• Assim como acontece todos os anos, abrimos a seção Black Friday: ACESSE CLICANDO AQUI. Portanto o For Sale ficará fechado durante a Black Friday e Cyber Monday.

aqui, esquema de controle remoto p/ o micro !

coiote

New Member
# acabei de montar esse controle remoto, e como o preço dele é bem reduzido, quero postar o esquema aqui pra quem quiser se aventurar ...
# montei com material de sucata, mas se comprasse os componentes, sairia uns r$30,00 :)
# funciona muito bem obrigado :D:rolleyes:

Attachments

• sirc.gif
    sirc.gif
    4.4 KB · Visitas: 940

silverfox

New Member

clobbY

caseMoDDer
krai! ixplica direito! :p

clobbY

caseMoDDer
karambA! explica direito o q eh?

Fla3DMadness

Active Member
Isso ae é só pra ter a porta IR usando o serial então? O cara depois compra o controle remoto, certo?
Foda é que nos EUA o controle custa em média uns US$50 que foi o preço que eu paguei no meu controle com a porta IR e com a vantagem de ser USB... tu já montou o teu? Conseguiu fazer algum controle funcionar? :D
Lembra desse que eu tenho? hehehehehe
Vou até colocar uma imagem aqui... ;)
[]´s

Flávio

Attachments

• gr-prod-shot-dmrsm.jpg
    gr-prod-shot-dmrsm.jpg
    2.3 KB · Visitas: 788

coiote

New Member
pra gaera que não entendeu, isso ae é um esquema eletronico ou tipo "uma planta" para montar o receptor de controle remoto ...

Fla3DMadness, o controle que montei é bem simples,aceita qualquer transmissor de controlo remoto, basta programar o soft, funciona em windows com soft shareware, mas é o mesmo projeto do LIRC de linx , agora preciso fazê-lo funcionar em dos, não consegui ainda

MP que me mandaram , o receptor de infravermelho é um TSOP, é um tipo de photo-transistor, mas só "trabalha"com luz infravermelha na frequencia de ~38hkz , que é o que os transmissores de tv/som transmitem, então ele fica livre de ruidos de outras fontes de luz infra-vermelha,
achei outro esqueminha, mais simples, mas tem fotos de componentes : http://www.heatseekerz.net/index.php?page=articles&articleid=4&page_number=1

Fla3DMadness

Active Member
Tu não pensa em começar a montar e vender? :D
Tu já pensou em fazer um desses USB? :cool:
Poxa, soldar essas coisinhas pequenas não é fácil, hein? ;)
Mandou bem, Beto, depois quero ver isso ae funcionando!
[]´s

Flávio

Fabiano

aka MACker
pra gaera que não entendeu, isso ae é um esquema eletronico ou tipo "uma planta" para montar o receptor de controle remoto ...

Fla3DMadness, o controle que montei é bem simples,aceita qualquer transmissor de controlo remoto, basta programar o soft, funciona em windows com soft shareware, mas é o mesmo projeto do LIRC de linx , agora preciso fazê-lo funcionar em dos, não consegui ainda

MP que me mandaram , o receptor de infravermelho é um TSOP, é um tipo de photo-transistor, mas só "trabalha"com luz infravermelha na frequencia de ~38hkz , que é o que os transmissores de tv/som transmitem, então ele fica livre de ruidos de outras fontes de luz infra-vermelha,
achei outro esqueminha, mais simples, mas tem fotos de componentes : http://www.heatseekerz.net/index.php?page=articles&articleid=4&page_number=1

OK, isso eh um receptor ta... mas aonde eu vou arranjar o controle remoto q eh o mais importante? e os drivers?
eu tenho aki um dakeles controles de drive de cd-rom INFRA da creative, sera q eu consigo usar ele? deve ter algum jeito ne? se vc souber me avisa. E será q eu num posso usar a porta infravermelha da placa mae, akela q vc conecta o modulo receptor q vende separadamente?

Fabiano

aka MACker
hehehe... esse link q vc colocou ai ja me respondeu a ultima pergunta... akela porta infravermelha q vem nas placas mae naum eh compativel porq a frequencia naum eh a mesma q os controles remotos usam... intaum ta...

Ma tem uma coisa q eu naum consegui entender nakele eskema: o sensor deveria ficar na frente do pc certo? dalele jeito la, vc conecta o sensor na porta serial traseira do pc e o sensor fica la atras, pq ele eh embutido no conector... ou sera q o sinal do controle remoto chega ate la?

Fla3DMadness

Active Member
Acho que nesse caso o cara tem que comprar uma estensão pra porta serial vir pra frente do computador... conecção IR tem que sempre apontar um de frente pro outro e não pode ter obstáculos...
[]´s

Flávio

Fabiano

aka MACker
pois eh, pelo q eu saiba tb eh assim... se bem q a minha tv se eu colocar o controle remoto virado pra traz( direçao oposta à tv) tb funciona) :confused: :eek:

rafaelpa

Banido
Banido
Mas só pq bate na parede e volta :D
Tem que deixar virado de frente mesmo, vai ver aquele esquema é pra deixar numa caixa montada pra ouvir mp3 no carro, sei lá...
Esse circuitinho aí está extremamente simples, acho que vou montar um pra ver.... negócio é arranjar o foto-transístor... demolir umas tvs bixadas :)

coiote

New Member
USB fica inviável se caseiro... o preço dos componentes é muito alto, custa mais que um desses prontos !
vou montar um depois mais profissional, com circuito-integrado PIC (programavel) que é bem mais sensível, apesar que esse ae do esquema está funcionando muito bem e com distância boa (uns 5 metros)
o photoreceptor, é o mesmo de muitos video-cassetes e televisores da marca mitsubishi(de sucatão mesmo)
montei tudo dentro do conector do cabo serial mesmo, apenas o photoreceptor fica na frente do micro, por cabo de 3 fios ...

SNJ_Gardenal

New Member
ai eu fui na santa efigenia comprar os componentes pra fazer o recever pro controle remoto mas nao achei o ir-recever, aquele do site do coiote
http://www.heatseekerz.net/index.php?page=articles&articleid=4&page_number=1

procurei la en todo logar e nao achei, achei somente alguns recevers mas com eles nao consegui fazer ele funcionar,
eu quero saber onde vcs acharam o ir recevers
desde ja agradeco

coiote

New Member
ai eu fui na santa efigenia comprar os componentes pra fazer o recever pro controle remoto mas nao achei o ir-recever, aquele do site do coiote
http://www.heatseekerz.net/index.php?page=articles&articleid=4&page_number=1

procurei la en todo logar e nao achei, achei somente alguns recevers mas com eles nao consegui fazer ele funcionar,
eu quero saber onde vcs acharam o ir recevers
desde ja agradeco

aqui tem mais um link interessante:
http://www.caseserve.com/ht/UIRT/uirt.htm

tem alguns modelos de TSOP , tente usar um de tv telefunkem ou de video-cassete .

SNJ_Gardenal

New Member
cara consegui fazer o controle funcionar muiiito loco cara e muito legal valeu pela ideia vc mandou aquele site cara demais ficou gringo a parada, agora vo joga counter no controle remoto jhahahahahahahahaha

_Sly_

New Member
Estava vendo que esse receptor de ifrevermelho é conectao na porta serial, so que meu mouse ja utiliza essa porta. Então sempre que eu quiser utilizar o receptor precisarei desligar o mouse ?

coiote

New Member
Estava vendo que esse receptor de ifrevermelho é conectao na porta serial, so que meu mouse ja utiliza essa porta. Então sempre que eu quiser utilizar o receptor precisarei desligar o mouse ?
1- a maiora nas placas mãe novas tem 2 portas seriais ...
2- a maioria dos mouses novos são PS2, então sobra as 2 portas seriais ...
:( []'s

Fla3DMadness

Active Member
Ainda tem a opção de se o teu micro só tiver uma porta serial, comprar um adaptadorzinho serila/PS2 pra ligar o teu mouse serial na porta PS/2. ;)
[]´s

Flávio

_Sly_

New Member
Não entendi a parte do regulador-tensão. Alguem poderia me ajudar? Acho esse negocio em qualquer loja de eletronicos?

_Sly_

New Member
Estou com uma duvida quanto a configuraçao das teclas do controle. Quando eu estiver usando WinLirc, eu tenho que apertar uma tecla do controle remoto e depois eu coloco o que essa tecla deve fazer no computador?
E quanto ao códico do controle? Sei que casa aparelho de controle remoto utiliza um codigo, e nesse caso faz o que?

SNJ_Gardenal

New Member
isso mesmo vc tem que ficar apetando o controle por alguns segundos para o programa reconhecer o seu controle, ou melhor o codigo dele, sei la, o regulador de tensao vc compra em qualquer loja na santa ifigenia o mais dificil mesmo e o ir recever
e da porta serial cara quando vc for usar o controle vc tira o mouse e coloca o controle

NoOne

New Member
eu tenho uma unidade velha de CD-ROM aqui...
da Creative com Infra..
ela ta pifada mas tenho os controles dela e tenho ela em si!

Sera que da pra montar um receptor infra vermelho?

Nao manjo muito, ou melhor, quase nada, de eletronica.. voces poderiam me dar uma ajuda camarada ae?

Abraços

Usuários que está vendo este tópico