• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Ao pessoal que programa: por onde começar?

rafaleao

Travel Agent at the DoD
Registrado
Trabalho com Design Gráfico e tenho experiência na criação de layouts para sites, assim como em usabilidade e arquitetura da informação. Porém, nunca me aventurei a aprender programação... Conheço pouco sobre a área, mas me interesso bastante pelo assunto.


Sendo assim, gostaria de tirar uma grande dúvida com o pessoal que já programa: por onde posso começar?
Estou terminando a faculdade de Design Gráfico e não me vejo começando uma nova faculdade nesse momento só para aprender programação. Minha ideia era buscar informação em livros/internet e dar uma de autodidata mesmo... Me interessei bastante pelos cursos do site lynda.com, que abrangem muitos tópicos da área.


De início, seria melhor me dedicar a aprender HTML 4.1, CSS e JS?
Outra dúvida: é melhor programar em PC ou Mac? Existe diferença?


Valeu!
 
Trabalho com Design Gráfico e tenho experiência na criação de layouts para sites, assim como em usabilidade e arquitetura da informação. Porém, nunca me aventurei a aprender programação... Conheço pouco sobre a área, mas me interesso bastante pelo assunto.


1 - Sendo assim, gostaria de tirar uma grande dúvida com o pessoal que já programa: por onde posso começar?
Estou terminando a faculdade de Design Gráfico e não me vejo começando uma nova faculdade nesse momento só para aprender programação. Minha ideia era buscar informação em livros/internet e dar uma de autodidata mesmo... Me interessei bastante pelos cursos do site lynda.com, que abrangem muitos tópicos da área.


2 - De início, seria melhor me dedicar a aprender HTML 4.1, CSS e JS?
3 - Outra dúvida: é melhor programar em PC ou Mac? Existe diferença?


Valeu!

1 - Começa pela lógica.
2 - Cara, se você quiser (acredito que seja seu objetivo) desenvolver para web, "HTML 5" + CSS + JS é obrigação! Coloquei HTML 5 entre aspas pois há uma tendência das próximas especificações do HTML não receber numeração para versão.
3 - Vai do gosto de cada um. Eu comecei a desenvolver para web no Windows, mas já passei por Linux e hoje estou no OS X, na minha opinião o OS X é um sistema muito mais flexível e bacana para desenvolver para web. Produtividade monstra + suporte para basicamente qualquer coisa.

[]s
 
Trabalho com Design Gráfico e tenho experiência na criação de layouts para sites, assim como em usabilidade e arquitetura da informação. Porém, nunca me aventurei a aprender programação... Conheço pouco sobre a área, mas me interesso bastante pelo assunto.


Sendo assim, gostaria de tirar uma grande dúvida com o pessoal que já programa: por onde posso começar?
Estou terminando a faculdade de Design Gráfico e não me vejo começando uma nova faculdade nesse momento só para aprender programação. Minha ideia era buscar informação em livros/internet e dar uma de autodidata mesmo... Me interessei bastante pelos cursos do site lynda.com, que abrangem muitos tópicos da área.


De início, seria melhor me dedicar a aprender HTML 4.1, CSS e JS?
Outra dúvida: é melhor programar em PC ou Mac? Existe diferença?


Valeu!

O básico é aprender lógica, e depois ir conhecendo alguma linguagem.

Só acho que é complicado aprender banco de dados, programação e depois ainda lidar com a segurança. Tudo isso por conta própria.

HTML, CSS e JS acho que é padrão pra qualquer um que queira se aventurar na web, inclusive para design.

Pra quem esta começando o windows é mais fácil, ainda mais se tu sua algum programa na area de design que só tenha no windows.

Alem disso tu vai estar começando e tendo dificuldade com a parte de desenvolvimento, por isso o ideal é não ter que se preocupar com Sistema operacional.
 
Cara, primeiro vc tem que estudar logica de programacao.

Apos isso é escolher alguma linguagem é estuda-la. O nodejs é uma boa, pois vc utiliza js tanto no lado cliente como no lado servidor. Mas vai de cada um, é necessario conhecer as linguagens e ver qual vc se adapta melhor.

No site da caelum e k19 tem algumas apostilas disponibilizadas gratuitamente, são mto boas.

Qto ao sistema operacional, acho no linux mais facil, desde que tenha o conhecimento basico. Sempre tenho problema ao configurar alguma coisa no windows.
 
HTML 4.1 está com os dias contados... Ou não. O que chamam de HTML 5, nada mais é que um conjunto de coisas a mais e não uma mudança. Aprender HTML 4 hoje em dia é meio tenso, mas se vc pensar que vai aproveitar muita coisa no aprendizado do HTML 5, dá pra encarar sossegado. Nem o HTML nem o CSS são linguagens de programação. O JavaScript, como o nome diz, é uma linguagem de script, que objetiva adicionar algum comportamento às páginas definidas com HTML (que é uma linguagem de marcação). As três coisas funcionando em conjunto foram a internet como conhecemos hoje. O único que é capaz de funcionar sozinho é o HTML, porém não faça isso! Fica com cara de internet anos 90.

Pra melhorar na carreira de desenvolvedor de interfaces para web, aprender bem as três (HTML, CSS e JavaScript) é fundamental. Queira também aprender pelo menos uma tecnologia de backend (o servidor que serve às páginas para o browser e que eventualmente recebe alguma informação de volta, quando, por exemplo, você preenche e envia um formulário). A mais comum hoje em dia é o PHP, mas existem inúmeras outras. Existe o Java, que é mais usado por empresas para fazer coisas mais robustas. A curva de aprendizado é bem maior do que a do PHP, que mostra a que veio quando o objetivo é fazer algo mais simples e em menos tempo. A partir daí a sopa de letrinhas só aumenta, portanto recomendo que você abra outro tópico no futuro, quando tiver mais noção que quer aprender para que assim possamos te ajudar melhor.

Para aprender a programação propriamente dita, siga essa ordem:

  1. Lógica de programação
  2. Programação estruturada
  3. Estruturas de dados
  4. Programação orientada a objetos (Aqui estão o Java e várias outras tecnologias de backend para web. O JavaScript, o PHP e algumas outras linguagens possuem características de orientação a objetos, sem ser 100% aderentes ao conceito)
 
Só complementando o que o pessoal postou:

Para Web em geral (em especial, HTML, JS, CSS etc), eu gosto muito do W3 Schools - tanto os tutoriais quanto para consultar e verificar algum atributo específico. Se HTML, JS e CSS é necessário, vai depender muito do que você realmente quer fazer, mas eu diria que não há nada deles que seja mais dificil do que você irá encontrar em qualquer outra linguagem (o contrário, em alguns casos, é verdadeiro).

Todo mundo falou em aprender lógica de programação e eu concordo 100%, minha única dica é para tentar concentrar-se em apenas uma linguagem - escolha uma (C/C++, Java, Python, Perl, Pascal etc.) e use sempre ela. Num segundo momento, tente fazer a relação do que você tem aplicado nessa linguagem em uma outra. Eu recomendo começar com C puro (você vai encontrar como ANSI-C também) e se concentrar em conceitos de linguagens procedurais; passe para orientação a objetos apenas quando se sentir seguro (programar orientado a objetos adiciona uma camada de complexidade que eu acho desnecessário quando você está ainda aprendendo o que é programar; mas não deixe de aprender, é um dos paradigmas mais importantes e utilizados hoje em dia!).

Sobre PC e Mac, eu diria que há diferença, mas não sei se você perceberá essa diferença por enquanto, então eu diria que o mais importante é pegar um sistema que você esteja confortável para usar.
 
Só complementando o que o pessoal postou:

Para Web em geral (em especial, HTML, JS, CSS etc), eu gosto muito do W3 Schools - tanto os tutoriais quanto para consultar e verificar algum atributo específico. Se HTML, JS e CSS é necessário, vai depender muito do que você realmente quer fazer, mas eu diria que não há nada deles que seja mais dificil do que você irá encontrar em qualquer outra linguagem (o contrário, em alguns casos, é verdadeiro).

Todo mundo falou em aprender lógica de programação e eu concordo 100%, minha única dica é para tentar concentrar-se em apenas uma linguagem - escolha uma (C/C++, Java, Python, Perl, Pascal etc.) e use sempre ela. Num segundo momento, tente fazer a relação do que você tem aplicado nessa linguagem em uma outra. Eu recomendo começar com C puro (você vai encontrar como ANSI-C também) e se concentrar em conceitos de linguagens procedurais; passe para orientação a objetos apenas quando se sentir seguro (programar orientado a objetos adiciona uma camada de complexidade que eu acho desnecessário quando você está ainda aprendendo o que é programar; mas não deixe de aprender, é um dos paradigmas mais importantes e utilizados hoje em dia!).

Sobre PC e Mac, eu diria que há diferença, mas não sei se você perceberá essa diferença por enquanto, então eu diria que o mais importante é pegar um sistema que você esteja confortável para usar.

Discordo apenas do W3 Schools: Veja mais aqui: http://www.w3fools.com/

[]s
 
Serei mais objetivo que os demais (eu não trabalho na área, sou curioso como você): https://www.edx.org/course/introduction-computer-science-mitx-6-00-1x-0#.VLAayntxhVU

Tente fazer o curso (começou esta semana) para você ter uma ideia GENÉRICA do que é programar. Eu acho ele fantástico porque o pessoal do MIT montou de um jeito que se preocupam menos com a linguagem de programação em si e mais com "como usar o computador para resolver problemas". Acho até que vou fazer de novo...

PS.: não se deixe enganar pela minha descrição, o curso tem uns momentos bem difíceis, na minha opinião.
 
Bacana você já ser Design Gráfico, a maioria dos programadores web ficam devendo nessa parte, aproveitando essa sua base eu recomendo você a se aperfeiçoar em programação Web, como já disceram, aprender HTML de preferencia o 5, ultima revisão, é essencial.

Em seguida você deverá escolher uma linguagem "web", para tornar seus sites dinâmicos, as linguagens do momento são PHP, asp.net(C# ou VB) e Java. Sou programador .net mas PHP é uma linguagem bem amigável de se aprender, recomendo começar por ela.

Claro, voce também irá precisar aprender um banco de dados, aprendendo os conceitos de banco de dados relacional e a linguagem de definição e manipulação de dados de um sgbd você já conseguirá assimilar outros bancos de dados bem mais fácil, mesmo tendo algumas peculiaridades de um sgbd pra outro eles são bem parecidos pois SQL é um padrão ISO, diferente das linguagens que se diferenciam muito de uma pra outra.

Para dar um arranque, recomendo esses dois cursos online gratuitos de SQL e Lógica de programação, depois deles, pode emendar uma linguagem e HTML5

Curso de SQL Completo, se não me engando é mySQL, sempre recomendo para meus estagiários.
http://www.softblue.com.br/site/curso/id/3/CURSO+SQL_COMPLETO_BASICO_AO_AVANCADO_ON_LINE_BD03

Curso de lógica de programação
http://www.softblue.com.br/site/curso/id/6/CURSO+LOGICA_DE_PROGRAMACAO_BASICO_ON_LINE_LO06

Eles também possuem um curso de PHP, apesar de pago está bem acessível, apenas R$ 259,00

Ser auto-ditada nessa área é obrigação para ser bem sucedido na carreira, não existe faculdade que prepare o aluno para o mercado, as pessoas que entram num curso de TI achando que vão sair programadores apenas acompanhando a grade do curso quebram a cara, a facul apenas te dá uma visão e mostram o caminho das pedras a seguir. Se aprofundar, certificar nas ferramentas de desenvolvimento exigidas pelo mercado fica por conta do aluno.
 
Última edição:
Tenta logo por HTML5, as promessas do W3C são de que ele será compatível pra trás, então as versões anteriores são válidas para um renderizador HTML5, ou seja, você só tem a ganhar e nada a perder (pelo menos é assim na teoria do consórcio que toca o padrão).
 
#Acompanhando.. Estou começando do zero também. Pergunta: Ok, posso aprender programar com os diversos materiais na internet, isso é fato. Mas e se eu quiser comprovar que sei? digo um certificado ou diploma. No caso de cursos online, é valido?
 
Acho que a melhor forma para comprovar o conhecimento é tirando certificado.

Há vários certificados de java, php, .net, etc... Todos de sua respectiva empresa, ex: Oracle, Microsoft.
 
Acho que a melhor forma para comprovar o conhecimento é tirando certificado.

Há vários certificados de java, php, .net, etc... Todos de sua respectiva empresa, ex: Oracle, Microsoft.

Concordo e discordo.

Certificado é bom se você pretende trabalhar em uma empresa que seja mais "Enterprise", ou algo do tipo.

Agora, se você pretende trabalhar em empresas que tem uma cultura mais de Startup, daí o esquema é outro. Muitas empresas que possuem essa cultura valorizam também a cultura Open Source, então, ter uma conta no GitHub e contribuir com projetos lá é uma boa pedida.

Outra coisa, participar da comunidade, de eventos, ajudar organizar, ou seja, repassar o conhecimento.

:)
 
A ideia de colaborar através do GitHub é uma boa.. Não conhecia essa ferramenta. Muito boa por sinal, alias, qualquer tipo de atividade em que você repasse a absorva conhecimento, é bem vinda. Estou na fase em "Por onde começar" e é bem mais complicada essa parte do que pra quem já esta definido.. Estou visitando diversos sites que possuem treinamentos gratuitos e pagos.
 
HTML 4.1 está com os dias contados... Ou não. O que chamam de HTML 5, nada mais é que um conjunto de coisas a mais e não uma mudança. Aprender HTML 4 hoje em dia é meio tenso, mas se vc pensar que vai aproveitar muita coisa no aprendizado do HTML 5, dá pra encarar sossegado. Nem o HTML nem o CSS são linguagens de programação. O JavaScript, como o nome diz, é uma linguagem de script, que objetiva adicionar algum comportamento às páginas definidas com HTML (que é uma linguagem de marcação). As três coisas funcionando em conjunto foram a internet como conhecemos hoje. O único que é capaz de funcionar sozinho é o HTML, porém não faça isso! Fica com cara de internet anos 90.

Pra melhorar na carreira de desenvolvedor de interfaces para web, aprender bem as três (HTML, CSS e JavaScript) é fundamental. Queira também aprender pelo menos uma tecnologia de backend (o servidor que serve às páginas para o browser e que eventualmente recebe alguma informação de volta, quando, por exemplo, você preenche e envia um formulário). A mais comum hoje em dia é o PHP, mas existem inúmeras outras. Existe o Java, que é mais usado por empresas para fazer coisas mais robustas. A curva de aprendizado é bem maior do que a do PHP, que mostra a que veio quando o objetivo é fazer algo mais simples e em menos tempo. A partir daí a sopa de letrinhas só aumenta, portanto recomendo que você abra outro tópico no futuro, quando tiver mais noção que quer aprender para que assim possamos te ajudar melhor.

Para aprender a programação propriamente dita, siga essa ordem:

  1. Lógica de programação
  2. Programação estruturada
  3. Estruturas de dados
  4. Programação orientada a objetos (Aqui estão o Java e várias outras tecnologias de backend para web. O JavaScript, o PHP e algumas outras linguagens possuem características de orientação a objetos, sem ser 100% aderentes ao conceito)

1º - Javascript não é uma linguagem de script, não é porque tem script no nome que é uma "linguagem de script", não crie essa confusão na cabeça de quem quer aprender a programar, é feio. Javascript é uma linguagem de programação dinâmica usada tanto em front quanto back-end (procure por Node.js)

2º - O único que é capaz de funcionar sozinho não é apenas o HTML, como mostrei acima.

3º - Se ele quer trabalhar como desenvolvedor Web, e já vai ter a necessidade de aprender uma tecnologia back-end, pra que indicar uma linguagem feita para maus programadores? Php ainda é utilizado em uma escala razoável (não é a mais comum) porque ainda existem sistemas legados feitos nessa linguagem terrível (http://eev.ee/blog/2012/04/09/php-a-fractal-of-bad-design/), agora você pode pensar "mas facebook é php", sim, facebook começou com php e cresceu rapido tornando inviável a troca de tencnologia, hoje em dia eles utilizam ferramentas para compilar e debugar php além de inumeras outras técnicas de desenvolvimento (integração contínua, BDD, etc).

Não recomende php, recomendar php é como recomendar crack, você cria um vicio na pessoa que inibe ela de aprender qualquer outra coisa que contenha qualidade, faça com que ele busque como fazer bem e com qualidade, é isso que falta na maioria das equipes hoje, pessoas qualificadas que fazem não só rapido mas com qualidade, que é onde o que 99,9% dos "desenvolvedores" php não possuem.
 
JavaScript é uma linguagem de programação interpretada. Foi originalmente implementada como parte dos navegadores web para que scripts pudessem ser executados do lado do cliente e interagissem com o usuário sem a necessidade deste script passar pelo servidor, controlando o navegador, realizando comunicação assíncrona e alterando o conteúdo do documento exibido.

É atualmente a principal linguagem para programação client-side em navegadores web. Começa também a ser bastante utilizada do lado do servidor através de ambientes como o node.js. Foi concebida para ser uma linguagem script com orientação a objetos baseada em protótipos, tipagem fraca e dinâmica e funções de primeira classe. Possui suporte à programação funcional e apresenta recursos como fechamentos e funções de alta ordem comumente indisponíveis em linguagens populares como Java e C++.

É baseada em ECMAScript padronizada pela Ecma international nas especificações ECMA-2623 e ISO/IEC 16262.

Continua aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/JavaScript
 
Ou seja, não é uma linguagem de script. Obrigado por confirmar o que eu disse.
 
Eu fiz curso de adm em uma das melhores universidades do Brasil, mas quero ir para parte de programação, estou vendo de fazer um curso na Quaddro em São Paulo, ou fazer algum curso que possa emitir certificado, pois eu quero atuar na área e prevejo dificuldades para arranjar um emprego devido a minha formação, e claro, mesmo tendo conhecimento e certificados e aprendendo em casa bastante com os mais variados cursos e linguagens, acho que alguem que fez si, ciencia da comp, ti etc.. Vai passar na minha frente infelizmente, ou estou errado ?
 
Eu fiz curso de adm em uma das melhores universidades do Brasil, mas quero ir para parte de programação, estou vendo de fazer um curso na Quaddro em São Paulo, ou fazer algum curso que possa emitir certificado, pois eu quero atuar na área e prevejo dificuldades para arranjar um emprego devido a minha formação, e claro, mesmo tendo conhecimento e certificados e aprendendo em casa bastante com os mais variados cursos e linguagens, acho que alguem que fez si, ciencia da comp, ti etc.. Vai passar na minha frente infelizmente, ou estou errado ?

Depende, se quer arrumar emprego no BR não faz diferença, já tive colegas de trampo que eram de eng. Civil e Direito. Pra arrumar emprego fora do Brasil não tem como (só se você tiver muito, mas muito portolio em Git, Empresas, etc...), conheço apenas um camarada que foi trabalhar na alemanha sem ter formação.

Agora, sinceramente? Certificado de universidade, curso e etc no Brasil pra mim vale muito pouco ou nada, 99,9% dos que se formam se encostam em uma tecnologia e não se aperfeiçoam, conseguem emprego porque é uma área com pouca mão de obra "qualificada", ja trabalhei com muito cara que tinha o mesmo curso que eu e não sabia nada, só o suficiente pra ser o desenvolvedor médio, o cara que faz o que pediram da maneira mais rápida pra ir pra casa mais cedo ver futebol. Te dizer que pra mim o seu diploma de ADM vale muito mais em um projeto sério do que o diploma de qualquer outro curso de computação.

Bom desenvolvedor é aquele que procura aprender/trabalhar em tecnologias atuais, boas e que tornem possível trabalhar com qualidade e fazer tudo da melhor forma possível, cuspir código pra mim não é desenvolver. Então relaxa que é tranquilo conseguir trampo na área com seu diploma.
 
Última edição:
Depende, se quer arrumar emprego no BR não faz diferença, já tive colegas de trampo que eram de eng. Civil e Direito. Pra arrumar emprego fora do Brasil não tem como (só se você tiver muito, mas muito portolio em Git, Empresas, etc...), conheço apenas um camarada que foi trabalhar na alemanha sem ter formação.

Agora, sinceramente? Certificado de universidade, curso e etc no Brasil pra mim vale muito pouco ou nada, 99,9% dos que se formam se encostam em uma tecnologia e não se aperfeiçoam, conseguem emprego porque é uma área com pouca mão de obra "qualificada", ja trabalhei com muito cara que tinha o mesmo curso que eu e não sabia nada, só o suficiente pra ser o desenvolvedor médio, o cara que faz o que pediram da maneira mais rápida pra ir pra casa mais cedo ver futebol. Te dizer que pra mim o seu diploma de ADM vale muito mais em um projeto sério do que o diploma de qualquer outro curso de computação.

Bom desenvolvedor é aquele que procura aprender/trabalhar em tecnologias atuais, boas e que tornem possível trabalhar com qualidade e fazer tudo da melhor forma possível, cuspir código pra mim não é desenvolver. Então relaxa que é tranquilo conseguir trampo na área com seu diploma.

Entendi Grima, quanto eh justo pagar em um curso presencial de Lógica, depois o de Java e Orientação a Objetos ?

E estou vendo o curso de apps para iOs 2500 reais
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo