Aumentar Potência do Controlador de fan

maxatilla

Hungry Member
Registrado
Salve galera,

não sei se estou na seção correta, mas como não achei seção sobre eletrônica, resolvi postar aqui em energia, que se encontra a galera que entende mais sobre tal tema..

estou com um controlador de fan que possui 12w de potência por canal, porém em apenas 1 deles necessito ligar 5 fans!

tem alguma possibilidade de aumentar essa potência sem trocar quase tudo, dei uma pesquisada e me pareceu que apenas trocando o transistor do canal por um mais forte resolveria meu problema, mas fiquei na dúvida se necessita de mais alguma troca..

esse é o pcb dele com a entrada dos canais a direita..

backkaze.jpg


agradeço ajuda pessoal!
 
Complicado de se descobrir isso dai sem o esquemático do dispositivo. Não se trata somente do transistor pois tem outros fatores tais como a excitação do mesmo e elementos de dissipação térmica..Como a diferença é pouca não poderias contar com a hipótese de deixar o consumo dentro desses 12 Watts??? Com fans de menor consumo ou em menor número???
 
Complicado de se descobrir isso dai sem o esquemático do dispositivo. Não se trata somente do transistor pois tem outros fatores tais como a excitação do mesmo e elementos de dissipação térmica..Como a diferença é pouca não poderias contar com a hipótese de deixar o consumo dentro desses 12 Watts??? Com fans de menor consumo ou em menor número???

verdade, como não entendo muito sobre eletrônica, criei o tópico, pelos esquemas de controladores caseiros que tem na net, basicamente são constituídos por potênciometro, transistor e resistor, e percebi que o transistor é o que parece determinar a amperagem suportada, no caso do meu controlador é 1A por canal ou 12watts.

esqueci de mencionar que os fans que tenho são de 6w cada, os 5 somados dão 30watts, ou seja, sem possibilidade de ligar em 1 canal apenas, iria queimar algum componente do canal..
e o resto dos canais já estão ocupados, no meu projeto não tenho outra alternativa, ou troco a controladora, que sairia bem caro pra mim, ou procuro uma forma de aumentar a potência dela, que seria mais viável..
 
Se você resolver comprar um controlador ao invés de modificar o seu, poderia pegar o NZXT Sentry Mesh, que custa em torno de 90 reais e possui 5 canais de 30W cada. É um controlador barato e bem eficiente.
 
Se você resolver comprar um controlador ao invés de modificar o seu, poderia pegar o NZXT Sentry Mesh, que custa em torno de 90 reais e possui 5 canais de 30W cada. É um controlador barato e bem eficiente.

dei uma olhada nele aqui, acho que vai ser a alternativa mesmo, o valor tá legal e combina com meu gabinete..
valeu cara, obrigado pela sugestão!
 
dei uma olhada nele aqui, acho que vai ser a alternativa mesmo, o valor tá legal e combina com meu gabinete..
valeu cara, obrigado pela sugestão!

Procura por ele no Megamamute, se não me engano ele tá por menos de 90 reais lá.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo