[TÓPICO DEDICADO] Atenuação, SNR e Outros sinais - Analise seu sinal de internet

Mosqueteirors

Equipe Adrenaline
Administrador
Pessoal,

Aqui no adrenaline temos muitas postagens para avaliação de sinal, inclusive alguns vários Off topics sobre estas questões em vários tópicos.

Com o intuito de manter a organização da sessão de redes criei este tópico onde poderemos fazer as avaliações de sinal e informar aos usuários aproximadamente quanto sua linha suporta.

Será dedicado as tecnologias Adsl, adsl2, adsl2+, Vdsl, Vdsl2, Ftth, Cable Docsis.

Instruções: Ao criar o tópico não esquecer de mencionar dados como, operadora, velocidade atual, velocidade desejada, parâmetros de sinais.

Como achar os parâmetros em alguns modems:

OBS: Acessem o modem conforme usuário e senha colocada por você, ou que veio como default de fábrica ou ainda se for modem em comodato veja com a operadora o usuário e a senha.

Modem D-link 500B (Preto ou prata)
Vá em: Device Info>>>Statistics>>>ADSL

D-link 500B prata


D-link 500B II Black



SS4200 (Com firmware Original)
Vá em: Status e estatÍsticas>>>DSL

SS4200 (Com firmware Original)



SS4200 (Com firmware OPTUS)
Vá em: Status and Statistics>>>DSL

SS4200 (Com firmware OPTUS)



TP-Link 8816
Vá em: Status (Ao entrar no modem click sobre status)

TP-Link 8816



Opticom Dslink 260E
Vá em: Wan>>>DSL Param

Opticom Dslink 260E



Siemens Gigaset 201 a
Vá em: Status>>>

Siemens Gigaset 201 a



Speedtouch 510v6
Vá em: Conexão de banda larga>>>Conexão DSL

Speedtouch 510v6



ZTE ZXDSL 831 II
Vá em: Status>>> ADSL Line>>>

ZTE ZXDSL 831 II



D-link 2640B
Vá em: Device info>>>Statistics>>>XDSL

D-link 2640B



Comtrend CT-5372
Vá em: Device Info>>>Statistics>>>VDSL ou ADSL (conforme seu plano)

Comtrend CT-5372



Sagem Fast 2764 PowerBox GVT
Vá em: Gerenciamento>>>Estatísticas>>>DSL

Sagem Fast 2764 PowerBox GVT



ZTE ZXDSL 931WII – Usado pela Live TIM
Vá em: Device information>>>Network Interface>>>DSL

ZTE ZXDSL 931WII – Usado pela Live TIM



Podem dar um Print Screen da tela ou copiar e colar no tópico.

TABELA ATENUAÇÃO

"Padrão Brasileiro" de Atenuação x Velocidade considerando a tecnologia ADSL.

24 Mbps - 200 metros - Atenuação +- 5....8
20Mbps = 500 metros - Atenuação +- 10....13
15 Mbps - 1.500 metros - Atenuação +- 19....23
10 Mbps - 1.900 metros - Atenuação +- 25....27
5 Mbps - 2600 metros - Atenuação +- 29....33
2 Mbps - 3500 metros - Atenuação +- 34....39
1 Mbps - 4300 metros - Atenuação +- 43....54
600Kbps - 5000 metros - Atenuação +- 55....61
300 kbps - 5500 metros - Atenuação +- 62


Essa "tabela Brasileira" foi feito conforme minha experiência nesses últimos anos, levem em consideração que existem inúmeras situações que podem deturbar estes números, levem apenas como referência e não como padrão.


TABELA SNR

SNR Margin - Relação Sinal ruído:

- 5db ou menos = ruim, impossível sincronia, quedas freqüentes
- 8db-13db = regular, sem problemas com sincronia do modem
- 14db-22db = muito bom
- 23db-28db = excelente
- 29db-35db = raro



Tenho usado o ImageShack® - Online Photo and Video Hosting para hospedar as imagens, longe de ser o melhor mas pelo menos não está dando incompatibilidade com as páginas do fórum.

Está com problemas de Sinal SNR, quedas de conexão??? Leia o tópico>>> http://adrenaline.uol.com.br/forum/internet-redes/405219-como-melhorar-o-snr-e-que.html

Ficou curioso referente a qualificação de linha??? Leia o tópico>>> http://adrenaline.uol.com.br/forum/...-entendendo-o-sistema-de-qualificacao-de.html

Quer entender o que é um Dslam??? Leia o tópico>>> http://adrenaline.uol.com.br/forum/...-entendendo-um-dslam-armario-optico-rack.html


Dúvidas estou a disposição.

Mosqueteirors
 
Última edição:
Bom , tenho 10 mb velox (rj) que raramente cai ou têm problemas..

será que consigo por 15 mb ou até mais ?

Diagnóstico do sinal:

imga0ir42.png
 
Bom , tenho 10 mb velox (rj) que raramente cai ou têm problemas..

será que consigo por 15 mb ou até mais ?

Diagnóstico do sinal:

http://img838.imageshack.us/img838/7770/imga0ir42.png

Você está com sincronização máxima de sinal, porém teu SNR está muito no limite em 5.8, por esse SNR um técnico poderia até fazer downgrade para 5 mega. Creio que teu SNR esteja tão baixo por conta de alguma fuga de sinal em tua rede, sugiro rever extensões e fiação.

Até melhorar teu SNR não peça upgrade para 15 mega pois são bem capaz é de fazerem um dowgrade.

Abraços.
 
Uma coisa que eu sempre achei estranha é o fato de que os Modens/Routers da Siemens (4100 e 4200), via Webpage, só exibem os dados do "canal" de Upload. Para acessar às estatísticas ref. ao "canal" de Download, somente via Telnet.

Edit.: Só pra exemplificar:

TELNET:

--- DSL Status
--- ATU-R Channel Info
Current Tx Rate - 702000

--- ATU-C Channel Info
Current Tx Rate - 9211000

--- ATU-R Physical Layer Info
Current Attainable Rate - 1032000
Current SNR Margin - 15.5
Current Attenuation - 26.0
Current Output Power - 5.5

--- ATU-C Physical Layer Info
Current Attainable Rate - 16340000
Current SNR Margin - 21.0
Current Attenuation - 14.0
Current Output Power - 10.5


WEB:


snrul.jpg
 
Última edição:
Operadora VIVO (antiga Telefônica), atualmente tenho 1Mb. Minha linha suporta velocidades superiores (eu queria 2Mb)?

SLbTb.png
 
Última edição:
Operadora VIVO (antiga Telefônica), atualmente tenho 1Mb. Minha linha suporta velocidades superiores (eu queria 2Mb)?

http://i.imgur.com/SLbTb.png

Não suporta amigo.

Você está muito longe do armário, teu SNR já está baixo em 1 mega.

O ideal é que a vivo te troque de armário, te colocando em algum mais próximo, porque neste que está não há o que fazer.

Abraços.
 
Não suporta amigo.

Você está muito longe do armário, teu SNR já está baixo em 1 mega.

O ideal é que a vivo te troque de armário, te colocando em algum mais próximo, porque neste que está não há o que fazer.

Abraços.

Que pena :feelbad:

Mas acho que tenho pelo menos um pouco de sorte, minha conexão fica um pouquinho acima de 1Mb

A conexão da minha prima que mora aqui perto não passa dos 600kbps.
 
Motorola SBV5122 - NET Vírtua 20 Mega - Belo Horizonte

http://s10.postimage.org/j3g84p3h5/SBV5122.jpg

Padrões de sinais cable:

***SNR (Signal-to-noise ratio - Ruido) - de 33dB para cima, não existe um valor máximo ideal mas não deve ser muito mais de 40.

***RX (Sinal no download) (Received Signal Strength/Power level) - Ideal seria 0dBmV mas o valor aceitável ronda os -10dBmV e os +10dBmV

***TX (Sinal no Upload) (Power Level) - Entre 35dBmV a 55dBmV, tal como o RX quanto mais no meio estiver o valor melhor, isto porque caso existam oscilações o Modem não perderá o registo.

Olhando pelos aspectos acima teus sinais estão todos dentro dos limites.
 
Speedy 1mb:
Dados via interface Web do modem D-Link DSL-500B Geração II


Uploaded with ImageShack.us

E via telnet usando o programa RouterStas:


Uploaded with ImageShack.us
Um a coisa estranha é o fato dos valores de "OutPut Power" aparecerem invertidos na interface web do modem em relação a interface telnet. Já confirmei isso usando outros dois modems que tenho aqui. Um D-Link 500B geração I e um Contrend.

E com relação as imagems das intefaces de modem que forão postadas, vi que os modems Gigaset e TP-Link usam o mesmo firmware. Ambos os modems são tão bons quanto o Speedstream usando o firmware da Optmus? Eu tinha um modem Speedstream usando esta firmware mas ele queimou. :trollfail:
Estava pensando em comprar o TP-Link mas fiquei em dúvida se ele seria melhor que o D-Link 500B Geração II e tão bom quanto o Speedstream.

Depois de resincronizar a conexão:


Uploaded with ImageShack.us
 
Última edição:
A Telefonica me mandou um DLINK 500B II, o TP-Link é melhor que ele. Mas aqueles modens ZTE são melhores que o TP-Link (ao menos o que eu tinha antes de queimar era)
 
A Telefonica me mandou um DLINK 500B II, o TP-Link é melhor que ele. Mas aqueles modens ZTE são melhores que o TP-Link (ao menos o que eu tinha antes de queimar era)

Aqui em casa, testei o sincronismo da conexão ADSL com os modems D-Link 500B geração I, geração II e Contrend ct-5072s. O D-Link 500B geração II é o que consegue melhor qualidade de SNR de todos. Vou pesquizae sobre este modem ZTE. Obrigado pela resposta.:yellowface:
 
Speedy 1mb:
Dados via interface Web do modem D-Link DSL-500B Geração II
[url]http://img338.imageshack.us/img338/2324/snrmodem.jpg[/URL]

Uploaded with ImageShack.us

E via telnet usando o programa RouterStas:
[url]http://img338.imageshack.us/img338/5118/snrtelnet.jpg[/URL]

Uploaded with ImageShack.us
Um a coisa estranha é o fato dos valores de "OutPut Power" aparecerem invertidos na interface web do modem em relação a interface telnet. Já confirmei isso usando outros dois modems que tenho aqui. Um D-Link 500B geração I e um Contrend.

E com relação as imagems das intefaces de modem que forão postadas, vi que os modems Gigaset e TP-Link usam o mesmo firmware. Ambos os modems são tão bons quanto o Speedstream usando o firmware da Optmus? Eu tinha um modem Speedstream usando esta firmware mas ele queimou. :trollfail:
Estava pensando em comprar o TP-Link mas fiquei em dúvida se ele seria melhor que o D-Link 500B Geração II e tão bom quanto o Speedstream.

Depois de resincronizar a conexão:
[url]http://img580.imageshack.us/img580/5118/snrtelnet.jpg[/URL]

Uploaded with ImageShack.us

Infelizmente sua conexão está no limite, não há como pedir upgrade.

Sobre o modem o tp-link é muito bom, melhor que qualquer d-link, sobre o ZTE concordo com o TIGOS, é muito bom também.
 
Gostaria de perguntar ao Mosqueteirors.. ele tem o mesmo sinal que o meu, tanto no down quanto no up(com um dlink500b apresentam os mesmos dados.. até parece que ele mora na minha casa o_O)
Minha duvida é a seguinte: Por que a att de up é praticamente a metade da de down? O que interefere nisso?
Obrigado desde ja :joia:
 
A Vivo trabalha com esses modens ZTE:

ZTE+modem+driver+zxdsl+831+series.JPG


0246288930.jpg


O branco é o modelo mais novo.
 
Gostaria de perguntar ao Mosqueteirors.. ele tem o mesmo sinal que o meu, tanto no down quanto no up(com um dlink500b apresentam os mesmos dados.. até parece que ele mora na minha casa o_O)
Minha duvida é a seguinte: Por que a att de up é praticamente a metade da de down? O que interefere nisso?
Obrigado desde ja :joia:

A atenuação é menor no upstream porque a freqüência no cabo é menor provocando menos resistência (atenuação).




Com essas taxas ridículas de upload praticamente não interfere em nada.
 
Tenho velox de 10 megas e nunca tive problemas
Sera que aguenta 15 mega ?
ImageShack® - Online Photo and Video Hosting

Teus sinais estão bons.

Porém a Velox pede para qualificar 15 mega o máximo de 24 atenuação e mínimo 9 de SNR.

No teu caso creio que o SNR deva ficar dentro do mínimo, mas a Att já está acima.

Neste caso faça a solicitação e aguarde, se ficar bom e o técnico for falar para fazer o downgrade diga que se responsabiliza pelos sinais, derrepente ele te deixa ficar.

Abraços.
 
Teus sinais estão bons.

Porém a Velox pede para qualificar 15 mega o máximo de 24 atenuação e mínimo 9 de SNR.

No teu caso creio que o SNR deva ficar dentro do mínimo, mas a Att já está acima.

Neste caso faça a solicitação e aguarde, se ficar bom e o técnico for falar para fazer o downgrade diga que se responsabiliza pelos sinais, derrepente ele te deixa ficar.

Abraços.

Obrigado !
 
Estou com Velox 5MB, mas como vi que a Oi está cobrando o mesmo preço que estou pagando agora pelos 5MB pelo 10MB, queria saber se aguenta.
O modem é um ZTE que ganhei da Oi.

 
Olá Pirata_sem_Barco,

Teu modem está sincronizando no limite para 5 mega com SNR em 13.7, infelizmente não conseguirá colocar 10 mega, barganha um desconto para os 5 mega.

Estava vendo seu outro tópico para melhorar o snr.
Quanto que tem que ficar o SNR para eu conseguir colocar 10Mb? O modem interfere nestes padrões tbm?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo