divide os valores que passei por 240 que fica assim,
Nom 240/7 = 34 ou proximo
o park é 240 mesmo
o wr é 80
 
Galera, estou com uns 5k esperando os novos Ryzen, será que com 5k conseguirei montar um Ryzen 7000 + mobo + ddr5 (32gb 2x16) ?? Sendo que pegaria a memória mais barata hoje que está 1200 na loja que explode, se pá pro final do ano consigo por 1100...

Não vou precisar de um Ryzen muito forte porque eu jogo em 4k e eu não vou precisar de uma placa mãe muito entusiasta porque para mim vai ser inútil.
 
Última edição:
Galera, estou com uns 5k esperando os novos Ryzen, será que com 5k conseguirei montar um Ryzen 7000 + mobo + ddr5 (32gb 2x16) ?? Sendo que pegaria a memória mais barata hoje que está 1200 na loja que explode, se pá pro final do ano consigo por 1100...

Não vou precisar de um Ryzen muito forte porque eu jogo em 4k e eu não vou precisar de uma placa mãe muito entusiasta porque para mim vai ser inútil.
Consegue sim, mas não pegaria memória agora, espera pra comprar meio próximo, essas são as primeiras e com timing meio altos, provavelmente vai cair o preço delas também!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo