Aplicar dinheiro [10k]

xfmb

Maseratiiiiiii
Registrado
Boa noite, então tenho 21 anos e estou com a quantia de R$ 10.000,00 para aplicar ou investir em algum setor..

Gostaria de saber algumas opções além da bolsa de valores (até tenho interesse nela, porém sou leigo total em bolsa).. Lendo alguns dados acabei descobrindo o Tesouro Direto, vale a pena? Existe outros rendimentos melhores?

Acredito que aqui é a área adequada.
 
Última edição:
Investir no Tesouro Direto é uma boa.

Sugiro que você opte por um dos títulos pré-fixados (O juros é definido desde o começo, não é indexado). A nossa taxa de juros referencial é bem alta comparada com a de outros países, mas a medida que nosso país está se desenvolvendo e a confiança aumenta a nossa taxa reduz. Perto de 2000 a Selic era +- 20% , hoje é perto dos 10%.

Os títulos pré-fixados são Letra do Tesouro (LTN) e Nota do Tesouro série F (NTN-F). A diferença entre os 2 é que a LTN só te devolve os juros quando o título vence, a NTN-F te retorna rendimentos todo semestre. Ou seja, você acaba perdendo pagando mais impostos na NTN-F, mas recebe pagamento de pouco em pouco pra usar como bem quiser.

Minha dica é:

Compre LTN com o vencimento mais tardio possível.


Se for investir na bolsa e não quiser correr riscos, compre PIBB11 é uma espécie de "Fundo de investimento público" tem uma taxa de administração pequena e acompanha +- o IBRX50 (é um índice que acompanha o valor de 50 empresas de áreas diferentes na bolsa) . Você não recebe dividendos ( parte do lucro das empresas) no PIBB11, todos os dividendos são reinvestidos automaticamente no fundo. É uma opção muito segura. Entrar na bolsa é algo mais arriscado que investir em renda fixa, mas o valor está consideravelmente baixo por causa da crise.

Se você não quiser correr muitos riscos, invista um pouco em PIBB11 (tipo uns R$ 2.000,00) e os outros R$8.000,00 em títulos LTN. Como não vai dar pra fazer isso de forma redondinha, o que sobrar você coloca num Fundo DI.
 
Obrigado pela resposta..

Ficou uma dúvida, na LTN vc falou que 'ela' devolve o título quando vence.. e como seria isso? É feito um contrato quando compra determinado título?
 
Última edição:
Tipo...

Cada título que você compra tem uma data de Vencimento, que seria o dia em que o governo devolve seu dinheiro.
(Existe mercado secundário de títulos, mas isso é algo mais complicado. Eu pelo menos compro títulos e seguro até o vencimento, pra evitar dor de cabeça)

Isso quer dizer que se vc comprar R$10.000,00 em LTN com vencimento pra 2030.

Só em 2030 você vai ter seu dinheiro de volta + juros.

Tipo... R$17.000,00



O bacana de comprar LTN com vencimento bem tarde é que você foge um pouco do Imposto de renda.

A alíquota do Imposto de renda cai de 22.5% (rendimentos em menos de 6 meses) pra 15% se o título vencer depois de 2 anos.
 
Hum...
vc sabe alguma revista específica/livro ou site/blog confiáveis para ter mais informações?
 
Tesouro Nacional :) (Clica na imagem "Tesouro Direto" que tem à direita)

Eles ensinam tudo desde o basicão.

Boa sorte nos investimentos e sucesso.

Qualquer coisa, eu tenho steam: "sucrilhus"

Quem quiser, pode me adicionar. Gosto de conversar sobre investimentos.
 
Última edição:
Sugiro Tesouro Direto para renda fixa e BOVA11 para renda variável.
 
Estou indo viajar, volto domingo e então te adiciono na steam.
Aguardando outras respostas.
 
Acredito que a dica do sucrilhus é a melhor possivel pois, pela quantia, não acho seguro "brincar na bolsa". Muitas vezes o retorno não é o esperado, fora que voce tem que ficar de olho no mercado de altas e baixas pra ganhar algo significativo.
A tia da minha namorada, por exemplo, com 7k na mão enfiou tudo em Vale/Petro, há uns 3 anos. E não mexeu mais. Tá ai, na minha opiniao, uma grande burrada. Investir na bolsa e achar que é só esquecer que quando voce lembrar vai ter uma fortuna. Segundo umas contas basicas de reajuste minhas, o ganho (infimo) nao cobriu nem a inflação desses 3 anos. Dava na mesma enfiar embaixo do travesseiro.

Minha dica é, se é que precisa de mais alguma, é traçar o seu perfil como investidor, conservador ou arriscado. Conservador, vai com fé em LTN e similares. Arriscado, bolsa e outros tipos de investimento, como capital angel. Se bem que 10k é pouco hehehe
Se quiser aprender mais sobre a bolsa, procure na net umas apostilas sobre. A Fecomercio aqui de SP, se não me engano, tinha uma disponivel. Na epoca que assisti uma palestra la deu pra absorver bastante. Brinque tambem com a ferramenta de simulação da bolsa do UOL e da Folha. Voce vai ver que não é tão simples e precisa de um dedinho diario seu pra ganhar uma boa grana.

No mais, bons investimentos!
Abraços!
 
sempre quis aprender a mecher com ações,mais tarde quando tiver uma situação estável vou fazer um curso de análise.
mas o valor básico para começar a investir é 10k mesmo,menos que isso não é recomendado.
 
/caindo de paraquedas no assunto

essa taxa (a.a) dessa tabela:
Tesouro Direto - Consulta Ttulos

seria a taxa de rendimento por ano? ou pelo periodo inteiro?
 
Vokox,

É rendimento por ano.

"a.a" literalmente significa "ao ano".

Porém, veja que há 3 grupos de títulos lá:


"Indexados ao IPCA" (Com juros +- de 5%)
"Pré-fixados" (Com juros +- 10%)
"Indexados à Selic" (Com juros de 0%)

Tipo, "indexado" significa que ele vai render de acordo com algum outro fator.

IPCA é um índice que mede inflação. Esses títulos indexados ao IPCA rendem ao ano esses (juros de +-5% da tabela) + (valor do IPCA). Isso acaba dando perto de 10% no fim das contas. Sendo que vc nunca terá certeza do rendimento. Supondo que a inflação em 2012 seja de 1%. Você só vai render 6% naquele ano.

Os pré-fixados, passam quanto eles rendem desde o começo. E isso vai valer até o final do título.

A SELIC é a taxa referencial de juros, que é definida pelo COPOM. Ela vale perto de 10%. Esses "indexados à Selic" rendem o quanto ela valer.

Por isso, que no fim das contas. Os 3 grupos de títulos são meio parecidos em rendimentos.

Falei isso para que não pensem que os "pré-fixados" são infinitamente melhores. (Essa tabela pode acabar enganando).
 
e por exemplo, um titulo com validade de 10 anos... rende juros emcima de juros? por exemplo, um titulo de 1000R$, no primeiro ano vai render 10%, que daria 1100R$, no segundo ano, rende emcima dos 1100R$ ou do valor inicial?


desculpa se a pergunta é cretina, mas não manjo nada do assunto :/
 
Sucrilhus, sobre colocar essa renda em CDB sendo que no meu banco consigo 100% sobre a taxa de juros na aplicação, não compensaria investir no Tesouro nesse caso neh? Pois não vejo diferença absurda nisso, ou estou errado? Tem msn sucrilhus? Trabalho nessa area e gosto de conversar sobre também, MP se for o caso.
 
Falcon,

Eu não entendi exatamente quanto você receberia em juros aí. É CDB indexado a algo?

Independente disso... tipo ...
Ainda não investi em CDB, mas no Banco do Brasil pelo menos, o prazo não passa de 120 dias. Isso faz com que a gente pague mais imposto de renda. Tem aquela coisa que falei uns posts acima... a aliquota do IR cai pra 15% se o investimento durar mais de 720 dias.

120 dias é menos de um semestre, então cairia aqueles 22,5%.

Se não houver necessidade de acesso ao dinheiro rapidamente, eu procuraria investir nesses em que o prazo de liquidação passa de 2 anos.

Sendo que é claro, cada caso é um caso.

As vezes, mesmo recebendo antes e pagando mais impostos, o investimento acaba rendendo mais. Teria que abrir o Excel e fazer umas contas.
 
Última edição:
boas dicas do sucrilhos sobre investir nesses titulos do tesouro.. principalmente pra quem tem perfil conservador... agora, uma das coisas q eu vi q faz o capital se multiplicar rapido sao vendas... mas nao faz mto meu perfi pq eu dou preferencia para rendimentos passivos.. rsrs
eu tava com uma grana p investir ai optei por dar entrada em um apto na planta pra vender qdo receber a chave em 2013 mtas pessoas tao fazendo isso aqui e tao se dando bem dai optei por isso por ter uma margem de lucro mto boa para um investimento de baixo risco...
 
Eu não entendia nada de Bolsa e comecei a brincar faz uns 6 meses.

Apesar de tudo, estou praticamente no 0x0, já tive perdas, mas já tive lucros.

Eu recomendaria brincar na bolsa, com cuidado é claro.
 
Achei a explicação do Sucrilhos excelente.

No seu lugar colocaria tudo em títulos do governo e esqueceria bolsa por enquanto, até mesmo PIBB ou BOVA, como sugeriram. Depois vc estude um pouco, encontre uma estratégia na bolsa que seja interessante pro seu perfil e depois colocaria algo pra tentar alavancar mais seus investimentos.
 
se não intende de economia, esquece a bolsa, ESQUECE !, a não ser que vc aplique por convenio com banco, mas os ADM do banco pedem porcentagens,

investir em tesouro nacional é tenso, com essa corrupção a obra pode "empacar", fora esse golpe que teve ultimamente, teve gente que perdeu mais de 800 MIL.

se vc quer ganhar razoavelmente, e principalmente quer ESTABILIDADE, invista em ouro, é bem estavel.

essa é minha opinião, se falei algo errado me corrijam por favor.
 
se não intende de economia, esquece a bolsa, ESQUECE !, a não ser que vc aplique por convenio com banco, mas os ADM do banco pedem porcentagens,

investir em tesouro nacional é tenso, com essa corrupção a obra pode "empacar", fora esse golpe que teve ultimamente, teve gente que perdeu mais de 800 MIL.

se vc quer ganhar razoavelmente, e principalmente quer ESTABILIDADE, invista em ouro, é bem estavel.

essa é minha opinião, se falei algo errado me corrijam por favor.

Particularmente não vejo o ouro como investimento, mas sim como reserva de valores apenas. É interessante ter ouro em momentos de crise, porém não espere investir em ouro buscando rendimentos.

Investimento em tesouro direto continua sendo o de menor risco, embora seja importante lembrar que mesmo os países podem deixar de pagar seus credores, como acontece atualmente com a Grécia.
 
Eu tinha falado no último post que nunca tinha investido em CDB antes, por isso não sabia muita coisa.

Andei lendo um pouco sobre o assunto, e vi que pra CDB depende muito de cada banco e do investidor em si, certo?

Falcon, vc conseguiu CDB com 100% do DI , não é? Isso parece ser muito bom, mas daí a gente teria que ver quando é o vencimento.

Vi que há casos de bancos menores que oferecem acima do DI até. Depende da credibilidade do banco e do quanto você investe.
 
Eu tinha falado no último post que nunca tinha investido em CDB antes, por isso não sabia muita coisa.

Andei lendo um pouco sobre o assunto, e vi que pra CDB depende muito de cada banco e do investidor em si, certo?

Falcon, vc conseguiu CDB com 100% do DI , não é? Isso parece ser muito bom, mas daí a gente teria que ver quando é o vencimento.

Vi que há casos de bancos menores que oferecem acima do DI até. Depende da credibilidade do banco e do quanto você investe.

Aqui tem o rendimento das aplicações CDB do Banco Sofisa. Lembrando que as aplicações neste fundo são protegidas pelo FGC (Fundo garantidor de crédito) nos valores até BRL 70K. Ou seja, se o banco quebrar o governo te reembolsa.

Rentabilidade
 
Última edição:
Aqui tem o rendimento das aplicações CDB do Banco Sofisa.

Poxa, muito legal esse site.


Quer dizer então que CDB não necessariamente é indexado à taxa DI. Eles oferecem Pré-fixados e até indexados ao IPCA. Como se fosse título do tesouro mesmo. Bacana.
 
eu pegava esses 10k e comprava vários equipamentos de segurança como cameras de segurança, e outros tipos, contratava um técnico para instalar nas areas próximas ou vc mesmo aprenderia instalar ...

Setor de segurança é o melhor investimento, basta ir numa organização de moradores e oferecer o serviço...

o lucro é de 100% ... se vc mesmo instalar o lucro sobe para 300% de investimento..

Setor de segurança hoje é disparado o melhor investimento que existe.... todos precisam disso e ainda tem muitas casas em cameras de monitoramento, e muitas tem internet wireless com roteado que é o requisito para instalar as cameras...
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo