[AJUDA] ASUS TUF X570 PLUS/BR - LED Decorativo Acende mas Computador Não Liga.

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos develly
  • Data de Início Data de Início

develly

Amigo dos Animais
Placa-mãe: ASUS TUF X570 PLUS/BR
CPU: AMD RYZEN 7 5800X
Cooler: Corsair h100i platinum SE
Memória RAM: Kingston Fury Beast, 16GB (2x8GB), 3733MHz, DDR4, CL19 - KF437C19BBK2/16 (novas)
Fonte: XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular
VGA: Zotac RTX 2070 Super (Twin Edition)
Gabinete: Corsair Carbide Spec-Delta
Overclock: Nenhum
Onde o PC está ligado: Filtro de Linha iClamper 5
Sistema operacional: Nenhum -> Preparo para instalação limpa do W11
Versão BIOS: de fábrica (kabum)

Problema:
Comprei e recebi a placa-mãe nova e, ao montá-la seguindo as instruções do manual, o led decorativo acende e o computador não liga.
Possuo um Ryzen 5800X que funciona em outros sistemas. Como a placa possui suporte nativo, achei que funcionaria. Tive todo o cuidado com a instalação correta da placa no gabinete, do processador, aplicação de pasta termica etc...

Independente do que eu faça, o problema persiste:
Coloco os cabos de alimentação da fonte, ligo a fonte e os leds decorativos acendem... mas o computador não liga.

O que eu já fiz:

Testei o processador e funcionou em uma outra placa: Gigabyte B550 Aorus Elite V1, que não ficará comigo.
Já testei com mais uma fonte diferente além da minha, com o mínimo de componentes conectados, com o painel frontal instalado conforme o manual e de outras maneiras, com 2x pentes de RAM em dual channel, com cada um avulso em todos os slots e com um pente mais antigo de frequencia menor avulso em todos os slots também. Testei até em outro gabinete.
Já me certifiquei que o processador não está com pinos tortos, sem sujeira e que os outros componentes estão funcionando.
Já testei com o cooler nativo e com o meu watercooler (CPU_FAN conforme o manual dele e também na AIO_PUMP). Já testei com e sem placa de video. Nada.
Já montei e desmontei o meu setup com todo cuidado do mundo pelo menos umas 3x: o problema persiste.
Quando testei com os coolers, usei os CHA_FANs e conectei os coolers do watercooler nos próprios cabos da bomba conforme o manual.
Já testei com o meu filtro de linha e diretamente na tomada: o problema é o mesmo.

A única coisa que não testei foi colocar um Ryzen mais antigo no soquete AM4, pois não tenho nenhum disponível no momento pra realizar o teste.

Resumo em vídeo:
(já estava no processo de desmontar para enviar para a garantia)

Algum de vocês tem alguma suspeita do que pode ser? Já procurei aqui e em outros lugares e não achei o mesmo problema especificamente.
Pode ser que a placa esteja com defeito de fábrica (comprei na promoção né)? Já estou separando ela para amanhã enviar pra garantia.
Mas também gostaria de saber se existe alguma solução que passou por mim e/ou se eu fiz alguma mulice... já que eu não entendo tanto quanto alguns de vocês aqui.

Muito obrigado

---------------------------------------
RESOLUÇÃO:
Vou devolver a placa.
A kabum está vendendo placas de revisões diferentes:
Se a sua Asus X570 Plus/BR suporta ou não a série 5000, é loteria. Mesmo no anúncio constando que suporta.
A placa não possui suporte para a atualizar a BIOS sem um CPU mais antigo.
Na dúvida, não compre.

Última edição:
Esta placa não possui a função de atualizar só com USB conectado? Tenta montar na mesa e liga dando um "curto" com uma chave no pino de power dela.

Esta placa não possui a função de atualizar só com USB conectado? Tenta montar na mesa e liga dando um "curto" com uma chave no pino de power dela.
Obrigado pela resposta.
Até onde eu sei, não possui nenhum recurso para atualizar a BIOS sem o processador, que nem o qflash. Já tentei dar um curto e nada também 🥲
Comprei esse modelo pois já constava que vinha atualizado para a serie 5000.

A minha placa mãe é praticamente a mesma só que utilizava com um 3800x e atualizei o firmware quando comprei o 5700x. A versão que suporta o 5800x é a 2607 de 08/20, será que a placa é de uma revisão com um firmware mais antigo?

A minha placa mãe é praticamente a mesma só que utilizava com um 3800x e atualizei o firmware quando comprei o 5700x. A versão que suporta o 5800x é a 2607 de 08/20, será que a placa é de uma revisão com um firmware mais antigo?
É exatamente isso que eu suspeito, mas não tenho outro processador pra testar. Existe alguma maneira de atualizar a BIOS dessa placa sem CPU? Mesmo se a placa estiver com defeito de fabricação, eu estaria mandando pra garantia faltando um diagnostico. De qualquer maneira eles venderam um produto sem as funcionalidades prometidas :S
Edit: mas o seu modelo é o wi-fi, a minha é a plus/br. Existe alguma diferença além da rede?

Nesses modelos não tem como atualizar sem CPU, caparam para cortar custos. A diferença é que a minha tem wifi e a sua tem um pci-e x1 a mais, de resto são a mesma coisa.
Se enviar a placa para a garantia eles podem simplesmente substituir por outra placa com o mesmo firmware antigo, tem que ver se é possível comunicar antes com o suporte e dizer que você precisa somente do update, talvez escrever um bilhete relatando o problema e enviar junto. Se estiver dentro dos 7 dias pode devolver a kabunda e pedir o update ou trocar por outro modelo.

Nesses modelos não tem como atualizar sem CPU, caparam para cortar custos. A diferença é que a minha tem wifi e a sua tem um pci-e x1 a mais, de resto são a mesma coisa.
Se enviar a placa para a garantia eles podem simplesmente substituir por outra placa com o mesmo firmware antigo, tem que ver se é possível comunicar antes com o suporte e dizer que você precisa somente do update, talvez escrever um bilhete relatando o problema e enviar junto. Se estiver dentro dos 7 dias pode devolver a kabunda e pedir o update ou trocar por outro modelo.
Obrigado pela ajuda Cacildis!
Vou preparar tudo e enviar o pedido pra kabum, inclusive com esse vídeo para agilizar.
Eles vendem um produto com uma funcionalidade no anúncio, mas na verdade é uma loteria.
Se são várias revisões, eles devem vender separado. Aí o problema vai além de só ressarcir o valor que eu gastei...
O tempo que eu perdi era um tempo crucial que eu precisava estar trabalhando.
Mas é isso aí rapaziada, tmj!

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar