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    Administração do Fórum Adrenaline

Aterramento TN-C

noizer

Member
Registrado
Em um aterramento TN-C, é necessário uma bitola mínima de 10mm, mas é necessário esta bitola para toda a instalação? Por exemplo, para todos os lugares da casa que fossem ter acesso ao aterramento.
 

Eu dei uma lida, embora eu seja leigo no assunto. Eu encontrei essa parte: "6.4.3.4.1 O uso de condutor PEN só é admitido em instalações fixas, desde que sua seção não seja inferior a 10 mm2 em cobre ou 16 mm2 em alumínio e observado o disposto em 5.4.3.6." E essa parte também: "6.4.4.1.1 Condutores de eqüipotencialização principal A seção dos condutores da eqüipotencialização principal prescrita em 6.4.2.1 não deve ser inferior à metade da seção do condutor de proteção de maior seção da instalação, com um mínimo de 6 mm2 em cobre, 16 mm2 em alumínio ou 50 mm2 em aço. Todavia, a seção pode ser limitada a 25 mm2 , se o condutor for de cobre, ou a seção equivalente, se for de outro metal."

Seria então o correto ter no mínimo, para o resto das conexões aterradas em uma casa, fios de 6mm no esquema TN-C e PEN?
 
Este tipo de aterramento é o mais perigoso, significa que o Neutro também faz função de aterramento. Nesse caso existindo fuga na instalação algum potencial perigoso pode se instalar na carcaça por exemplo.
O Neutro é aterrado na origem para ser gerado no potencial terra e segue pela instalação fazendo duas funções;
Retorno de energia e aterramento.
Eu não recomendaria esta metodologia de aterramento.
Aqui neste exemplo,não tendo outra opção, eu recomendaria uma bitola maior que as das fases.
Sistema-TN-C.jpg
 
Eu moro em um prédio, que me falaram (não tenho certeza) que tem aterramento TN-C, porém a bitola dos fios (antigos e rígidos) que vão do medidor até o disjuntor do meu apartamento, é de 6mm. E eu quero instalar um chuveiro eletrônico com a resistência blindada para ter um pouco mais de segurança. A bitola dos fios que saem do disjuntor para o chuveiro é de 6mm (novos, maleáveis e antichamas). Considerando essas informações ao instalar esse chuveiro, qual seria a forma mais segura entre: conectar o terra do chuveiro no neutro ou apenas deixar o terra desconectado/isolado?

Observando que eu não vou fazer e nem posso contar com um aterramento apropriado em um futuro próximo. E nem com sistema DDR,IDR e DPS.

Obrigado pela atenção.
 
Última edição:
Eu moro em um prédio, que me falaram (não tenho certeza) que tem aterramento TN-C, porém a bitola dos fios (antigos e rígidos) que vão do medidor até o disjuntor do meu apartamento, é de 6mm. E eu quero instalar um chuveiro eletrônico com a resistência blindada para ter um pouco mais de segurança. A bitola dos fios que saem do disjuntor para o chuveiro é de 6mm (novos, maleáveis e antichamas). Considerando essas informações ao instalar esse chuveiro, qual seria a forma mais segura entre: conectar o terra do chuveiro no neutro ou apenas deixar o terra desconectado/isolado?

Observando que eu não vou fazer e nem posso contar com um aterramento apropriado em um futuro próximo. E nem com sistema DDR,IDR e DPS.

Obrigado pela atenção.

Eu também queria ter um aterramento aqui onde eu moro, mas como demanda de intervenção civil, tão cedo não vai rolar. :feelbad:

Se a bitola da prumada é de 6mm^2 não dá, teria que ser de 10 no mínimo.
 
Eu moro em um prédio, que me falaram (não tenho certeza) que tem aterramento TN-C, porém a bitola dos fios (antigos e rígidos) que vão do medidor até o disjuntor do meu apartamento, é de 6mm. E eu quero instalar um chuveiro eletrônico com a resistência blindada para ter um pouco mais de segurança. A bitola dos fios que saem do disjuntor para o chuveiro é de 6mm (novos, maleáveis e antichamas). Considerando essas informações ao instalar esse chuveiro, qual seria a forma mais segura entre: conectar o terra do chuveiro no neutro ou apenas deixar o terra desconectado/isolado?

Observando que eu não vou fazer e nem posso contar com um aterramento apropriado em um futuro próximo. E nem com sistema DDR,IDR e DPS.

Obrigado pela atenção.

O DR podes usar.
Mesmo que seja com duas fases . Em vez do terra vai levar o Neutro aterrado.
Sabes como funciona o Disjuntor diferencial ?
A corrente que segue por um condutor tem que ser a mesma que retorna. Ocorrendo uma fuga amassa por exemplo, vai ocorrer um diferença nesta correntes desarmando o disjuntos.
DisjuntorDiferencial1.gif


O DPS também.
Embora possa não ter a efetividade de uma instalação correta, ele vai limitar os surtos entre fases /Neutro ( Terra).
http://www.clamper.com.br/product/dps-para-quadro-primario-vcl-slim-classe-i/

Boa sorte.
 
Os cabos Neutro + Terra + Fase precisam subir do Padrão de entrada pro seu quadro OBRIGATORIAMENTE com seção mínima de 10mm no aterramento TN-C.
Os demais circuitos não precisam, não tem nada a ver.

Circuito de iluminação seção mínima de 1,5mm.
Circuito de tomadas TUG seção mínima de 2,5mm.
Circuitos de tomada TUE de acordo com a potência do equipamento a ser usado.

Ele não é o mais seguro. Como já disseram, se romper o neutro em algum ponto na sua casa, no seu prédio ou na rua, a tensão vai voltar procurando outro caminho e vai ficar na carcaça dos equipamentos carregados.
Se houver fuga e tiver o DR no quadro ele desarma os circuitos protegidos.

Os melhores aterramentos são o TT e o TN-S (q faz a equipotencialização com os demais TN-S da sua região, deixando a tensão no terra mais próxima de zero. Qto mais gente no TN-S melhor.

Mas em prédio é complicado fazer.
 
Os cabos Neutro + Terra + Fase precisam subir do Padrão de entrada pro seu quadro OBRIGATORIAMENTE com seção mínima de 10mm no aterramento TN-C.
Os demais circuitos não precisam, não tem nada a ver.

Circuito de iluminação seção mínima de 1,5mm.
Circuito de tomadas TUG seção mínima de 2,5mm.
Circuitos de tomada TUE de acordo com a potência do equipamento a ser usado.

Ele não é o mais seguro. Como já disseram, se romper o neutro em algum ponto na sua casa, no seu prédio ou na rua, a tensão vai voltar procurando outro caminho e vai ficar na carcaça dos equipamentos carregados.
Se houver fuga e tiver o DR no quadro ele desarma os circuitos protegidos.

Os melhores aterramentos são o TT e o TN-S (q faz a equipotencialização com os demais TN-S da sua região, deixando a tensão no terra mais próxima de zero. Qto mais gente no TN-S melhor.

Mas em prédio é complicado fazer.

Isso depende da quantidade de cargas monofásicas que tenha, mesmo num sistema trifásico. a possibilidade de ser ter uma corrente de neutro maior que as das fases é grande. Uma questão que o projetista tem que levar em consideração.
 
Os cabos Neutro + Terra + Fase precisam subir do Padrão de entrada pro seu quadro OBRIGATORIAMENTE com seção mínima de 10mm no aterramento TN-C.
Os demais circuitos não precisam, não tem nada a ver.

Circuito de iluminação seção mínima de 1,5mm.
Circuito de tomadas TUG seção mínima de 2,5mm.
Circuitos de tomada TUE de acordo com a potência do equipamento a ser usado.

Ele não é o mais seguro. Como já disseram, se romper o neutro em algum ponto na sua casa, no seu prédio ou na rua, a tensão vai voltar procurando outro caminho e vai ficar na carcaça dos equipamentos carregados.
Se houver fuga e tiver o DR no quadro ele desarma os circuitos protegidos.

Os melhores aterramentos são o TT e o TN-S (q faz a equipotencialização com os demais TN-S da sua região, deixando a tensão no terra mais próxima de zero. Qto mais gente no TN-S melhor.

Mas em prédio é complicado fazer.

Apenas para confirmar. Os cabos que saem do medidor até o meu quadro de disjuntores no meu apartamento, tem que ter a bitola mínima de 10mm², no aterramento TN-C. Certo?

Se for isso, o subsíndico, que também é um morador antigo, me disse que quem teria que pagar pela troca dos cabos existentes de 6mm², para os de 10mm², seria o morador interessado. Considerando que eu fosse fazer essa troca, um funcionário antigo do prédio, que faz de tudo por aqui, me disse que mesmo que eu quisesse fazer, seria muito difícil, ou até mesmo impossível, pois os conduites são antigos, finos e de metal.

E eu ainda tenho minhas dúvidas se realmente tem um aterramento TN-C. E se tiver, não sei se é o apropriado para este prédio. :feelbad:
 
Se você não tem o expertise necessário contrate um eletricista pra fazer a inspeção e até mesmo avaliar se o aterramento já instalado está funcionando (precisa medir com um terrômetro).

Eu avaliaria passar um eletroduto externo para regularizar a instalação do apartamento.
 


Parece que em edificio a separação do terra e neutro seria na entrada, naquele quadro de distribuição geral que fica os relógios dos apartamentos. Porém não tem como na grande maioria das vezes fazer isso pois vc estará num quadro energizado e normalmente os moradores não tem acesso ao quadro geral que fica no térreo.

Neste caso, apesar da norma não falar em divisão do neutro e terra no QDC em apartamento, é melhor fazer assim do que não ter o condutor de proteção:


no caso do vídeo acima o IDR ou DDR de 30mA servirá como proteção contra choque e fuga de fase (a fase da maquina de lavar encostar na carcaça por exemplo). Nesse caso toda alimentação deve passar pelo IDR ou DDR. Repare que o IDR precisa de um disjuntor geral, já o DDR não (mas é bem mais caro).
Lembrando que em 100% dos casos apesar do Mercadolivre ou lojistas venderem "Disjuntor diferencial" na verdade é só um IDR

O DDR tem sempre duas alavanças em caso de monofásico e as duas são interligadas, uma é o disjuntor e a outra é o IDR
Esse aqui da foto é um DDR(Disjuntor + IDR combinado). Note que ele é para instalação MONOFÁSICA onde há uma fase e um neutro.
SBZC8j9.png

No caso do DDR a fase pode passar por ele direto sem precisar do disjuntor geral. Já no IDR, foto abaixo, precisa passar a fase pelo DISJUNTOR TERMOMAGNÉTICO MONOPOLAR (para 1 fase e 1 neutro) antes de passar pelo IDR

kzkau4v.png



Pode utilizar IDR de 63A 30mA para uma alimentação onde o disjuntor do padrão é 50A? PODE, desde que antes do IDR tenha um disjuntor GERAL de 50A curva B ou C dentro do seu quadro.
No Brasil temos algumas marcas boas de IDR:
Steck
Schneider
ABB
JNG
Soprano

E DDR tem Schneider e JNG.

O DDR de 50 ou 63A nunca vai custar menos de 200 reais. Já o IDR de 63A ou 50A BIPOLAR PARA REDE MONOFÁSICA custará de 80 a 140 reais de diversas marcas como Sibratec, Alumbra, Schneider, Steck, etc.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como o usuário acima falou, obrigatoriamente o neutro e fase que sai da caixa de medição para o seu apartamento DEVE SER 10mm² ou mais.
A mesma coisa vale para casa. Quem mora em casa tem a vantagem de ser mais fácil melhorar o esquema TN-C-S, pois apesar de utilizar o neutro como condutor de proteção e separá-lo no QDC, fica mais fácil aterrar o neutro antes do QDC usando um anel em torno da residência ou eletrodo de aterramento (no mínimo 3 hastes mais cabo de cobre 50mm). Preferencialmente deve-se usar o anel em torno da residência.

Os apartamentos brasileiros na grande maioria construídos sem fiscalização e na base da gambiarra nas décadas de 70, 80, 90 e anos 2000 não tem bitolas de 10mm. Só aqueles prédios que passam por reformas recentes o engenheiro elétrico ou eletricista se dá conta que no mínimo para um apartamento deve fazer o projeto de reforma e trocar toda a fiação com bitolas de 10mm ou mais. Além disso, nesse tipo de reforma, é preciso autorização da concessionária pois o eletricista e o engenheiro irão desmontar todo o quadro de medição onde tem os relógios.
 
Última edição:


Parece que em edificio a separação do terra e neutro seria na entrada, naquele quadro de distribuição geral que fica os relógios dos apartamentos. Porém não tem como na grande maioria das vezes fazer isso pois vc estará num quadro energizado e normalmente os moradores não tem acesso ao quadro geral que fica no térreo.

Neste caso, apesar da norma não falar em divisão do neutro e terra no QDC em apartamento, é melhor fazer assim do que não ter o condutor de proteção:


no caso do vídeo acima o IDR ou DDR de 30mA servirá como proteção contra choque e fuga de fase (a fase da maquina de lavar encostar na carcaça por exemplo). Nesse caso toda alimentação deve passar pelo IDR ou DDR. Repare que o IDR precisa de um disjuntor geral, já o DDR não (mas é bem mais caro).
Lembrando que em 100% dos casos apesar do Mercadolivre ou lojistas venderem "Disjuntor diferencial" na verdade é só um IDR

O DDR tem sempre duas alavanças em caso de monofásico e as duas são interligadas, uma é o disjuntor e a outra é o IDR
Esse aqui da foto é um DDR(Disjuntor + IDR combinado). Note que ele é para instalação MONOFÁSICA onde há uma fase e um neutro.
SBZC8j9.png

No caso do DDR a fase pode passar por ele direto sem precisar do disjuntor geral. Já no IDR, foto abaixo, precisa passar a fase pelo DISJUNTOR TERMOMAGNÉTICO MONOPOLAR (para 1 fase e 1 neutro) antes de passar pelo IDR

kzkau4v.png



Pode utilizar IDR de 63A 30mA para uma alimentação onde o disjuntor do padrão é 50A? PODE, desde que antes do IDR tenha um disjuntor GERAL de 50A curva B ou C dentro do seu quadro.
No Brasil temos algumas marcas boas de IDR:
Steck
Schneider
ABB
JNG
Soprano

E DDR tem Schneider e JNG.

O DDR de 50 ou 63A nunca vai custar menos de 200 reais. Já o IDR de 63A ou 50A BIPOLAR PARA REDE MONOFÁSICA custará de 80 a 140 reais de diversas marcas como Sibratec, Alumbra, Schneider, Steck, etc.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Como o usuário acima falou, obrigatoriamente o neutro e fase que sai da caixa de medição para o seu apartamento DEVE SER 10mm² ou mais.
A mesma coisa vale para casa. Quem mora em casa tem a vantagem de ser mais fácil melhorar o esquema TN-C-S, pois apesar de utilizar o neutro como condutor de proteção e separá-lo no QDC, fica mais fácil aterrar o neutro antes do QDC usando um anel em torno da residência ou eletrodo de aterramento (no mínimo 3 hastes mais cabo de cobre 50mm). Preferencialmente deve-se usar o anel em torno da residência.

Os apartamentos brasileiros na grande maioria construídos sem fiscalização e na base da gambiarra nas décadas de 70, 80, 90 e anos 2000 não tem bitolas de 10mm. Só aqueles prédios que passam por reformas recentes o engenheiro elétrico ou eletricista se dá conta que no mínimo para um apartamento deve fazer o projeto de reforma e trocar toda a fiação com bitolas de 10mm ou mais. Além disso, nesse tipo de reforma, é preciso autorização da concessionária pois o eletricista e o engenheiro irão desmontar todo o quadro de medição onde tem os relógios.

Blz que eletricity tem ótimo conteúdo. Mas não precisava desenterrar um tópico de 2 anos atrás
 
Blz que eletricity tem ótimo conteúdo. Mas não precisava desenterrar um tópico de 2 anos atrás
é que é a única forma prática de mostrar como fazer TN-C-S respeitando a norma
Muitas pessoas fazem a ligação errada, além disso muitos compram IDR achando que nao precisa de disjuntor



OBS: O vídeo acima está totalmente correto, mas não se fabrica mais hoje DDR com uma só alavanca, ao menos no Brasil. Os fabricantes já incorporaram a nova configuração do DDR
 

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