AMD silenciosamente reduz desempenho de novos processadores

Bruno

Feel the difference
Registrado
E, 2006 continua sendo um ano negro para a empresa verde no mercado dos processadores. Agora a história se passa entre os processadores codinomeados como Brisbane, produzidos em litografia de 65nm. Se por um lado o consumo elétrico se aprimorou, por outro, o desempenho sensivelmente foi reduzido em relação aos irmãos de 90nm (Windsor). Acredita-se que a AMD tenha alterado as latências ou a velocidade das memórias cache, mas, quem saiba, talvez as duas opções.

O site francês MatBe pôde verificar em um comparativo de como está a situação dos novos processadores da AMD. O link pode ser acessado aqui (em Fr-Fr).

O teste mais precisamente aborda o novo Athlon X2 5000+ (Brisbane) ao Athlon X2 5000+ (Windsor), também sendo comparados entre outros 34 processadores.

000000049005.png


-------------------------------------------------------------------

É claro que uma nova revisão do processo de litografia não chegaria a trazer melhores desempenhos, mas sim uma redução em consumo juntamente com uma melhorada no potêncial de aceleração (como foram constatados), pois se trata de uma mudança dentro da mesma micro-arquitetura (K8). Agora, reduzir o desempenho chega a ser ridículo, ainda mais em um momento onde a AMD não está nada confortável perante à Intel.

Fonte: MatBe (dados).
-Bruno Inf-
 
Acho que a AMD entregou as pontas em 2006 mesmo... mas 2007 está aí e a promessa é que o AM3 seja compatível com AM2 gerando um baita cxb, forma que a aquisição da ATI com certeza vai influenciar bastante em termos de qualidade. O problema é que eles não contavam com o matador C2D :eek:
De qualquer forma esse Brisbane deve ser bom de over :evil:
 
AM3 ? Pô mal troquei pro AM2 e já ta ficando off
 
amd soh fez m.... ultimamente ta me dando pena, quero amd competindo pau a pau com a intel denovo
 
Eu acredito que talvez isso seja uma preparação para a subida de clock, então no mesmo clock vai perder um pouco de desempenho mas por outro lado vai possibiliar clocks mais altos.

Além disso, são todos testes sinéticos pra mostrar o aumento da latencia no cache L2, temos que ver quanto isso vai afetar na prática.

E bruno, quem traduziu isso? " a nível de seu controlador de memória" foi triste.... :lol:
 
Vamos torcer para que a AMD tenha uma bela carta na manga. O que a Intel apanhou com os Pentium 4 a AMD está apanhando agora com o AM2. :cry:
 
(...)
E bruno, quem traduziu isso? " a nível de seu controlador de memória" foi triste.... :lol:

Pô Fla, estava com muito sono, aí tirei somente esse frase lá do FPCs. :p Mas o restante do texto é todo meu, nem peguei toda a matéria pelo mesmo motivo, dos tradutores de lá serem sofríveis mesmo, além de possuirem Copyright. :lol:

Sobre os testes com a perda de rendimento, sim, eles são sintéticos, porém mostram que o foco está relacionado ao desempenho das memórias cache, algo que na prática devemos notar alguma perda em apicação que faz uso da própria, como exemplo: os jogos, onde talvez não se altere em resoluções comuns, mas com altas onde o Hyper-Transport se beneficia (e até se mostra à altura do C2D), deverá sofrer um pouco com as conseqüências.

O relaxo em latências é certeza que foi justamente p/ subir mais as freqüências dos processadores dessa micro-arquitetura, tanto em novos modelos, quanto em overclock. Mas parece que a idéia não foi muito bem sucessedida, já que não conseguiram chegar aos 3,2GHz no Athlon X2 5000+.

[]'s,
Bruno.
 
AM3 ? Pô mal troquei pro AM2 e já ta ficando off

E eu que mal troquei pro 754!!! HAhahahahahaha!

Mas é isso ai, tomara que AMD lance o AM3 e que seja matador, pq do jeito que ta indo a AMD ta afundando...:said:
 
Eu acredito que talvez isso seja uma preparação para a subida de clock, então no mesmo clock vai perder um pouco de desempenho mas por outro lado vai possibiliar clocks mais altos.

Além disso, são todos testes sinéticos pra mostrar o aumento da latencia no cache L2, temos que ver quanto isso vai afetar na prática.

E bruno, quem traduziu isso? " a nível de seu controlador de memória" foi triste.... :lol:
exatamente ! maior poder de overclock !:) :)

e espero que os AM3 sejam compativeis com os AM2:yes:
 
Caras sempre tive amd montei um pentium D 915 pqp..outro mundo guenta muito over e é estavel..to com uma placa mãe pronta pro conroe ...amd muito dificil eu montar outro...e acho dificil a amd ganha da intel em 2007..tanto em preço e desempenho....amd tera q rebolar
 
E eu já estou vendo que fiz bem em ficar no 939...

Troca de processador, mobo, só quando a AMD apresentar uma nova geração...
 
E eu que mal troquei pro 754!!! HAhahahahahaha!

Mas é isso ai, tomara que AMD lance o AM3 e que seja matador, pq do jeito que ta indo a AMD ta afundando...:said:

eu tambem !!! sai do 462 surrado kkkk
 
E eu já estou vendo que fiz bem em ficar no 939...

Troca de processador, mobo, só quando a AMD apresentar uma nova geração...

Assino embaixo. 939 a AMD mandou muito bem, daí pra frente ela está patinando. :lol:
 
E eu já estou vendo que fiz bem em ficar no 939...

Troca de processador, mobo, só quando a AMD apresentar uma nova geração...

Concordo, melhor esperar eles definirem uma plataforma a altura da concorrencia do que ter partido desesperado do 939 pro AM2.
 
E eu já estou vendo que fiz bem em ficar no 939...

Troca de processador, mobo, só quando a AMD apresentar uma nova geração...

Concordo, melhor esperar eles definirem uma plataforma a altura da concorrencia do que ter partido desesperado do 939 pro AM2.

Parece post de fan boy da AMD, pois somente irão trocar de plataforma quando a AMD fizer um processador a altura dos da Intel. E nem cogitam ir para a Intel

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
 
Amd ta indo pro limbo, é uma pena, eu gostava tanto dela.
 
Parece post de fan boy da AMD, pois somente irão trocar de plataforma quando a AMD fizer um processador a altura dos da Intel. E nem cogitam ir para a Intel

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Cogitar a possibilidade de ir pra Intel com os valores que custam uma mobo e um processador Intel? Obrigado mas fico com o 939. hehehehehehehehe :lol:

Claro que se a Intel baixar os preços ou alguém fizer uma doação de dinheiro ou peças Intel eu mudo na hora! :lol:

Da série, não temos dinheiro mas temos humor! :yes: :yes:
 
Cogitar a possibilidade de ir pra Intel com os valores que custam uma mobo e um processador Intel? Obrigado mas fico com o 939. hehehehehehehehe :lol:

Claro que se a Intel baixar os preços ou alguém fizer uma doação de dinheiro ou peças Intel eu mudo na hora! :lol:

Da série, não temos dinheiro mas temos humor! :yes: :yes:

Vc ta por fora fio..viro o jogo a intel possui o processador mais rapido e mais barato..paguei 137 doletas no meu pentium D 915 dual core..o dual mais barato da amd custa 200 doletas..pra ganha deste pentium D só o 4600 pra cima ai ele custa quase 300 doletas..com esta grana vc pega um conroe ai só fx pra ganha dele e custa a bagatela de 500 doletas..entaum fio esquece AMD por enquanto...AMD vai da o troco tenho certeza isso é bom pra nois...esperar pra v
 
Vc ta por fora fio..viro o jogo a intel possui o processador mais rapido e mais barato..paguei 137 doletas no meu pentium D 915 dual core..o dual mais barato da amd custa 200 doletas..pra ganha deste pentium D só o 4600 pra cima ai ele custa quase 300 doletas..com esta grana vc pega um conroe ai só fx pra ganha dele e custa a bagatela de 500 doletas..entaum fio esquece AMD por enquanto...AMD vai da o troco tenho certeza isso é bom pra nois...esperar pra v

O pentium D 915 em stock perde feio pro X2 3800+ também em stock. Com over é outra história, visto que o 915 overcloka + do que o 3800+.

Sem +...
 
Povo falando em am3 que só vai ser lançado em 2008.... O negocio é o AM2+ com Hypertransport 3.0 e cache L3, isso sim deve ser interessante, vai ser algo bonito de se ver, mas neste ano, a intel comandou :p
 
a intel vai bem com o C2D....
eu acho que hj com menos de mil reais dá pra montar um sistema C2D.
 
Acho que a AMD entregou as pontas em 2006 mesmo... mas 2007 está aí e a promessa é que o AM3 seja compatível com AM2 gerando um baita cxb, forma que a aquisição da ATI com certeza vai influenciar bastante em termos de qualidade. O problema é que eles não contavam com o matador C2D :eek:
De qualquer forma esse Brisbane deve ser bom de over :evil:


Bom, não sei se com a aquisição ATI a AMD vai melhorar a qualidade de seus processadores ou vai descambar de vez e levando a ATI junto. Mas eu realmente espero que a AMD venha com o AM3 e com R600 com foça total, porque ficar na mão da Intel não seria nada facil!
 
Me parece que as latências do L2 subiram porque a AMD tá querendo aumentar o cache, e além disso, tá pra sair até o Athlon x2 6000+, 5800+, 5600+, 5400+...
O rolo do AM3 parece que é o seguinte: Proc AM3 é compatível com socket AM3(é lógico) e AM2+(sem algumas tecnologias), mas não com socket AM2. Proc AM2+ é compatível com socket AM2+(é lógico de novo) e AM2 (este último sem HT 3.0 e outras tecnologias)

http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=195046
http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=194913
 
Hummmm !!!
 
Vc ta por fora fio..viro o jogo a intel possui o processador mais rapido e mais barato..paguei 137 doletas no meu pentium D 915 dual core..o dual mais barato da amd custa 200 doletas..pra ganha deste pentium D só o 4600 pra cima ai ele custa quase 300 doletas..com esta grana vc pega um conroe ai só fx pra ganha dele e custa a bagatela de 500 doletas..entaum fio esquece AMD por enquanto...AMD vai da o troco tenho certeza isso é bom pra nois...esperar pra v

Nem FX ganha dos Conroe ;)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo