• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

AMD x6 1100T morrendo? comportamento estranho na minha config

soyo

know-it-all Member
Registrado
Oi pessoal, tudo bem?

Gostaria de uma ajuda / opinião de vocês sobre um problema que tenho enfrentado aqui no meu desktop.

Fiz um upgrade no meu desktop em 2014 com a seguinte ocnfig:

X2 240 -----------------> X6 1100t (comprei usado)
6GB DDR3 OEM -----> 16GB hyperX genesis DDR3 1600 (XMP, vi isso depois..)
NVIDIA 9400 ----------> MSI R7 260x 2GBDDR5
Fonte tosca -----------> Corsair CX500

CPU fan Akasa nero 3.

Ou seja, tudo no limite da minha placa mãe, uma ASUS m4a78t-e (tive até que atualizar a BIOS para poder suportar o X6). O computador ficou muito bom se comparado com o que eu tinha antes, óbvio.

De vez em quando ele simplesmente reiniciava, isso acontecia tipo 1 vez por semana ou até menos, mas depois de 1 ano começou a ficar recorrente demais, reiniciava só em jogos mas passou a reiniciar em softwares "normais" tipo youtube e matlab...

A priori achei que fosse a VGA pois já tinha lido de problemas e comportamento similares com pessoas usando essa placa mas comecei a usar a placa onboard e mesmo assim continuou o problema..

Como queria a algum tempo trocar a placa mae, consegui comprar uma ECS A890GXM-A usada e montei o pc nela. O problema "diminuiu" mas voltou novamente... praticamente todo dia o desktop trava agora..

Mirei na memória, coloquei os 6gb de volta (DDR3 1330) e ele fica muito tempo sem desligar (já cheguei a usar por 3 dias umas 6 horas por dia sem nenhum problema, mas navegando normal, nada pesado (sou engenheiro mecânico, rodo coisas pesadas as vezes)), mas eventualmente desliga.

Isso com VGA de volta, sem a VGA ele desligou em poucos minutos...

Quando ele reinicia, já aconteceu do relógio da bios simplesmente resetar e erros relacionados a frequencia da RAM..

no memtest86 não acusou erros nem com a hyperX nem com as genéricas..

Eu não domino muito sobre instabilidades de processadores mas é a única variável que eu ainda não mexi (desmontar o nero 3 é um saco hehe) e seria muito azar (mas possível) que a mobo que comprei também esteja morrendo (se é que a outra morreu tb, não sei dizer)..

Enfim, se alguém puder me dar uma luz de que tipos de testes ou medições posso fazer no sistema para ter uma pista melhor do que está causando o problema, ficaria muito grato!

Abraços,
Saulo
 
Como ficam as temps? A fonte está ligada direto na tomada? Qual o clock do CPU e a voltagem? E a voltagem das memos?
 
Eu tinha exatamente esse problema, reinicios e tela azul sem motivo aparente, testei memória, ssd e no fim foi minha placa mãe m4a87td morrendo.
Como vc trocou por uma usada eu não descartaria.
 
Pode ser HD.

Mas comprar peças usadas, corre esse risco.
 
Obrigado pelas respostas pessoal!

A temperatura do processador está muito boa, não passa de 45, 50 graus.. placa de vídeo também está bem, não chega a 70 graus em jogos (fica abaixo de 55 em idle).. eu notei que um dissipador da placa mãe está esquentando bem, mas não sei se é normal ou não (o que fica ao lado dos slots pci-e, South Bridge o nome!?), pelo menos ao toque está ficando bem quente...

O hd é um ssd 120gb que comprei novo +1 tb sata para dados, tudo configurado stock (nenhum overclock nem nada, apesar de ser um black edition). Vou checar as tensões na bios e atualizo aqui no post.

o pc está ligado em um filtro simples, direto na tomada sim.

se for a placa mãe de novo, to começando a achar que compensa mais vender esse x6 1100T e comprar um combo intel, já q tenho as memorias XMP ddr3 1600 aqui..
 
Como você já trocou de mobo e não resolveu, ou é incompatibilidade dessas memórias que você está usando (pentes diferentes) ou a fonte que não está entregando força de forma eficaz e estável.

As memórias podem ter passado sem erro pelo memtest, mas não quer dizer que vão funcionar direito juntas, em dual channel.

Sugiro que pegue um pente, teste com o memtest até a exaustão, e confirmado que está perfeito o pente, use apenas aquele pente, e use seu PC o máximo que puder, deixe baixando alguma coisa, etc. mas teste.

De repente ele nem vai travar e/ou dar BSOD usando 1 pente apenas.... se der pau, aí podemos desconfiar bem de má alimentação elétrica das peças, aí se você tiver um multímetro para ver as saídas de tensão dessa fonte, seria interessante.
 
Qual a fonte que esta usando ?
So pode que tem algum componente com problema.
 
Eu diria que o problema é fonte. Se trocou a placa mãe e o problema continuou, as memórias foram testadas, deve ser a fonte que se entregou. Não tem como pegar uma fonte emprestada com um amigo para testar?
 
Faaala pessoal, depois de mais de mês consegui tirar um tempo finalmente para testar algumas coisas e descobri o seguinte:

1 - Testei o pc com pentes de memória em diversos clocks diferentes, pentes de memórias antigos, 1 pente só, 2 pentes, 3... enfim, todas as combinações de memória foram testadas, resultado: Mesma bosta.

2 - Coloquei meu X2 240 para rodar, PC está rodando "lento" (to acostumado com o X6 do desktop e o i7 no notebook..) mas está funcionando tudo, jogos, videos e etc.... isso me leva a crer que o problema é o processador ou a fonte mesmo...

Gostaria de sugestões sobre underclock ou algo assim que talvez possa fazer o X6 rodar OK, eu preciso do máximo possível de núcleos, faz uma diferença enorme em CFD...

Desde já muito grato pela ajuda de todos!
 
Olha acredito que o problema pode ser qualquer coisa, menos processador.
Pelo que sei, processador não existe essa de mais ou menos.. ta mais pra 8/80 ou funciona 100% ou da problema por mau uso. Eu particularmente nunca na vida vi um processador desses que o idle não fica exposto dar algum tipo de problema, com excessão de mau uso do usuário, que seria causado por overclock além do limite ou problemas causados por temperatura extrema.
Inclusive eu já tive essa sua mesma placa mãe m4a78t-e que comprei em 2009 com um Phenom II x4 955 e com uns 4 anos o PC começou a dar problema que nem o seu... Ficava congelando a tela sempre e eu já tinha testado de tudo, memórias diferentes em slots diferentes, fonte diferente, HD diferente, rodei Live CD do Ubuntu pra ver se congelava, troque a pasta térmica do chipset que realmente fritava e queimava a mão só de encostar e nada resolvia, inclusive eu já tinha chegado ao extremo de dar banho de água e sabão na placa mãe e deixar no sol secando, daí ela funcionava as vezes por uma semana ou um mês, mas não teve jeito.... Só trocando a placa mãe resolvi o problema aqui... Hoje esse mesmo Phenom ta no PC do vizinho aqui rodando 100%.
 
Por mais improvável que seja, acredito que seja seu processador.
Você citou que ele dá mais problema quando usa o video onboard, logo não pode ser a fonte o problema, pois com uma VGA offboard o consumo de energia é maior e teria que dar mais problemas que usando a Onboard e a mobo, você usou o processador antigo e rodou normal.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo