• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

ASRock e suas BIOS corrompidas (Intel ME)

Roswell Grey

ayy lmao
Registrado
Fiz esse tópico com o intuito de alertar os usuários sobre esse problema recorrente nas placas mãe da ASRock, principalmente porque a marca tem ganhado uma grande quantidade de adeptos pelo custo benefício no Brasil.

As placas da ASRock tem um problema crônico de corromper uma porção do BIOS que armazena o Intel ME (Intel Management Engine), que entre outras funções, é responsável por gerenciar a capacidade de overclock da placa mãe. Tentativas de overclocks brutais ou mal sucedidos ou até simples operações de atualização do BIOS ou CLEAR CMOS podem causar esse problema.

No meu caso o problema apareceu depois de fazer um update na minha Z77 Pro4 da versão 1.60 para o 1.80. Durante o update não houve nenhum travamento, nenhuma mensagem de erro, aparentemente tudo ocorreu perfeitamente, mas depois de reiniciar e entrar novamente no BIOS, várias opções de configurações nos menus tinham desaparecido, principalmente as relacionadas a overclock.

A placa com o Intel ME corrompido continua funcionando, porém ela perde completamente suas capacidades de overclock. Você não pode mais subir o multiplicador do processador acima do turbo, as memórias funcionam somente no máximo em DDR3-1600, IGP para de funcionar, opções desaparecem dos menus, etc.

Vídeo que eu fiz mostrando o BIOS que foi capado. Assistam no Youtube para conseguir ler as anotações:

Todas as minhas tentativas de contato com a ASRock para solucionar o problema foram solenemente ignoradas. Tentei contato pelo formulário no site, nos fóruns onde a ASRock tem representantes, e mesmo dando todos os detalhes do problema, fiquei sem respostas.

Pesquisei muito nos fóruns gringos e achei outros usuários com o mesmo problema, alguns conseguiram novos chips com a ASRock mas estes foram poucos sortudos. O pior de tudo é que mesmo substituindo o chip do BIOS o problema pode voltar a ocorrer. Também constatei que esse problema ocorre nas placas mãe ASUS e MSI (e possívelmente outras marcas), porém há uma forma não oficial de recuperar o BIOS por software sem necessidade de hardware externo.

Como lá fora tudo é mais barato, alguns simplesmente abandonaram a ASRock e compraram outra placa de outra marca, mas jogar a placa no lixo e comprar outra para mim não é uma opção, minha Z77 Pro4 custou R$397 e eu não tenho um tostão para comprar outra melhor.

O maior problema é que na ASRock um simples reflash no BIOS não resolve. O endereço onde o Intel ME está gravado não é afetado pelo Instant Flash por estar protegido contra leitura e escrita (lock bytes), a única forma de reescrever o Intel ME é removendo o chip da placa mãe e usar uma programadora SPI.

0C4v5qd.png
A versão ME 8.1.50.1456 é a mais recente para Intel 7 Series Chipset (Z77, H77, Z75...). Veja que o host read e write ao ME está travado, impossibilidando ler ou gravar a região por software.

Para resolver meu problema eu usei uma gravadora SPI baseada no ATmega8 da Atmel, compatível com o SPI Winbond W25Q64 (http://www.winbond.com/NR/rdonlyres/591A37FF-007C-4E99-956C-F7EE4A6D9A8F/0/W25Q64BV.pdf) usado nas placas mãe ASRock.

UUwhcV8.jpg
Caso o problema volte ocorrer, para não ter que tirar o BIOS do socket que é uma coisa meio delicada, eu modifiquei os lock bytes do BIOS que eu utilizei para regravar, dessa forma é possível regravar o Intel ME pelo MEUpdate como funciona nas placas ASUS e MSI. Para remover os lock bytes é preciso um editor hexadecimal para modificar o offset 0x60 para 00 00 FF FF 00 00 FF FF 18 01 FF FF.

QMpTKNz.png
Com o BIOS de volta na placa mãe, checando a situação do host access com o MEInfo:

TzC8f0Z.png
Problema resolvido, minhas configurações de overclock voltaram aos menus do UEFI, IGP voltou a funcionar, etc. É isso ai pessoal, espero que ninguém passe por isso!

Obs.: MEInfo e MEUpdate são programas oficiais da Intel.

Quem deu a ideia foi um gringo (CodeRush), pra variar o cara é russo. Referência: http://hardforum.com/showthread.php?t=1726429



Algumas pessoas me pediram, aqui estão os drivers eJTAG-TinyICE e o programa para dar flash: https://www.mediafire.com/?82h46zakfhn8apr

Os drivers devem ser instalados com a imposição de assinatura de driver desativada no boot.

Para dar flash o USB Status deve estar verde, force ID selecionado, sector size 64k e apertar em Detect que ere irá identificar o SPI. Verifique se o offset está de 0 a 8M que é o tamanho da memória do SPI. Depois bastar clicar em Write e selecionar seu BIOS. Demora um bocado, uns 30 minutos!

dxgYUIr.png

Uma observação importantíssima é o sentido que o SPI deve ser instalado na gravadora e de volta na placa mãe, note a direção do sulco em um dos cantos dele. Se você colocar de forma errada, corre o risco de queimar o SPI:

MvxRYeh.jpg

y3SzWqN.jpg
 
Última edição:
cara, mesmo eu não tendo placa mãe da Asrock ou se quer tive esse problema "ainda", com certeza merece qualificação! vou até salvar nos favoritos, vai que uma hora né :haha:.


Você precisa acrescentar reputação a outros antes de acrescentá-la a Gacrux novamente.:mas::feelbad:.
 
Última edição:
Qualificado com LOUVOR

é aquela historia,quando a esmola é demais o santo desconfia:feelbad:
 
Oloco qualificado, tenho uma asrock, vou guardar esse topico, espero nunca precisar dele.
 
Show de bola velho, tenho uma asrock extreme 11 X79 e atualmente estou com bios beta, e mesmo assim enfrento dificuldades principalmente com as memorias, e seu post me fez ver uma luz no fim do túnel, agora como faço para verificar se o host read e write estão habilitado ou não?

MEInfo. Peguei em um dos fóruns de suporte da Gigabyte: http://www.mediafire.com/download/ouzgxyky7ybe5id/MEInfo.7z

T
em que executar como admin.

Aquele alerta em amarelo "GBE Region..." no início é normal, é porque a minha mobo não tem placa de rede Intel.

No meu caso, com o ME corrompido, eu não podia configurar as memórias nada acima de DDR3-1600, as opções tinham desaparecido. Você pode estar com um ME desatualizado, atualizar ele pode trazer estabilidade no overclock em alguns casos.

Saiu uma nova versão do ME 8.1.51.1471 alguns dias atrás, mas eu nem vou atualizar, vai que dá outro problema.

Se não me engano as placa mãe top já vem destravada, as ASUS ROG por exemplo são assim, mas um BIOS update pode travar novamente (como aconteceu com alguns) e ai já era, só reprogramando.
 
Última edição:
Passei 2 semanas de Raiva com minha Asrock Z77 Extreme 4. Não estava conseguindo setar minhas Memórias para 1600 Mhz nem a pau, mas do nada tudo normalizou... Bios 2.90
 
Tive duas placas mãe Asrock, primeira parou de ligar de um dia para o outro, segunda começou a ligar quando queria. Depois dessas duas nunca mais asrcok e não recomendo a ninguem :haha:
MUUUITO bom o tópico amigo, muito útil, talvez até para mim que tenho uma Asus caso o problema venha a ocorrer!
 
Que maravilha e eu acabei de comprar uma z77 Oc FORMULA, espero nunca precisa fazer isso. Até pq asrock não dá rma para o brasil até aonde eu sei. Espero nunca precisar voltar a esse topico.
 
Eu só uso mobo msi por ter dual bios, se uma der problema eu mudo fisicamente pra outra :awesome:
 
O problema do dual bios da Gigabyte é que ambos são soldados na placa mãe, se os dois derem problema, é preciso remover os chips com um ferro de solda para poder colocar na gravadora.
 
O problema do dual bios da Gigabyte é que ambos são soldados na placa mãe, se os dois derem problema, é preciso remover os chips com um ferro de solda para poder colocar na gravadora.

mas tem que ser muito azarado pra estragar as duas BIOS:seferrou:
 
Quando eu precisei comprar uma placa mae z77 todo mundo falava pra mim, compra asrock!

Ai tinha a msi que são mais baratas e como eu gosto de só gastar o necessario peguei a msi e hoje to felizão aqui :awesome:

Sorte que não fui de asrock :fovhappy:
 
Última edição:
se deixo a minha desligada muito tempo faz birrinha na hora de ligar: vários resets!!!! :feelbad:
 
Deu pra ver que tu entende do assunto.
Agora, e se fosse uma pessoa que naum tivesse este conhecimento ?

A plca ew made in china tb ?
Todas as minhas plcas mae da asus deram problemas, e todas sao made in china.
 
Deu pra ver que tu entende do assunto.
Agora, e se fosse uma pessoa que naum tivesse este conhecimento ?

A plca ew made in china tb ?
Todas as minhas plcas mae da asus deram problemas, e todas sao made in china.

Eu não manjava. Pesquisei, li e aprendi. Fiz o que muita gente não tem paciência de fazer: ler manuais e "white papers" :haha:, eu meio que resumi o tópico, pretendia ensinar o passo a passo mostrando onde aprendi tudo, mas vi que ia ficar um post muito longo.
Essa gravadora SPI custa uns $10 na DX, então vai ficar guardada caso alguém com BIOS corrompido precise de socorro, o chip sozinho gravado me custaria bem mais que isso :joia:, vendem BIOS gravado no ML.

Sobre a placa ser made in china... bom, hoje em dia tudo é made in china.

Eu sinceramente não defendo mais nenhuma marca, já tive Gigabyte, ECS, MSI e ASUS que morreram, então acho que é questão de sorte mesmo, ou melhor, de azar.
 
Eu não gosto muito dessa marca, me deixou na mão do nada, mas isso tbm vai muito da sorte (ou azar) do cidadão...

Mas é bom ficar postado aqui para os desavisados. Bom trabalho.
 
Eu não manjava. Pesquisei, li e aprendi. Fiz o que muita gente não tem paciência de fazer: ler manuais e "white papers" :haha:, eu meio que resumi o tópico, pretendia ensinar o passo a passo mostrando onde aprendi tudo, mas vi que ia ficar um post muito longo.
Essa gravadora SPI custa uns $10 na DX, então vai ficar guardada caso alguém com BIOS corrompido precise de socorro, o chip sozinho gravado me custaria bem mais que isso :joia:, vendem BIOS gravado no ML.

Sobre a placa ser made in china... bom, hoje em dia tudo é made in china.

Eu sinceramente não defendo mais nenhuma marca, já tive Gigabyte, ECS, MSI e ASUS que morreram, então acho que é questão de sorte mesmo, ou melhor, de azar.

A melhor coisa a se fazer mesmo, ler e ler :)
O bom que hoje em dia essas coisas estão mais acessíveis (gravadoras e até bios), só depende de disposição e tentar caso não queira recorrer a serviços de terceiros.

E sua frase final é ótima, essa questão hoje em dia de marca é loteria. Ficar acompanhando reclamações é bom sim pra alguma referência, mas tu pode ser o sorteado....

É mais ou menos que nem o ser humano, pobre ou rico, se tiver que ficar doente ou morrer... pois todos sabemos que tem modelos de placas de baixo custo e com isso, componentes piores ou limitados que funcionam durante anos.... mas tem placas top com componentes "gold" que em uso normal (digo sem over) ou com, podem morrer tão antes ou sofrer do mesmo mal que outras baratas.

:joia:
 
Eu não manjava. Pesquisei, li e aprendi. Fiz o que muita gente não tem paciência de fazer: ler manuais e "white papers" :haha:, eu meio que resumi o tópico, pretendia ensinar o passo a passo mostrando onde aprendi tudo, mas vi que ia ficar um post muito longo.
Essa gravadora SPI custa uns $10 na DX, então vai ficar guardada caso alguém com BIOS corrompido precise de socorro, o chip sozinho gravado me custaria bem mais que isso :joia:, vendem BIOS gravado no ML.

Sobre a placa ser made in china... bom, hoje em dia tudo é made in china.

Eu sinceramente não defendo mais nenhuma marca, já tive Gigabyte, ECS, MSI e ASUS que morreram, então acho que é questão de sorte mesmo, ou melhor, de azar.
Só pensa se 1/3 do fórum fosse assim.
 
Fiz esse tópico com o intuito de alertar os usuários sobre esse problema recorrente nas placas mãe da ASRock, principalmente porque a marca tem ganhado uma grande quantidade de adeptos pelo custo benefício no Brasil.
...

Tenho uma Asus M5E, resolvi atualizar para a última versão da BIOS 1903, overclock estava OK no meu caso mas notei que a BIOS estava com informações faltantes, por exemplo na parte de voltagem do CPU antes do update era possível ver a voltagem em tempo real do lado da label.

Notei dois comportamentos estranhos, no Windows 8 o cpu-z acusava Bus Speed como 99.77, algo que antes sempre foi 100 e a placa de rede não era detectada as vezes, mas reiniciando resolvia.

Fui no site da Asus baixei e instalei o último drive do chipset, baixei o drive MEI 8.1 e não instalava, dizia algo como “seu sistema não é adequado”, foi ai que começou a saga, comecei a pesquisar sobre MEI e ME, notei que minha BIOS acusava ME Version como N/A, no gerenciador de dispositivos do Windows 8 ativei a opção Exibir/Ocultos e encontrei o MEI(Intel Management Engine Interface) que em propriedades estava como “dispositivo desconectado”, + pesquisas, encontrei seu tópico, dei flashback na BIOS, atualizei a BIOS de todas as formas possíveis, mudei para a Bios 2 da placa mãe, e NADA, NADA mudava o ME Version N/A na Bios nem deixava instalar o MEI 8.1 no Windows.

Quando comecei não sabia o que diabos era ME ou MEI, perdi + de 5 horas pesquisando em 2 dias e nada mudava a ME Version da Bios, entendi que ME é um firmware que vem no arquivo da Bios e MEI é um drive para Windows, entendi que ME tem ligação com acesso remoto complexo, até que finalmente descobri o problema lendo um post no forum da Asus, como o ME está ligado ao acesso remoto com possibilidade de gerenciamento/modificações profundas antes mesmo do PC entrar no Windows você deve desligar o pc da TOMADA por pelo menos 30 segundos para que o ME possa atualizar.

Estou levemente desconfiado que se você tivesse desligado o pc da tomada não precisaria fazer o que fez, sacanagem :)
 
Última edição:
Nossa estou com uma z77 extreme 4, se der pau to fudido não entendo nada de Hardware :nooo::nooo:
mais a minha tem uma coisa o meu amigo que montou meu pc disse que é da placa mãe, quando eu desligo o pc ele desliga,liga denovo (como estivesse sendo reiniciado ) e depois desliga :poker: estranho isso. Mas quando vou usar ele novamente ele liga rapidamente muito rapido, isso é uma funcionalidade dela ou é problema ?
qualificado o post,
 
Muito bom o post, eu acabei de adquirir a mesma placa que vc, fiquei até com receio agora de quando chegar atualizar a bios, mas vou já me preparar, qualquer coisa eu mando meu chip pra você fazer isso pra min :haha:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo