• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Arrumando a rolagem do scroll do Logitech G403

Grabato

Calculo concreto
Registrado
História:
Scroll desse mouse dá problema não é de hoje, comprei 1, deu problema no scroll, ativei o RMA e me enviaram outro G403 que deu problema em 3 meses de uso também no scroll. Nesse segundo RMA pedi um G603.
Agora to aqui, com dois mouses de alta performance parados porque seus scrolls estão estragados.

Sobre meus G403 e seus problemas:
https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/scroll-do-logitech-g403-suave-demais.615189/
https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/decodificador-do-scroll-kailh-onde-comprar.620105/
https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/logitech-g403-e-problema-no-scroll-de-novo.622164/

Decidi então verificar o problema pra arrumar, o problema tá no scroll encoder (a peça que detecta as rotações do scroll) que é da marca Kailh. Lixo.

Tentei comprar esse scroll encoder da Kailh mesmo, pq é o original e tal, mas não achei de modo algum, falei até com a própria Kailh, mas disseram que só vendem em grandes quantidades. Então comprei esse:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-685773100-rotary-encoder-para-mouse-e-arduino-_JM

Comprei 3, um pra cada mouse e 1 extra pra futuros problemas ou erros na hora de trocar.

Como não tenho prática em solda e é uma peça sensível (já tentei soldar no passado e não deu muito certo), já liguei em um cara e amanhã vou levar pra ele trocar o scroll encoder pra mim, veremos se funcionará 100% e trará os mouses de volta a vida. Amanhã vou mandar arrumar só 1, o outro só mandarei quando o G603 chegar pra mim.

Conserto TL;DR:
Os parafusos do mouse são philips muito pequenos, usei uma ponta PH000

Não achei o scroll encoder original pra comprar, então comprei esse:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-685773100-rotary-encoder-para-mouse-e-arduino-_JM
Mesma dimensões, roda do scroll encaixa, então deve funcionar.

Abrir o mouse seguindo os passos desse vídeo:


Agora eu vou pedir pra alguém soldar o scroll encoder pra mim pq não tenho prática, mas se você tiver, sinta-se a vontade de trocar o scroll encoder.
Também se você pedirá pra alguém soldar pra você, pode deixar pra ele também o trabalho de abrir o mouse, só falar pra ele onde que ficam os parafusos.


Fotos do scroll problemático (Kailh) e novo:
RgDtKHt.jpg

aX2MZm6.jpg
Mostrei que a roda do scroll encaixa perfeitamente no scroll encoder que comprei.

Relatarei e editarei o post assim que tiver trocado o scroll encoder e ver se funciona mesmo ou não.

Outro tópico meu de como arrumar um mouse:
https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/arrumando-scroll-click-do-mouse-corsair-m65.612251/
 
Última edição:
Não deixe de relatar o resultado! Aqui o scroll tá perfeito, mas é bom saber que se der zica tem conserto!
 
Então, levei lá pro cara e ele soldou o scroll que comprei, mas não funcionou de jeito nenhum...
O resto do mouse funciona tudo ok, mas a rolagem não funciona, mas ainda desconfio que a solda foi mal feita. Mesmo assim, vou pedir outros scroll encoder da china e esperar...
 
Comprei o meu g403 agora dia 20/10 na loja que explode e já estou com problema no scroll, ao rolar o scroll para cima ou para baixo as vezes ele vai na direção contraria. ex: rolando uma página para baixo ele dá uma leve subida na pagina e volta a rolar para baixo, arrependido de ter comprado esse mouse, meu DA black edition de 5 anos nunca deu nada disso.
 
Comprei o meu g403 agora dia 20/10 na loja que explode e já estou com problema no scroll, ao rolar o scroll para cima ou para baixo as vezes ele vai na direção contraria. ex: rolando uma página para baixo ele dá uma leve subida na pagina e volta a rolar para baixo, arrependido de ter comprado esse mouse, meu DA black edition de 5 anos nunca deu nada disso.
Pois é...
Usei mouses Corsair anos, também deram pau no scroll, mas depois de muuuito tempo de uso, e o problema foi só no scroll click e não na rolagem.
Já to no meu segundo G403 defeituoso em 10 meses, e tudo culpa do scroll vagabundo da Kailh que a Logitech quis usar...
Se meu G603 que tá vindo der pau no scroll também vou pedir a garantia, arrumar a galera toda (to esperando outros scroll encoder chegarem), vender a porra toda e comprar um DA Elite
 
E o foda também é que comprei Logitech justamente por sempre escutar da galera que os mouses chegavam a anos e anos e anos tranquilamente sem problema... G403 veio pra acabar com essa brincadeira
 
Pois é...
Usei mouses Corsair anos, também deram pau no scroll, mas depois de muuuito tempo de uso, e o problema foi só no scroll click e não na rolagem.
Já to no meu segundo G403 defeituoso em 10 meses, e tudo culpa do scroll vagabundo da Kailh que a Logitech quis usar...
Se meu G603 que tá vindo der pau no scroll também vou pedir a garantia, arrumar a galera toda (to esperando outros scroll encoder chegarem), vender a porra toda e comprar um DA Elite
 
E o foda também é que comprei Logitech justamente por sempre escutar da galera que os mouses chegavam a anos e anos e anos tranquilamente sem problema... G403 veio pra acabar com essa brincadeira
Esse scroll foi uma puta cagada da Logitech. O G403 pra mim é indiscutivelmente o melhor custo/benefício em questão de sensor, switches, construção, ergonomia, software...só cagou feio no scroll.

Sorte que o meu continua impecável, ou eu dei sorte ou vocês deram azar. Pelo menos o RMA deles continua bom já que você tá indo pro segundo mouse enviado por eles. Se ainda sim não resolver, exige o dinheiro de volta.

Mesmo estando bem satisfeito com meu G403 ainda me pego namorando outros 3 mouses na net: DA Elite (único Razer que tenho coragem de ter), G900 e SteelSeries Rival 300 (ou o novo 310). Aaah se meu dinheiro desse, tava com coleção de mouse.
 
Esse scroll foi uma puta cagada da Logitech. O G403 pra mim é indiscutivelmente o melhor custo/benefício em questão de sensor, switches, construção, ergonomia, software...só cagou feio no scroll.

Sorte que o meu continua impecável, ou eu dei sorte ou vocês deram azar. Pelo menos o RMA deles continua bom já que você tá indo pro segundo mouse enviado por eles. Se ainda sim não resolver, exige o dinheiro de volta.

Mesmo estando bem satisfeito com meu G403 ainda me pego namorando outros 3 mouses na net: DA Elite (único Razer que tenho coragem de ter), G900 e SteelSeries Rival 300 (ou o novo 310). Aaah se meu dinheiro desse, tava com coleção de mouse.
Também to sempre de olho no G900 haha
 
Também estou com problema no Scroll do G403. Pedi o RMA e enviaram um novo.
Vamos ver quanto tempo ele aguenta.
 
Bom galera, agora depois do meu segundo G403 dando pau pedi um G603, chegou hj, usando bem e achei ele igual ao G403 em questão de uso, som e conforto, ou seja, ótimo.
Sobre delay, 0, imperceptível, usando o receiver dele mesmo, Bluetooth ainda não testei.

Time dos scrolls:

3mOYNBQ.jpg
 
Troquei o encoder do meu G403, usei um ALPS 9mm, está funcionando perfeitamente, bem melhor que o Kalih lixo.

Comprei a muito tempo já, chegou da China em fevereiro de 2015, tinha estragado o encoder do dA que eu tinha(também kalih, fabricante lixo)

Funcionou perfeitamente no dA(e o encoder era de 8mm, ALPS de 9mm funcionou sem problemas)

Funciona até hoje perfeitamente, dei de presente para uma amiga e até hoje ela usa para pular no csgo (eu também usava para pular).

Desde fevereiro de 2015 funcionando perfeitamente. ALPS > ALL

CoolerMaster Recon que me apresentou esse encoder da ALPS, ainda bem que comprei esse mouse, um dos meus favoritos, vendi para um amigo e até hoje funciona o scroll também(desde Fevereiro de 2014!)

https://pt.aliexpress.com/item/2Pcs...d-Solve-Scroll-Wheel-Rollback/1963148067.html

Então, levei lá pro cara e ele soldou o scroll que comprei, mas não funcionou de jeito nenhum...
O resto do mouse funciona tudo ok, mas a rolagem não funciona, mas ainda desconfio que a solda foi mal feita. Mesmo assim, vou pedir outros scroll encoder da china e esperar...

Eu acho que o encoder que você usou a qualidade é tão baixa que nem prestou... eu demorei umas 3 horas pra trocar o encoder praticamente destruí a placa que encaixa o encoder ficou toda torta tive q desentortar pq não encaixava e funcionou perfeitamente.

Como é ruim não ter os equipamentos necessários para fazer um bom trabalho... ferro de solda antigasso e dos mais baratos, a ponta tava sem ponta foi moh trabalheira, dor de cabeça do capeta, stress a mil! kkkk

Muito difícil manejar uma peça tão pequena sem o equipamento necessário:
B5aQdU8.png
 
Última edição:
O encoder TTC do meu Kana v2 há um bom tempo atrás tinha começado a pular (às vezes voltava pra cima quando rolava pra baixo). Abri ele, limpei a roda do codificador e depois botei um pouco de óleo desengripante,
e funciona normal até hoje. Nem lembro quanto tempo faz isso, nunca mais falhou nem uma vez. Se for esse o problema, antes de soldar um novo dá pra tentar dar uma lubrificada.

Uma coisa que me deixa curioso é que o G203 e G Pro também usam codificador da Kailh, mas os relatos de problemas parecem estar na grande maioria relacionados apenas ao G403.
 
O encoder TTC do meu Kana v2 há um bom tempo atrás tinha começado a pular (às vezes voltava pra cima quando rolava pra baixo). Abri ele, limpei a roda do codificador e depois botei um pouco de óleo desengripante,
e funciona normal até hoje. Nem lembro quanto tempo faz isso, nunca mais falhou nem uma vez. Se for esse o problema, antes de soldar um novo dá pra tentar dar uma lubrificada.

Uma coisa que me deixa curioso é que o G203 e G Pro também usam codificador da Kailh, mas os relatos de problemas parecem estar na grande maioria relacionados apenas ao G403.

Já tive um kana v2 e aconteceu o mesmo problema, só limpei, dei aquela renovada e ficou 100%

Kalih é outra história, nem passando água benta o negócio volta a funcionar direito.(falando em água benta pq antes de trocar para o ALPS eu tentei diversas coisas.)

E sem contar que é um problema cronico com certas unidades desse Kalih(que foram várias)

Pessoas com menos de 1 semana de uso já sofriam com o problema.
 
O meu apresentava o problema bem de leve. Semana passada deu uma piorada, ai forcei procurar update de firmware pelo software da Logitech, achou uma versão nova que dizia que corrigia isso.

Instalei, e até agora não tive mais problemas.

Só agora vendo esse tópico e a galera comentando na área de promoções, que eu fui saber que muita gente estava tendo esse problema e que vocês chegaram até a abrir o coitado! hahahaha... ja instalaram esse firmware novo para testar?
 
O meu apresentava o problema bem de leve. Semana passada deu uma piorada, ai forcei procurar update de firmware pelo software da Logitech, achou uma versão nova que dizia que corrigia isso.

Instalei, e até agora não tive mais problemas.

Só agora vendo esse tópico e a galera comentando na área de promoções, que eu fui saber que muita gente estava tendo esse problema e que vocês chegaram até a abrir o coitado! hahahaha... ja instalaram esse firmware novo para testar?
Sim, tentei.
 
O meu apresentava o problema bem de leve. Semana passada deu uma piorada, ai forcei procurar update de firmware pelo software da Logitech, achou uma versão nova que dizia que corrigia isso.

Instalei, e até agora não tive mais problemas.

Só agora vendo esse tópico e a galera comentando na área de promoções, que eu fui saber que muita gente estava tendo esse problema e que vocês chegaram até a abrir o coitado! hahahaha... ja instalaram esse firmware novo para testar?
Pelos relatos, é um problema físico. Firmware não consegue consertar. A peça tem de ser substituída por uma nova.
 
Vi relatos de um user no fórum do overclock que conseguiu trocar o scroll encoder do G403 por um 9 mm, não sei se é real.
Alguém confirma?
 
Meu aqui continua mesma coisa, pedi rma e deu mesmo problema, o g603 e g703 tem esse mesmo problema? To pensando seriamente em trocar de mouse.
 
Já atualizou o firmware pro lançado em março? Teve gente que resolveu.
Relamente.
Tive problema no meu scroll do 403 e com a atualização do firmware o problema foi resolvido.
 
Tambem estava com problema de rolar o scroll pra baixo e ele puxar pra cima, baixei o firmaware do mouse que lançou em março e resolveu na hora, mas vi relatos que volta a ocorrer rapidamente, de precaução desativei o led do scroll como o amigo falou la em cima, espero que resolva.

ps Antes de atualizar eu abri o mouse e coloquei White lub no encoder pra ver se resolvia e nao resolveu, o mouse vai fazer um ano de uso ainda e ja ta com problema, pqp.
 
O meu apresentava o problema bem de leve. Semana passada deu uma piorada, ai forcei procurar update de firmware pelo software da Logitech, achou uma versão nova que dizia que corrigia isso.

Instalei, e até agora não tive mais problemas.

Só agora vendo esse tópico e a galera comentando na área de promoções, que eu fui saber que muita gente estava tendo esse problema e que vocês chegaram até a abrir o coitado! hahahaha... ja instalaram esse firmware novo para testar?

Caraca. Ainda vem que eu li isso. Atualizei e resolveu na hora! =D
 
Caraca. Ainda vem que eu li isso. Atualizei e resolveu na hora! =D
Que bom que ajudou! O meu ja está indo para quase 2 anos de uso (1.5 pós update), jogando competitivos e tal, e continua zero bala.

Muito disseram que a update resolveu temporariamente, e depois voltou a zoar o scroll, mas não foi o caso comigo!
 
Que bom que ajudou! O meu ja está indo para quase 2 anos de uso (1.5 pós update), jogando competitivos e tal, e continua zero bala.

Muito disseram que a update resolveu temporariamente, e depois voltou a zoar o scroll, mas não foi o caso comigo!


Quando comprei meu G403 (acho que em 2017), um tempo depois deu problema no scroll, entrei em contato no suporte e pediram pra atualizar firmware, resolveu por um tempo mas depois voltou. Entrei de novo em contato e me mandaram um novo dos EUA que nunca deu problema. O meu antigo com o scroll ruim está guardado aqui até hoje.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo