Anos e anos com o 2600K, agora é hora de upgrade ou não?

cateysson

Hungry Member
Registrado
Estou há muitos anos com o 2600K e ando pensando em upgrade, principalmente depois de ter visto, um gabinete Thermaltake Core X2, pois sempre quis ter um. Mas como é micro ATX e coincidindo na vontade desse upgrade, gostaria de opiniões sobre qual processador atual seria superior ao 2600K, pois já que montarei um novo PC, o ideal é ser melhor. Como trabalho com edição de video e fotos, vou aproveitar e substituir minha placa de video (GTX660) para uma com mais CUDA CORES, isso influencia aqui pra mim a exportação de videos no Adobe Premiere. E também utilizar um SSD M2 para o SO e assim agilizar o sistema.

Esse 2600K tem sido excelente ao longo desses anos, na verdade, tenho que analisar se esse upgrade irá valer a pena, pois gastar muita grana e ter pouca diferença, não vale a pena.

Meu PC atual:

Asus P8Z68-V PRO
i7 2600K
fonte OCZ 600W
GTX660
SSD Samsung 840 ( SO )
2 HDs Seagate configurados para edição
1 HD Seagate ( para arquivos multimídia )
Gravador DVD
16 Gb DDR3
 
Esse processador é muito bom, principalmente com essa sua placa Asus que conheço muito bem pois usei por 5 anos uma.

Pretende gastar até quanto amigo?
 
Vale a pena cogitar um ryzen, já que o foco seria edição de vídeo.
Seu kit ainda está te atendendo bem? Ou sente que precisa realmente trocar?
Você poderia investir apenas na placa de vídeo. Já que precisaria trocar a placa mãe e memórias também, além do novo processador.
Caso queira realmente trocar sugiro esperar uns meses pra estabilizar os preços (houve corte nos procs Intel)
 
Esse processador é muito bom, principalmente com essa sua placa Asus que conheço muito bem pois usei por 5 anos uma.

Pretende gastar até quanto amigo?

É cara, considero meu PC ainda uma ótima máquina, por isso ainda ando pensando se vai valer a pena, mas vamos avaliar.
Quanto ao gastar,,se eu for aproveitar fonte, os HDs...talvez uns 3 mil. Mas para fazer esse upgrade, o ganho de performance tem que valer a pena.
Se eu ainda fosse ficar com minha máquina, andei pensando em apenas trocar a placa de video para uma GTX970, pois tem 50% a mais de CUDA CORES, e isso ajuda aqui no Premiere. Por uma questão de visual e até mesmo refrigeração, adorei o gabinete Cubo Core 2 da Thermaltake, mas é micro ATX...
 
Vale a pena cogitar um ryzen, já que o foco seria edição de vídeo.
Seu kit ainda está te atendendo bem? Ou sente que precisa realmente trocar?
Você poderia investir apenas na placa de vídeo. Já que precisaria trocar a placa mãe e memórias também, além do novo processador.
Caso queira realmente trocar sugiro esperar uns meses pra estabilizar os preços (houve corte nos procs Intel)

Oi LTK...rapaz, ainda atende sim, e como respondi ao Torrentman, de imediato, pensei na troca da placa de video e talvez na fonte também, não sei se os 600 W vai estar no limite. O único porém é que minha placa-mãe P8Z68-V PRO, de uns tempos pra cá, não reconhece mais o DUAL CHANNEL, tenho 2 módulos de 8Gb e algumas entradas USB internas estão falhando, mas vou testar essas entradas depois.
 
  • Curtir
Reações: LTK
É cara, considero meu PC ainda uma ótima máquina, por isso ainda ando pensando se vai valer a pena, mas vamos avaliar.
Quanto ao gastar,,se eu for aproveitar fonte, os HDs...talvez uns 3 mil. Mas para fazer esse upgrade, o ganho de performance tem que valer a pena.
Se eu ainda fosse ficar com minha máquina, andei pensando em apenas trocar a placa de video para uma GTX970, pois tem 50% a mais de CUDA CORES, e isso ajuda aqui no Premiere. Por uma questão de visual e até mesmo refrigeração, adorei o gabinete Cubo Core 2 da Thermaltake, mas é micro ATX...

Entendo, cara o 2600K é um baita processador, eu usei um i7 2600 normal sem K com essa mobo e era uma maravilha com a GTX1070 cara. Desempenho ótimo no BF1 e GTA V que consomem bastante CPU.

Deu pena de vender esse combo cara, mas foi por uma boa razão.. peguei um i7 6700k e uma outra boa mobo da Asus, uma Z170 PRO.

Fica minha dica, tente pegar um 6700K e uma placa Asus com Z170, o 7700K que saiu depois anda muito quente, pessoal tendo que fazer delid e tal... o 6700K é bem manso com relação à temperaturas.

Uso um CM 212X nele e mantém o carinha bem cuca fresca sempre, mesmo no verão. Uso esse combo desde outubro passado e só tem me dado alegrias.

Não fiz over ainda por 4GHz é bastante coisa, minha GTX 1070 tá esbanjando força, mas futuramente, daqui uns 3/4 anos, faço um over para 4.5GHz se necessário.

A GTX970 é uma excelente placa de vídeo, já tive 2 aqui em SLI e eram o cão. Se comprar uma, com certeza vais gostar bastante. E como saiu a 1070 depois dela, ela está mais barata.

Mas atente-se que a 970 tem "apenas" 3,5GB de VRAM... acho que deves ter lido sobre isso já. Futuramente pode ser um problema com os jogos usando cada vez mais VRAM entende?

Qualquer dúvida sobre o 6700K e o Z170 poste amigo. Acho que seria uma boa mudança pra você. Procure uma Asus Z170 que seja m-ATX para caber no case que queres e parta para o abraço.

Ah, e não esqueça de caprichar nos fans no gabinete. Esses gabinetes menores acumulam muito calor pois as peças estão muito próximas, logo ter fans jogando ar frio pra dentro e outros como exaustores é fundamental.

Um abraço amigo, qlq coisa é só chamar. Boa sorte nas compras!
 
Entendo, cara o 2600K é um baita processador, eu usei um i7 2600 normal sem K com essa mobo e era uma maravilha com a GTX1070 cara. Desempenho ótimo no BF1 e GTA V que consomem bastante CPU.

Deu pena de vender esse combo cara, mas foi por uma boa razão.. peguei um i7 6700k e uma outra boa mobo da Asus, uma Z170 PRO.

Fica minha dica, tente pegar um 6700K e uma placa Asus com Z170, o 7700K que saiu depois anda muito quente, pessoal tendo que fazer delid e tal... o 6700K é bem manso com relação à temperaturas.

Uso um CM 212X nele e mantém o carinha bem cuca fresca sempre, mesmo no verão. Uso esse combo desde outubro passado e só tem me dado alegrias.

Não fiz over ainda por 4GHz é bastante coisa, minha GTX 1070 tá esbanjando força, mas futuramente, daqui uns 3/4 anos, faço um over para 4.5GHz se necessário.

A GTX970 é uma excelente placa de vídeo, já tive 2 aqui em SLI e eram o cão. Se comprar uma, com certeza vais gostar bastante. E como saiu a 1070 depois dela, ela está mais barata.

Mas atente-se que a 970 tem "apenas" 3,5GB de VRAM... acho que deves ter lido sobre isso já. Futuramente pode ser um problema com os jogos usando cada vez mais VRAM entende?

Qualquer dúvida sobre o 6700K e o Z170 poste amigo. Acho que seria uma boa mudança pra você. Procure uma Asus Z170 que seja m-ATX para caber no case que queres e parta para o abraço.

Ah, e não esqueça de caprichar nos fans no gabinete. Esses gabinetes menores acumulam muito calor pois as peças estão muito próximas, logo ter fans jogando ar frio pra dentro e outros como exaustores é fundamental.

Um abraço amigo, qlq coisa é só chamar. Boa sorte nas compras!


Bacana Torentman...
Pergunta boba, mas então esse i7 6700K é bem melhor que o 2600K ? (ainda não penso em OVER) e tb uso um CM212.
Na verdade não gosto de jogar...o uso maior é nas exportações de vídeo. Minha placa de vídeo tem 960 CUDAs e a GTX970, 1534 acho, seria um bom ganho e isso é uma beleza para o Premiere.

Como adorei o gabinete CORE X2, vi essa placa :

https://www.asus.com/br/Motherboards/Z170M-PLUS-BR/overview/

Usando um SSD M2 tem muita diferença para um SSD normal ligado na porta SATA ?

Obrigado pelas dicas...
 
Bacana Torentman...
Pergunta boba, mas então esse i7 6700K é bem melhor que o 2600K ? (ainda não penso em OVER) e tb uso um CM212.
Na verdade não gosto de jogar...o uso maior é nas exportações de vídeo. Minha placa de vídeo tem 960 CUDAs e a GTX970, 1534 acho, seria um bom ganho e isso é uma beleza para o Premiere.

Como adorei o gabinete CORE X2, vi essa placa :

https://www.asus.com/br/Motherboards/Z170M-PLUS-BR/overview/

Usando um SSD M2 tem muita diferença para um SSD normal ligado na porta SATA ?

Obrigado pelas dicas...
É bem melhor sim véi, saí do 2600 normal e senti uma baita diferença de fps no 6700K... acredito que outros aplicativos também melhore muito.

Essa placa é ótima para seu caso que precisa de uma menor. Um SSD M.2 é uma boa, tem altas taxas de escrita/leitura, mas no dia a dia nem se nota quase a diferença de um SATA-III.

E tem o fato de se usar um M.2, além de usar lanes PCI-E da placa, você perde 2 SATAs comuns, se tens vários HDs como eu é um problema.

Abraço brother, qlq coisa poste aí. :joia:
 
É bem melhor sim véi, saí do 2600 normal e senti uma baita diferença de fps no 6700K... acredito que outros aplicativos também melhore muito.

Essa placa é ótima para seu caso que precisa de uma menor. Um SSD M.2 é uma boa, tem altas taxas de escrita/leitura, mas no dia a dia nem se nota quase a diferença de um SATA-III.

E tem o fato de se usar um M.2, além de usar lanes PCI-E da placa, você perde 2 SATAs comuns, se tens vários HDs como eu é um problema.

Abraço brother, qlq coisa poste aí. :joia:


Opa, me perdoe, é que ando desatualizado em informática ultimamente devido a problemas de saúde e andei sem tempo...mas uso 4 HDs (incluindo o SSD) e mais 2 gravadores DVD e realmente preciso disso tudo. Nessa Z170M-PLUS tem 4 SATAs e o sata express...acho que não vai rolar né ?
 
Opa, me perdoe, é que ando desatualizado em informática ultimamente devido a problemas de saúde e andei sem tempo...mas uso 4 HDs (incluindo o SSD) e mais 2 gravadores DVD e realmente preciso disso tudo. Nessa Z170M-PLUS tem 4 SATAs e o sata express...acho que não vai rolar né ?
Puxa, nesse caso fica complicado mesmo, eles insistem nesse SATA express e acabam sacrificando as SATAs comuns que todo mundo usa..

Vou dar uma pesquisada aqui se acho uma com 6 portas SATA comuns m-ATX, qlq coisa te aviso.

Mas é mais fácil achar ATX normal mesmo... m-ATX sempre vai ser mais limitado. Abraços!
 
Amigo essa é top com Z270 e tem 6 SATAs, dê uma olhada: https://www.asus.com/Motherboards/ROG-STRIX-Z270G-GAMING/specifications/
 
Estou há muitos anos com o 2600K e ando pensando em upgrade, principalmente depois de ter visto, um gabinete Thermaltake Core X2, pois sempre quis ter um. Mas como é micro ATX e coincidindo na vontade desse upgrade, gostaria de opiniões sobre qual processador atual seria superior ao 2600K, pois já que montarei um novo PC, o ideal é ser melhor. Como trabalho com edição de video e fotos, vou aproveitar e substituir minha placa de video (GTX660) para uma com mais CUDA CORES, isso influencia aqui pra mim a exportação de videos no Adobe Premiere. E também utilizar um SSD M2 para o SO e assim agilizar o sistema.

Esse 2600K tem sido excelente ao longo desses anos, na verdade, tenho que analisar se esse upgrade irá valer a pena, pois gastar muita grana e ter pouca diferença, não vale a pena.

Meu PC atual:

Asus P8Z68-V PRO
i7 2600K
fonte OCZ 600W
GTX660
SSD Samsung 840 ( SO )
2 HDs Seagate configurados para edição
1 HD Seagate ( para arquivos multimídia )
Gravador DVD
16 Gb DDR3
em relação ao gabinete, vai firme... estou usando o monstro core x9 e não tenho mais do que reclamar de gabinete e aquecimento... toda a linha x da thermaltake é excelente... a refrigeração desses gabinetes é incrível... de todos os cases que já tive (entre corsair, chieftec server, aerocool, zalman, ...), esse core x é um dos melhores em refrigeração...
 
Poise, acho que como o fogo é edição e renderização um Ryzen faria muito mais sentido, ainda mais que ta na mesma faixa de preço dos 6700k/7700k, só que o problema é que ta muito cru no mercado ainda, existem diversas inconsistências, talvez a melhor alternativa seria aguardar mais 1 ou 2 meses até que o ryzen amadureça e todos essas instabilidades sejam resolvidas.

Porém caso tenha pressa ai nesse caso acho que seria mais seguro ir com um 6700k/7700k, ainda mais agora que o preço abaixou do 7700k (ta 100 reais mais barato que o 6700k na kabum). Eu notei muita diferença aqui e o processador aguenta a 970 com muita folga, porém para você fechar esse orçamento ai de R$ 3.000,00 reais vai ficar bem apertado, porque MOBO + CPU + Memoria ja vai sair uns 2100 (a vista) e a VGA custa em torno de 800(usada)~1200 (nova)
 
Eu iria de Ryzen 1700, sem dúvidas é a melhor opção para um pc com foco em edição. Placa de vídeo entre a 970 ou 1070 dependendo da grana disponível. SSD M.2 eu acho que você vai gastar demais, eu pegaria um SSD de boa qualidade com uma capacidade melhor e ainda sairia provavelmente mais barato (sugestão: crucial MX300 500gb).

Mas segura alguns meses para o ryzen se firmar e aparecerem todas opções de mobos por aqui
 
Eu não trocaria o CPU, investiria numa placa de video parruda tipo GTX 1070
 
E um investimento alto, pensando no lado profissional eu pegaria uma placa mais forte e faria um overclock no cpu. Se fosse pra trocar tudo hoje eu trocaria por um RYZEN.
 
Da um overclock no seu CPU e mete uma gtx 1070 pelo menos.
 
Os Ryzen são inferiores em games aos Intel e por isso, não recomendo.
 
O cara falou ali em cima que o pc é pra edição e que ele não gosta de jogar
Exato, no caso dele de repente um Ryzen 1700 ficaria legal, pois pelos testes, esses processadores são bons em programas de edição e tal. Não cheguei a testar pessoalmente, mas é o que vi nos reviews.

Mas o 2600K dele é um bom processador ainda... daria para levar mais um tempo usando ele nuns 4.5GHz com um bom cooler até os AMD se estabilizarem de preço e funcionamento e tal.

Ou mesmo continuar de Intel, vender o 2600K (ele tem um ótimo mercado de venda), a mobo, memórias e pegar um 6700K/7700K com uma mobo nova que daria novo fôlego pra máquina.

A VGA poderia colocar uma GTX970 para ajudar no Premiere, é uma placa com bastante cuda cores e não custa um absurdo, baixou bem de preço com o lançamento da série 10 da Nvidia.

Eu tive 2 GTX970 e eram ótimas, tanto em single quanto em SLI.. vendi um pouco antes do lançamento da série 10 para não desvalorizar e peguei a 1070 com a grana.

Acho que um 6700K + GTX970 ficaria uma máquina bem legal para nosso amigo criador do tópico. Esse i7 posso dizer com certeza que é ótimo para tudo, por experiência própria aqui com ele afirmo.

Abraços a todos!
 
Se teu foco for edição de vídeos até compensa pegar um Ryzen , i7 2600 ainda é um puta processador , sobe fácil no over e são bem frios , eu sinceramente só trocaria a vga ...
 
Você falou que faz edição de vídeos e fotos.

O desempenho do 6700 / 7700k é bem melhor que o 2600k, claro... mas sair de um 4 núcleos para novamente 4 núcleos?
Pelo mesmo preço você compra um RYZEN 1700, que tem 8 núcleos e nos reviews se sai melhor em edições de imagens e vídeos.

https://www.pugetsystems.com/labs/a...2017-AMD-Ryzen-7-1700X-1800X-Performance-909/


Não entendi muito bem. Você falou que pelos reviews a ryzen se sai melhor que o um 7700k em edição de video e imagem, mas nesse review fala que o 7700k se sai melhor em edição de imagem tipo photoshop e o ryzen só se sai ligeiramente melhor em renderização, mas perde pro i7 em outras questões como warp stabilize. Fora que em todos os gráficos o ryzen só mostrou vantagem quando usa vídeo da Red, em ProRes o i7 fica levando vantagem.
Pra essa diferença tão grande em números de núcleos, esperava mais :D
 
O meu que é a versão non-k ainda da um caldo, pode esperar sair os ryzen 5 que você ta muito folgado ainda.
 
É, pela maioria dos comentários, acho mais coerente aguardar o que vai dar esse RYZEN 1700 e comparar melhor com o i7 6700K na época oportuna.
E pelo que vi, o meu 2600K ainda dá um bom caldo e olha que nunca fiz OVER.
Mas o que ainda posso fazer é trocar minha GTX660 por uma GTX970, apesar que por mais R$ 400,00 compraria uma GTX1070, isso vai depender no que eu tiver debaixo do colchão.
Gostaria de adiantar também a compra do gabinete, o Thermaltake X9 está acima do orçamento, o X2 é só I-TX e M-ATX, gostei do X5 mas não estou achando....esse cabem todos os formatos.
Sendo assim, já posso adiantando alguns itens que já seria funcional no momento e já estaria preparado para um upgrade maior.
Estou querendo um gabinete CUBE e essa série da Thermaltake achei muito bacana e caso eu fique na plataforma ATX, estaria servido.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo