asus Prime B450M Gaming/BR aguenta 16gb 3200mhz? (2x8)

TUTU DE FEJÃO

Member
Registrado
Boa tarde eu vou fazer um upgrade no meu pc e queria saber se a placa mãe asus Prime B450M Gaming/BR aguenta dois pentes de 8gb 3200mhz sem precisar fazer overclock nem nada
setup:
ryzn 5 3400g
2x4 gb 2666
vega 11
ssd 256gb
 
segundo a página oficial:
Memória 4 x DIMM, máximo de 64GB, DDR4 3466(O.C.)/3200(O.C.)/3000(O.C.)/2800(O.C.)/2666/2400/2133 MHz
A BIOS da placa mãe oferece configurações pra isso

Mas na realidade é o processador que vai ter que aguentar os dois pentede de memória. A controladora de memória está dentro da CPU. E cada CPU é diferente.
A AMD Garante que o 3400G consegue rodar memória em 2933mhz. Mais que isso é considerado Overclock. Mas na prática é tranquilo.
Instala as Memórias nos slots corretos, e liga o PC, ele vai levar um tempinho pra reconehcer as memórias novas e possivelmente vai bootar no windows com elas rodando a mísero 2133mhz. Dai tu reinicia o PC e entra na BIOS para ativar o D.O.C.P, que vai ler a tabela de configuração de velocidade de 3200mhz armazenado nos pentes de memória e vai aplica-lo. Talvez demore um pouquinho novamente para iniciar, mas deve bootar no windows de boa.
 
Tenho a mesma placa e o mesmo processador (ou tinha, foi pro RMA). Memórias ficam em 2933, é limite do 3400G mas dá boot normal sim.
 
segundo a página oficial:
Memória 4 x DIMM, máximo de 64GB, DDR4 3466(O.C.)/3200(O.C.)/3000(O.C.)/2800(O.C.)/2666/2400/2133 MHz
A BIOS da placa mãe oferece configurações pra isso

Mas na realidade é o processador que vai ter que aguentar os dois pentede de memória. A controladora de memória está dentro da CPU. E cada CPU é diferente.
A AMD Garante que o 3400G consegue rodar memória em 2933mhz. Mais que isso é considerado Overclock. Mas na prática é tranquilo.
Instala as Memórias nos slots corretos, e liga o PC, ele vai levar um tempinho pra reconehcer as memórias novas e possivelmente vai bootar no windows com elas rodando a mísero 2133mhz. Dai tu reinicia o PC e entra na BIOS para ativar o D.O.C.P, que vai ler a tabela de configuração de velocidade de 3200mhz armazenado nos pentes de memória e vai aplica-lo. Talvez demore um pouquinho novamente para iniciar, mas deve bootar no windows de boa.
Valeu mas esse demorar e reiniciar varias vezes?
Da última vez que troquei memorias meu pc nao ligava e dava 3 beeps dai depois de umas horas funcionou
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenho a mesma placa e o mesmo processador (ou tinha, foi pro RMA). Memórias ficam em 2933, é limite do 3400G mas dá boot normal sim.
Valeu e que tenho medo de colocar e esteagar
Da ultima vez que mexi x
Com memorias deu merda
 
Tenho a mesma placa e o mesmo processador (ou tinha, foi pro RMA). Memórias ficam em 2933, é limite do 3400G mas dá boot normal sim.
é o limite do teu 3400G. Cada unidade tem o seu. Já ouvi falar de quem conseguiu mais e com estabilidade, é a chamada lotería do silício (silicon lottery)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Valeu mas esse demorar e reiniciar varias vezes?
Da última vez que troquei memorias meu pc nao ligava e dava 3 beeps dai depois de umas horas funcionou
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Valeu e que tenho medo de colocar e esteagar
Da ultima vez que mexi x
Com memorias deu merda
Experimenta fazer reset de BIOS quando acontece isso de demorar muito pra ligar. Quando isso acontece é porque o sistema está tentando ajustar as configurações antigas de RAM com a mudança de pra um novo set de RAM.
MElhor simplesmente recomeçar do zero e tentar uma configuração mais relaxada, como escolher o perfil XMP/DOCP da memória, mas setar pra ela roda num passo abaixo de velocidade
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo