Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.
Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".
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Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.
Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/
Atencionamente,
Administração do Fórum Adrenaline
https://www.iar.unicamp.br/lab/luz/ld/normas%20e%20relat%F3rios/NRs/nbr_5410.pdf
Está presente no item "6.4.3.1 - Seções mínimas".
Eu moro em um prédio, que me falaram (não tenho certeza) que tem aterramento TN-C, porém a bitola dos fios (antigos e rígidos) que vão do medidor até o disjuntor do meu apartamento, é de 6mm. E eu quero instalar um chuveiro eletrônico com a resistência blindada para ter um pouco mais de segurança. A bitola dos fios que saem do disjuntor para o chuveiro é de 6mm (novos, maleáveis e antichamas). Considerando essas informações ao instalar esse chuveiro, qual seria a forma mais segura entre: conectar o terra do chuveiro no neutro ou apenas deixar o terra desconectado/isolado?
Observando que eu não vou fazer e nem posso contar com um aterramento apropriado em um futuro próximo. E nem com sistema DDR,IDR e DPS.
Obrigado pela atenção.
Eu moro em um prédio, que me falaram (não tenho certeza) que tem aterramento TN-C, porém a bitola dos fios (antigos e rígidos) que vão do medidor até o disjuntor do meu apartamento, é de 6mm. E eu quero instalar um chuveiro eletrônico com a resistência blindada para ter um pouco mais de segurança. A bitola dos fios que saem do disjuntor para o chuveiro é de 6mm (novos, maleáveis e antichamas). Considerando essas informações ao instalar esse chuveiro, qual seria a forma mais segura entre: conectar o terra do chuveiro no neutro ou apenas deixar o terra desconectado/isolado?
Observando que eu não vou fazer e nem posso contar com um aterramento apropriado em um futuro próximo. E nem com sistema DDR,IDR e DPS.
Obrigado pela atenção.
Os cabos Neutro + Terra + Fase precisam subir do Padrão de entrada pro seu quadro OBRIGATORIAMENTE com seção mínima de 10mm no aterramento TN-C.
Os demais circuitos não precisam, não tem nada a ver.
Circuito de iluminação seção mínima de 1,5mm.
Circuito de tomadas TUG seção mínima de 2,5mm.
Circuitos de tomada TUE de acordo com a potência do equipamento a ser usado.
Ele não é o mais seguro. Como já disseram, se romper o neutro em algum ponto na sua casa, no seu prédio ou na rua, a tensão vai voltar procurando outro caminho e vai ficar na carcaça dos equipamentos carregados.
Se houver fuga e tiver o DR no quadro ele desarma os circuitos protegidos.
Os melhores aterramentos são o TT e o TN-S (q faz a equipotencialização com os demais TN-S da sua região, deixando a tensão no terra mais próxima de zero. Qto mais gente no TN-S melhor.
Mas em prédio é complicado fazer.
Os cabos Neutro + Terra + Fase precisam subir do Padrão de entrada pro seu quadro OBRIGATORIAMENTE com seção mínima de 10mm no aterramento TN-C.
Os demais circuitos não precisam, não tem nada a ver.
Circuito de iluminação seção mínima de 1,5mm.
Circuito de tomadas TUG seção mínima de 2,5mm.
Circuitos de tomada TUE de acordo com a potência do equipamento a ser usado.
Ele não é o mais seguro. Como já disseram, se romper o neutro em algum ponto na sua casa, no seu prédio ou na rua, a tensão vai voltar procurando outro caminho e vai ficar na carcaça dos equipamentos carregados.
Se houver fuga e tiver o DR no quadro ele desarma os circuitos protegidos.
Os melhores aterramentos são o TT e o TN-S (q faz a equipotencialização com os demais TN-S da sua região, deixando a tensão no terra mais próxima de zero. Qto mais gente no TN-S melhor.
Mas em prédio é complicado fazer.
Parece que em edificio a separação do terra e neutro seria na entrada, naquele quadro de distribuição geral que fica os relógios dos apartamentos. Porém não tem como na grande maioria das vezes fazer isso pois vc estará num quadro energizado e normalmente os moradores não tem acesso ao quadro geral que fica no térreo.
Neste caso, apesar da norma não falar em divisão do neutro e terra no QDC em apartamento, é melhor fazer assim do que não ter o condutor de proteção:
no caso do vídeo acima o IDR ou DDR de 30mA servirá como proteção contra choque e fuga de fase (a fase da maquina de lavar encostar na carcaça por exemplo). Nesse caso toda alimentação deve passar pelo IDR ou DDR. Repare que o IDR precisa de um disjuntor geral, já o DDR não (mas é bem mais caro).
Lembrando que em 100% dos casos apesar do Mercadolivre ou lojistas venderem "Disjuntor diferencial" na verdade é só um IDR
Dispositivo Diferencial Residual Bipolar 63a 30ma Ac - R$ 75
Diferencial residual (DR) Schneider 30mA, 63A, 2 polos - Interruptor diferencial com Diferencial residual (DR) Schneider EZ9R33263, com sensibilidade de desarme em 30 mA, para proteção de pessoas contra choques elétricos.- Ideal para uso predial e residencial.- O Diferencial residual (DR)...produto.mercadolivre.com.br
O DDR tem sempre duas alavanças em caso de monofásico e as duas são interligadas, uma é o disjuntor e a outra é o IDR
Esse aqui da foto é um DDR(Disjuntor + IDR combinado). Note que ele é para instalação MONOFÁSICA onde há uma fase e um neutro.
No caso do DDR a fase pode passar por ele direto sem precisar do disjuntor geral. Já no IDR, foto abaixo, precisa passar a fase pelo DISJUNTOR TERMOMAGNÉTICO MONOPOLAR (para 1 fase e 1 neutro) antes de passar pelo IDR
Pode utilizar IDR de 63A 30mA para uma alimentação onde o disjuntor do padrão é 50A? PODE, desde que antes do IDR tenha um disjuntor GERAL de 50A curva B ou C dentro do seu quadro.
No Brasil temos algumas marcas boas de IDR:
Steck
Schneider
ABB
JNG
Soprano
E DDR tem Schneider e JNG.
O DDR de 50 ou 63A nunca vai custar menos de 200 reais. Já o IDR de 63A ou 50A BIPOLAR PARA REDE MONOFÁSICA custará de 80 a 140 reais de diversas marcas como Sibratec, Alumbra, Schneider, Steck, etc.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Como o usuário acima falou, obrigatoriamente o neutro e fase que sai da caixa de medição para o seu apartamento DEVE SER 10mm² ou mais.
A mesma coisa vale para casa. Quem mora em casa tem a vantagem de ser mais fácil melhorar o esquema TN-C-S, pois apesar de utilizar o neutro como condutor de proteção e separá-lo no QDC, fica mais fácil aterrar o neutro antes do QDC usando um anel em torno da residência ou eletrodo de aterramento (no mínimo 3 hastes mais cabo de cobre 50mm). Preferencialmente deve-se usar o anel em torno da residência.
Os apartamentos brasileiros na grande maioria construídos sem fiscalização e na base da gambiarra nas décadas de 70, 80, 90 e anos 2000 não tem bitolas de 10mm. Só aqueles prédios que passam por reformas recentes o engenheiro elétrico ou eletricista se dá conta que no mínimo para um apartamento deve fazer o projeto de reforma e trocar toda a fiação com bitolas de 10mm ou mais. Além disso, nesse tipo de reforma, é preciso autorização da concessionária pois o eletricista e o engenheiro irão desmontar todo o quadro de medição onde tem os relógios.
é que é a única forma prática de mostrar como fazer TN-C-S respeitando a normaBlz que eletricity tem ótimo conteúdo. Mas não precisava desenterrar um tópico de 2 anos atrás