Apagão atinge 9 estados do Brasil

_rau_

know-it-all Member
Registrado
Aqui no DF não houve apagão, pelo menos não onde moro, mas depois de ler as notícias pela Internet percebi que houve um pequeno reflexo aqui. Por volta da mesma hora divulgada do início do problema houve uma oscilação elétrica que fez meus nobreaks entrarem em bateria e retornar ao normal segundos depois. Logo mais tarde houve uma outra oscilação estranha que deu pra perceber nas lâmpadas enfraquecendo e aumentando a intensidade rapidamente, durou uns 5 segundos e nesse instante os nobreaks responderam tb...


http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/11/10/ult5772u6033.jhtm

10/11/2009 - 22h25
Pane em Itaipu causa apagão em nove Estados; ministro culpa temporal
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Atualizado às 0h38 de 11/11

Um blecaute atingiu várias cidades das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil por volta das 22h desta terça-feira (10). O apagão que atingiu ao menos nove Estados foi causado por uma pane na usina hidrelétrica de Itaipu, segundo o Ministério de Minas e Energia.

O ministro Edison Lobão, que concedeu entrevista em Brasília, confirmou que foram afetadas cidades em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás. Porém, moradores de Mato Grosso e Pernambuco também relataram falta de energia nos respectivos Estados. Também faltou energia no Paraguai.

Lobão disse que é possível que um temporal tenha provocado o desligamento da usina. "Questões atmosféricas, tempestades de grande intensidade, podem ter contribuído para desligar a linhas de Itaipu. Por consequência, pelo regime interligado, outras linhas saem de funcionamento", disse o ministro, ressaltando que o Estado do Rio de Janeiro é o mais prejudicado.

Lobão disse ainda que o abastecimento deve ser normalizado ainda nesta madrugada, mas que a causa real do problema só será conhecida durante a quarta-feira. "Nossa preocupação agora é reestabelecer a energia. Não é encontrar a razão do corte, que deve ter sido por fatores atmosféricos. Não tem nada a ver com o apagão de 2001", afirmou o ministro.

O presidente da hidrelétrica Itaipu Binacional, Jorge Samek, afirmou em entrevista coletiva em Brasília que houve avarias em uma ou duas linhas da usina. "Estamos trabalhando com todas as unidades geradoras trabalhando em vazio. Não tem nenhum problema na energia. No ponto de vista de geração não ocorreu problema. São cinco linhas que unem Itaipu ao grande centro, cujas linhas vão para São Paulo, neste processo deve ter ocorrido um grande vendaval, que fez com que uma ou duas linhas tivessem avarias", disse Samek.

"Há um sistema que faz com que as máquinas parem de transmitir energia. Neste momento (pouco antes da meia-noite), dois trechos já estão recuperados, e ainda falta recuperar um terceiro. Em 30 minutos devemos ter uma posição melhor para isolar a linha que teve avaria e assim voltar as outras linhas para a geração de energia", completou.

Samek mostrou que não havia precisão sobre o tamanho do problema. "Torço para que sejam no máximo duas linhas [com problema]. Quando uma delas tem avaria, desliga-se o sistema para que a gente possa recompor isso. Tivemos um temporal enorme aqui em Foz do Iguaçu, árvores foram arrancadas, mas ainda não tenho a exatidão de onde ocorreu o problema", afirmou.

Segundo a ONS (Operador Nacional do Sistema), foram perdidos 17 mil MW de potência, o que equivale à potência geral do Estado de São Paulo.

Confusão nas ruas
Na cidade de São Paulo, várias regiões registram falta de energia elétrica. Relatos de moradores apontam falta de luz na capital, no ABC paulista, no interior e no litoral do Estado. O UOL Notícias tentou contato diversas vezes com o serviço 24 horas da Eletropaulo, sem sucesso.

O metrô de São Paulo interrompeu o funcionamento e filas se formaram em algumas estações do metrô, como Tiradentes, Armênia e Luz. De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, só estão com energia na capital paulista os locais onde há geradores. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, não há registro de ocorrências na cidade, mas a corporação recomenda que os moradores evitem sair às ruas. O Corpo de Bombeiros registrou, apenas na capital, 27 casos de pessoas presas em elevadores.

"Estava um caos para pegar ônibus, pois está sem metrô. Estava parecendo seis horas da tarde. A cidade está totalmente escura, sem semáforos, na rua só vemos a luz das velas nas casas. Não tinha nem táxi na rua, está todo mundo preso em casa", conta o jornalista Rodrigo Araújo, que estava na av. Paulista no momento do apagão.

Houve interrupção parcial de telefones fixos e celulares em algumas regiões atingidas pelo apagão.

No Rio de Janeiro, o problema prejudica a circulação de veículos nas principais vias da cidade, como a Linha Amarela, avenida Brasil e a ponte Rio-Niterói, devido à falta de funcionamento da sinalização.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, que está em Brasília, disse que vai solicitar alerta máximo a Guarda Municipal na capital fluminense. Segundo Cabral, a medida é preventiva porque, apesar da falta de energia, a situação na cidade é tranquila.

Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a energia começou a ser restabelecida por volta das 23h. Na cidade, três pessas ficaram presas em elevadores e uma caiu em um córrego e machucou o braço. As universidade dispensarem os alunos e o trânsitio ficou complicado.

O diretor técnico das Centrais Elétricas de Santa Catarina, Eduardo Sitônio, informou que no Estado foi percebida apenas uma oscilação de cerca de 5 segundos na rede e que não há registros de ocorrência de falta de energia.

Segundo o jornal paraguaio "La Nación", o fornecimento de energia elétrica ficou interrompido no país por cerca de 30 minutos entre 21h13 e 21h43 (horário local), mas já está normalizado.

*Com informações da Folha Online, Agência Estado e Agência Brasil
 
Pois é aqui em são paulo foi tenso mesmo, por sorte hoje cabulei a facul e fiquei em casa jeawJIEAW, senão teria ficado preso dentro do metrô por um bom tempo, amigos meus estavam no metrô na hora do apagão e falaram que foi tenso..... os caras de itaipú não usaram uma fonte de qualidade ae o pc " brasil" parou jiaEWJIAEW
 
aqui na minha área voltou agora ( 02:59)
 
no meu bairro voltou 2h45m

vamos aguardar as explicações das autoridades

ainda bem que hoje não estava absurdamente quente como nos últimos dias
 
nossa foi foda msm
pensei q a skynet estava nos atacando.

nunca tinha visto um apagao geral assim.

Da minha casa da pra ver a zona norte de sp inteira, até a av paulista.
qdo fui na janela e vi tudo apagado.

só consegui pensar......

FODEU!
 
primeira vez na historia que itaipu para de gerar energia (parou pra não "rodar no vazio" porque o problema foi na transmissão)

imagina o cara que trabalha la e nunca tinha visto aquela obra gigantesca em silencio

só deve ter falado: F*DEU!
 
olha, graças a deus que eu vi os conselhos do pessoal falando das fontes com PFC ativo e comprei uma, senao teria levado um nabo ontem com o RAID 0!

Por sorte a fonte aguentou trabalhar com a voltagem reduzida e consegui desligar o sistema antes de acabar a energia em definitivo!

para ver como estava critico, mesmo com o blackout em estado inicial tinha voltagem de 95 volts na rede, o P3-Kill-A-Watt nem liga direito a essa voltagem (fica com visor bem fraquinho) e a Corsair trabalhando normalmente!

Liguei um radio MotoRadio que é do meu pai e fiquei escutando a Jovem PAN AM :lol:
http://3.bp.blogspot.com/_HK7tTmpGUos/R2wTwQ2fDSI/AAAAAAAABGU/a8GWWsw2Hl8/s400/Motoradio.jpg
parece que muita gente teve os eletronicos queimados por causa do retorno de energia as 11 e poucos!

Aqui quando deu o pequeno retorno de energia coloquei novamente o P3 na tomada (pra testar e se queimasse, iria o P3 em vez do resto), estava em 94/96 volts, falei vai cair de novo a energia, dito e feito, caiu e somente voltou normal as 3:40h da manha!

Agora que isso deu a maior repercusssao mundial deu, ainda bem que agora em 2009, imagina se fosse em 2012/2013 (proximo da copa), espero que o pessoal se mexa e atualize os equipamentos, crie novas linhas de transmissoes, isolem os servidores que controlam as hidroeletricas da internet :lol:
 
Última edição:
"Isolar linhas..." Só se colocarem uma rede subterranea de alta tensão de itaipu e outras usinas até seus destinos finais, algo totalmente inviável! A causa divulgada até agora foi tempestade - raios/ventos. Hoje aqui
amanheceu bem nublado...

Editado: Acabei de ler uma ultima noticia e aparentemente ainda não se sabe ao certo a causa...
 
"Isolar linhas..." Só se colocarem uma rede subterranea de alta tensão de itaipu e outras usinas até seus destinos finais, algo totalmente inviável! A causa divulgada até agora foi tempestade - raios/ventos. Hoje aqui
amanheceu bem nublado...

Editado: Acabei de ler uma ultima noticia e aparentemente ainda não se sabe ao certo a causa...

Governo explica, foi o tempo ? Aff.aff.aff..................
Causa do apagão foi desligamento de três linhas em SP e PR, diz governo
Publicidade

SOFIA FERNANDES
colaboração para a Folha Online, em Brasília

O secretário executivo do Ministro de Energia, Márcio Zimmermann, afirmou nesta quarta-feira que a origem do apagão aconteceu em três linhas de transmissão nos Estados do Paraná e de São Paulo. Entre as linhas, duas ligam o município de Ivaiporã (PR) a Itaberá (SP) e a outra fica entre Itaberá (SP) a Tijuco Preto (SP).

Segundo o secretário, as três linhas foram desligadas por conta de "condições meteorológicas adversas". Todo o sistema já voltou e o apagão durou cerca de quatro horas, segundo os cálculos do ministério.
__________________
 
As eleições estão aí e como fizeram um investimento grande depois dos apagões anteriores vai ficar dificíl uma explicação.
Postei isso no geral:

O problema é o Governo explicar isto ?
Como teria derrubado os dois sistemas de geração de Itaipu. O sistema de 60 Hz que vem direto para o Brasil e o sistema de 50 Hz que é compartilhado com o Paraguai. Neste último parte dele vem CC até Ibiúna SP, onde é convertido em AC de 60 Hz.
Aqui no RS não ocorreu falha na grande POA. A CEEE fez um investimento, criando um anel de linhas de transmissão em torno do Estado, fechando com as demais linhas, uma espéie de sistema raiado. Como o Estado é praticamente equilibrado em demanda, ou seja, ora é compreador ,ora é vendedor de energia, Subestações da Eletrosul que monitoram isto, abrem a alimentação externa em caso de sobrecarga. Talvez por isso o RS não sofreu praticamente nada.
Vamos aguardar a explicação do Governo Federal.
http://adrenaline.com.br/forum/geral/281775-blecaute-sp-9.html
 
Eu não entendo muito de linhas de transmissão, mas tá sendo feito isso no DF tb, li que atualmente o DF tem um sistema Linear ou seja, cai uma linha grande, cai tudo ou quase tudo e está em processo de implantação um sistema em anel, que tornará a rede muito mais segura.
 
Eu não entendo muito de linhas de transmissão, mas tá sendo feito isso no DF tb, li que atualmente o DF tem um sistema Linear ou seja, cai uma linha grande, cai tudo ou quase tudo e está em processo de implantação um sistema em anel, que tornará a rede muito mais segura.

O problema de um sistema interligado, num local puramente comprador de energia é justamente esse, você não muita saída. No caso do RS,Paraná parte de SC, Minas,parte de SP, Região junto a Tucuruí , você tem uma geração que mantem uma parte funcionado se abrir a demanda externa. Mesmo assim, o processo de religamento é muito complicado e precisa ser monitorado por um comando geral.
Abrem-se todas linhas e a geração de maior capacidade alimenta parte disso. Algumas cargas são conectas. As Uzinas menores por ordem de potência vão entrando em paralelo e mais cargas vão sendo adicionadas até tudo ficar na situação normal.
Para cair é como um dominó para levantar é como um castelinho de cartas, amigo RAU.:D
 
Acho importânte colocar o link para o teste do lfaller com a fonte PFC aqui.

Fonte PFC

Ontem durante os primeiros 10 segundos minha Corsair segurou o PC ligado enquanto minha casa estava parecendo uma arvore de natal.


[]s
Preda
 
Aqui no Sul nada de apagão, ainda bem! Mais foi tenso no resto do Brasil, galera apavorada e tals.
 
Eu tava na faculdade quando acabou a energia...meu foi tensu kkkkkkkkkk
aqui os portoes de casa são eletronicos e os muros tem uns 4 metros de altura, minha mae n achava a chave pra abrir o portao e n conseguia tirar o pino do portao grande, tive que pular o muro, foi tensu kkkk

Obs: e notebook continuou ligado kkkk pena que sem internet :(
 
Aqui no Sul nada de apagão, ainda bem! Mais foi tenso no resto do Brasil, galera apavorada e tals.

Depende...em algumas regiões da minha cidade (São Leopoldo, região metropolitana de POA) e na cidade vizinha houve apagão por alguns momentos
 
Ceilandia Norte, DF apagou tudo...................

eu tava convertendo 10 videos. po##a vou ter que começa de novo..........
 
Cara aqui a luz ficou piscando uns 10 minutos depois apagou tudo, meu nobreak não aguentou 10 segundos lol, ainda bem que não tava fazendo nada importante
 
aqui eu estava na sala acabando de jantar quando vi a luz fraquejando várias vezes, eu nessa hora já estava xingando a Cia Elétrica achando que o problema era na minha rua, fui que nem um tiro pro quarto ver o PC e vi uma cena bem forte, a luz do filtro bem fraquinha e o computador ainda ligado por incrível que pareça(deve ser por causa da fonte PFC ativo, lembrei do teste do Ifaller) mas nesse pouco tempo apagou tudo achei que tinha queimado algo, a energia não voltava e eu nem conseguia dormir de preocupação kkkk foda essas coisas.

vcs assistiram o jornal hoje? o PC do moleque queimou mas tinha uma combinação fatal= estabilizador de 300VA SMS + filtro de linha lixo

caramba depois que eu coloquei filtro de linha vivia sossegado mesmo com quedas de energia e blecautes mas ontem aquele acende e apaga me deixou tenso pqp pensei que podia até ter queima de varistores
 
Eu tava na faculdade quando acabou a energia...meu foi tensu kkkkkkkkkk
aqui os portoes de casa são eletronicos e os muros tem uns 4 metros de altura, minha mae n achava a chave pra abrir o portao e n conseguia tirar o pino do portao grande, tive que pular o muro, foi tensu kkkk

Obs: e notebook continuou ligado kkkk pena que sem internet :(

Poe um nobreak ao menos pro modem da Internet e fica sussa... :)

Ceilandia Norte, DF apagou tudo...................


eu tava convertendo 10 videos. po##a vou ter que começa de novo..........

Por quanto tempo faltou aí? Um nobreak poderia ter resolvido...

A CEB disse que o problema não foi ligado ao problema la em Itaipu, e não foi só Ceilandia, outros locais do DF ficaram sem luz tb. Mas em noticias que li, disse que o DF foi parcialmente afetado tb pelo problema lá em Itaipu... Aqui a luz só deu uma piscada rapida e depois umas osciladas de intensidade.

Cara aqui a luz ficou piscando uns 10 minutos depois apagou tudo, meu nobreak não aguentou 10 segundos lol, ainda bem que não tava fazendo nada importante

Eu vi num noticiario mostrando a imagem no exato momento que a energia caiu em SP. Deu pra ver em varios pontos as luzes aumentando e enfraquecendo...

aqui eu estava na sala acabando de jantar quando vi a luz fraquejando várias vezes, eu nessa hora já estava xingando a Cia Elétrica achando que o problema era na minha rua, fui que nem um tiro pro quarto ver o PC e vi uma cena bem forte, a luz do filtro bem fraquinha e o computador ainda ligado por incrível que pareça(deve ser por causa da fonte PFC ativo, lembrei do teste do Ifaller) mas nesse pouco tempo apagou tudo achei que tinha queimado algo, a energia não voltava e eu nem conseguia dormir de preocupação kkkk foda essas coisas.

vcs assistiram o jornal hoje? o PC do moleque queimou mas tinha uma combinação fatal= estabilizador de 300VA SMS + filtro de linha lixo

caramba depois que eu coloquei filtro de linha vivia sossegado mesmo com quedas de energia e blecautes mas ontem aquele acende e apaga me deixou tenso pqp pensei que podia até ter queima de varistores

PRovavelmente esse SMS não tinha um varistor sequer, nem o filtro xing ling. Eu já abri um SMS de 2006, de 300VA, que nao tinha varistores.

Mas varistor só queima com sobretensão, provavelmente não ocorreu sobretensão aí, provavelmente alguns picos ou queimas relacionadas a outras questões como o desligamento e religamento brusco que dependendo da fonte e do momento, pode gerar queimas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo