• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Atenuação, SNR e Outros sinais - Analise seu sinal de internet

A instalação é a mesma de 2014, então tem mais de 6 anos. O cabo que vem de fora é um preto, assim:
20200727_222218_resize_57.jpg

Este cabo para curtas distâncias é bom...é o cabo Feb, mas 6 anos pode ter afetado o cabo ou seus engates. Revisa as questões que te disse e se não ajudar chama o técnico e pede reinstalação.
 
Este cabo para curtas distâncias é bom...é o cabo Feb, mas 6 anos pode ter afetado o cabo ou seus engates. Revisa as questões que te disse e se não ajudar chama o técnico e pede reinstalação.
Testei em outra tomada de energia, testei um novo rj11 que eu tinha, não mudou os valores de SNR e continuou caindo a conexão... antes eu deixava o modem ligado e ficava dias sincronizado, agora ele aguenta alguns minutos ou algumas horas, até a conexão cair de novo. Vou abrir o chamado mesmo.
Muito obrigada pelas orientações, depois dou o feedback do que virou meu causo.
 
Hoje o técnico veio, pedi para olhar a fiação, mas ele de cara disse que o problema era o modem, que ele é muito velho, que não estava chegando nem na velocidade (a contratada era 50/5), estava dando uns 37 de download e 5 de upload. O engraçado é que o "modem velho" foi o que me deixaram em janeiro deste ano, quando contratei o aumento na velocidade. Enfim, foi no armário, disse que lá estava chegando na velocidade contratada, que o problema devia ser o modem mesmo, trocou por um que aparenta ser novo, e os novos valores ficaram assim após a troca:

Vivo.29-jul-2020-19-35h.jpg


Pelo menos até agora, parou de cair a conexão, a velocidade está batendo em 50/5, conforme era antes e o modem não tem saído de sincronia. Aparentemente, o problema foi resolvido com a troca por um modem novo. Mas o técnico deixou seu telefone para o caso de o problema continuar.
Agradeço as orientações e a atenção que recebi aqui, thank you! ;)
 
Bom Dia amigos do fórum, poderiam analisar meu sinal? Tenho live tim 60mb e notei que recentemente a noite por volta das 19/23 começa uma queda que se estende até a parte da manhã. Nunca aconteceu isso técnico veio na residência, disse que mexeu no poste e ficou sem cair durante 3 dias porém voltou a ocorrer. E também tenho quedas sempre que chove um pouco mais forte. Obrigado pela atenção.

IMG_20200804_08544852223f56f195cc2a.jpg
 
Boa tarde pessoal, em todos os testes que faço na internet, o sinal de down está ok, porém não está fazendo upload, teria alguma coisa haver com meu sinal?
Estou penando pra conseguir fazer um técnico vir na minha casa, eles dizem que o sinal está ok e não estão querendo marcar uma visita...


DownstreamUpstream
Hlin Scale209320
Loop Attenuation(dB)7.47.6
Signal Attenuation(dB)7.47.6
SNR Margin(dB)6.46.4
Attainable Rate(Kbps)233161012
Output Power(dBm)11.18.4
 
Bom Dia amigos do fórum, poderiam analisar meu sinal? Tenho live tim 60mb e notei que recentemente a noite por volta das 19/23 começa uma queda que se estende até a parte da manhã. Nunca aconteceu isso técnico veio na residência, disse que mexeu no poste e ficou sem cair durante 3 dias porém voltou a ocorrer. E também tenho quedas sempre que chove um pouco mais forte. Obrigado pela atenção.

IMG_20200804_08544852223f56f195cc2a.jpg

Deve ter baixo isolamento na rede, algum cabo mal isolado ou emenda exposta.

Boa tarde pessoal, em todos os testes que faço na internet, o sinal de down está ok, porém não está fazendo upload, teria alguma coisa haver com meu sinal?
Estou penando pra conseguir fazer um técnico vir na minha casa, eles dizem que o sinal está ok e não estão querendo marcar uma visita...

DownstreamUpstream
Hlin Scale209320
Loop Attenuation(dB)7.47.6
Signal Attenuation(dB)7.47.6
SNR Margin(dB)6.46.4
Attainable Rate(Kbps)233161012
Output Power(dBm)11.18.4

Teu modem não sincroniza sinal de upstream, pode ser problema no armário ou no modem, chame um técnico na operadora.
 
Olá Mosqueteiros,

É parece que a saga de Tragédias envolvendo a rede externa que serve aqui a minha área não dá descanso.
Agora no início do mês, um cabo da rede elétrica caiu em cima de um carro que pegou fogo e desgraçadamente atingiu e destruiu parte da rede externa aqui da minha área.

Já era madrugada no dia 02/08/2020, qdo de repente notei que estava sem sincronismo, pensei que fosse algo regional e que voltaria em algum momento mais tarde, foi aí que resolvi dar uma olhada pela janela e notei que a rua onde está localizado a MSAN e tb por onde passa o secundário que serve a todas as conexões de Internet da TIM aqui da minha área estava em parte às escuras e o carro dos bombeiros já estava no local cercando uma parte da calçada com uma fita, pensei tem algo errado aí !!!

Resolvi descer e ir até o local e mal pude acreditar que toda a rede externa da TIM que tem a ver com a minha área estava destruída, cabos CTP (secundário) e FE no chão e o incêndio destruiu uma boa parte do secundário, fiquei consternado e arrasado com mais uma desgraça aqui nesse local___ Vendo todo aquele cenário ao meu redor, logo percebi que as coisa não seriam mais as mesmas!!!

Qdo amanheceu, era um dia de domingo, ninguém da TIM compareceu no local para efetuar o reparo, já era de se esperar...

Já na segunda-feira de manhã, decidi ligar para o Supervisor dos Cabistas aqui no Rio, por conta de todos os eventos/ acidentes que aconteceram aqui fiz alguns contatos e esse Supervisor me passou o nrº dele, expliquei a ele todo esse incidente desastroso, por sinal ele já estava a par e ele me disse que mandaria um equipe para o local, perguntei a ele se eles iriam fazer uma emenda com CEVs e ele me disse que não, eles iriam fazer o serviço de ponta a ponta (MSAN => CEV do Poste Master) sem emendas, achei bem estranho!!!

Ah!!! Esse tal de Poster Master que mencionei acima é o nome que dou ao Poste Principal que serve a toda infraestrutura das conexões das empresas de Internet, telefonia e TV a cabo aqui na minha área.

Qdo vi da janela que os cabistas já estavam no local, fui até o local e pedi pra falar com o encarregado/ responsável pela equipe e me dirigi até ele e me identifiquei como subsíndico do meu Prédio e tb fazia parte da associação de moradores do bairro, Tudo Mentira, e iria acompanhar sem atrapalhar o serviço deles, mas ele juntamente com outros que tentei estabelecer algum vínculo no intuito de esclarecer dúvidas se mantiveram reservados, monossilábicos, francamente ficou difícil de se obter respostas...

Essa foi definitivamente a pior equipe de cabistas que eu acompanhei o trabalho durante todos os eventos/ acidentes que ocorreram aqui, pois as respostas que me davam eram bem curtas, evasivas e notava-se uma Pressa na execução do serviço bem clara.

Somente um rapaz da equipe me deu papo e me esclareceu algumas dúvidas: (1)- Eles iriam sim trocar todo cabo da MSAN até aquele Poste Master e lá iriam refazer todas as emendas da CEV que aporta todas as conexões da TIM aqui na área, (2)- Iriam colocar uma outra CEV próximo à MSAN para fazer a tal conexão ponta a ponta, caracterizando isso uma emenda, mas ele disse que não tinha outro jeito, visto que roubaram a parte remanescente do cabo secundário tanto da MSAN qto da CEV do Poste Master, coisa que eu duvido muito, pois aqui muiiiito dificilmente há roubo de cabos das operadoras, (3)- Eles iriam refazer todas as emendas da CEV daquele Poste Master e (4)- O cabo secundário que eles iriam usar pra fazer todo o serviço, agora era de cabos de ferro banhado a cobre e acrescentou que a TIM agora só usa esse tipo de cabo a fim de desestimular o roubo de cabos de cobre, quase que morri qdo soube disso. Eis aqui uma amostra dos cabos de ferro banhado a cobre do secundário e uma outra amostra daquele que eles usavam anteriormente, cabos (par trançado) de cobre:

=> https://bit.ly/324aHHT

Já sabia que ali já tinha um problema, pois esse tipo de cabo não é bom p/ ser usado na condução do sinal DSL/VDSL, haveria muito provavelmente crosstalk/ diafonia entre os pares das conexões dos moradores e sem contar que não iria durar muito, iria oxidar bem mais rápido com o tempo.

Qdo 2 cabistas começaram a refazer as emendas daquela CEV do Poste Master, me aproximei e tentei puxar papo para tirar dúvidas, mas ambos eram extremamente arrogantes, soltavam indiretas e só ouvia eles falar mal da empresa e que estavam com fome, eles chegaram no local por volta das 10h e já tinha passado um pouco das 12h decidi ficar quieto p/ eles tentarem fazer o serviço direito.

Todavia, eu notei claramente que o serviço que eles estavam fazendo era um serviço porco, pois eles apenas abriram parcialmente um lado do conector bargoa e primeiramente tentavam atingir com esse maldito cabo de ferro banhado a cobre o outro cabo do outro lado (parte fechada), seguindo o esquema de cores iguais, e depois passava para outro lado dessa parte parcialmente aberta e fazia a mesma coisa, depois eles apertavam o conector linear com alicate.

Em observando tudo aquilo, uma coisa que na hora me deixou um pouco aliviado é que eles preservaram todo o cabeamento que saía daquela CEV do Poster Master até o PTR do meu Prédio (Cabo CTP 20 X 50 pares ¬ par trançado de cobre), sendo assim uma das partes que eles ten-ta-ram fazer as "emendas" do meu Prédio era de cabos de cobre.

Antes de fechar a CEV com aquela capa plástica, um deles uniu fortemente todos aqueles cabos e emendas passando um barbante parafinado, não achei necessário amarrar tudo aquilo de forma tão apertada. Eis aqui esses 2 trogloditas toscos realizando o serviço na CEV do Poste Master:

=> https://bit.ly/31bQ7Gu

Embora possa estar errado, eu creio que o certo seria abrir o conector bargoa em ambos os lados e unir cor com cor, observando se as conexões estavam realmente unidas, tanto de um lado qto de outro, e depois era só fechar o conector linear com o alicate, mas falando metaforicamente eles preferiram passar uma linha por um burraco estreito de uma agulha sem usar óculos.

Bem, depois que eles terminaram de fazer aquela porqueira na CEV do Poster Master, partiram rapidamente para trabalhar na CEV que ficaria próxima à MSAN, a tal da emenda que mencionei acima, e tiveram que fazer igualmente todas as emendas, fazendo a mesma coisa nojenta com as emendas que eles fizeram com a CEV do Poste Master.

Eles conseguiram todo esse serviço de recabeamento em ± 4h30min, um tempo menor que um outro serviço anterior e menor de recabeamento aqui e demorou 6 horas, mas os coitadinhos estavam morrendo de fome e qdo foram embora, não passava das 14h30min.

Naquele momento, eu já estava intuindo que eles mexeram e degradaram os meus parâmetros, talvez de forma brusca, e nada mais seria como antes.

Convém ressaltar, basta observar posts meus anteriores, que eu gastei uma quantia relevante qdo decidi trocar o meu cabeamento interno com a ajuda de um ex-técnico da TIM desde da tomada do meu quarto até o PTR do Prédio usando um duto que servia somente a NET e estava com folga, deu muiiito trabalho, foi usado um cabo CCE-APL 50X2, com o propósito de melhorar os parâmetros degradados por conta de outros eventos/ acidentes que aconteceram aqui nessa área de desgraças ano passado e o valor estimado para eu conseguir de alguma forma melhorar isso foi de R$ 450.00 (65 metros de cabo CCE-APL 50X2 no valor de ± R$ 1.80 o metro, mais R$ 330.00 cobrado pelo cara que me ajudou a fazer esse serviço árduo que demorou ± 2 dias).

Desde a troca do cabo, observei que os valores das estatísticas do meu Modem sofreram variações (SNR, Output Power e Attainable Rate tanto no DL qto no UP) ao longo de todos esses meses (março/ 2019 até julho/ 2020), algumas vezes baixava 2.X pontos do nada qdo ligava o Modem, mas depois de ligá-lo no dia seguinte ou um dia depois, ele voltava a me agraciar com valores que sempre desejei ter e não nego a minha estima/ interesse por isso.
Esse ano, eu posso dizer que tive mais sorte, os valores estavam mais altos e estáveis (SNR e Attainable Rate).

Bem, conforme a minha intuição já estava tentando me dizer algo, depois de ligar o Modem à noite (ligo quase sempre de madrugada) mal pude acreditar qdo vi o tamanho da c@g@da que eles fizeram com esse serviço e instalação/ recabeamento porco e posso afirmar que nunca durante esses quase 6 anos nesse lixo de operadora, Suporte In-su-por-ta-vel-men-te ineficiente e despreparado, tive os meus parâmetros tão baixos/ degradados como jamais vi antes e tudo estava indo "bem" antes de tudo isso.

Vale a pena ressaltar o fato que os valores degradados referidos a seguir baseiam-se em um Screeenshot que tirei antes do incêndio começar e, portanto, reflete os valores dos meus parâmetros naquele momento:

No lado do Downstream, o meu SNR (DL) caiu da casa dos 21.X para 20.X e o Attainable Rate surpreendentemente caiu das faixa de 104 - 105 para 88 - 90, uma perda de 15 - 17 pontos, isso até agora!!!

Já do lado do Upstream o estrago foi bem maior, o meu SNR (UP) que nos últimos meses ficava variando entre 18.9 db & 19.8/19.9 db caiu para faixa limite de qualificação da operadora para o meu perfil (35 MB) que é > 12 db, uma perda de mais de 6.5 db em relação aos valores que obtive no dia do acidente, antes desse inferno começar e o Attainable Rate que quase sempre ficava em torno de 45 durante esse período passou para 32 -33, uma perda de 12 - 13 pontos. Eis aqui uma amostra de como era o resultado dos meus parâmetros no dia do acidente (incêndio do carro) e agora depois que eles fizeram essa melequeira de recabeamento do secundário:

=> https://bit.ly/317tfYA

Em nenhum de todos esses eventos/ acidentes que tive aqui na minha área durante esses anos que envolveram a troca do cabeamento, refazer Blocos de pares no PTR e tb as emendas da CEV do Poste Master, me deram um resultado tão degradante e é de ser relevado que a troca do cabeamento interno ajudou bastante a reverter essa situação (eu sei que saiu bem caro, mas melhorou os meus parâmetros) e as coisas estavam indo "bem" até esses desgamados aparecerem aqui colocarem essa porcaria desse cabo secundário com cabos de ferro banhado a cobre e fazerem com Pressa e mal feito, na minha opinião, o serviço nas emendas das CEVs e agora do que adiantou eu ter gasto um valor significante com esse cabo de primeira, blindado desde do meu quarto até o PTR do Prédio diante de todo esse revés que estou passando com os meus sinais???

Sei que se trata de um caso de baixo isolamento que mexeu com os meus parâmetros de uma forma que eu jamais vi durante todos esses anos e talvez todo o conjunto desse serviço lixoso contribuiu pra isso: cabo do secundário com cabos de ferro banhado a cobre, emendas mal feitas... feitas com Pressa, isso reflete a minha opinião, tanto na CEV do Poste Master qto naquela que eles criaram próxima à MSAN etc...

Pensei várias vezes em ligar para o Supervisor dos Cabistas aqui no Rio, ele sempre me tratou bem, e reclamar sobre o reflexo do resultado em cima dos meus parâmetros depois desse recabeamento com esse material de quinta que eles agora estão usando no reparo e tb falar sobre o serviço porco e apressado que essa equipe fez aqui, mas aí me veio em mente, ele não vai jamais refazer esse recabeamento mandando uma nova equipe ou sequer mandar outra pra ver o que se passa nas emendas do meu par nas CEVs do secundário e fora isso ele pode supostamente me perguntar qual são os meus valores do me SNR agora, eu vou dizer 20.X (DL) & 12.X (UP) e aí ele vai dizer que dizer que pra TIM esses valores são aceitáveis e tudo bem, não importa o valor alto que paguei para refazer o meu cabeamento interno e melhorar os meus parâmetros depois dos demais eventos/ acidentes aqui ou mesmo o qto tudo estava "bem" antes, valores de SNR e Attainable Rate mais altos e estáveis desde do inicio do ano, e tb o qto tais resultados satisfatórios impactavam o meu contentamento.

Mosqueteiros, depois desse meu relato, será que vc poderia por favor... por favor me dar a sua impressão sobre tudo isso e, sobretudo, o que eu posso fazer para buscar uma solução pra isso e melhorar de alguma forma os valores dos meus parâmetros para valores mais favoráveis/ bons???

Certamente não posso deixar de expressar as minhas mais sinceras desculpas por ter me estendido tanto nesse Post, mas fracamente eu não tenho mesmo a quem eu possa recorrer para me orientar em busca de uma solução e é imprescindível dizer que o seu conhecimento nessa área faz uma diferença muito grande e, sendo assim, estou tentando buscar respostas para uma possível solução desse meu caso e assim tentar aliviar a minha frustração, por sinal é enorme!!!

Rogo aqui humildemente por sua gentileza e colaboração para que me vc possa avaliar tudo isso e tentar me dar uma possível solução para esse meu caso, gostaria tanto de rever esses parâmetros melhores, e reforço aqui que gastei bastante dinheiro com esse cabeamento interno e juntamente com todas as minhas expectativas foram jogadas no lixo.

Apreciaria tanto... tanto que vc me desse um Feedback com relação a esse meu caso, dando a sua impressão sobre o que pode estar atenuando os meus sinais dessa forma, embora acho provavelmente já tenha dito, e o que poderia ser feito para melhorá-los de alguma forma.

Se assim o fizer, ficarei extremamente Grato com a sua Gentileza e Camaradagem em tentar me ajudar nesse caso. Muiiiito Obrigado!!!
 
Última edição:
Capturar.png
 
Olá Mosqueteiros,

É parece que a saga de Tragédias envolvendo a rede externa que serve aqui a minha área não dá descanso.
Agora no início do mês, um cabo da rede elétrica caiu em cima de um carro que pegou fogo e desgraçadamente atingiu e destruiu parte da rede externa aqui da minha área.

Já era madrugada no dia 02/08/2020, qdo de repente notei que estava sem sincronismo, pensei que fosse algo regional e que voltaria em algum momento mais tarde, foi aí que resolvi dar uma olhada pela janela e notei que a rua onde está localizado a MSAN e tb por onde passa o secundário que serve a todas as conexões de Internet da TIM aqui da minha área estava em parte às escuras e o carro dos bombeiros já estava no local cercando uma parte da calçada com uma fita, pensei tem algo errado aí !!!

Resolvi descer e ir até o local e mal pude acreditar que toda a rede externa da TIM que tem a ver com a minha área estava destruída, cabos CTP (secundário) e FE no chão e o incêndio destruiu uma boa parte do secundário, fiquei consternado e arrasado com mais uma desgraça aqui nesse local___ Vendo todo aquele cenário ao meu redor, logo percebi que as coisa não seriam mais as mesmas!!!

Qdo amanheceu, era um dia de domingo, ninguém da TIM compareceu no local para efetuar o reparo, já era de se esperar...

Já na segunda-feira de manhã, decidi ligar para o Supervisor dos Cabistas aqui no Rio, por conta de todos os eventos/ acidentes que aconteceram aqui fiz alguns contatos e esse Supervisor me passou o nrº dele, expliquei a ele todo esse incidente desastroso, por sinal ele já estava a par e ele me disse que mandaria um equipe para o local, perguntei a ele se eles iriam fazer uma emenda com CEVs e ele me disse que não, eles iriam fazer o serviço de ponta a ponta (MSAN => CEV do Poste Master) sem emendas, achei bem estranho!!!

Ah!!! Esse tal de Poster Master que mencionei acima é o nome que dou ao Poste Principal que serve a toda infraestrutura das conexões das empresas de Internet, telefonia e TV a cabo aqui na minha área.

Qdo vi da janela que os cabistas já estavam no local, fui até o local e pedi pra falar com o encarregado/ responsável pela equipe e me dirigi até ele e me identifiquei como subsíndico do meu Prédio e tb fazia parte da associação de moradores do bairro, Tudo Mentira, e iria acompanhar sem atrapalhar o serviço deles, mas ele juntamente com outros que tentei estabelecer algum vínculo no intuito de esclarecer dúvidas se mantiveram reservados, monossilábicos, francamente ficou difícil de se obter respostas...

Essa foi definitivamente a pior equipe de cabistas que eu acompanhei o trabalho durante todos os eventos/ acidentes que ocorreram aqui, pois as respostas que me davam eram bem curtas, evasivas e notava-se uma Pressa na execução do serviço bem clara.

Somente um rapaz da equipe me deu papo e me esclareceu algumas dúvidas: (1)- Eles iriam sim trocar todo cabo da MSAN até aquele Poste Master e lá iriam refazer todas as emendas da CEV que aporta todas as conexões da TIM aqui na área, (2)- Iriam colocar uma outra CEV próximo à MSAN para fazer a tal conexão ponta a ponta, caracterizando isso uma emenda, mas ele disse que não tinha outro jeito, visto que roubaram a parte remanescente do cabo secundário tanto da MSAN qto da CEV do Poste Master, coisa que eu duvido muito, pois aqui muiiiito dificilmente há roubo de cabos das operadoras, (3)- Eles iriam refazer todas as emendas da CEV daquele Poste Master e (4)- O cabo secundário que eles iriam usar pra fazer todo o serviço, agora era de cabos de ferro banhado a cobre e acrescentou que a TIM agora só usa esse tipo de cabo a fim de desestimular o roubo de cabos de cobre, quase que morri qdo soube disso. Eis aqui uma amostra dos cabos de ferro banhado a cobre do secundário e uma outra amostra daquele que eles usavam anteriormente, cabos (par trançado) de cobre:

=> https://bit.ly/324aHHT

Já sabia que ali já tinha um problema, pois esse tipo de cabo não é bom p/ ser usado na condução do sinal DSL/VDSL, haveria muito provavelmente crosstalk/ diafonia entre os pares das conexões dos moradores e sem contar que não iria durar muito, iria oxidar bem mais rápido com o tempo.

Qdo 2 cabistas começaram a refazer as emendas daquela CEV do Poste Master, me aproximei e tentei puxar papo para tirar dúvidas, mas ambos eram extremamente arrogantes, soltavam indiretas e só ouvia eles falar mal da empresa e que estavam com fome, eles chegaram no local por volta das 10h e já tinha passado um pouco das 12h decidi ficar quieto p/ eles tentarem fazer o serviço direito.

Todavia, eu notei claramente que o serviço que eles estavam fazendo era um serviço porco, pois eles apenas abriram parcialmente um lado do conector bargoa e primeiramente tentavam atingir com esse maldito cabo de ferro banhado a cobre o outro cabo do outro lado (parte fechada), seguindo o esquema de cores iguais, e depois passava para outro lado dessa parte parcialmente aberta e fazia a mesma coisa, depois eles apertavam o conector linear com alicate.

Em observando tudo aquilo, uma coisa que na hora me deixou um pouco aliviado é que eles preservaram todo o cabeamento que saía daquela CEV do Poster Master até o PTR do meu Prédio (Cabo CTP 20 X 50 pares ¬ par trançado de cobre), sendo assim uma das partes que eles ten-ta-ram fazer as "emendas" do meu Prédio era de cabos de cobre.

Antes de fechar a CEV com aquela capa plástica, um deles uniu fortemente todos aqueles cabos e emendas passando um barbante parafinado, não achei necessário amarrar tudo aquilo de forma tão apertada. Eis aqui esses 2 trogloditas toscos realizando o serviço na CEV do Poste Master:

=> https://bit.ly/31bQ7Gu

Embora possa estar errado, eu creio que o certo seria abrir o conector bargoa em ambos os lados e unir cor com cor, observando se as conexões estavam realmente unidas, tanto de um lado qto de outro, e depois era só fechar o conector linear com o alicate, mas falando metaforicamente eles preferiram passar uma linha por um burraco estreito de uma agulha sem usar óculos.

Bem, depois que eles terminaram de fazer aquela porqueira na CEV do Poster Master, partiram rapidamente para trabalhar na CEV que ficaria próxima à MSAN, a tal da emenda que mencionei acima, e tiveram que fazer igualmente todas as emendas, fazendo a mesma coisa nojenta com as emendas que eles fizeram com a CEV do Poste Master.

Eles conseguiram todo esse serviço de recabeamento em ± 4h30min, um tempo menor que um outro serviço anterior e menor de recabeamento aqui e demorou 6 horas, mas os coitadinhos estavam morrendo de fome e qdo foram embora, não passava das 14h30min.

Naquele momento, eu já estava intuindo que eles mexeram e degradaram os meus parâmetros, talvez de forma brusca, e nada mais seria como antes.

Convém ressaltar, basta observar posts meus anteriores, que eu gastei uma quantia relevante qdo decidi trocar o meu cabeamento interno com a ajuda de um ex-técnico da TIM desde da tomada do meu quarto até o PTR do Prédio usando um duto que servia somente a NET e estava com folga, deu muiiito trabalho, foi usado um cabo CCE-APL 50X2, com o propósito de melhorar os parâmetros degradados por conta de outros eventos/ acidentes que aconteceram aqui nessa área de desgraças ano passado e o valor estimado para eu conseguir de alguma forma melhorar isso foi de R$ 450.00 (65 metros de cabo CCE-APL 50X2 no valor de ± R$ 1.80 o metro, mais R$ 330.00 cobrado pelo cara que me ajudou a fazer esse serviço árduo que demorou ± 2 dias).

Desde a troca do cabo, observei que os valores das estatísticas do meu Modem sofreram variações (SNR, Output Power e Attainable Rate tanto no DL qto no UP) ao longo de todos esses meses (março/ 2019 até julho/ 2020), algumas vezes baixava 2.X pontos do nada qdo ligava o Modem, mas depois de ligá-lo no dia seguinte ou um dia depois, ele voltava a me agraciar com valores que sempre desejei ter e não nego a minha estima/ interesse por isso.
Esse ano, eu posso dizer que tive mais sorte, os valores estavam mais altos e estáveis (SNR e Attainable Rate).

Bem, conforme a minha intuição já estava tentando me dizer algo, depois de ligar o Modem à noite (ligo quase sempre de madrugada) mal pude acreditar qdo vi o tamanho da c@g@da que eles fizeram com esse serviço e instalação/ recabeamento porco e posso afirmar que nunca durante esses quase 6 anos nesse lixo de operadora, Suporte In-su-por-ta-vel-men-te ineficiente e despreparado, tive os meus parâmetros tão baixos/ degradados como jamais vi antes e tudo estava indo "bem" antes de tudo isso.

Vale a pena ressaltar o fato que os valores degradados referidos a seguir baseiam-se em um Screeenshot que tirei antes do incêndio começar e, portanto, reflete os valores dos meus parâmetros naquele momento:

No lado do Downstream, o meu SNR (DL) caiu da casa dos 21.X para 20.X e o Attainable Rate surpreendentemente caiu das faixa de 104 - 105 para 88 - 90, uma perda de 15 - 17 pontos, isso até agora!!!

Já do lado do Upstream o estrago foi bem maior, o meu SNR (UP) que nos últimos meses ficava variando entre 18.9 db & 19.8/19.9 db caiu para faixa limite de qualificação da operadora para o meu perfil (35 MB) que é > 12 db, uma perda de mais de 6.5 db em relação aos valores que obtive no dia do acidente, antes desse inferno começar e o Attainable Rate que quase sempre ficava em torno de 45 durante esse período passou para 32 -33, uma perda de 12 - 13 pontos. Eis aqui uma amostra de como era o resultado dos meus parâmetros no dia do acidente (incêndio do carro) e agora depois que eles fizeram essa melequeira de recabeamento do secundário:

=> https://bit.ly/317tfYA

Em nenhum de todos esses eventos/ acidentes que tive aqui na minha área durante esses anos que envolveram a troca do cabeamento, refazer Blocos de pares no PTR e tb as emendas da CEV do Poste Master, me deram um resultado tão degradante e é de ser relevado que a troca do cabeamento interno ajudou bastante a reverter essa situação (eu sei que saiu bem caro, mas melhorou os meus parâmetros) e as coisas estavam indo "bem" até esses desgamados aparecerem aqui colocarem essa porcaria desse cabo secundário com cabos de ferro banhado a cobre e fazerem com Pressa e mal feito, na minha opinião, o serviço nas emendas das CEVs e agora do que adiantou eu ter gasto um valor significante com esse cabo de primeira, blindado desde do meu quarto até o PTR do Prédio diante de todo esse revés que estou passando com os meus sinais???

Sei que se trata de um caso de baixo isolamento que mexeu com os meus parâmetros de uma forma que eu jamais vi durante todos esses anos e talvez todo o conjunto desse serviço lixoso contribuiu pra isso: cabo do secundário com cabos de ferro banhado a cobre, emendas mal feitas... feitas com Pressa, isso reflete a minha opinião, tanto na CEV do Poste Master qto naquela que eles criaram próxima à MSAN etc...

Pensei várias vezes em ligar para o Supervisor dos Cabistas aqui no Rio, ele sempre me tratou bem, e reclamar sobre o reflexo do resultado em cima dos meus parâmetros depois desse recabeamento com esse material de quinta que eles agora estão usando no reparo e tb falar sobre o serviço porco e apressado que essa equipe fez aqui, mas aí me veio em mente, ele não vai jamais refazer esse recabeamento mandando uma nova equipe ou sequer mandar outra pra ver o que se passa nas emendas do meu par nas CEVs do secundário e fora isso ele pode supostamente me perguntar qual são os meus valores do me SNR agora, eu vou dizer 20.X (DL) & 12.X (UP) e aí ele vai dizer que dizer que pra TIM esses valores são aceitáveis e tudo bem, não importa o valor alto que paguei para refazer o meu cabeamento interno e melhorar os meus parâmetros depois dos demais eventos/ acidentes aqui ou mesmo o qto tudo estava "bem" antes, valores de SNR e Attainable Rate mais altos e estáveis desde do inicio do ano, e tb o qto tais resultados satisfatórios impactavam o meu contentamento.

Mosqueteiros, depois desse meu relato, será que vc poderia por favor... por favor me dar a sua impressão sobre tudo isso e, sobretudo, o que eu posso fazer para buscar uma solução pra isso e melhorar de alguma forma os valores dos meus parâmetros para valores mais favoráveis/ bons???

Certamente não posso deixar de expressar as minhas mais sinceras desculpas por ter me estendido tanto nesse Post, mas fracamente eu não tenho mesmo a quem eu possa recorrer para me orientar em busca de uma solução e é imprescindível dizer que o seu conhecimento nessa área faz uma diferença muito grande e, sendo assim, estou tentando buscar respostas para uma possível solução desse meu caso e assim tentar aliviar a minha frustração, por sinal é enorme!!!

Rogo aqui humildemente por sua gentileza e colaboração para que me vc possa avaliar tudo isso e tentar me dar uma possível solução para esse meu caso, gostaria tanto de rever esses parâmetros melhores, e reforço aqui que gastei bastante dinheiro com esse cabeamento interno e juntamente com todas as minhas expectativas foram jogadas no lixo.

Apreciaria tanto... tanto que vc me desse um Feedback com relação a esse meu caso, dando a sua impressão sobre o que pode estar atenuando os meus sinais dessa forma, embora acho provavelmente já tenha dito, e o que poderia ser feito para melhorá-los de alguma forma.

Se assim o fizer, ficarei extremamente Grato com a sua Gentileza e Camaradagem em tentar me ajudar nesse caso. Muiiiito Obrigado!!!

Olá Ricardo,

Infelizmente você está sendo vítima da decadência em prestação de serviços que assola o Brasil. Nunca foi tão fácil ganhar dinheiro, forme uma equipe comprometida e competente e rios de dinheiro chegam a você, isso tudo porque não querendo ser generalista, mas muitos Brasileiros não gostam de trabalhar, querem apenas emprego.

Sobre o seu caso, a troca pelo cabo "acobreado" tem sido comum em vários cantos do "Brazil" por conta dos roubos, a condução com certeza é inferior ao cobre "puro", mas o problema no teu relato foi o manuseio nas emendas, infelizmente vejo isso acontecer muito e o que pode ser feito pelo cidadão é se comprometer com sua rede interna. Vejo que se não tivesse tomado tuas atitudes de melhorar tua rede interna, certamente agora estaria com problemas no sincronismo pois a força que era necessária na multiplexação antes era muito menor 2.5dBm para agora 10.6dBm, levando em consideração que a TIM quando montou a rede dela na teoria queria deixar os clientes dentro de um raio de 100 metros, 10.8 de potência é muito alto.

Você pode ser mais assertivo com o técnico, e pedir que refaça apenas o teu trajeto, refazendo as emendas,nem vou te sugerir pedir que desloquem um cabo de cobre para seu par pois não vai ocorrer, mas as emendas podem ser feitas de forma unitária e com calma, melhorando a estabilidade de teu sinal. Ligue para o supervisor e dica que desde que fizeram essas emendas porcas teu modem fica perdendo sincronismo eventualmente e que tem atrapalhado, se seria possível perdir para que revisem as mesmas.

Se não te derem atenção, reclame na anatel, relatando a porquice que fizeram e os problemas causados de rápida perca de sincronismo, não importa que realmente não esteja caindo a conexão.

Boa sorte... nos mantenha informado.


Tudo ótimo.
 
Olá Ricardo,

Infelizmente você está sendo vítima da decadência em prestação de serviços que assola o Brasil. Nunca foi tão fácil ganhar dinheiro, forme uma equipe comprometida e competente e rios de dinheiro chegam a você, isso tudo porque não querendo ser generalista, mas muitos Brasileiros não gostam de trabalhar, querem apenas emprego.

Sobre o seu caso, a troca pelo cabo "acobreado" tem sido comum em vários cantos do "Brazil" por conta dos roubos, a condução com certeza é inferior ao cobre "puro", mas o problema no teu relato foi o manuseio nas emendas, infelizmente vejo isso acontecer muito e o que pode ser feito pelo cidadão é se comprometer com sua rede interna. Vejo que se não tivesse tomado tuas atitudes de melhorar tua rede interna, certamente agora estaria com problemas no sincronismo pois a força que era necessária na multiplexação antes era muito menor 2.5dBm para agora 10.6dBm, levando em consideração que a TIM quando montou a rede dela na teoria queria deixar os clientes dentro de um raio de 100 metros, 10.8 de potência é muito alto.

Você pode ser mais assertivo com o técnico, e pedir que refaça apenas o teu trajeto, refazendo as emendas,nem vou te sugerir pedir que desloquem um cabo de cobre para seu par pois não vai ocorrer, mas as emendas podem ser feitas de forma unitária e com calma, melhorando a estabilidade de teu sinal. Ligue para o supervisor e dica que desde que fizeram essas emendas porcas teu modem fica perdendo sincronismo eventualmente e que tem atrapalhado, se seria possível perdir para que revisem as mesmas.

Se não te derem atenção, reclame na anatel, relatando a porquice que fizeram e os problemas causados de rápida perca de sincronismo, não importa que realmente não esteja caindo a conexão.

Boa sorte... nos mantenha informado.



Tudo ótimo.

Olá Mosqueteiros,

Francamente, mal posso expressar e palavras a minha enorme Gratidão e os meus mais sinceros Agradecimentos por vc ter gentilmente me dado a sua impressão e avaliação sobre o meu caso. Muito... Muiiito Obrigado por sua Gentileza e Solidariedade com relação ao meu caso.

Bem. O que vc disse sobe essa tal decadência na prestação de serviços é a mais pura verdade e eu vejo isso em toooooooda parte e percebo claramente que não há comprometimento em prestar ao cidadão um serviço adequado e bem-feito aqui no Brasil, o que vale aqui é realmente a ganância de ganhar dinheiro sem se comprometer com o regozijo e satisfação do cliente em ter um serviço de qualidade, afinal ele pagou por isso, e tb sem querer generalizar ou ser desrespeitoso, a maioria dos Brasileiros não gosta de trabalhar, eu mesmo fui vitimado agora com o envio dessa equipe de cabistas preguiçosos e despreparados que me arrumaram um problema, e lamentavelmente a tendência da qualidade do serviço prestado aqui no Brasil, na minha opinião, é piorar... piorar cada vez mais....

Ė eu já suspeitava que o tal ferro "acobreado" tinha uma aqualidade inferior na condução do sinal DSL/ VDSL, mas sinceramente eu não acredito sobre hipótese alguma que eles estejam trocando os cabos de cobre pelos de ferro "acobreado" no intuito de frear o roubo e vendas do produto para ferros-velhos, pois o ladrãozinho barato ou o cracudo que estar vendo o cabo lá debaixo não vai saber distinguir se trata-se de cobre ou ferro antes de corta-lo, a meu ver as operadoras estão querendo apenas poupar dinheiro por conta de tantos roubos de cabos de cobre, o rolo deve custar mais caro, não dando-se conta nesse sentido que a qualidade do sinal dos seus clientes sofrerá uma perda ou apresentará outros problemas com o tempo.

Pelo que eu entendi a sua avaliação acerca do meu caso tem a ver com a porqueira das emendas mal-feitas que aqueles desqualificados/ despreparados fizeram nas duas CEVs (Poste Master & CEV criada próxima à MSAN) e concordo que talvez se eu não tivesse investido na minha rede interna, eu talvez estaria agora numa condição até bem pior (menos de 12 db - Downstream), só nao sei se por ventura estaria sem sincronismo, pois já liguei para a portaria perguntando se alguém está reclamando que está sem sinal ou algum outro tipo de problema com a TIM e os porteiros disseram que ninguém reclamou de nada, provavelmente deve cair e eles nem têm conhecimento disso ou os parâmetros deles devem estar beeeem baixos.

Curioso é que de fato houve um aumento na potência do Downstream, mas lembro-me no passado qdo tive a sorte de estar sincronizando o meu SNR a 20.X (DL) & 20.X (UP), logo que havia uma instalação de um vizinho do andar no mesmo secundário, mexidas no armário do Hall do andar, ele baixava para 20.X (DL) & 17.X (UP), aliás 17.X (UP) sempre me perseguiu como potência do Upstream durante esses anos e qdo isso acontecia a minha potência do Downstream passava para 10.X dB e o Upstream ficava na casa dos 90 (DL) e 40 (UP), geralmente entre 45 - 48.

Bom tendo em vista que vc acredita que o meu problema está vinculado as emendas mal-feitas nas 2 CEVs e que requer a intervenção de alguém do Suporte de campo da TIM para refazer as minhas emendas, conforme vc mesmo disse de forma unitária e sem Pressa, eu sinceramente espero, se isso ocorrer, que haja uma melhora nos meus parâmetros e que isso venha a favorecer a estabilidade deles.

Sim, eu posso tentar ligar para o Supervisor dos cabistas aqui no Rio, esse foi o Supervisor que liguei um dia depois do acidente, e relatar a ele os problemas que essa equipe de cabistas causou aos meus parâmetros, que antes desse recabeamento eles estavam "bem" e estáveis, posso acrescentar que acompanhei o trabalho deles e notei claramente Pressa na execução do serviço, especialmente no que diz respeito ao lance da junção das emendas com esse cabo de ferro "acobreado" que eles estão usando agora, direi que observei o trabalho deles e achei o serviço mal-feito e estavam com Pressa e o resultado disso foi que os meus parâmetros se degradaram tanto que agora, seguindo a sua sugestão muito bem pensada para usar como desculpa, dizer que estou tendo perdas/ quedas rápidas de sincronismo e isso vem me atrapalhando/ incomodando muito.

Só não sei dizer se ele mandaria uma equipe de cabistas apenas para refazer as minhas emendas nas CEVs, visto que eu suponho que cabistas tratam de cabeamento e recabeamento/ reparos, por exemplo roubo de cabos de uma determinada área, será que eles se deslocariam pra cá somente p/ refazer/ revisar somente as minhas emendas, talvez quem sabe!!!

Embora não tenha certeza, suponho que isso tenha mais a ver com o Suporte técnico da TIM, e ele tem contato com esse Supervisor da área técnica TIM aqui no Rio, talvez ele possa eventualmente solicitar a ele a execução desse serviço, não sei quem sabe!!!

Na ocasião de todos aqueles eventos/ acidentes aqui, foi esse Supervisor da área técnica da TIM que fez contato com o Supervisor dos cabistas daqui, foi aí que eu vim a conhecê-lo e consegui o número do celular dele.

Conheço ele por conta daqueles incidentes que aconteceram aqui e sei dizer que ele é legal pra certas coisas, mas pra outras nem um pouco, foi ele quem demitiu o ex- técnico da TIM que passou o meu cabo até o PTR do Prédio, sem contar que pelos papos que eu tive com ele e tb pelo que fiquei sabendo, ele veste literalmente a camisa da terceirizada da TIM aqui no Rio, não sei o que poderia esperar dele...

Bem, se ninguém me der ouvidos, eu vou tentar buscar uma possível solução junto ao Site da Anatel, Consumidor.gov, e-Ouvidorias do Poder Executivo etc, certamente vou mencionar em detalhes tudo o que aconteceu, o resultado e consequência do serviço deles e quanto isso afetou os meus parâmetros, fazendo degradar valores que antes que estavam "bem" e estáveis, e obviamente irei mencionar tb que depois dessa intervenção porca deles agora estou apresentando perdas rápidas e súbitas de sincronismo e só me resta confiar de alguma forma que tais Manifestações irão surtir algum efeito positivo no sentido de resolver o meu caso de alguma maneira, faço votos que SIM!!!

Mais uma vez, digo Obrigado... Muiiiiito Obrigado por vc não só ter me dado um Feedback, tomando parte do seu tempo pra fazer isso, mas especialmente por conta da sua empatia em tentar me ajudar, esclarecendo alguns pontos e dando-me dicas de onde muito provavelmente está o foco do problema e como é que eu posso tentar resolver essa questão/ problema ______ Deus lhe pague e lhe abençoe dando muito Boa Sorte em sua vida!!!


P.S.: Assim que eu tiver alguma solução positiva sobre esse caso e confiantemente espero que tenha, eu seguramente retornarei nesse espaço para compartilhar com vc é com todos. 👍
 
Última edição:
Realmente houve uma explosão na quantidade de roubos de cabos por causa do agravamento econômico causado pela pandemia.

Agora estão roubando cabos de telefonia com frequência até em locais onde não era comum acontecer.

E muita gente achando que isso fosse acelerar a vinda da fibra... Mas pelo visto vão só trocar por cabo folheado a cobre.
 
Última edição:
Boa Noite Amigos,

Recentemente sai da Live Tim e vim pra Claro Net, gostaria de saber se esses níveis estão dentro do padrão:

Plano Atual: 120MB.

Grato!!

Screenshot-2.jpg
 
Boa Noite Amigos,

Recentemente sai da Live Tim e vim pra Claro Net, gostaria de saber se esses níveis estão dentro do padrão:

Plano Atual: 120MB.

Grato!!

Screenshot-2.jpg

Na primeira pagina do tópico da Claro/NET tem mostrando os níveis ideais. Os seus estão todos verdes e estão dentro do aceitável. EU achei seu TX/RX um pouco alto, mas estão dentro do padrão.



""""O sinal de TX é o sinal que o modem ENVIA para o Headend, a engenharia da NET nas velocidades entre 30 e 240 Mega recomenda niveis entre 40dBmV a 51dBmV.

O sinal de RX é o sinal que o modem RECEBE do Headend, a engenharia da NET nas velocidades entre 30 e 240 Mega recomenda niveis entre -12dBmV a +12dBmV.

Sobre o SNR de DOWNSTREAM o mínimo aceitável é 35 dB.

Sobre o SNR de UPSTREAM o mínimo aceitável é 27 dB.

O Receive Power é o volume da comunicação entre Cable modem e Headend, ou seja, baixo demais não se escuta, alto demais também não, o ideal é entre -5 e +5. """"
 
Na primeira pagina do tópico da Claro/NET tem mostrando os níveis ideais. Os seus estão todos verdes e estão dentro do aceitável. EU achei seu TX/RX um pouco alto, mas estão dentro do padrão.



""""O sinal de TX é o sinal que o modem ENVIA para o Headend, a engenharia da NET nas velocidades entre 30 e 240 Mega recomenda niveis entre 40dBmV a 51dBmV.

O sinal de RX é o sinal que o modem RECEBE do Headend, a engenharia da NET nas velocidades entre 30 e 240 Mega recomenda niveis entre -12dBmV a +12dBmV.

Sobre o SNR de DOWNSTREAM o mínimo aceitável é 35 dB.

Sobre o SNR de UPSTREAM o mínimo aceitável é 27 dB.

O Receive Power é o volume da comunicação entre Cable modem e Headend, ou seja, baixo demais não se escuta, alto demais também não, o ideal é entre -5 e +5. """"

Show, obrigado pela aula 😀
 
Olá Ricardo,

Infelizmente você está sendo vítima da decadência em prestação de serviços que assola o Brasil. Nunca foi tão fácil ganhar dinheiro, forme uma equipe comprometida e competente e rios de dinheiro chegam a você, isso tudo porque não querendo ser generalista, mas muitos Brasileiros não gostam de trabalhar, querem apenas emprego.

Sobre o seu caso, a troca pelo cabo "acobreado" tem sido comum em vários cantos do "Brazil" por conta dos roubos, a condução com certeza é inferior ao cobre "puro", mas o problema no teu relato foi o manuseio nas emendas, infelizmente vejo isso acontecer muito e o que pode ser feito pelo cidadão é se comprometer com sua rede interna. Vejo que se não tivesse tomado tuas atitudes de melhorar tua rede interna, certamente agora estaria com problemas no sincronismo pois a força que era necessária na multiplexação antes era muito menor 2.5dBm para agora 10.6dBm, levando em consideração que a TIM quando montou a rede dela na teoria queria deixar os clientes dentro de um raio de 100 metros, 10.8 de potência é muito alto.

Você pode ser mais assertivo com o técnico, e pedir que refaça apenas o teu trajeto, refazendo as emendas,nem vou te sugerir pedir que desloquem um cabo de cobre para seu par pois não vai ocorrer, mas as emendas podem ser feitas de forma unitária e com calma, melhorando a estabilidade de teu sinal. Ligue para o supervisor e dica que desde que fizeram essas emendas porcas teu modem fica perdendo sincronismo eventualmente e que tem atrapalhado, se seria possível perdir para que revisem as mesmas.

Se não te derem atenção, reclame na anatel, relatando a porquice que fizeram e os problemas causados de rápida perca de sincronismo, não importa que realmente não esteja caindo a conexão.

Boa sorte... nos mantenha informado.



Tudo ótimo.



Olá Mosqueteiros,

Bem, depois de um certo esforço e embromações como resultado das minhas reclamações, eu finalmente consegui falar com o Supervisor dos Cabistas aqui no Rio, aliás precisei ser firme/ insistente e rolou até ameaças de abrir manifestações nos Sites da Anatel, Consumidor.gov, e ele me enviou um tal de "Parreco" (acho que é uma espécie de cabista que executa determinados serviços especiais e/ ou individuais na rede externa) somente agora nessa última quarta-feira (02/09/2020).

Na verdade, eu liguei pra ele na semana seguinte que respondi ao teu último Post, dia 28/08/2020, e inicialmente meu irmão falou com ele e depois eu entrei na jogada, logicamente agradecendo por ter mandado uma equipe aqui, muito embora nunca deveria ter sido aqueles preguiçosos mal preparados, e é claro abordei o assunto sobre o fato dos meus parâmetros terem sofrido uma queda, especialmente o do "UP", depois deles colocarem aquela droga de cabo de ferro "acobreado", fizeram o serviço das junções das emendas das 2 CEVs (Poste Master e CEV criada por eles próxima à MSAN) com Pressa e disse a ele que na minha opinião não me pareceu que o esse serviço com as emendas tinha sido bem-feito, acrescentei outras coisas a mais durante a nossa prosa e finalmente disse a ele que, como resultado disso tudo, agora os meu sinais não só degradaram como tb eu estava apresentando perdas rápidas/ súbitas de sincronismo e pedi a ele que interviesse no meu caso em busca de uma solução.

Bom, o fato é que no primeiro dia falei como ele e relatei tudo que disse acima, embora ele seja até legal, ele me veio com uma historinha que eu deveria primeiro ligar pra porcaria do SAC da TIM e registrar o meu caso para então abrir-se uma ordem de serviço.

Nuuuuuuunca é que aqueles despreparados de um dos piores serviços de prestação de serviço de Internet iriam me dar bola, quase todos no Tópico da TIM sabe que lá é só pra falar qq bobagem pra pegar o nrº do protocolo, aí sim vc parte para tentar buscar uma solução no Site da Anatel e Consumidor.gov, isso qdo eles não dão na telha de te colocar pra escanteio e te deixam sem uma resposta ___ Uma Nojeira!!!

Mas, qdo eu disse pra ele que eu iria postar em tais locais o meu caso se ele não tomasse uma providência, talvez até gravar um vídeo no YouTube e pedir aos meus seguidores pra bombardear o Facebook da TIM acerca do meu problema (essa parte aqui é Mentira, heim!!!), ele seguiu para uma outra sala e falou com um outro funcionário dele provavelmente responsável pelos cabistas (a funcionária dele responsável por essa função está de férias), mas infelizmente esse cidadão disse a ele que só poderia me mandar o tal do "Parreco" na segunda-feira (31/08/2020).

Confesso que pelo fato de ele ter mencionado o lance da "OS", eu já estava intuindo que não iriam me mandar ninguém, dito e feito, fiquei esperando que nem um bobo!!!

No dia seguinte, logo pela manhã, meu irmão ligou pra ele e perguntou se ele iria mandar o tal cabista, mesmo sem a tal "OS", e acrescentou que ele deu a palavra dele e me fez perder o meu dia...

Logo depois fui eu que soltei o verbo nele e disse a ele que ele me prometeu e realmente se comprometeu em mandar o tal cabista naquele dia e, como resultado, eu perdi o meu dia a troco de banana.

Disse a ele que eu já tinha preparado as minhas manifestações a serem postadas nos Sites da Anatel e Consumidor.gov, sem deixar de fora as fotos que tirei para evidenciar o caso, e tb tinha já gravado um vídeo para postar no YouTube pedindo aos meus seguidores pra inundar o espaço da TIM no Face com reclamações a meu favor (mais uma vez isso é Mentira, pois não tenho nenhum canal no YouTube!!!) e de repente, mais uma vez, ele seguiu pra sala daquele funcionário que mencionei acima, cobrou explicações sobre o não envio do funcionário e depois ele veio e se comprometeu comigo e com o meu irmão a mandar o tal "Parreco" nessa última quarta-feira (02/09/2020) pela manhã.

E não é que o tal do "Parreco" pintou lá do dia marcado e, é claro, que eu expliquei todo o lance a ele sobre a minha percepção de eles terem realizado um trabalho malfeito nas emendas das CEVs, observei uma Pressa demasiada na execução do serviço e tb mostrei um "Screenshot" de como estavam os meus parâmetros antes e depois desse acidente e mexidas deles, aleguei falsamente que passei a ter tb com isso perda de sincronismo, como vc mesmo me orientou, e seguindo a dica de um Super Moderador do maior fórum de redes e Internet do Brasil, fui sugestionado que o problema da degradação dos meus parâmetros, refiro-me especialmente ao do "UP" e tb ao Attainable Rate que baixou muito, como tb ao fato de estar agora com perdas rápidas de sincronismo estava relacionado as emendas malfeitas das 2 CEVs e pedi a ele que as revisse e/ ou refizesse...

Francamente, eu creio que dessa vez eu tive sorte, pq me mandaram uma criatura humilde, interessada, preparada e disposta a refazer todo o trajeto, é claro focando nas emendas, e tendo em vista que eu não sabia o meu nrº do par no secundário, ele colocou um aparelho na tomada do meu quarto para identificar o meu par e depois me disse que tinha que fazer o mesmo no bloco de pares lá no PTR, quase que eu morri, expliquei a ele que meu cabo corria por fora, não fazia mais parte da plumada do Prédio, gastei uma nota para refazer o meu recabeamento com um cabo e serviço caro com ajuda de um ex-técnico da TIM e, sendo assim, estava com medo dele mexer naquela emenda, que estava lá quieta há meses a fio, e depois isso poderia talvez piorar o problema com os meus sinais. Eis aqui novamente serviço executado de recabeamento p aquele ex-técnico da TIM no PTR do Prédio:


Depois de abrir a porta do PTR do Prédio, ele me disse que trabalho estava bem-feito, depois me ele me disse que precisava colocar aquele mesmo aparelho no par que vinha da rua, mas me garantiu que ele iria com certamente deixar a emenda exatamente como estava antes e assim ele fez e partiu pra rua em direção as CEVs...

Há uma CEV em frente ao PTR do meu Prédio resultado da queda do Poste por onde passa o secundário das Operadoras, ele refez a minha emenda dessa CEV.

O Curioso nisso tudo é que eu estava errado com relação a como é que se faz a junção dos pares usando um conector bargoa e disse o seguinte num dos meus Posts anteriores:

[...] eu creio que o certo seria abrir o conector bargoa em ambos os lados e unir cor com cor, observando se as conexões estavam realmente unidas, tanto de um lado qto de outro, e depois era só fechar o conector linear com o alicate.

Em observando o trabalho desse "Parreco/ Cabista", notei que ele fazia isso exatamente conforme descrito acima algumas vezes, mas tinha ocasiões que ele mantinha o outro lado de pares do conector linear como estava, observando se eles estavam bem lá no fundo, depois ele inseria o cabo correspondente de um lado do conector linear, tentando colocá-lo o mais próximo possível para uni-los e estabelecer uma junção/ conexão entre os mesmos, depois ele fazia a mesma coisa com o outro cabo, só que de outra cor, do lado paralelo do conector linear de forma unitária___Ah!!! os conectores que eles usam são meio transparentes e acho que isso talvez ajude nesse processo de unir os pares de forma devida, unindo suas partes metálicas numa junção única, todavia não foi isso que eu testemunhei nesse trabalho com aqueles abestalhados da equipe anterior.

Logo em seguida, eu mostrei pra ele que ele deveria verificar o foco do problema das emendas, o local onde é que eles realizaram o serviço, o primeiro foi no Poste Master, ele abriu a CEV, abriu apenas uma parte do conector linear, e refez a conexão entre o cabo de ferro "acobreado" e o cabo de par trançado de cobre (eu tinha dito antes a ele que eles mantiveram o secundário que segue em direção ao meu Prèdio, esse somente possui cabos traçados de cobre "puro"), perguntei a ele mais de uma vez se a junção estava perfeita e, por conseguinte, se a conexão das partes metálicas dos pares feita com aquele conector linear estava realmente unida, ele disse que SIM!!!

Depois ele seguiu em direção `a MSAN, abriu ela e me pareceu que ele refez alguma coisa na minha porta, só não sei dizer se há conectores lineares dentro da MSAN, perguntei se estava tudo certinho e ele disse que estava tudo Okay!!!

Sem ter se apercebido, ele quase que já ia se esquecendo da droga da emenda que eles tiveram que fazer por conta desse maldito incêndio, criando uma CEV um pouco acima da MSAN, uma pequena parte do secundário era de cabos de cobre e a maior parte foi criada com o bendito cabo de ferro "acobreado", e qdo ele abriu a capa da CEV já dava pra ver toda a porqueira, pois os safados nem tiveram o mínimo de cuidado de passar, sem apertar muito os pares, o tal barbante parafinado que eles usualmente passam para não deixar os pares dentro da CEV à solta, eles pegaram uma unidade de um cabo de ferro "acobreado" e enrolaram porcamente de qq maneira todos aquelas emendas dentro dessa CEV.

O "Parreiro" então refez a emenda ali daquela CEV, observei que ele deixou a parte dos cabos de cobre com o mesmo conector linear que estava antes e a outra parte ele seguiu fazendo o mesmo esquema que ele fez lá no Poste Master e está descrito mais acima: [...] ele inseriu o cabo correspondente de um lado do conector linear, tentando colocá-lo o mais próximo possível para uni-los e estabelecer uma junção/ conexão entre os mesmos, buscando unir as partes metálicas dos cabos, depois ele fazia a mesma coisa com o outro cabo, só que de outra cor, do lado paralelo do conector linear de forma unitária.

Depois de finalizar essa etapa, faltava apenas ele retornar ao PTR do Prédio e refazer a conexão da minha emenda do cabo CCE-APL 50x2 que eu fiquei inicialmente hesitante que ele mexesse naquele trabalho bem-feito, que por sinal já estava ali há meses sem ninguém mexer, mas como ele me garantiu que iria deixar exatamente como ele encontrou antes de colocar o tal aparelho para identificar o meu par metálico no secundário lá na rua, eu confiei nele e fiquei em cima, ele tentou substituir o conector linear que estava lá antes por um da TIM, mas o diacho do conector quebrou, pedi a ele que colocasse aquele mesmo que estava lá antes, pois ele encontrou dificuldade para abri-lo, logo acho que ele deveria ser de boa qualidade, houve então um momento antes dele refazer a conexão desse conector linear que eu pedi... pedi pra ele abrir ambos os lados do conector e tirasse um tantinho do revestimento plástico para que uma pequena/ pequeninha parte do cobre ficasse exposta e assim qdo ele unisse novamente ambos os cabos dos 2 lados do conector linear, de alguma forma isso pudesse melhorar no processo, e tb solicitei a ele que fizesse tudo com atenção e observasse se realmente as partes metálicas dos cabos estavam bem unidas e acho que ele fez um bom trabalho, pois conferi com uma lupa e dava pra ver através da parte transparente do conector linear que os pares ficaram igualzinho ou até melhor que serviço feito pelo ex-técnico da TIM que fez todo o meu recabeamento...

Agora, só bastava ir até o meu quarto, ligar o Modem e ver qual foi o resultado de todo esse serviço que envolveu refazer/ revisar as emendas das CEVs e então verificar se tudo isso surtiu algum efeito na melhora da qualidade dos meus parâmetros.

Depois que observei que já tinha um enlace de sincronismo estabelecido e o Led da Internet estava acesso, entrei nas configurações do Modem para avaliar os meus sinais e pra minha surpresa, notei que Nada... Nada tinha mudado pra melhor com relação aos meus parâmetros depois de todo esse trabalho que esse cabista fez, revisando e refazendo as emendas de todas as CEVs, aliás notei até que o meu Attainaible Rate (DL & UP) caiu um pouquinho, coisa mínima, mas depois de reiniciar o Modem novamente, voltei a sincronizar com os valores que venho obtendo ultimamente 88/89 (DL), somente o valor do "UP" que ficou travado nos 32.

Todavia, eu confesso que fiquei meio decepcionado com o valor que obtive com o SNR do "UP" que chegou até o limite de 12.0 db, mas da mesma forma, depois de algumas reinicializações, subiu um pouco e ficou travado nos 12.2 db. Eis aqui um Screenshot do meu último resultado naquele dia depois de ± 5 h de Uptime:


Parece que o problema da degradação dos meus parâmetros depois desse último evento/ acidente (incêndio) não tinha a ver com as emendas das CEVs, pois eu acompanhei o trabalho do cabista e me pareceu que ele refez legal as minhas emendas e, sobretudo, sem nenhuma Pressa.

Durante o curso do serviço ele que executou pra mim, batemos um papo sobre esse meu caso e ele me disse que achava pela experiência dele na TIM (5 anos) que muito provavelmente o meu problema residia no tal do cabo de ferro "acobreado" que essa vira-lata dessa TIM, empresa safada, estava agora instalando nas novas instalações ou reparos daqueles que ainda estão no VSDL "par metálico" e acrescentou algo que me chamou muiiiiito à atenção e tb me causou uma certa revolta:


Ele disse que pelo que ele tem acompanhado, até mesmo por lance de reclamações, esse maldito cabo de ferro "acobreado" qdo usado em conjunto com o cabo de par trançado de cobre, em outras palavras qdo se faz uma emenda bargoando ambos na CEV, o resultado Não é Satisfatório, sendo assim essa combinação pode afetar mais ainda a degradação dos parâmetros dos usuários, o correto seria somente usar o cabo de ferro "acobreado" em todo trajeto do usuário na instalações e tb nos reparos, mas em se tratando dessa operadora lixosa que não está nem aí pro seus clientes, para que isso acontecesse os cabistas teriam que fazer uma nova instalação com esse material de quinta que eles estão usando agora.


Ele tb me passou a informação que já soube de lugares que houve reclamações massivas de clientes apresentando diversos problemas, suponho que perda de sincronismo deve está nessa lista, e que qdo isso ocorre dessa forma, a TIM troca o cabeameanto pelo de cabo de par trançado de cobre, em outras palavras, segundo o depoimento dele, essa vagabunda dessa empresa ainda tem rolos de cabos de cobre e tiveram o mau-caratismo de colocar aqui depois desse acidente num local que não é área de risco e não tem roubo dessa budega de cabo de cobre, desculpe mas isso é muiiiita s@s@n@g&m e a consequência disso foi que acabaram me ferrando com os meus parâmetros e, conforme já dito anteriormente em outros Posts, eu gastei uma grana com tudo isso e agora o resultado é essa droga que até bem pouco tempo atrás estava "bem" e "estável". Eis aqui um Screenshot do resultado de hoje:

https://bit.ly/3jTJnmO

Ele me sugeriu a troca do Modem, vc já tinha até me sugerido isso há algum tempo atrás para tentar resolver aquele problema que eu tinha de Multiplexação entre Modem e MSAN que envolvia pequenas perdas súbitas de valores (db) dos meus parâmetros, e eu cheguei até a comprar um Sagemcom F@st 5317 Live TIM no ML, mas acabei não instalando ele, pq esses Modems vêm com um cabo RJ 11 de 2 metros, coisa muito grande, e a loja que eu fazia a crimpagem de cabos fechou e eu ainda não consegui arrumar outra, mas tive a indicação de uma outra que infelizmente ainda está fechada por conta da pandemia, mas assim que ela abrir, irei fazer um cabo curto até a tomada, quem sabe a troca de um outro Modem + um cabo curto até a tomada me faz ganhar um ponto (db) no meu SNR (UP), parece até piada, mas as vezes me dá vontade de até sentar e ""chorar"" .

Eu confesso que segui a sua sugestão e com pureza d´alma te agradeço por tuuuudo que vc tem gentilmente feito por mim no intuito de me ajudar, expressando sempre Empatia e Solidariedade, mas eu não sei se vc eventualmente não teria uma outra sugestão para me dar pra subir um pouco os meus parâmetros degradados nesse lugar amaldiçoado com tantas tragédias/ acidentes que envolvem a rede externa aqui nessa área, mesmo que seja pra ganhar 2 db no meu "UP", deixando-o na casa dos 14 db, e talvez subir um tanto a mais o meu Attainable Rate (DL & UP), eu já ficaria então um pouco... um pouco mais animado, pq ficar com o SNR (UP) no limite me faz sentir inconformado com tudo isso que me infringiu tamanho Desconforto e Frustração.

Vc acha que há eventualmente algo a mais que pode ser feito para tentar reverter essa situação e melhorar um pouco mais os valores das estatísticas (parâmetros) do meu Modem??? Será que há algum outro jeito de haver qq mudança no meu caso, por menor que seja ele, e assim melhorar de alguma forma os meus parâmetros???

Mais uma vez, eu gostaria de expressar as minhas desculpas por ter me estendido demasiadamente nesse Post, mas eu não domínio muito o poder de síntese e ademais eu queria dar o meu relato de forma detalhada e expressiva___Peço sinceramente que aceite mais uma vez as minhas desculpas!!!

Claro que mais uma vez não poderia de reforçar o meus mais sinceros votos de agradecimento por sua Gentileza e Apoio com relação a esse meu caso e me sinto extremamente grato por tudo isso que vc tem feito por mim, não só nesse Post como tb em outros qdo precisei de um "Help"!!!

Por fim, eu apreciaria muitíssimo ter um Feedback da sua parte acerca desse meu relato nesse Post, focando especialmente na(s) perqunta(s) que fiz e que estão em negrito, e não poderia encerrar aqui sem te deixar a minha Gratidão pela sua Ajuda. Muito Obrigado!!!
 
Última edição:
Poxa eu li toda a história, desejo sucesso na jornada!
 
Pessoal, é melhor usar o roteador pegando o sinal em bridge ou dynamic ip do modem?
 
Pessoal, é melhor usar o roteador pegando o sinal em bridge ou dynamic ip do modem?
Depende do propósito. Dependendo da situação é melhor segregar a rede, dependendo da situação é melhor usar em bridge.
 
E quais seriam essas situações?
vamos supor que vc não queira que sua tv tenha acesso aos computadores dos vizinhos, ai vc segrega a rede. De repende, vc joga algum joguinho via LAN com seu vizinho, ai neste caso vc usa bridge.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo