Asus B550M + Ryzen 3600, placa reconhece NVme, porem não inicia Windows.

Paes

New Member
Montei uma Asus B550M com Ryzen 3600.
Sistema liga tudo, instala o Windows, reconhece o NVme Samsung 980 Pro no BIOS.
Porém, ao reiniciar para concluir a instalação do Windows 10, o sistema não carrega.
Rodei a máquina com Linux pelo pendrive e roda tudo. Verifiquei e os arquivos do Windows estão no SSD.
Coisas que já tentei: atualizei o BIOS da placa, verifiquei o ssd e este acha-se como primário no boot; em compatibility support module já testei os modos legacy e UEFI; já reinstalei novamente o sistema; executel o run device self test do ssd e apresentou resultado ok.
O SSD esta formatado em MBR, pois ele é de apenas 250GB pra SO. Proxima tentativa seria formata-lo em GPT, mas não sei se traria algum resultado...
Uma coisa que achei estranho: na aba SATA Configuration o SSD não é listado, as demais unidades são listadas. Em boot priority o SSD está listado.
Não sei mais qual alternativa tomar.
Qualquer sugestão é bem vinda.

luky22

Member
Uma coisa que eu sempre faço aqui na instalação do SO e desplugar todas as outra unidades de ssd ou hd que tenha na maquina, deixando conectada apenas o ssd que vai receber o SO.

Paes

New Member
Usei esta ferramenta pra criar o pendrive de instalação. Contudo, a imagem é a 20H2 de outubro. Vou criar uma nova unidade já com a atualização de maio pra ver o que acontece.
Obrigado pela ajuda.

Luky,
Desliguei os demais discos e se a presenteou da mesma maneira.
Muito obrigado!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Refiz a instalação. Dessa vez deu certo.
Gerei um novo pendrive do Windows 10 já com a atualização de maio.
Durante o processo, utilizando diskpart, converti o disco em GPT.
Desta maneira rodou.
Obrigado pessoal!

Última edição:

fabriciobarcelos

Boomer
Tenho esse problema, o disco do windows é um e a porcaria daquela partição de 100mb ficou no outro disco
se mando reiniciar nao da boot, tenho que desligar e ligar tudo novamente ai vai
haha
Gambiarra...
Pretendo resolver este final de semana com a chegada de uma unidade nvme nova

gm1987

New Member
Montei uma Asus B550M com Ryzen 3600.
Sistema liga tudo, instala o Windows, reconhece o NVme Samsung 980 Pro no BIOS.
Porém, ao reiniciar para concluir a instalação do Windows 10, o sistema não carrega.
Rodei a máquina com Linux pelo pendrive e roda tudo. Verifiquei e os arquivos do Windows estão no SSD.
Coisas que já tentei: atualizei o BIOS da placa, verifiquei o ssd e este acha-se como primário no boot; em compatibility support module já testei os modos legacy e UEFI; já reinstalei novamente o sistema; executel o run device self test do ssd e apresentou resultado ok.
O SSD esta formatado em MBR, pois ele é de apenas 250GB pra SO. Proxima tentativa seria formata-lo em GPT, mas não sei se traria algum resultado...
Uma coisa que achei estranho: na aba SATA Configuration o SSD não é listado, as demais unidades são listadas. Em boot priority o SSD está listado.
Não sei mais qual alternativa tomar.
Qualquer sugestão é bem vinda.
Somente MoBos modernas conseguem dar boot com ssd NVMe... Entra em contato com a ASUS para verificar se essa mobo tem suporte...

fabriciobarcelos

Boomer
Somente MoBos modernas conseguem dar boot com ssd NVMe... Entra em contato com a ASUS para verificar se essa mobo tem suporte...

é UMA B550 ta doido homi?

Eu tinha uma z270 e ja dava, imagina uma placa nova dessas

Junior de Souza

Member

Paes

New Member
Como relatei anteriormente, gerei um novo pendrive do Windows 10 já com as últimas atualizações (21H1) e durante o processo, utilizando diskpart, converti o disco em GPT.
Desta maneira rodou beleza.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Outra dica legal é remover todas as demais unidades durante a instalação.

Usuários que está vendo este tópico