Apresentando o GNOME 41

The_Ancient_Machine

know-it-all Member
Registrado
GNOME 41 é o produto de 6 meses de trabalho do projeto GNOME. Inclui uma série de melhorias significativas e novos recursos, bem como uma grande coleção de melhorias menores.

As mudanças mais notáveis neste lançamento incluem um aplicativo de software aprimorado , novas configurações de multitarefa e recursos aprimorados de gerenciamento de energia. Com essas mudanças, o GNOME é mais inteligente, mais flexível e oferece uma experiência mais rica e envolvente do que nunca.

A nova versão também vem com melhorias significativas para desenvolvedores , incluindo um novo site de documentação do desenvolvedor, uma nova versão principal das Diretrizes de Interface Humana, novos recursos no IDE Builder, aprimoramentos GTK 4 e muito mais.

Graças ao trabalho das equipes de tradução do GNOME, o GNOME 41 está disponível em 38 idiomas .

GNOME 41 é o segundo lançamento a usar o novo esquema de numeração de versão do GNOME. Isso substituiu a antiga abordagem de liberação de ponto ímpar / par por um único inteiro mais simples. O próximo lançamento, a versão 42, está planejado para março de 2022.

Mais poder para você
power.png


GNOME 40 introduziu uma nova configuração de modo de energia. Isso permite alternar entre três modos de energia, que afetam o desempenho e o consumo de energia:

  • Equilibrado : o modo de energia padrão, que fornece desempenho e consumo de energia padrão.
  • Desempenho : aumenta o desempenho da CPU e o consumo de energia, permitindo que muitos aplicativos e atividades sejam executados com mais rapidez.
  • Economizador de energia : desempenho mais lento e menor consumo de energia.
O modo de desempenho está disponível apenas em hardware que oferece suporte a esse recurso. Em hardware que não possui modo de desempenho, a opção do modo de desempenho não é mostrada.

Com o GNOME 41, o recurso de modo de energia foi aprimorado. Os modos de energia agora podem ser alterados rapidamente no menu Status do sistema , e o modo Economia de energia foi aprimorado, de forma que a tela escurece e desbota mais rapidamente quando está ativa. O Economizador de energia também será ativado automaticamente quando o nível da bateria estiver baixo.

O suporte inicial também foi adicionado para permitir que os aplicativos solicitem um modo de energia específico. Isso será mais relevante para permitir que aplicativos sensíveis ao desempenho, como jogos, solicitem o modo de desempenho.

Novo visual da loja de Software
software.png


O software foi reformulado para o GNOME 41, fazendo com que pareça e funcione melhor do que nunca.

  • A visualização de exploração atualizada torna mais fácil navegar e descobrir aplicativos, com descrições de cada aplicativo e blocos mais atraentes.
  • Um novo conjunto de categorias ajuda a navegar e explorar os aplicativos disponíveis.
  • As páginas de detalhes têm um novo design, com capturas de tela maiores e novos blocos de informações, que fornecem uma melhor visão geral de cada aplicativo.
Quase todas as partes do Software foram polidas ou aprimoradas de alguma forma. Isso inclui configurações redesenhadas, layouts mais atraentes nas visualizações instaladas e atualizadas, banners de atualização de sistema operacional melhores e muito mais.

As mudanças também não são superficiais: houve muitas correções e melhorias subjacentes, que tornam a experiência mais rápida e confiável.

Multitarefa
multitasking.png


O GNOME 41 inclui um novo painel de configurações de multitarefa , que inclui gerenciamento de janelas e opções de espaço de trabalho. Isso permite:

  • Desativar o hot corner de Atividades.
  • Desativar bordas da tela ativa .
  • Configurar um número fixo de áreas de trabalho.
  • Mostrar áreas de trabalho em todos os monitores, em vez de apenas no monitor principal.
  • Restringir a troca de aplicativos para a área de trabalho atual, ao usar o atalho Super+Tab do teclado.
Novo aplicativo Connections
connections.png


GNOME 41 inclui Connections , um novo cliente de desktop remoto. Isso fornece uma experiência moderna e fácil de usar para conectar-se a outros desktops e lida automaticamente com o máximo possível da complexidade. Conexões VNC e RDP são suportadas.

O Connections substitui a funcionalidade da área de trabalho remota que era encontrada anteriormente no Boxes .

Configurações móveis
mobile-network.png


GNOME 41 inclui um novo painel de configurações de rede móvel . Isso permite configurar conexões de rede móvel e funciona com modems 2G, 3G, 4G e GSM / LTE.

As novas configurações de rede móvel são mostradas apenas quando um modem compatível está presente. Eles permitem definir o tipo de rede, selecionar se os dados móveis devem ser usados e se os dados devem ser usados em roaming. Eles também suportam o uso de vários SIMs e modems e permitem uma fácil alternância entre redes.

As novas configurações substituem as configurações de rede móvel anteriores.

Melhorias de desempenho
O GNOME está trabalhando continuamente para melhorar o desempenho, a capacidade de resposta e a suavidade, e o GNOME 41 inclui uma coleção de melhorias nessa área.

  • As melhorias de eficiência no GNOME 41 significam que a tela será atualizada mais rapidamente em resposta à entrada do teclado e do mouse. Essa mudança se aplica apenas àqueles que usam a sessão do Wayland, e os efeitos serão mais perceptíveis com alguns monitores em vez de outros (a melhoria é mais significativa em monitores com taxas de atualização mais baixas).
  • Os gestos multitoque no nível do sistema agora se comportam de forma mais confiável e consistente.
  • GTK 4 tem um novo renderizador GL padrão, que fornece renderização mais rápida e consumo de energia reduzido.
  • Finalmente, uma grande limpeza de código foi realizada no Mutter, o gerenciador de janelas do GNOME, que irá melhorar a manutenção e eficiência a longo prazo.
Music
music.png


O Music recebeu uma rodada de atualizações da UI para o GNOME 41. A arte agora é maior e tem cantos arredondados, a lista de artistas inclui imagens, uma nova visualização do álbum inclui um prático botão de reprodução e a barra do reprodutor redesenhada é mais espaçosa. O Music também tem uma nova arte de boas-vindas.

Isso não é tudo
O GNOME 41 inclui muitas outras melhorias menores. Esses incluem:

  • A capacidade de criar arquivos .zip criptografados em Files (eles exigem a abertura de uma senha).
  • Um novo recurso de calendário que permite importar eventos de arquivos .ics .
  • Suporte aprimorado para o modo escuro na Web , junto com pinça mais rápida para aumentar o zoom (em sites pesados) e melhor manuseio de sites que não respondem.
  • Melhor redimensionamento da janela na Calculadora : ampliar a janela agora revelará controles adicionais, e a janela também será reduzida para caber em monitores portáteis.
Essas são apenas algumas das muitas pequenas melhorias encontradas no GNOME 41.


 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo