• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

aguardando julgamento...

Assim que sair a sentença colocarei aqui na integra a decisão do Juíz, infelizmente nossa justiça é lenta, mas continuo no aguardo.

Essa é uma condição que faz com que algumas pessoas interpretem como sendo uma humilhação, esse é o público que vai abrir 1 ou 2 queixas no consumidor.gov achando que o caso estará resolvido em até 2 semanas, é o público que não vai buscar a justiça sob hipótese alguma e que vai sair de cabeça baixa da prestadora. É o perfil da maioria, paga de “machão” dizendo que vai correr atrás e a prestadora verá o quão valente ele é, depois sai pela porta dos fundos com as "fraldas pesadas" e de cabeça baixa. Aí não é humilhação? São os chamados guerreiros de fórum! É o tipo que a Claro sabe que vai encontrar pela frente.

O "perfil Frajola" é maioria, medroso e desestimulado, acha que na justiça a operadora poderia demonstrar que ele baixava Torrent como eu já li por aqui, com o marco civil esse tipo de argumento jamais seria colocado em discussão, abdicando da legalidade a prestadora vai assumir criminosamente que monitorava o trafego do cliente e ainda usar uma prova que será nula perante a justiça, justamente por ter caráter ilegal?

 
Última edição:
Opiniao de voces: Pergunto isso, por execesso de cuidado (sabe-se lá como as operadoras tratam multas em contrato, né).

Tenho contrato ha uns 7 meses de 240 Mb/s da Claro (HFC), somente a banda larga (sem combo nenhum). Portanto, estou no periodo de fidelizacao. Se eu mudar neste momento para o plano de 250 Mb/s ou 500 Mb/s (existe a opcao de eu mudar de plano atraves do app da Minha Claro Residencial), a Claro pode querer me cobrar alguma multa (mesmo que proporcional) pela quebra de fidelizacao?

Na minha opiniao, o que deveria acontecer é iniciar a contagem de novo periodo de fidelizacao a partir do dia que eu efetuar a mudanca de velocidade.

Voces sabem o que na pratica a Claro faz nessa situacao? Abraco galera
 
Opiniao de voces: Pergunto isso, por execesso de cuidado (sabe-se lá como as operadoras tratam multas em contrato, né).

Tenho contrato ha uns 7 meses de 240 Mb/s da Claro (HFC), somente a banda larga (sem combo nenhum). Portanto, estou no periodo de fidelizacao. Se eu mudar neste momento para o plano de 250 Mb/s ou 500 Mb/s (existe a opcao de eu mudar de plano atraves do app da Minha Claro Residencial), a Claro pode querer me cobrar alguma multa (mesmo que proporcional) pela quebra de fidelizacao?

Na minha opiniao, o que deveria acontecer é iniciar a contagem de novo periodo de fidelizacao a partir do dia que eu efetuar a mudanca de velocidade.

Voces sabem o que na pratica a Claro faz nessa situacao? Abraco galera
Pelo que costumo ver, não.. Não vai haver multa.. pode haver sim uma nova fidelização.

Acho que dá pra fazer um paralelo da Fidelização com uma compra parcelada. Não que seja exatamente isso mas acho que dá pra ter uma ideia..
A operadora na verdade está vendendo o serviço - no seu caso os 240mbps de internet - por um ano, dividido em 12 parcelas. Vamos supor que custe R$120/mês essa sua fatura.
Assim, a operadora espera receber se você, cliente, o valor total de R$1440. Ela já conta com esse dinheiro, e é por isso que quando cancelamos algum contrato, há uma multa proporcional ao tempo faltante da fidelidade.
Mas seu caso, a fatura vai subir.. Ela que esperava receber de você 1440 em 12 meses, já recebeu os 7 meses de R$120 e agora vai poder receber R$170 por mês por mais 12 meses..
Ou seja: Dos 1440 que ela esperava receber, já recebeu 840 (7x120) e ainda vai receber 2040 nos próximos 12 meses..
 
Opiniao de voces: Pergunto isso, por execesso de cuidado (sabe-se lá como as operadoras tratam multas em contrato, né).

Tenho contrato ha uns 7 meses de 240 Mb/s da Claro (HFC), somente a banda larga (sem combo nenhum). Portanto, estou no periodo de fidelizacao. Se eu mudar neste momento para o plano de 250 Mb/s ou 500 Mb/s (existe a opcao de eu mudar de plano atraves do app da Minha Claro Residencial), a Claro pode querer me cobrar alguma multa (mesmo que proporcional) pela quebra de fidelizacao?

Na minha opiniao, o que deveria acontecer é iniciar a contagem de novo periodo de fidelizacao a partir do dia que eu efetuar a mudanca de velocidade.

Voces sabem o que na pratica a Claro faz nessa situacao? Abraco galera
A Partir do momento que troca o plano a fidelidade e renovada
 
Pelo que costumo ver, não.. Não vai haver multa.. pode haver sim uma nova fidelização.

Acho que dá pra fazer um paralelo da Fidelização com uma compra parcelada. Não que seja exatamente isso mas acho que dá pra ter uma ideia..
A operadora na verdade está vendendo o serviço - no seu caso os 240mbps de internet - por um ano, dividido em 12 parcelas. Vamos supor que custe R$120/mês essa sua fatura.
Assim, a operadora espera receber se você, cliente, o valor total de R$1440. Ela já conta com esse dinheiro, e é por isso que quando cancelamos algum contrato, há uma multa proporcional ao tempo faltante da fidelidade.
Mas seu caso, a fatura vai subir.. Ela que esperava receber de você 1440 em 12 meses, já recebeu os 7 meses de R$120 e agora vai poder receber R$170 por mês por mais 12 meses..
Ou seja: Dos 1440 que ela esperava receber, já recebeu 840 (7x120) e ainda vai receber 2040 nos próximos 12 meses..
Obrigado pela resposta, @tecpix e @AS01
 
Se parar pra pensar, faz sentido os 600mbps terem um upload mais alto do que 500mbps.

De qualquer forma, pela manhã já entrei em contato para meu plano, deram 72 horas para averiguar pois de acordo com a atendente, de fato mudou para 50mbps mas a ativação por um "problema sistemico" consta 35mbps.
Você entrou no resolvaaqui da Claro?? Afinal 600Mb/s PME é 35 ou 50Mb/s o upload? Quem te atendeu disse que é 50Mb/s mesmo? Estou pensando em reinvindicar isso pra mim, tenho combo multi com TV 4k 5 pontos c/gravação em um, 600/35 PME por CPF, fixo ilimitado total (grátis) e claro pós ilimitado e 60GB franquia. Agradeço o retorno desde já.
 
Opiniao de voces: Pergunto isso, por execesso de cuidado (sabe-se lá como as operadoras tratam multas em contrato, né).

Tenho contrato ha uns 7 meses de 240 Mb/s da Claro (HFC), somente a banda larga (sem combo nenhum). Portanto, estou no periodo de fidelizacao. Se eu mudar neste momento para o plano de 250 Mb/s ou 500 Mb/s (existe a opcao de eu mudar de plano atraves do app da Minha Claro Residencial), a Claro pode querer me cobrar alguma multa (mesmo que proporcional) pela quebra de fidelizacao?

Na minha opiniao, o que deveria acontecer é iniciar a contagem de novo periodo de fidelizacao a partir do dia que eu efetuar a mudanca de velocidade.

Voces sabem o que na pratica a Claro faz nessa situacao? Abraco galera
Fiz uma uma mudança de velocidade quando eu estava no quinto mês de fidelização. A mudança foi efetuada sem custo adicional (multa) e a fidelização continuou contando, ou seja, não foi renovada. Isso faz um tempo já, mas acredito que continue da mesma forma.
 
Opiniao de voces: Pergunto isso, por execesso de cuidado (sabe-se lá como as operadoras tratam multas em contrato, né).

Tenho contrato ha uns 7 meses de 240 Mb/s da Claro (HFC), somente a banda larga (sem combo nenhum). Portanto, estou no periodo de fidelizacao. Se eu mudar neste momento para o plano de 250 Mb/s ou 500 Mb/s (existe a opcao de eu mudar de plano atraves do app da Minha Claro Residencial), a Claro pode querer me cobrar alguma multa (mesmo que proporcional) pela quebra de fidelizacao?

Na minha opiniao, o que deveria acontecer é iniciar a contagem de novo periodo de fidelizacao a partir do dia que eu efetuar a mudanca de velocidade.

Voces sabem o que na pratica a Claro faz nessa situacao? Abraco galera
Forma resumida:
Upgrade de plano - Nova Fidelização
Dowmgrade de plano: Quebra de fidelidade e geração de multa pró-rata
 
aguardando julgamento...

Assim que sair a sentença colocarei aqui na integra a decisão do Juíz, infelizmente nossa justiça é lenta, mas continuo no aguardo.
Meu processo está parado há 2 meses.
 
Pessoal, trocaram o roteador aqui em casa e a claro colocou o modelo humax hgj310 docssis 3.1. Tenho um notebook hp velho de guerra com placa 10/100. Está conectado no cabo. Velocidade máxima de 100 e o plano é de 120. Ok. O problema é que o note não conecta wi-fi. Celular outras coisas pega normal. Existe alguma configuração na placa do adaptador para alterar para conectar o note no wi-fi?
 
A Anatel proibi limitar a banda após atingir a franquia, então não poderia limitar.

Então, e o que parece é que a Claro não esta respeitando isso.
 
Pessoal, trocaram o roteador aqui em casa e a claro colocou o modelo humax hgj310 docssis 3.1. Tenho um notebook hp velho de guerra com placa 10/100. Está conectado no cabo. Velocidade máxima de 100 e o plano é de 120. Ok. O problema é que o note não conecta wi-fi. Celular outras coisas pega normal. Existe alguma configuração na placa do adaptador para alterar para conectar o note no wi-fi?
Pode ser alguma incompatibilidade do note com o tipo de autenticação configurada no router. Como tudo funciona com os outros equipamentos o ideal era pegar um desses adaptadores de wifi usb e colocar no note.
 
A Anatel proibi limitar a banda após atingir a franquia, então não poderia limitar.

A prerrogativa usada por prestadoras como Tim e Claro é o "abuso de rede". É um heavy user, e nessa condição de grande consumidor de trafego ele teria potencial para prejudicar os demais assinantes do serviço na mesma rede. É uma justificativa de caráter frágil, vinda de uma das prestadoras que detém a maior parcela de marketshare do país, com uma enorme infraestrutura de rede instalada, é uma brecha que vem sendo usada para eliminar da sua base de assinantes heavy users. Na ausência de regulamentação definitiva, algumas prestadora de grande porte vem se valendo disso. Eu não vou entrar no mérito do assunto, mas existem uma série de irregularidades na maneira como a operadora faz, no caráter das vistorias sem aviso prévio, no não abatimento proporcional no valor da fatura.

Agora sobre o assunto tráfego de dados, aqui no fórum nós vemos usuários consumindo alguns terabytes por mês e justificando que esse volume de dados é normal para os dias de hoje, isso não é verdade em provedor algum do Brasil! Seja de grande ou pequeno porte, tenha certeza absoluta que a maioria esmagadora não chega nem perto de demandar 500GB, nem perto! Se o usuário leigo tem por lógica que o "novo normal" é demandar da rede 5 terabytes por mês, saiba que o custo da internet estaria em um patamar muito maior do que é hoje, se você acha que a maioria puxa 1TB está enganado!

Eu não estou fazendo juízo de valor do que cada um demanda da rede, só estou alertando que o heavy user é minoria e que muitos chegam a demandar o volume de trafego equivalente a outros 50 assinantes com base no valor médio de consumo mensal. Sou totalmente contra esse tipo de ação que algumas prestadoras vem fazendo, quem está passando por isso e puder seguir na briga faça-o!
 
Última edição:
Mas quase metade da base Oi ainda é DSL. O serviço continua funcionando.

A tecnologia é indiscutivelmente ruim e ultrapassada, porém é complicado encerrar a venda de um serviço sem antes disponibilizar uma alternativa, nesse caso o GPON.
Eu entendo muito o lado do cliente, acredite. Mesmo porque sou um também.
Mas volte lá o tópico da Oi e veja a quantidade de reclamações (algumas feitas em Consumidor.gov e Anatel, inclusive) de armário com defeito, primário com problema, caixa TAR despedaçada, e a resposta da Ouvidoria da empresa é dar desconto ou ofertar saída sem multa, justamente porque o plano de recuperação judicial engessa solução pra problemas como esse, já que depende de autorização do juiz interventor para ser feita.
Isso porque não estou levando em conta as demandas que necessitam de intervenção na rede metálica, que deve ser devolvida ao Governo Federal no fim da concessão, daqui a 4 anos. O CEO da Oi já sinalizou que não vai renovar a concessão e que eles vão se conformar com os clientes que conseguirem migrar até lá, pois já é certo que não vai dar pra migrar todo mundo.
A Vivo é outra que duvido muito que vai propor uma renovação da concessão ao Governo Federal, mesmo tendo situação financeira muito diferente da Oi.
 
A prerrogativa usada por prestadoras como Tim e Claro é o "abuso de rede". É um heavy user, e nessa condição de grande consumidor de trafego ele teria potencial para prejudicar os demais assinantes do serviço na mesma rede. É uma justificativa de caráter frágil, vinda de uma das prestadoras que detém a maior parcela de marketshare do país, com uma enorme infraestrutura de rede instalada, é uma brecha que vem sendo usada para eliminar da sua base de assinantes heavy users. Na ausência de regulamentação definitiva, algumas prestadora de grande porte vem se valendo disso. Eu não vou entrar no mérito do assunto, mas existem uma série de irregularidades na maneira como a operadora faz, no caráter das vistorias sem aviso prévio, no não abatimento proporcional no valor da fatura.

Agora sobre o assunto tráfego de dados, aqui no fórum nós vemos usuários consumindo alguns terabytes por mês e justificando que esse volume de dados é normal para os dias de hoje, isso não é verdade em provedor algum do Brasil! Seja de grande ou pequeno porte, tenha certeza absoluta que a maioria esmagadora não chega nem perto de demandar 500GB, nem perto! Se o usuário leigo tem por lógica que o "novo normal" é demandar da rede 5 terabytes por mês, saiba que o custo da internet estaria em um patamar muito maior do que é hoje, se você acha que a maioria puxa 1TB por mês se informe melhor.

Por fim, não estou fazendo juízo de valor do que cada um demanda da rede, só estou alertando que o heavy user é minoria absoluta na rede e que muitos chegam a demandar o volume de trafego equivalente a outros 100 assinantes com base no valor médio de consumo mensal. A maioria aqui tem um nível de conhecimento satisfatório, esses terabytes não são de jogos online, não existe isso! Não é porque o usuário joga online! A gente sabe que esse trafego não pode vir de servidores que gerenciam partidas virtuais.
Uma tv 4k ligada umas 4h/dia fazendo streaming de fontes variadas consumiu uns 300GB. Multiplica por 2, pois são duas TVs.
O Xbox chegou a 1,5TB, download de jogos.
Meu Pc fez o download do onedrive depois de uma formatação, mais 1 TB.
Daí tem o resto.

Usuário padrão no Brasil é redes sociais em celular. Netflix eventual e alguma coisa de YouTube 480p. Isso aí não dá 500GB num mês. Muitos já nem tem desktop. Só celular em casa.
 
Uma tv 4k ligada umas 4h/dia fazendo streaming de fontes variadas consumiu uns 300GB. Multiplica por 2, pois são duas TVs.
O Xbox chegou a 1,5TB, download de jogos.
Meu Pc fez o download do onedrive depois de uma formatação, mais 1 TB.
Daí tem o resto.

Usuário padrão no Brasil é redes sociais em celular. Netflix eventual e alguma coisa de YouTube 480p. Isso aí não dá 500GB num mês. Muitos já nem tem desktop. Só celular em casa.

capa_da_gaita, eu não sou a favor das restrições da Tim, da Claro ou de qualquer prestadora que seja. Eu sempre me posicionei contra esse tipo de ação e digo o motivo, ontem foi com você, amanhã será comigo ou com outros. Não me traz curiosidade saber a origem do trafego de ninguém, apenas disse que grandes consumidores de trafego não atingem esse volume através de partidas online como nós costumamos ler. E sim, você é minoria e não há nada de errado nisso! O universo do fórum com usuários que demandam mais trafego não reflete a média da base instalada, longe disso!

Eu sempre fui um incentivador de que os clientes limitados pela prestadora não desistissem, refuto alegações de que essa demora e o processo são uma humilhação! A humilhação é você aceitar calado e sair da prestadora pelo porta dos fundos! Sair com o rabo entre as pernas como um covarde. Isso sim, é humilhação e infelizmente o caminho adotado pela maioria.
 
Última edição:
capa_da_gaita, eu não sou a favor das restrições da Tim, da Claro ou de qualquer prestadora que seja. Eu sempre me posicionei contra esse tipo de ação e digo o motivo, ontem foi com você, amanhã será comigo ou com outros. Não me traz curiosidade saber a origem do trafego de ninguém, apenas disse que grandes consumidores de trafego não atingem esse volume através de partidas online como nós costumamos ler. E sim, você é minoria e não há nada de errado nisso! O universo do fórum com usuários que demandam mais trafego não reflete a média da base instalada, muito longe disso!

Eu sempre fui um incentivador de que os clientes limitados pela prestadora não desistissem, refuto alegações de que essa demora e o processo são uma humilhação! A humilhação é você aceitar calado e sair da prestadora pelo porta dos fundos! Sair com o rabo entre as pernas como um covarde. Isso sim, é humilhação e infelizmente o caminho adotado pela maioria.
Jogos online é o que está em alta hoje, propaganda é isso. Destrave com vivo fibra, oi fibra muda tudo,
Como se precisasse de 500Mbps pra jogar online. Até 10Mbps serve.
Mas as operadoras querem esse público que pagará R$ 100,00 ou mais por planos que não irá usar, e se usar demais, vai ser mal visto.
No meu caso, bastou um mês atípico e foi suficiente pra claro me enquadrar.

Imagina o tráfego de quem compartilha ou revende, ou de empresa.
 
No meu caso, bastou um mês atípico e foi suficiente pra claro me enquadrar.

Imagina o tráfego de quem compartilha ou revende, ou de empresa.

Eu sou um usuário que faz backup do sistema via nuvem, eu tenho um plano contratado e todos os dias tenho um volume considerável de arquivos subindo, eu já restringi isso com receio do que passou o meu cunhado, com medo de ser o próximo! Concordo com você que o "melhor" tipo de cliente para qualquer operadora é aquele que vai bancar o plano de 240MB e vai demandar 200GB/mês da rede.
 
Última edição:
A prerrogativa usada por prestadoras como Tim e Claro é o "abuso de rede". É um heavy user, e nessa condição de grande consumidor de trafego ele teria potencial para prejudicar os demais assinantes do serviço na mesma rede. É uma justificativa de caráter frágil, vinda de uma das prestadoras que detém a maior parcela de marketshare do país, com uma enorme infraestrutura de rede instalada, é uma brecha que vem sendo usada para eliminar da sua base de assinantes heavy users. Na ausência de regulamentação definitiva, algumas prestadora de grande porte vem se valendo disso. Eu não vou entrar no mérito do assunto, mas existem uma série de irregularidades na maneira como a operadora faz, no caráter das vistorias sem aviso prévio, no não abatimento proporcional no valor da fatura.

Agora sobre o assunto tráfego de dados, aqui no fórum nós vemos usuários consumindo alguns terabytes por mês e justificando que esse volume de dados é normal para os dias de hoje, isso não é verdade em provedor algum do Brasil! Seja de grande ou pequeno porte, tenha certeza absoluta que a maioria esmagadora não chega nem perto de demandar 500GB, nem perto! Se o usuário leigo tem por lógica que o "novo normal" é demandar da rede 5 terabytes por mês, saiba que o custo da internet estaria em um patamar muito maior do que é hoje, se você acha que a maioria puxa 1TB por mês se informe melhor.

Por fim, não estou fazendo juízo de valor do que cada um demanda da rede, só estou alertando que o heavy user é minoria absoluta na rede e que muitos chegam a demandar o volume de trafego equivalente a outros 100 assinantes com base no valor médio de consumo mensal. A maioria aqui tem um nível de conhecimento satisfatório, esses terabytes não são de jogos online, não existe isso! Não é porque o usuário joga online! A gente sabe que esse trafego não pode vir de servidores que gerenciam partidas virtuais.
Opa, minha resposta foi referente a pergunta do amigo sobre limitar a velocidade quando passa a franquia e não referente a "heavy users". Também não falei que acho que a maioria puxa 1TB por mês. Quando tinha Claro eu sempre passava da franquia, pq são duas TV, e 5 pessoas em casa usando jogos online, netflix, youtube. Raramente chegava a 1T de consumo. Ficava em torno de 400 a 500G por mes.
 
Você entrou no resolvaaqui da Claro?? Afinal 600Mb/s PME é 35 ou 50Mb/s o upload? Quem te atendeu disse que é 50Mb/s mesmo? Estou pensando em reinvindicar isso pra mim, tenho combo multi com TV 4k 5 pontos c/gravação em um, 600/35 PME por CPF, fixo ilimitado total (grátis) e claro pós ilimitado e 60GB franquia. Agradeço o retorno desde já.
Bom dia.

Eu verifiquei no site após o @dudu1505 me avisar, e no site constava 50mbps de upload, mudou na madrgada de ontem.
Entrei no chat, mandei o print da tela e a atendente me disse que realmente é 50mbps mas deu um prazo de 72h para resolver a questão. Eu acredito que deva atualizar para todos que tenham os 600mbps mas de todo modo, ontem mesmo já deixei o recado no resolvaaqui sobre isso.

Veja os 50mbps aqui: https://www.claro.com.br/empresas/internet/banda-larga e vá no plano de 600mbps.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo