B550m Bazooka + Sys_Fan, modo correto de conectar as Fans.

___T4z

Member
Registrado
Prezados, boa noite!

Perguntas em vermelho!

Estou com uma dúvida referente a conexão das ventoinhas na placa-mãe, pois recentemente adquiri uma B550m Bazooka, achei a informação da corrente máxima (1 A) da entrada Sys_Fan(3-4 pin):
sysfan.png


Junto com as ==> 06 <=== ventoinhas Gammemax GMX-WFBK-BK, que por sua vez tem 0.12 ~0.03 A
sysfan-2.png



Sendo que a placa-mãe só tem 3 Sys_Fan, para utilizar as 6 fans tive que adquirir um Hub Controlador Deepcool fh-04 para 4 Fans.

Pelo cálculo simples, 4 Fans no Hub, não sobrecarregaria a entrada na placa-mãe, correto?

Mas vi comentários sobre, e evitar colocar as 4 Fans no mesmo Sys_Fan, a opção seria comprar outro Hub se for o caso.

Vi que a ventoinha tem molex, a outra dúvida seria a seguinte, tenho que usar o Sys_Fan junto com o Molex, ou optar um ou outro?

No caso o Sys_Fan (3-4 pin), ele controla a rotação do da fans de acordo com a temperatura de referência (ex: cpu)?


Molex, deixa as ventoinhas em 100% sempre?

Obrigado galera, por sempre sanar as minhas dúvidas!
 
Sobre o Molex e o 3-pin, no site da FAN tem um video dizendo que não é pra ligar os 2 juntos...Até pq o os fios que estão emendados

iGT77E5.png


Assim, nunca é ideal que o controlador de fan use somente o PWM pra funcionar muitas fans......Aí precisa de alguém pra dizer que ta OK ou não, mas é pq uso uma plataforma mais antiga

Tbm tem controlador que usa um molex/sata pra alimentar as fans e sai um cabo 4 pinos PWM de FAN, mas só com 2 fios, sendo um pro sinal de rotação e outro é o PWM em si, trabalhando a rotação da fan de acordo com o configurado na bios

Pra controlar essas fans pela própria placa mãe, só o conector da placa e da FAN tenham 4 pinos PWM.......Nessas FANs não tem como a placa mãe controlar. Essas FANs só tem 3 pinos, um é o positivo, GND/Terra e o Sensor de rotação

NfSZvCx.png


Ai tem aqueles controladores que parecem rádio de carro, uso um Aerocool X-Vision e ele muda a voltagem que vai pra fan, assim reduzindo a rotação
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo