• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Avaliem meu OC e temperaturas (i5 2500K @ 4.5)

Death Knight

Alberto Tavares
Registrado
Olá pessoal. Montei essa máquina semana passada, e depois de resolver alguns problemas, comecei a brincar com o OC.

Primeiramente, devo dizer que achei essa mobo da gigabyte uma dor de cabeça pra OC:
*Na bios faltam opções como LLC (load line calibration);
*Algumas funcionam de maneira pouco amigável, como o vcore, que é ajustado com base em offset pra mais ou pra menos, e não com valores diretos;
*A frequência do BCLK nunca estabiliza nos 100Mhz;
*Aparentemente pelo que li, este é um problema que aflige muitas mobos gigabyte, mas nenhum programa de monitoramento consegue coletar dados precisos sobre o vcore, apenas o easy tune6, programa da própria Gigabyte

Mas apesar disso, até o momento consegui estabilizar meu OC com as seguintes configs:

Ajuste do vcore em -0.110, o que ao menos para o easytune6, indica um vcore de 1.272v em full load. No CPU-z, ele indica vcore de 1.056, no everest e no coretemp o valor fica como 1.41v. Na bios relatava algo entre 1.28 e 1.29.

Estou usando um Hyper 212 plus com dois fans em push/pull, usei artic silver 5 e tem mais um fan no gabinete jogando o ar pra fora do deste (um Maxtro Leo, que não é muito bem ventilado). Vale notar também que o gabinete fica numa estante, no espaço atrás da minha LCD de 32", então a ventilação sofre um pouco mais.

A temperatura ambiente hoje deve estar nos 26-27ºC
Após 1hora do Prime95, as temperaturas máximas reportadas são:

Coretemp:
Core 1: 69ºC
Core 2: 75ºC
Core 3: 74ºC
Core 4: 74ºC

HardwareMonitor:
Processador: 64ºC
Core 1: 66ºC
Core 2: 72ºC
Core 3: 71ºC
Core 4: 71ºC

Easytune6:
Processador: 63ºC

Everest:
Processador: 63ºC
Core 1: 67ºC
Core 2: 74ºC
Core 3: 73ºC
Core 4: 72ºC


E então? Está tudo bem? São temperaturas adequadas e seguras? Tentei diminuir um pouco mais o vcore (-0.120, -0.130), mas não consegui estabilizar totalmente.
Os 4.5 me parecem um bom OC, talvez após estabilizar bem eu tente uns 4.6-4.7, mas se precisar aumentar muito mais o vcore ou a temperatura eu fico com os 4.5 mesmo.

Alguém tem uma configuração semelhante pra compartilhar as experiências? Quem tem um Hyper 212 consegue que temperaturas em média?
Dêem um feedback por favor.
 
As temperaturas estão boas sim.
O CPU-Z deve estar marcando errado por ser de uma versão desatualizada, lembro que nas versões antigas do programa acontecia isso, experimente atualizá-la e depois verificar certinho o valor do Vcore em LOAD.

EDIT:
Lembrando que as temperaturas máximas estipuladas pela Intel são de 98ºc para os Cores e 72.6ºc para o CPU. Logicamente não é bom trabalhar perto do limite, mas por aí dá pra termos uma base de suas temperaturas, ainda mais levando em consideração que em jogos isso nunca será atingido.
 
Última edição:
Não tenho um Hyper 212 Plus, mas sim um Corsair A70 com duas ventoinhas Aerocool Shark em push&pull.
Com overclock para 4,4 GHz no meu 2500K e vcore a 1.25 V, a temperatura mais alta atingida nos núcleos rodando LinX foi 62°C.
Temperaturas medidas com Realtemp 3.70 e a versão do CPU-Z é 1.59.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo