- Nome: Arma II: Operation Arrowhead
- Plataforma: PC DVD/Online
- Desenvolvedora: Bohemia Interactive
- Lançamento: 29-06-10
- Website: www.arma2.com/arrowhead
- Single-Player: Sim.
- Multiplayer: Sim, para 120+ jogadores.
Requisitos Mínimos:
Sistema Operacional: Windows XP or newer
Processador: Dual Core CPU
Placa de Vídeo: 256 MB RAM & Pixel Shader 3.0 or better
Disco Rígido: 9 GB free HDD space
![sign-army.png](http://www.arma2.com/images/stories/arma2factions/sign-army.png)
![q5usulkr.jpg](http://img717.imageshack.us/img717/7073/q5usulkr.jpg)
Sendo uma expansão Stand-Alone (não é necessário o ArmA 2 para joga-la) esse jogo busca incluir novos conteúdos, melhorias na engine e atrair um número maior de jogadores. Entretanto a idéia principal da série permanece: ser um simulador militar épico. E sendo o unico no gênero, ele é o melhor nisso.
Apesar das melhorias na engine, ela permanece a mesma. Isso se traduz em: gráficos por vez soberbos outra hora fracos, assim como a Inteligência Artificial que hora pode ser confundida com um humano e outras com uma topeira, a física teve melhoras mas nada de ragdolls ou coisa assim e a jogabilidade continua intacta. Apesar da fama de ser um jogo extremamente pesado, é altamente configurável, e se mal configurado vai ficar pesado mesmo!
Single-Player:
Campanha
"Três anos após o conflito em Chernarus, uma nova ameaça aparece na região do Mar Verde. A Força de Coalizão liderada pelo exército dos Estados Unidos é enviado ao Taquistão para rapidamente restaurar a paz e prevenir maiores perdas dos locais"
Essa é a base para a nova trama da campanha principal do jogo, simples e sem maiores aprofundamentos, assim como a campanha em si. Composta de apenas 7 (ou 8) missões simples, rápidas e mais voltadas a ação, a campanha lhe da a oportunidade de jogar como um simples soldado de infantaria, um piloto de helicoptero de ataque, um comandante de blindados e um operador das Forças Especiais.
Nenhum personagem se destaca e você não se apega a história é uma campanha apenas para mostrar como as coisas funcionam. Pode ser jogada em COOP também.
Minhas impressões sobre o jogo e campanha:
Não tenho como recomendar a compra do A2 sobre o Arrowhead, apesar do A2 ter mais conteúdo, ser mais completo e tal. O ideal é ter os dois e torcer para a BIS padronizar o A2 com os padrões do OA.
Bom, depois de uma grata e completamente inesperada surpresa sabado (obrigado Pro!
) e dois dias e meio lutando com o Steam para conseguir baixar, tenho que dizer: Que jogo. (mesmo sendo fanboy, fui surpreendido)
Versão curta: Apesar de ser apenas uma expansão é muito conteudo para brincar e as melhorias\novas features na engine são notáveis. A performace no mapa principal (Takistan) ficou igual ao que eu tinha em Chernarus, o que é bom e ruim. Bom por ser jogável e ruim porque é um ambiente bem mais pobre* do que Chernarus. É questão de tempo até acertarem com um patch. *(tudo está mais bem feito e polido, como unidades e construções, e existem novos efeitos como o SSAO, mudaram algumas coisas na iluminação etc)
Agora o tutorial é BEM explicativo e funcional, provavelmente uma vassoura consegue completa-lo e absorver o suficiente para se virar no jogo de fato.
Não adianta esperar grandes diferenças entre a física, menus\comandos\jogabilidade ou a IA do A2 e OA.
Não tenho como recomendar a compra do A2 sobre o Arrowhead, apesar do A2 ter mais conteúdo, ser mais completo e tal. O ideal é ter os dois e torcer para a BIS padronizar o A2 com os padrões do OA.
___________________
Versão longa:
Mini-Review da campanha do Arrowhead para quem estiver interessado:
Resumo:
Agora mais longo, talvez com SPOILERs:
![Wub :wub: :wub:](https://i.imgur.com/336R8zt.gif)
Versão curta: Apesar de ser apenas uma expansão é muito conteudo para brincar e as melhorias\novas features na engine são notáveis. A performace no mapa principal (Takistan) ficou igual ao que eu tinha em Chernarus, o que é bom e ruim. Bom por ser jogável e ruim porque é um ambiente bem mais pobre* do que Chernarus. É questão de tempo até acertarem com um patch. *(tudo está mais bem feito e polido, como unidades e construções, e existem novos efeitos como o SSAO, mudaram algumas coisas na iluminação etc)
Agora o tutorial é BEM explicativo e funcional, provavelmente uma vassoura consegue completa-lo e absorver o suficiente para se virar no jogo de fato.
Não adianta esperar grandes diferenças entre a física, menus\comandos\jogabilidade ou a IA do A2 e OA.
Não tenho como recomendar a compra do A2 sobre o Arrowhead, apesar do A2 ter mais conteúdo, ser mais completo e tal. O ideal é ter os dois e torcer para a BIS padronizar o A2 com os padrões do OA.
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Versão longa:
Ao entrar no jogo fui direto para o editor, mapa deserto para testar as novas armas, veiculos e tals. Gastei umas 2 horas só ali e não vi tudo. E isso é uma expansão......
Fui para o Armory, tem "mini-missões" e desafios para passar o tempo e "liberar" conteudo (vá para o editor para ter tudo ¬¬), deixei quieto.
Próxima parada, Tutoriais. Não aprendi nada de novo mas ficou evidente que melhoraram demais, provavelmente afim de pescar quem não entendeu porra nenhuma nos ultimos jogos já que ta tudo bem mastigado e claro. Nessa versão são ainda mais botões para lembrar mas faz parte. Quer moleza? Senta no pudim. Ou vai jogar outro jogo.
Sai do jogo e entrei novamente, dessa vez com o Combined Ops (A2 junto), editor novamente. Como prometido, as unidades do A2 funcionam parcialmente (quanto as novas funções!) no OA, então não foi surpresa ver as unidades do A2 totalmente brancas ao olhar pelo FLIR, mesmo com elas paradas (frias). O AH-64 do A2 não tem FLIR, nem novo GUI para a mira nem o "zeramento" da mira. Porém o exatamente mesmo AH-64 do OA tem tudo isso. As armas do A2 não tem lasers (apesar do PEQ modelado na arma), nem lanternas, enfim as coisas do A2 não tiram proveito das novas features. Apesar de já saber disso, fiquei desapontado mesmo assim. Espero que a BIS padronize as cosias (senão os mapas de calor que exigem novas texturas, mas pelo menos as várias coisas que dá para mudar nas configs, texto), senão acabaram de matar o A2.
Ainda no editor comecei a testar os novos módulos que para a minha surpresa são muito funcionais e simples. Coloque um de "Simple Support" sincronizado com o seu personagem e vc terá apoio aéreo, reforço, artilharia etc. Com o novo "módulo para civis" as cidades ganham vida com vários civis andando por ai, conversando e dizem alguns que até dirigindo por ai (não achei nenhum mas não fiquei muito tempo). Existem novos módulos para efeitos, clima, filtros de cor estáticos e dinâmicos, o criador de cidades (que esqueci de testar oO) entre outros que não lembro agora.
Com uma dúzia de cliques, usando os módulos de Simple Support, SecOps, Civilian Ambient e Combat Ambient sincronizados ao seu grupo no editor vc terá um mundo completamente vivo e dinâmico a cada vez que jogar, só ai iriam várias horas de jogo para quem tem pouca experiência no editor.
Seguindo adiante, as missões avulças (acho que 10) devem ser rápidas e rasteiras como sempre foram, só testei a "Laser Show" (ou sei lá como era o nome), mas morri logo no inicio =P
Existem mais cinco missões estilo vitrine: Você tem disponível todos os veículos\armas de tal facção para testar. Mais pratico do que o Armory ou Editor, mas é só pra conhecer já que não tem muito o que fazer.
Campanha: Só joguei as 3 primeiras fases (de 7 ou 8). As cutscenes estão com mais ação. Na verdade o que parece (e já foi dito nos reviews) é que esta tudo mais focado na ação, bem straight-forward e mais linear. Porém fiquei surpreso ao ver como as coisas mudam. Depois de um auto-save, corri 600m para o próximo objetivo, um saco. Ao chegar lá, morri. Já tava saindo do jogo, mas carregou o save. Pensei que seria o mesmo saco de correr até o próximo objetivo mas fui surprendido pq o líder (IA) resolveu pegar outro caminho e nos botou em um combate. Morri, novo load, novo caminho, chegando no local que morri pela primeira vez, combati mais um pocuo e fui pego por um IA no segundo andar de uma casa. Novo load, cheguei lá e dessa vez tinha um Helo dando suporte......
Na missão seguinte, comandar um destacamento de blindados. Ia ser moleza usando o FLIR. Nem tanto. Apesar de alguns problemas com o uso das armas e suporte dos outros blindados, o PC deu um bom caldo. Salvei e sai.
Peguei a missão de Showcase dos civis que se passa em Zarbwhatever - o mapa que disseram que ficou pesado. E não era mentira. Pesado pra burro. Mas resolvi testar ele no editor, vazio. Já não era tão pesado provavelmente porque não tinha os módulos e IAs rodando por lá, mas ainda assim era pesado. Mas esse peso se justificou com a cidade de médio porte, cheio de casa\construções todas entráveis, destrutíveis e até que bem detalhadas com mobília, vários andares entre outras coisas. Para um cenário PvP deve até que ficar leve e MUITO tenso, porque é muito local para se enfiar.
Alias, esse mapa deve ser bem legal para montar cenários PvP, além das várias construções totalmente entráveis na cidade principal (destaque para a grande mesquita bem detalhada no centro) existem várias vilas ao redor (cenário para aprender dorgas nas casas com marijuana?), refinarias,aeroporto, uma represa e uma "mansão", provavelmente de um ditador\chefe do tráfico. =P E mesmo assim é bem compacto, ficou bem interessante.
O mapa principal não explorei muito ainda.
A nova interface ficou legal, mais limpa comparado ao A2. O FLIR e o ULB parecem besteira mas são bem interessantes, podem mudar um combate. Outras coisas que já haviam sido feitas em mods como a mira secundária, flares, mochilas,IR,shakecam (esse é bem interessante, experimente ficar perto de um helo ou tanque em movimento),lanternas e desmontar armas pesadas são bem vindas já que uma coisa "hardcoded" no jogo sempre é mais confiável e abre um leque maior para outras modificações menos enjambradas.
Coisas que não gostei:
Sons . No geral estão bons, mas armas como a M14, FAL, a "AK" que os tchecos usam, o A10 entre outros são meio toscos. Felizmente existem soundmods para todos os gostos!
A falta de suporte para as coisas do A2, como falei acima.
Falta de coisas pequenas que já foram feitas (em mods) e fariam boa diferença no jogo, lightsticks, apoio da arma, backblast, FCS mais perto do real para veículos entre outros.
Alguns problemas como M4 não animadas, veículos não entráveis (Stryker Mortar) entre outras coisas. Maioria desses já foram reportados no CIT e já foram\serão corrijidos.
O peso do jogo. Apesar de jogável, era de se esperar uma melhora nos frames devido ao mapa ser menor e ter um ambiente mais pobre. No entanto, tudo está mais bem feito e polido e existem novos efeitos como o SSAO, mudaram algumas coisas na iluminação etc. Acredito que é uma questão de patches, assim como foi para o OFP,ArmA 1 e 2.
Enfim, tem muita coisa para uma simples expansão (e pelo preço), das grandes (unidades, mapas) a pequenas (coisas que vc nota depois de um tempo, como a inércia do personagem em veículos). Já se tornou o padrão para a comunidade, todos os mods\servers estão migrando para o OA ou CO. Com algumas adições, correções e ajustes, diria que dessa vez não seria preciso de mods para deixar o jogo espetacular.
Fui para o Armory, tem "mini-missões" e desafios para passar o tempo e "liberar" conteudo (vá para o editor para ter tudo ¬¬), deixei quieto.
Próxima parada, Tutoriais. Não aprendi nada de novo mas ficou evidente que melhoraram demais, provavelmente afim de pescar quem não entendeu porra nenhuma nos ultimos jogos já que ta tudo bem mastigado e claro. Nessa versão são ainda mais botões para lembrar mas faz parte. Quer moleza? Senta no pudim. Ou vai jogar outro jogo.
Sai do jogo e entrei novamente, dessa vez com o Combined Ops (A2 junto), editor novamente. Como prometido, as unidades do A2 funcionam parcialmente (quanto as novas funções!) no OA, então não foi surpresa ver as unidades do A2 totalmente brancas ao olhar pelo FLIR, mesmo com elas paradas (frias). O AH-64 do A2 não tem FLIR, nem novo GUI para a mira nem o "zeramento" da mira. Porém o exatamente mesmo AH-64 do OA tem tudo isso. As armas do A2 não tem lasers (apesar do PEQ modelado na arma), nem lanternas, enfim as coisas do A2 não tiram proveito das novas features. Apesar de já saber disso, fiquei desapontado mesmo assim. Espero que a BIS padronize as cosias (senão os mapas de calor que exigem novas texturas, mas pelo menos as várias coisas que dá para mudar nas configs, texto), senão acabaram de matar o A2.
Ainda no editor comecei a testar os novos módulos que para a minha surpresa são muito funcionais e simples. Coloque um de "Simple Support" sincronizado com o seu personagem e vc terá apoio aéreo, reforço, artilharia etc. Com o novo "módulo para civis" as cidades ganham vida com vários civis andando por ai, conversando e dizem alguns que até dirigindo por ai (não achei nenhum mas não fiquei muito tempo). Existem novos módulos para efeitos, clima, filtros de cor estáticos e dinâmicos, o criador de cidades (que esqueci de testar oO) entre outros que não lembro agora.
Com uma dúzia de cliques, usando os módulos de Simple Support, SecOps, Civilian Ambient e Combat Ambient sincronizados ao seu grupo no editor vc terá um mundo completamente vivo e dinâmico a cada vez que jogar, só ai iriam várias horas de jogo para quem tem pouca experiência no editor.
Seguindo adiante, as missões avulças (acho que 10) devem ser rápidas e rasteiras como sempre foram, só testei a "Laser Show" (ou sei lá como era o nome), mas morri logo no inicio =P
Existem mais cinco missões estilo vitrine: Você tem disponível todos os veículos\armas de tal facção para testar. Mais pratico do que o Armory ou Editor, mas é só pra conhecer já que não tem muito o que fazer.
Campanha: Só joguei as 3 primeiras fases (de 7 ou 8). As cutscenes estão com mais ação. Na verdade o que parece (e já foi dito nos reviews) é que esta tudo mais focado na ação, bem straight-forward e mais linear. Porém fiquei surpreso ao ver como as coisas mudam. Depois de um auto-save, corri 600m para o próximo objetivo, um saco. Ao chegar lá, morri. Já tava saindo do jogo, mas carregou o save. Pensei que seria o mesmo saco de correr até o próximo objetivo mas fui surprendido pq o líder (IA) resolveu pegar outro caminho e nos botou em um combate. Morri, novo load, novo caminho, chegando no local que morri pela primeira vez, combati mais um pocuo e fui pego por um IA no segundo andar de uma casa. Novo load, cheguei lá e dessa vez tinha um Helo dando suporte......
Na missão seguinte, comandar um destacamento de blindados. Ia ser moleza usando o FLIR. Nem tanto. Apesar de alguns problemas com o uso das armas e suporte dos outros blindados, o PC deu um bom caldo. Salvei e sai.
Peguei a missão de Showcase dos civis que se passa em Zarbwhatever - o mapa que disseram que ficou pesado. E não era mentira. Pesado pra burro. Mas resolvi testar ele no editor, vazio. Já não era tão pesado provavelmente porque não tinha os módulos e IAs rodando por lá, mas ainda assim era pesado. Mas esse peso se justificou com a cidade de médio porte, cheio de casa\construções todas entráveis, destrutíveis e até que bem detalhadas com mobília, vários andares entre outras coisas. Para um cenário PvP deve até que ficar leve e MUITO tenso, porque é muito local para se enfiar.
Alias, esse mapa deve ser bem legal para montar cenários PvP, além das várias construções totalmente entráveis na cidade principal (destaque para a grande mesquita bem detalhada no centro) existem várias vilas ao redor (cenário para aprender dorgas nas casas com marijuana?), refinarias,aeroporto, uma represa e uma "mansão", provavelmente de um ditador\chefe do tráfico. =P E mesmo assim é bem compacto, ficou bem interessante.
O mapa principal não explorei muito ainda.
A nova interface ficou legal, mais limpa comparado ao A2. O FLIR e o ULB parecem besteira mas são bem interessantes, podem mudar um combate. Outras coisas que já haviam sido feitas em mods como a mira secundária, flares, mochilas,IR,shakecam (esse é bem interessante, experimente ficar perto de um helo ou tanque em movimento),lanternas e desmontar armas pesadas são bem vindas já que uma coisa "hardcoded" no jogo sempre é mais confiável e abre um leque maior para outras modificações menos enjambradas.
Coisas que não gostei:
Sons . No geral estão bons, mas armas como a M14, FAL, a "AK" que os tchecos usam, o A10 entre outros são meio toscos. Felizmente existem soundmods para todos os gostos!
A falta de suporte para as coisas do A2, como falei acima.
Falta de coisas pequenas que já foram feitas (em mods) e fariam boa diferença no jogo, lightsticks, apoio da arma, backblast, FCS mais perto do real para veículos entre outros.
Alguns problemas como M4 não animadas, veículos não entráveis (Stryker Mortar) entre outras coisas. Maioria desses já foram reportados no CIT e já foram\serão corrijidos.
O peso do jogo. Apesar de jogável, era de se esperar uma melhora nos frames devido ao mapa ser menor e ter um ambiente mais pobre. No entanto, tudo está mais bem feito e polido e existem novos efeitos como o SSAO, mudaram algumas coisas na iluminação etc. Acredito que é uma questão de patches, assim como foi para o OFP,ArmA 1 e 2.
Enfim, tem muita coisa para uma simples expansão (e pelo preço), das grandes (unidades, mapas) a pequenas (coisas que vc nota depois de um tempo, como a inércia do personagem em veículos). Já se tornou o padrão para a comunidade, todos os mods\servers estão migrando para o OA ou CO. Com algumas adições, correções e ajustes, diria que dessa vez não seria preciso de mods para deixar o jogo espetacular.
Mini-Review da campanha do Arrowhead para quem estiver interessado:
Resumo:
- É curta. Apenas 8 (ou 7 ou 9, depende) missões.
- Não tem muito do que fez o OFP:CWC um fenômeno na época (ao contrário do que disseram), ou seja, não é imersiva. Mais rasa que a campanha do A2.
- Missões são simples e rápidas, mas são divertidas.
- Aparentemente algumas ações tomadas em certas missões se refletem nas seguintes de forma bem acentuada. Só acabei uma vez, então não posso confirmar.
- A opinião dos populares\locais pouco importa durante o jogo, só notei em 1 missão. "Coltan Blue" a que saiu em vários reviews, vídeos e no demo.
- É legal o suficiente para me fazer querer jogar novamente.
Agora mais longo, talvez com SPOILERs:
Bom, as três primeiras missões não tem nada de especial. A quarta onde você é um piloto de Apache parece que molda o que vai acontecer nas missões seguintes. Eu fui abatido logo no início da missão que acabou. Na seguinte eu precisava resgatar os pilotos abatidos, durante a noite com um grupo mecanizado, bem interessante. A IA mostrou que consegue se virar muito bem.
A missão seguinte que poderia ser a ultima (depende do que vc fizer) foi muito legal. Se passa em Zargabad, o mapa pesado cheio de construções, então a primeira coisa que fiz foi baixar a 3D Resolution e alguns detalhes e o jogo estava rodando lisinho (e embaçado, mas isso meio que dava um efeito de tensão ahsushau). É um assalto em larga escala a cidade, então existem vários grupos de infantaria, helos e até um A-10 voando por ai. Em controle de 1 grupo mecanizado, avancei. Foi legal ver que a IA, além de se virar muito bem sozinha combatendo (só precisei tomar o controle do Bradley para dar uns "Snipe Shots") e navegando pelas ruas e becos apertados da cidade, me cobria. Fui salvo várias vezes pelo Bradley do meu grupo que fazia a terra tremer ao passar por perto. Alias, esse efeito é muito legal, levei um susto ao A-10 fazer um Strafe Run com foguetes e ver a tela toda tremendo.
Foi muito prazeirosa essa missão, deixou tenso mesmo fazer um CQB pesado, apesar do não tã grande número de inimigos. A missão seguinte só aconteceu porque vacilei nessa em Zargabad. É legalzinha, mas não é grande coisa.
No mais, se for comprar para jogar APENAS a camapanha e cenários oficiais, não vale a pena. Agora se for aproveitar o conteúdo custom, editor e MP (nem toquei nele ainda), ai sim vale.
A missão seguinte que poderia ser a ultima (depende do que vc fizer) foi muito legal. Se passa em Zargabad, o mapa pesado cheio de construções, então a primeira coisa que fiz foi baixar a 3D Resolution e alguns detalhes e o jogo estava rodando lisinho (e embaçado, mas isso meio que dava um efeito de tensão ahsushau). É um assalto em larga escala a cidade, então existem vários grupos de infantaria, helos e até um A-10 voando por ai. Em controle de 1 grupo mecanizado, avancei. Foi legal ver que a IA, além de se virar muito bem sozinha combatendo (só precisei tomar o controle do Bradley para dar uns "Snipe Shots") e navegando pelas ruas e becos apertados da cidade, me cobria. Fui salvo várias vezes pelo Bradley do meu grupo que fazia a terra tremer ao passar por perto. Alias, esse efeito é muito legal, levei um susto ao A-10 fazer um Strafe Run com foguetes e ver a tela toda tremendo.
Foi muito prazeirosa essa missão, deixou tenso mesmo fazer um CQB pesado, apesar do não tã grande número de inimigos. A missão seguinte só aconteceu porque vacilei nessa em Zargabad. É legalzinha, mas não é grande coisa.
No mais, se for comprar para jogar APENAS a camapanha e cenários oficiais, não vale a pena. Agora se for aproveitar o conteúdo custom, editor e MP (nem toquei nele ainda), ai sim vale.
Outros passatempos para quem for jogar sozinho incluem:
Tutorial: Ao contrário da versão passada, dessa vez o tutorial é útil e funcional. Dividido em 15 partes específicas (movimento,armas, dirigir, pilotar, saltar de paraquedas, comandar...)deve ensinar muito bem os básicos para os novos jogadores (essa expansão parece ter sido feita especialmente para atrai-los).
Scenarios: Diversas missões avulças que dão ao jogador a oportunidade de enfrentar novos desafios sem precisar de um contexto. Nessa seção existem tamém as "Showcases" que são "missões" com todo o arsenal de cada uma das forças representadas no jogo. Além disso possui uma interface estilo "Wizard" para criar missões rapidamente e funciona muito bem.
Armory: Apresenta as armas e veículos do jogo. No inicio apenas alguns poucos estão liberados, para destravar o resto é preciso completar desafios propostos pelo jogo. Desde alcançar uma certa velocidade com um avião, caçar algum tipo de animal ou completar pequenos objetivos como roubar documentos. É uma forma mais empolgante para conhecer tudo que já está disponível "de graça" no editor e nas missões de "Showcase".
Editor: Esse é o motivo que mantem a série viva até hoje. Um editor de missões simples e extremamente poderoso nas mãos de quem sabe usa-lo. Eu passei muito mais tempo ali fazendo coisas bobas do que em qualquer outro modo de jogo, incluindo o multiplayer.
Multiplayer:
Conta com uma pequena variedade de missões (não confundir com mapa) prontas para serem jogadas, desde CooP e PvP (dessa vez com um "template" funcional e amigável) até o modo Warfare.
Mas o multiplayer não pode ser resumido a apenas isso. Ao contrário de vários outros jogos, o limite aqui é a imaginação ( e técnica) do criador da missão. Existem desde pequenas COOP para 2 pessoas até missões desenhadas para até 130 pessoas batalharem simultaneamente! Mas novamente, não se resume a isso. Existem outras que simulam a vida real, um RPG, outras que te desafiam para uma corrida aérea e até mesmo algumas onde você joga como uma VACA tentando escapar de um campo minado.
A diversão nesse caso está diretamente relacionada com a missão e principalmente, com as pessoas que estão jogando com você. Ache as certas e garanto que existem poucos jogos mais divertidos.
![downloads-a2oa-update.png](http://www.arma2.com/downloadsthumbs/downloads-a2oa-update.png)
![downloads-a2oa-update.png](http://www.arma2.com/downloadsthumbs/downloads-a2oa-update.png)
USUÁRIOS DO STEAM NÃO DEVEM BAIXAR ESSES PATCHES, E SIM FAZER O UPDATE PELO STEAM!
Para o pessoal do Arrowhead ou Combined Ops: Mirros
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Demo do Operation Arrowhead
__________________________O demo de Arma 2: Operation Arrowhead incluí:
- 2.5Gb de down.
- Missão Single-Player "Coltan Blues" da campanha principal
- Scenarios Single "Little Bird" e "Benchmark"
- 3 Tutoriais (Básico,Dirigindo e Helicopteros)
- Template para missões de Team DeathMatch
- Editor com opção de salvar\carregar
"To be honest, we believe that there is more fun to be had in this demo than in some full games"
![sign-un.png](http://www.arma2.com/images/stories/arma2factions/sign-un.png)
![q5us2ulkr.jpg](http://img829.imageshack.us/img829/730/q5us2ulkr.jpg)
Como dito antes, mais do que apenas uma campanha, essa expansão trouxe uma série de novidades na engine e no jogo que seriam demais para adicionar em um patch.
As principais:
Novos Mapas
Saindo dos campos verdes e florestas densas de Chernarus, vamos a um ambiente muito mais hostil, as desérticas montanhas do ficcional Takistan. Com várias pequenas vilas e cidades espremidas nos vales verdes das montanhas rochosas, é um ambiente muito propício a emboscadas. Mas cuidado! É preciso muito planejamento pois a cobertura é extremamente escassa. A vegetação, quando existe é rala e baixa. Seria uma bela provincia para se visitar em períodos de paz.
![arma2oa2010072819052159.png](http://img713.imageshack.us/img713/7198/arma2oa2010072819052159.png)
![arma2oa2010072818544968.png](http://img819.imageshack.us/img819/9707/arma2oa2010072818544968.png)
Takistan resumido em apenas 2 fotos
Zargabad por sua vez representa as grandes e densamente povoadas cidades da região. Com um aeroporto, uma bela mansão e uma grandiosa mesquita no centro da cidade, deve ser o pesadelo (ou sonho?) para Close Quarter Battles com suas inumeras residências, todas entráveis e com multiplos níveis. Um mapa bem pesado entretanto quando jogado com Bots.
![arma2oa2010072819563860.png](http://img833.imageshack.us/img833/7597/arma2oa2010072819563860.png)
Zargabad recebendo novos visitantes
O terceiro mapa é Desert, e é apenas isso, um deserto enorme, uma pequena montanha e restos do que já foi uma refinaria.
![arma2oa2010072818455981.png](http://img837.imageshack.us/img837/6410/arma2oa2010072818455981.png)
Cri-cri...?
Novas Facções
Novos mapas trazem novas caras. Dessa vez os envolvidos no quebra pau são: o Exército Americano, tropas de Chernarus sob a bandeira das Nações Unidas, representando a OTAN Forças Especiais Alemãs e o Exército Tcheco (ambos presentes da Bohemia a esses devidos países) e várias forças locais do Takistan: o Exército "Takistanês", a milícia que o apóia, a insurgência que o contraria e os civis que apanham de todos.
Claro, tudo esse pessoal traz novos brinquedos, alguns representados abaixo:
![11675443.jpg](http://img829.imageshack.us/img829/2461/11675443.jpg)
![96596993.jpg](http://img713.imageshack.us/img713/1316/96596993.jpg)
Features\Melhorias na Engine
FLIR: provavelmente um dos maiores atrativos para quem acompanhava a série e o VBS (versão militar do jogo). O Forward Looking Infra-Red nada mais é do que uma camera que capta o calor dos objetos e animais. Imune a condições do climáticas,hora do dia e fumaça é quase um "Wallhack". No jogo é possível ver partes quentes de veículos (como motor, escapamento e rodas\esteiras), indivíduos com o corpo exposto e partes de armas (cano, camara) esquentado e esfriando.
Lanteras\Lasers: Novas tecnologias de shaders aplicadas possibilitaram a aparição destes. Apesar de não ser nenhuma novidade nos games, em Arrowhead é um dos poucos jogos onde eles são realmente úteis. Lanternas podem iluminar sua visão, cegar o seu inimigo e obviamente entregar sua posição. Já o laser é uma solução para se usar a noite com óculos de visão noturna, como estes são incomodos para usar em armas com algum tipo de scope, o laser é uma ótima ferramenta para usar em batalhas de curto alcance e só é visível para que estiver usando óculos NV.
Os cones de luz característicos da séries sumiram (já tava na hora) e a iluminação foi mais bem trabalhada, deixando o jogo ainda mais realista. No entanto as unicas luzes que formam sombras são o Sol e a Lua, com a desculpa de que calcular sombras para outras fontes consumiria muitos recursos.
![arma2oa2010072815340906.gif](http://img819.imageshack.us/img819/3444/arma2oa2010072815340906.gif)
Na figura: Dois soldados, um com a laterna outro com o laser ativado, um Bradley e ao fundo um Apache mostrando todas as opções de visão no escuro. Respectivamente: normal, visão noturna, White HOT e Black HOT.
Casas "entráveis": Também nenhuma novidade, mas nunca foi feito em um jogo nessa escala e com casas totalmente entráveis, com multiplos pisos, relativamente bem detalhadas e totalmente destrutíveis.
![arma2oa2010072819470090.gif](http://img829.imageshack.us/img829/6778/arma2oa2010072819470090.gif)
"Now you see me!...........NOW YOU DON´T!"
Camera-Shake: Outra coisa vinda do VBS. Um detalhe simples que acrescenta uma penca de imersão, ao disparar uma arma de grande calibre sua tele inteira treme, ao ter um veículo pesado passando por perto, treme, quando um avião da um rasante, treme, quando coisas explodem perto de você, treme. Parece idiota mas fica bem interessante quando você joga e não lembro de muitos jogos que fizeram isso.
Mochilas: Já havia sido feito por mods no OFP e ARMAs, mas finalmente é oficial. É bem mais simples do que o sistema do ACE onde é levado em conta o peso e volume do objeto, aqui conta apenas o tamanho no inventório. Armas como o TOW, M2 e DSKH também podem ser desmontadas em 2 partes para serem transportadas. Também é possível abrir a mochila de companheiros, facilitando a troca de munições.
![arma2oa2010072916161764.jpg](http://img830.imageshack.us/img830/8919/arma2oa2010072916161764.jpg)
ULB: O Unmanned Little Bird causou discórdia quando foi divulgado em vídeos, simplesmente porque tinha gente que dizia "Que jogo mal feito, o helo voa sem piloto kkkk". Pois bem, essa belezinha é um Drone muito útil que serve para observação e "pintar" alvos com laser, desta forma o helicoptero que efetivamente faz o disparo pode ficar em segurança a 1-5 km do alvo.
![arma2oa2010072913401267.jpg](http://img821.imageshack.us/img821/903/arma2oa2010072913401267.jpg)
Mira Auxiliar: Também já havia sido feito, mas agora é oficial (sem gambiarras). É a simples opção de usar uma mira secundária em rifles com grande magnificação. Aquele ACOG 4x atrapalha na hora de entrar na cidade e varrer casas? Mude para uma mira convencional ou uma holográfica.
![arma2oa2010072913413837.gif](http://img716.imageshack.us/img716/8596/arma2oa2010072913413837.gif)
Módulos: Os módulos que tornam a vida de um editor mais fácil ficaram mais completos, mais inteligentes. Alguns adicionados foram os filtros de imagem dinâmicos que mudam conforme a sua situação (em perigo, sob fogo, etc) e data do ano (em mapas no norte, Dezembro = neve). Mas as duas adições mais legais foram o "Simple Support", que adiciona todo o suporte aéreo, artilharia, reforços com apenas 1 clique e o "Town Generator". Crie cidades diferentes, onde quiser:
![arma2oa2010072916391017.gif](http://img832.imageshack.us/img832/395/arma2oa2010072916391017.gif)
Abra-Cadabra....
Existem outras coisas, detalhes que adicionaram que quem jogou os outros devem notar. Coisas pequenas como a inércia do personagem dentro do veículo, variação da camuflagem de algumas unidades conforme o ambiente entre outros.
![sign-baf.png](http://www.arma2.com/images/stories/arma2factions/sign-baf.png)
![4nudxsig.jpg](http://img832.imageshack.us/img832/1153/4nudxsig.jpg)
Junto com a expansão foi anunciado que seriam produzidos DLCs (DownLoadable Content) que ajudariam a financiar a produção de mais conteúdo e aprimoramentos na engine. O primeiro já foi lançado:
Essa pequena traz uma pequena parte das Forças Britânicas lutando contra a Insurgência instalada no país. Esse pacote inclui:
*O patch 1.54 inclui as unidades desse DLC, porém em baixíssima qualidade\resolução, apenas como Placeholder. Foi a alternativa encontrada pela empresa para não dividir os jogadores no Multiplayer.
- Uma pequena campanha focada em atividades anti-terrorista\insurgência.
- Uma dezena de missões avulças.
- Infantaria Britânica em camuflagem Desert, Woodland e MTP, todos devidamente armados com equipamento apropriado.
- Novos veículos terrestres em Desert e Woodland: Warrior e Jackal.
- Novos veículos aéreos: Chinook, AH-1 (Apache), Lynx Wildcat e Merlin.
- Novas faces.
- Novas vozes.
- Um novo mapa, Shapur. Com 2km² é uma pequena cidade cercada por industrias quimicas e petrolíferas abandonadas.
**Está disponível apenas digitalmente, pelo Steam ou Sprocket.
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