ao oldman, sobre o p10 ...

ultra7-ecq

Arqs & Urbs
Registrado
ao oldman, sobre o p10 da 3Dlabs...

Acho que ninguem mais habilitado que o Oldman para responder a essa pergunta, mas se alguém quiser colaborar, manda ver....

A cerca de dois anos uma empresa (Transmeta) desenvolveu um chip de nome "crusoé", que diferenciava de todos os processadores por ter uma "camada extra" de software, que realizava várias funções, que nos processadores convencionais teriam que ser realizados por transistores extra... resultado: o processador economizava uma barbaridade de energia e praticamente nao esquentava, e esse software, como tal, poderia ser atualizado (ou nao??), tanto que lançaram outras versoes do software em que o desempenho do processador poderia aumentar em ate 50%, dependendo do aplicativo; além do fato de o procesador nao precisar ficar preso aos padroes x86, ja que essa parte de conversao do codigo x86 para o hardware, era feito pela "camada de software", o que deixava o projeto do hardware livre para crescer para onde fosse melhor.

Resumindo, a minha pergunta é a seguinte:
O que o processador da 3Dlabs (o P10) tem dessa tecnologia, já que os dois (nao sei se o P10 funciona assim...) tem uma área de memoria ROM que guarda instruções programáveis? Ou ele nao tem relação nenhuma com esse projeto e é uma coisa completamente diferente??

pra quem nao conhece a transmeta: http://www.transmeta.com/
e o Linus Torwalds(acho q é assim q escreve.... :D ) tb é um dos socios da empresa...

é isso...
abraços aos colaboradores
 
È que ninguem fala do Crusoe a mais de um ano......
 
Fiquei sem ver o fórum dois dias e dá nisso... 80 posts pra ler. O fato de ter instruções em ROM significa só que são processadores embutidos programáveis. O Crusoé eh e vai continuar sendo uma revoluç~cao no quesito consumo baixo. O s processadores do P10 não tem nada a ver com ele.. tanto que são SIMD (ou seja.. fazem cálculos vetoriais além dos simples). Os processadores do P10 não tem nada de muito especial além deserem muito pequenos... ai cabe 200 deles em uma placa
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo