• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Apagão atinge 9 estados do Brasil

_rau_ disse:
PRovavelmente esse SMS não tinha um varistor sequer, nem o filtro xing ling. Eu já abri um SMS de 2006, de 300VA, que nao tinha varistores.

Mas varistor só queima com sobretensão, provavelmente não ocorreu sobretensão aí, provavelmente alguns picos ou queimas relacionadas a outras questões como o desligamento e religamento brusco que dependendo da fonte e do momento, pode gerar queimas.

então se for analisar não devo ter tido nem desgaste dos varistores do filtro de linha e nem componentes da fonte né? menos mal

caramba desde quando montei meu pc novo já acabou a energia umas 8-9 vezes, só que ontem foi diferente não foi problema na minha rua, se eu tiver problemas com peças aqui vou infernizar eles como fiz ano passado, aumentar a conta de energia eles querem né mas melhorar ninguém quer isso me deixa muito revoltado
 
então se for analisar não devo ter tido nem desgaste dos varistores do filtro de linha e nem componentes da fonte né? menos mal

caramba desde quando montei meu pc novo já acabou a energia umas 8-9 vezes, só que ontem foi diferente não foi problema na minha rua, se eu tiver problemas com peças aqui vou infernizar eles como fiz ano passado, aumentar a conta de energia eles querem né mas melhorar ninguém quer isso me deixa muito revoltado

Era voce o usuario que morava ao lado de uma academia, que quando ligava os equipamentos na academia parecia que o Estabilizador ficava com varios Tlecs ou to confundindo :lol:
 
Acho que tá cheio de desinformação e informações desencontradas nesse assunto. Olha só o que a CEB (CIA Energética de Brasilia) disse nessa reportagem abaixo. Não entendi a afirmação destacada baixo, NEM A CEB, já que o pessoal da Itaipu disse que a usina ficou um tempo girando em vazio o que significa sem consumo algum... Depois a CEB ainda diz que as quedas que tivemos foi por problemas locais... Que confusão!

Apagão atinge Entorno do DF

Blecaute deixou 18 estados às escuras nessa terça-feira (10) e afetou várias cidades do Entorno. No DF faltou energia, mas por queda de raios, segundo a CEB.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reuniu nesta quarta-feira, dia 11, para tentar descobrir a origem do apagão. As Centrais Elétricas de Goiás (Celg) informou que ontem (10) à noite faltou energia em Corumbá (GO), Cocalzinho (GO), Pirenópolis (GO) e Alexânia (GO). De acordo com a empresa, o problema durou apenas três minutos. A cidade goiana que demorou mais tempo para reestabelecer o fornecimento de energia foi Itumbiara - 46 minutos.

DF

O apagão não afetou o Distrito Federal. A CEB ainda não sabe explicar o motivo, já que boa parte da energia consumida na capital vem da usina de Itaipu. Em alguns locais, como o Plano Piloto e Taguatinga, houve interrupção no fornecimento de energia ontem (10) à noite, mas segundo a CEB, provocada pela queda de raios e porque a rede de distribuição do DF é velha e insuficiente.

No Serejão, faltou luz por mais de uma hora, e o jogo do Brasiliense contra o São Caetano teve que ser cancelado. A partida foi transferida para esta quarta-feira (11) à tarde e terminou no início da noite.


Marina Franceschini


Atualização:

Vocês viram no Jornal Nacional a casa do cara que pegou fogo? Atribuiram o fogo ao apagão! Eita povo oportunista! Se deu curto-circuito foi pq tinha coisa mal feita na instalação elétrica. Duvído que uma CIA Elétrica vai indenizar o proprietário de uma casa por causa de um incêndio... Se fosse o problema da queda de energia, várias casas tinha pegado fogo, oras!


Atualização 2:

Numa reportagem que saiu na Veja Online entitulada: "Apagão: Saiba como evitar a queima de aparelhos", foi dito:

"...o Dino Lameira, pesquisador da PRO TESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. De acordo com ele, o aparelho pode ser danificado tanto na interrupção da energia quanto na volta, mas no segundo caso é muito mais frequente. "Quando o serviço elétrico é restabelecido, a energia volta com uma tensão muito alta e nem todos os aparelhos estão preparados para recebê–la."

Pergunto, qual equipamento está preparado pra receber uma "tensão muito alta"? O que os engenheiros e eletro-técnicos do forum dizem sobre isso? O corte de energia em si causa queimas mesmo? O retorno de energia faz o que essa pessoa aí diz, a tensão volta mais elevada ao ponto de queimar aparelhos?

Eu pessoalmente acho que essas informações estão equivocadas e as causas reais não é a tensão que volta mais elevada, nem o corte de energia em si, mas as queimas são inerentes da própria forma que funcionam determinados equipamentos e não a tensão que volta mais elevada. Eu to ainda pra ver o simples desligar de energia queimar alguma coisa.

Primeiro, sobre o desligamento em si eu sou da opinião que a coisa que causou o desligamento é que pode ser danoso, aí podem ser diversas coisas que podem ou não gerar danos. A localização do usuário prejudicado dentro da rede elétrica também vai influenciar.

Segundo, sobre o retorno da energia, como eu disse, não creio ser a tensão mais elevada que cause danos, mas a forma que essa energia retorna e como opera cada equipamento. Pelas imagens que pude ver na TV, deu pra perceber que a energia em alguns lugares caiu e voltou baixa ou caiu e voltou algumas vezes, depois ficou com tensão baixa e caiu de vez, deu pra perceber algumas luzes acesas, mas com flicker, querendo se apagar, o que é típico de uma tensão mais baixa. Enfim, se analisarmos uma fonte chaveada comum em eletronicos em geral, elas por natureza exigem um pico de corrente (CORRENTE E NÃO TENSÃO ou VOLTS com alguns gostam de chamar) e nelas mesmo há um limitador de corrente que só opera satisfatoriamente quando a fonte está fria. Ao desernergizar uma fonte desse tipo e velozmente re-energiza-la, pode tanto não acontecer nada, como um fusível estourar, um disjuntor desligar, como os mais sensíveis tipo "Curva B", ou a fonte simplesmente se queimar. Isso porque o componente limitador de corrente existente nessas fontes passa a ficar inativo enquanto quente, sem dar alguns minutos pra ele regenerar sua função. Essa queima não tem nada haver com tensão mais alta no retorno de energia, essa é uma explicação de quem não tem outra explicação pra dar, e é muito conveniente dizer que a tensão volta mais alta já que evita dar uma explicação mais longa e complexa pro leigo que vai acabar não entendendo nada mesmo.

Depois tem os equipamentos como motores elétricos e compressores de geladeira, ar-condicionado, etc. Os motores elétricos podem queimar por falta de uma ou mais fases, desequilibrio entre fases, etc, o que pode ocorrer numa falta de energia ou um retorno mal retornado por assim dizer, quando as fases voltam desequilibradas ou não voltam todas. Quando esses motores não são instalados corretamente com proteções necessárias, aí acontece isso. Compressores de refrigeradores e condicionadores de ar também não "gostam" de serem desligados e religados bruscamente, muitas vezes eles tentam dar partida e não conseguem ou ficam forçando tentando dar partida, por questões inerentes do seu proprio funcionamento e se isso pode fazer queima-los, mas nada tem haver com uma tensão que retorna mais elevada.

Novamente digo, é muito conveniente dizer que tal equipamento queimou num apagão porque a tensão voltou mais alta, explicação essa carente de dados que comprovem essa afirmação. O Faller mesmo sei que é contra esse tipo de afirmação e ele mesmo já disse que dificilmente uma tensão volta mais elevada com uma carga imensa sendo religada no retorno da energia, isso logicamente deveria gerar uma subtensão momentanea e não uma sobretensão.

Quem discorda, posta aí!

Atualização 3:

Texto que traduzi uns tempos atrás:

Surtos de corrente, a causa primária de queima de equipamentos.

http://adrenaline.com.br/forum/ener...de-danos-equipamentos.html?highlight=corrente
 
Última edição:
Humm _RAU_, pelo que eu entendi escutando a Jovem Pan AM, a CEB compra energia de diversos "fornecedores", um deles é por Itaipu!

Porem pelo que o pessoal da Jovem Pan AM, faz tempo que o pessoal de Brasilia ja convive com os apagoes por la, ja que ela nao tem capacidade energetica para manter a demanda em horarios de picos, e parece que tudo da CEB esta defasado, a unica coisa que eles mantem 100% e onde fica os politicos e o presidente!

Entao fica a pergunta:

Como uma empresa com esse historico e com esse nivel de sucateamento (dito pelo pessoal da Jovem Pan AM) consegue afirmar que a falta de energia nao foi por causa de Itaipu?

ou sera que esses bairros realmente nao eram atendidos pela energia de Itaipu, e os bairros que eram atendidos por Itaipu foram abastecidos pela energia de outras "fornecedoras"?
 
Não sei, só sei que nesse meio parece que ninguém mesmo afirmando com certo tom de certeza, tem realmente certeza do que tá falando.

Em redes elétricas há sistemas que automaticamente compensam outro setor quando há uma queda e provavelmente o sistema daqui conseguiu compensar a queda de Itaipu, apenas causando transtornos menores como cortes "rapidos" até o sistema que entrou para compensar a carga se estabilizasse. É só uma hipótese...

Eu to com dúvidas se foi realmente uma tempestade que causou o apagão, queda física de torres e linhas não foi o caso, ou já teriamos imagens mostrando isso e ainda estariamos com problemas de fornecimento. Raios? Talvez, mas ainda não tá claro, na minha opinião, mas essa é a reposta oficial, tempestade, ventos e raios foi a causa... Inclusive foi divulgado que não houve queima de equipamentos na rede... Como eu não entendo dos equipamentos envolvidos em todo sistema de geração e transmissão, talvez um raio tenha caido e algum sistema automatizado de proteção tenha desligado essas linhas...
 
Última edição:
Eu defendo a idéia de que um desligamento massivo é muito mais prejudicial que i=um religamento.. Imaginem todos os elementos indutivos da rede elétrica a gerar surto na hora do desligamento... No ligamento, como o _rau_ já comentou, tem uma pá de carga a segurar a tensão... Bastante improvável que ela consiga subir além de seus valore nominais... se chegar lá...

Claro, ao desligar um equipamento, e o surto acontece imediatamente após o desligamento, ninguém é adivinho de dizer... Meu televisor acabou de queimar!!!

Ao voltar a energia é que ele não vai mais ligar, e dai a dedução, só queimou ao voltar a energia, quando na verdade ele, o televisor só mostrou-se queimado no retorno da energia...
Complexo, muito complexo e de qualquer modo só tenho a meu favor a teoria, não vou conseguir provar isso dai.. Como tampouco alguém vai provar que o ato da queima aconteceu ao retornar a energia...

Abraço...
 
O jeito é deixar a coisa ficar elas por elas, queimou, a CIA por lei tem que indenizar ou tá com medo de seu equipamento queimar ou ficar sem seu equipamento por vários dias até consertar ou te ressarcirem, adote as proteções que achar pertinente e não ponha a culpa sempre na CIA Elétrica até porque na NBR5410 é dito que o consumidor que tem que tomar as precauções necessárias para evitar danos causados por interrupções no sistema elétrico. No manual da CIA daqui fala a mesma coisa e cita sistemas de nobreaks, geradores e DPS's como meios de evitar danos e prejuizos aos seus sistemas.

Agora aquela do cara que passou no JN dizendo que a casa dele pegou fogo por causa do apagão, essa não engulo. A causa dita lá na reportagem foi um curto-circuito que aconteceu por causa do apagão... Conta outra!

O outro caso que tb passou no JN, do computador do menino lá que queimou, mostrou um estabilizador SMS embaixo da mesa que se não me gano é da linha anterior a NBR14373:2006 e um filtro vagabundo. Aquele estabilizador mostrado eu tenho certeza que é igual um que desmontei e não tem um varistor sequer.

http://jornalnacional.globo.com/Tel...+CAUSA+GRANDES+PREJUIZOS+AOS+BRASILEIROS.html

Morador de Itaberá diz ter ouvido estrondo:

http://jornalnacional.globo.com/Tel...406,00-MORADOR+DE+ITABERA+OUVIU+ESTRONDO.html
 
Última edição:
Era voce o usuario que morava ao lado de uma academia, que quando ligava os equipamentos na academia parecia que o Estabilizador ficava com varios Tlecs ou to confundindo :lol:

Era eu mesmo:p
 
A parte sublinhada no texto já passou por minha mente também. Fico impressionado com tantos raios que caem, tanto metal em linhas de transmissão e subestações, e torres altas em contato com a terra, e não termos mais problemas do que temos hoje... Só óntem foi monitorado 10.000 raios caindo em São Paulo!

Blecaute: bom, ruim ou uma oportunidade?

http://www.energiaeficiente.com.br/

Quando as luzes se apagaram em grande parte do Brasil na noite desta terça-feira (10), coube ao rádio, único meio de comunicação disponível à maior parte das pessoas em meio ao blecaute, alertar para os riscos de se ficar nas ruas. O rádio chegou a transmitir recomendações do governo para que as pessoas não saíssem de casa para evitar a possível violência. 

Blecautes paralisam a maior parte dos alarmes contra roubo, causam caos no trânsito, permitem que criminosos atuem de forma mais fácil, mas, segundo o pesquisador norte-americano David Nye, também podem ter efeitos positivos para a sociedade. “A segurança é baseada na energia, mas um blecaute também revela como pessoas se tornaram isoladas por conta dos sistemas elétricos. Quando a TV, o som e o computador não funcionam, elas descobrem que têm vizinhos”.

Nye vem estudando os apagões registrados nos Estados Unidos desde 1935 em uma pesquisa a ser lançada no próximo ano no livro “When the lights went out” (Quando as luzes se apagaram, em tradução livre). Professor na Universidade do Sul da Dinamarca, ele tem mais de uma dezena de livros publicados sobre tecnologia e energia elétrica. 

Segundo Nye, apagões funcionam como uma “porta de entrada” que é empurrada pela sociedade e leva a uma situação completamente nova. “As pessoas podem ajudar umas às outras, podem decidir saquear lojas, podem começar uma festa nas ruas, ou apenas ficar em casa pacientemente esperando que ele termine. Muitas vezes vemos que as pessoas passam a conhecer seus vizinhos enquanto lutam para resolver os problemas advindos do blecaute, criando uma solidariedade surpreendente. No caso de um grande blecaute em Nova York em 1965, a maior parte das pessoas lembra dele como uma experiência positiva. A criminalidade foi mais baixa do que o normal, e milhões de pessoas foram às ruas e se divertiram.”

Energia alternativa

Nye explicou que as cidades industriais são dependentes demais de eletricidade, e que a tendência é de radicalização desse cenário. “Não há alternativa rápida, para o curto prazo. É tecnicamente possível, no entanto, criar um sistema energético menos centralizado, para encorajar as pessoas a produzirem parte da sua própria energia com matrizes eólicas e solares, além de ter sistemas de reserva para serviços essenciais, se tornando menos dependente de um único fornecedor”.

Se tivéssemos uma grande rede, ainda que secundária, de energias renováveis e alternativas - eólica, solar, etc. - não teríamos sofrido tanto com esse tipo de acontecimento. Esse blecaute só nos leva à certeza de que a energia como ela é hoje é insustentável, politicamente falando. Casos como esse tendem a acontecer mais vezes e é uma boa oportunidade de começar a se pensar seriamente numa política de massificação de energia alternativas, com subsídios para implementação de uma rede interligada de energia renováveis.

Nye continua: “Um blecaute de até duas horas como este deveria ser esperado periodicamente. Não importa o quão bem o sistema de transmissão seja desenhado e construído, ele é apenas uma máquina num mundo de falhas técnicas, acidentes e erros humanos ocasionais. Normalmente, quando um blecaute termina, todos começam uma ‘caça às bruxas’ para identificar o responsável. A ideia parece ser a de que ter este sistema elétrico gigantesco funcionando é perfeitamente normal e que qualquer defeito é um erro inaceitável. Mas nada vai funcionar 24 horas por dia para sempre. Quanto mais eu estudo isso, mais me impressiono com o fato de que a maioria desses sistemas funcionem bem quase todo o tempo.”

Para pensar: quantos de vocês têm acesso a algum tipo de energia renovável?
 
so sei de uma coisa .eu estava na divisa do parana fazendo entrega de farinha de trigo. la o pau comeu chuva ventania e muitos raios muitos mesmooo deu ate medo na hora do apagao estava num posto de gasolina. foi feia a coisa:lol:
 
Nesse dia aqui deu dois raios fortes, apesar de relativamente longe, contei uns 5km, tremeu o chão aqui. Só que foi mais cedo, por volta das 19:00.
 
Eu defendo a idéia de que um desligamento massivo é muito mais prejudicial que i=um religamento.. Imaginem todos os elementos indutivos da rede elétrica a gerar surto na hora do desligamento... No ligamento, como o _rau_ já comentou, tem uma pá de carga a segurar a tensão... Bastante improvável que ela consiga subir além de seus valore nominais... se chegar lá...

Claro, ao desligar um equipamento, e o surto acontece imediatamente após o desligamento, ninguém é adivinho de dizer... Meu televisor acabou de queimar!!!

Ao voltar a energia é que ele não vai mais ligar, e dai a dedução, só queimou ao voltar a energia, quando na verdade ele, o televisor só mostrou-se queimado no retorno da energia...
Complexo, muito complexo e de qualquer modo só tenho a meu favor a teoria, não vou conseguir provar isso dai.. Como tampouco alguém vai provar que o ato da queima aconteceu ao retornar a energia...

Abraço...

Conterrâneo, onde eu assino?:)
Sem contar no caso da queda das 3 linhas de Itipu, tem mais um agravante.
A Estação compensadora de Ivaiporã-PR. São mosntruosas a quantidade de capacitores para compensar a queda de tensão da linha. Imaginem desligarem tudo isso com uma carga de quase 10.000 Mva.:no::cry:
 
Óntem caiu um raios mostruoso aqui, eu tava digitando uma msg aqui no Adrenaline na hora, a luz faltou por uns 3-4 segundos e voltou. Tenho certeza que todos meus DPS Clamper VCL, filtros e nobreaks atuaram. O raio não foi daquele q vc vê o clarão e depois vem o trovão, simplesmente foi kaabuum e flash tudo ao mesmo tempo! No final das contas um protetor telefônico com fusíveis queimados. Esses fusiveis ai já tinham sido trocados uma outra vez, os varistores tb - inclusive tão com valor de serviço um pouco alto pra essa proteção eu acho... Um outro dia tinha chegado em casa e tanto os varistores e fusiveis tavam queimados, mas dessa vez foram só os fusiveis e ficaram bem pretos, da ultima vez tinham apenas seccionado o filamento sem deixar marcas:

DSC02607.jpg
 
Ai esse apagao foi sacanagem, tava no meio do Dota e akbo a luz, só pq eu tava ganhando. ainda bem que nada queimo aqui, pensei que ia queimar o monitor, ele fico piscando enquanto eu desligava da tomada.
 
Não sei o que é dota, se é um game online ou não, mas se não, poe um nobreak ai, da tempo pra salvar o jogo pelo menos...

Óntem eu tava digitando uma msg grande no Adrenaline, e bem no meio faltou energia depois de um raio, se não fosse o nobreak...
 
Pra quem se interessar, coloquei na Internet um documentário do History Channel sobre Redes Elétricas que fala um pouco do sistema americano, blackouts e um pouco da historia desse sistema. Algumas coisas não diferem da nossa situação e como esse assunto em pauta, é um documentário interessante. Subi o video pra um serviço de hospedagem, mas que tem limite de trafego de 3GB à cada 3 dias, entao se nao conseguirem, to subindo o video pra outro site e logo-logo posto o novo link. O video tem mais ou menos 335MB. A legendagem feita pela canal tem uns dois ou três erros de tradução, mas não compromete o todo:

http://www.turboupload.com/rq732i78s607/Redes_Elétricas.avi.html
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo