• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Até que ponto a inteligência artificial prejudica a vida em sociedade?

Extroyer

New Member
Registrado
Pra quem já ouviu falar no jogo "Detroit: become human" é sobre isso que eu quero dizer e pra quem não conhece é um jogo q se passa no futuro e a inteligência artificial toma conta de praticamente tudo(babás, policiais, lixeiros,...) e consequentemente sobra poucos empregos para os humanos, levando a nós uma revolta contra eles( as máquinas), e as máquinas com tamanha evolução e inteligência acabam criando emoções e fazendo o mesmo sendo assim gerando guerra.

E também aumentando o índice de problemas psiquiátricas como depressão, ansiedade,...

Até que ponto a tecnologia/inteligente artificial deve adentrar na nossa sociedade sem haver problemas em geral?
 
Pode parecer Utópico ou melhor Distópico.

Acredito que a inteligência artificial vai dominar o homem em um futuro próximo, mesmo que possa existir uma coexistência, porém no dia que existir uma mente, uma IA com a capacidade humana, ela vai evoluir a galopes e o homem a passos lentos até que chegará um ponto que a IA será a referencia que governará o mundo e decidirá os caminhos da humanidade por sua maior capacidade de evolução e até por poder estar em vários locais ao mesmo tempo, pois uma IA poderia ter praticamente onisciência ao se plugar a rede.

Maquina não dorme e tem um ritmo de aprendizado maior e mais rápido do que o nosso, mas o que ocorre hoje é a falta de autonomia, ou seja a IA para pensar por conta própria e não apenas seguir rotinas em algoritmos.
 
Lembro de 2 filmes, de 30 anos atrás

Um que a inteligência vai nos destruir e outro que vai nos ajudar a sair desse planeta

ter.gif

Sendo caçados e mortos pelas maquinas

ali.gif

Viajando longas distancias, numa nave pilotada pela I.A
capaz de nos manter vivos até chegar em outro planeta habitável
 
E também aumentando o índice de problemas psiquiátricas como depressão, ansiedade,...
Não entendi o que a IA tem a ver com a depressão... Aah, tem aquela propaganda da BIA do Bradesco, aquilo é depressivo de se ver mesmo.

Seria na questão de acabar com empregos?

Mas não é tão extremo assim. Empregos obsoletos acabam e novos surgem. O telefone veio e tirou o emprego de mensageiros e couriers de telegramas/cartas. Mas criou quantos empregos de telefonistas, telemarketing, suporte técnico por telefone... Tecnologia em banco de dados surgiu e tirou emprego de gente que trabalharia fazendo toneladas de arquivo em papel e organizando tudo, mas gerou novos empregos pra galera que cria o banco de dados, pro cara que trabalha com as consultas, pro cara que transforma os dados em apresentações, etc.

E essa preocupação com as consequências da tecnologia não é coisa do século atual ou dos ultimos 50 anos.

Já ouviu falar em Ludismo? Inglaterra, séc. XIX, quando uma galera começou um movimento de destruição de máquinas industriais como protesto. Principalmente pelo abuso dos chefes colocando a galera em jornadas de trabalho extensas em ambiente insalubre, mas também rolava a treta de desemprego dos artesãos que agora perdiam mercado para as fábricas que produziam os produtos têxteis a custos bem mais baixos.

Imagine se tivessem cancelado a Revolução Industrial pra que os artesãos não perdessem renda. Não existiria Adrenaline hoje kk

O movimento Ludista evoluiu para o chamado Neo-Ludismo, que é uma galera resistente ao progresso técnico também. E também tem o Anarcoprimitivismo, que almeja a desindustrialização e fim da divisão do trabalho, basicamente para que voltemos à Idade Média.

Essa realidade descrita no Detroit está longe de acontecer. O trabalho de coleta de lixo com IA tem muito mais chances de aparecer como um caminhão autonomo que fará sua rota coletando os latoes de lixo e virando na caçamba com uma garra hidraulica, do que com androides de carne artificial pra fazer o trabalho da mesma forma que os humanos. Quanto a policia, acho difícil o governo dar poder de força pra uma máquina. O trabalho policial exige um lado psicológico em situações criticas que vai demorar pra ser replicado por IAs, um Connor da vida está longe de existir...

E sinceramente, é mais provável que a humanidade crie seu próprio apocalipse sem a ajuda de IAs.
 
Primeiro poderíamos parar de chamar de IA meros bots com scripts bem ruins como essa tal de Bia.

Tenho uma Alexa e ela é bem burra, muito longe de poder dizer que existe alguma inteligência ali. Talvez quando a computação quântica se tornar realidade, aí sim teremos algo digno dos filmes sci-fi, seja isso bom ou mau. No entanto, não há dúvida que é um campo promissor e ao mesmo tempo perigoso.
 
Primeiro poderíamos parar de chamar de IA meros bots com scripts bem ruins como essa tal de Bia.

Tenho uma Alexa e ela é bem burra, muito longe de poder dizer que existe alguma inteligência ali. Talvez quando a computação quântica se tornar realidade, aí sim teremos algo digno dos filmes sci-fi, seja isso bom ou mau. No entanto, não há dúvida que é um campo promissor e ao mesmo tempo perigoso.
Justamente, estamos muito longe de ter androides perfeitamente capazes de replicar atividades humanas como apresentado no Detroit.

A Alexa é péssima mesmo kkkk Fui testar e é bem pior do que fazem parecer com tanta publicidade. Ela é simplesmente uma programação de IFs com possíveis pedidos do usuário, qualquer coisa fora disso ela simplesmente manda um "Desculpe, não entendi".
 
Tem dois pontos abordados:
e consequentemente sobra poucos empregos para os humanos
Automatização de tarefas não é específico de coisas relacionadas a AI, como dito acima isso sempre aconteceu. Oq vai acontecer é os trabalhos serem cada vez mais especializados (jogando pra periferia quem não for capacitado) e concentrando poder.
Num mundo utópico, ninguém precisaria trabalhar, todos viveriam felizes e teríamos máquinas nos servindo.
Num mundo distópico, só quem tem o controle/quem é dono desses serviços iria ter dinheiro e o resto que se lasque.
a inteligência artificial toma conta de praticamente tudo
Essa outra ideia se refere a AGI, e dentre os pesquisadores da área, alguns acham que só veríamos isso lá pra 2080~2090, enquanto outros acreditam veemente que jamais irémos alcançar isso.
Nós nem entendemos direito como a maioria dos modelos funcionam, só jogamos mais e mais camadas até termos bons resultados.
 
As propagandas tem um algoritmo que detecta quais vídeos vc assiste, sites q entra e exibe propaganda baseada nisso. Vc abre um jogo, começa a receber propaganda de jogo. Site de paquera usa esse princípio. Se mostra interesse por tal coisa, o site tenta achar pessoas pra vc com algumas associações lógicas. Quem trabalha com marketing e publicidade aprende várias coisas de neurociências aplicadas voltadas para capturar a sua atenção, os seus desejos e vontades. Com IA e banco de dados gigantesco fica muito mais rápido, um algoritmo faz todas as associações q uma pessoa levaria 100x mais tempo pra fazer.

Mas já viu como é a IA de carros autônomos? No filme "Eu robô" o Will Smith fala q robôs não tem coração, daí ele decide salvar uma vida por lógica. A programação de IA de veículos autônomos tem um desafio. Como vc reage ao inesperado? Se o carro alagar? Se um carro parar do nada? Se um tornado aparecer em 5s na sua frente? Avião tem vários sistemas de segurança, mas se ele for completamente autônomo, sempre ocorrem casos inesperados. Foi assim q certos acidentes ocorreram, o sistema detecta uma coisa e toma uma ação irreversível q causa um desastre.
 
Já estou achando arriscado demais, do jeito que é feito hoje. Imagina num futuro com uma IA de verdade.

Humanos querem criar IA para resolver seus problemas. Se uma inteligência artificial começar a pensar nisso, sem interferência humana, vai descobrir que o seu problema somos nós.
 
Vai ser uma coisa só

Seres humanos vão cada vez ter mais "partes" robóticas, mais "chips" no cérebro para dar mais capacidade de inteligência, vai chegar uma momento que não será possível considerar um individuo como humano ou máquina, aos poucos os "humanos raiz" vão sumindo. Se tudo der certo, o algoritmo das IA terá uma "pegada" humana, de exploração espacial de forma menos destrutiva.
A exploração espacial, pode ter certeza que será 99% robo/IA desde a concepção do projeto, a exploração em si.
Essa será nosso legado para o universo, robôs.
 
Eu acho que o futuro será mais parecido com o filme "Surrogates" (Substitutos - 2009) do que com o Detroit Become Human...o filme basicamente pega robôs/avatares e a pessoa controla eles de qualquer lugar virtualmente, mas o que é interessante no filme é que assim que isso apareceu, acabaram o preconceito, o racismo, sexismo, etc...pois cada pessoa pode ter o avatar que quiser e ninguém mais começou a julgar (seria como nos jogos aonde cada um joga com um personagem e muitos caras jogam com personagem mulheres e vice-versa e ninguém nunca fala "ih alá, escolheu a Chun-Li, mó viadão")...não duvido que isso se torne realidade também...o engraçado também é que o filme toda num ponto que já ocorre, que é quanto mais tecnologia, mais distantes se tornam as pessoas, no caso o Bruce Willis não via a mulher dele que tava na sala do lado pois ela só usava o avatar inclusive dentro de casa (numa analogia da galera com 10000 amigos no insta/face/whats e se sente cada vez mais isolado)

IA independente para fazer funções humanas, creio que só funcione com funções repetitivas e lineares (como linha de montagem e talvez transportes), o restante tudo precisará de uma pessoa para controlar e ai seria o filme Surrogates...
 
Primeira coisa que me vem na cabeça quando o assunto é IA é obviamente o primeiro e o segundo Exterminador e dps a principal atração que é Matrix onde definitivamente pode ser o caminho se não tomarmos cuidado. Mas acham msm que eles estão ligando pra isso?
 
Vai ser uma coisa só

Seres humanos vão cada vez ter mais "partes" robóticas, mais "chips" no cérebro para dar mais capacidade de inteligência, vai chegar uma momento que não será possível considerar um individuo como humano ou máquina, aos poucos os "humanos raiz" vão sumindo. Se tudo der certo, o algoritmo das IA terá uma "pegada" humana, de exploração espacial de forma menos destrutiva.
A exploração espacial, pode ter certeza que será 99% robo/IA desde a concepção do projeto, a exploração em si.
Essa será nosso legado para o universo, robôs.
por isso q vou me especializar em IA.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo