• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Então galera, hoje um técnico da Claro realizou a visita técnica e confirmou o problema de velocidade abaixo dos 400Mbit.

O que ele fez foi a troca do aparelho, de um Sagemcom F@st 3895 para um Technicolor TC3102, porém não resolveu o problema de velocidade também. Aliás, esse TC3102 é melhor ou pior em relação ao F@st 3895? Notei que a interface do Technicolor é mais lenta, porém parece ter mais opções.

O técnico achou estranho também pois os níveis de sinal estão okay de acordo com ele. Problema de perfil no modem ele disse que não tem acesso, porém segunda-feira alguém de nome Débora me ligou do setor técnico e resetou o modem durante a ligação, dizendo que em mudança de plano às vezes acontece "isso". Se não é problema de rede externa e nem de perfil, o que pode ser mais?

Então, mais ninguém tem alguma sugestão do que poderia ser o meu problema de velocidade?

Outra dúvida: qual equipamento é melhor? F@st 3895 ou TC3102?

Só pra atualizar, hoje alguém da ouvidoria da Claro me ligou e, apesar de bastante educado e gentil esclarecendo várias outras dúvidas a respeito dos serviços da Claro, não resolveu meu problema de velocidade, alegando que mesmo os resultados do Speedtest repetidamente dando abaixo de 400Mbit, no final do mês a operadora irá fornecer os 80% de velocidade média regulamentada pela Anatel, o que não é verdade. Aí eu pensei: bom, já que eu tou recebendo quase sempre entre ~300-390Mbit, vou reduzir o plano para 350MB, pois só estaria deixando de receber uns ~50MB no final das contas (e olha lá). Enfim, o atendente da ouvidoria me ofereceu um bom desconto na próxima fatura, e reduzimos o plano de 500MB para 350MB, reduzindo R$10,00 no valor do plano (de R$99,99 por R$89,99). Achei bom negócio até.
 
Com a nova mudança do Now para Claro TV+ a Claro mandou a TV FIBRA pro limbo, agora só Claro TV+ baratinho hahaha

e87pazb.png
 
Então, mais ninguém tem alguma sugestão do que poderia ser o meu problema de velocidade?

Pelo comportamento da operadora que por meio da ouvidoria justifica que essa diferença ainda está dentro da margem permitida se deduz que seja a rede externa no limite. Além disso, o técnico da própria operadora viu o problema e você já deu detalhes de como os testes são realizados. A Claro não está questionando isso, pelo contrário, está jogando com a regulamentação em baixo do braço!

Para um bom entendedor: "Estamos cientes que não chega 500MB, nosso técnico verificou que não está batendo o contratado, mas ainda assim, estamos dentro da meta da Anatel!"

Outra dúvida: qual equipamento é melhor? F@st 3895 ou TC3102?

O Sagemcom F@ast 3895 é um bom roteador! Eu não conheço o modelo da Technicolor (TC 3102).

alegando que mesmo os resultados do Speedtest repetidamente dando abaixo de 400Mbit, no final do mês a operadora irá fornecer os 80% de velocidade média regulamentada pela Anate

As operadoras tem que cumprir metas em relação as taxas de transmissão que chamamos vulgarmente de velocidade, uma das metas é a taxa de transmissão instantânea. A taxa de transmissão instantânea é o que você obtém de resultado quando executa um teste no Speed Test, no Fast ou no EAQ - Brasil Banda larga. O valor deve ser de no mínimo 40% do contratado. Se você tem o plano de 500MB não pode obter menos de 200MB nos testes. A outra meta refere-se a taxa de transmissão média que é a média das medições de velocidade instantânea apuradas durante um mês. A taxa de transmissão média deve ser de no mínimo 80%.

Taxa de Transmissão Instantânea - 40% do contratado
Taxa de Transmissão Média - 80% do contratado

velocidade instantânea - velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet pelo usuário;
velocidade média - média das medições de velocidade instantânea apuradas durante o mês;

Se eu contratar o plano de 100MB da Claro a taxa de velocidade média que devo receber no mês é de pelo menos 80mb. Se a operadora passa a me entregar em várias dias um valor muito abaixo disso certamente terá dificuldade em fazer com que a média ao final do mês alcance 80%. Por que é tão difícil uma operadora admitir que não está cumprindo com os 80% de média que define a regulamentação? Porque segundo o texto da Anatel "a falha na entrega da velocidade contratada concede ao consumidor o direito a indenização por danos morais."
 
Última edição:
@Andarilho_da_noite,

Acho que a Claro está jogando com a regulamentação em baixo do braço, mas está claramente errada no meu caso. O atendente da Ouvidoria durante a ligação não contestou a minha argumentação, apenas repetiu que não poderia fazer mais nada a respeito pois a empresa está supostamente dentro da lei. Porém, mais adiante no atendimento ele ofereceu reduzir o plano de internet, e após isso não refutou a minha argumentação de que a operadora estava entregando velocidades abaixo do contratado. Mas enfim, não vou levar isso adiante até as concorrentes da minha região oferecer algo mais atrativo que a Claro.

Sobre o modem, o técnico na verdade trocou o modelo F@st 3895 pelo TC3102. A princípio posso dizer que a interface do Technicolor é mais lenta para aplicar mudanças, mas o sinal de WiFi 2.4GHz parece um pouco melhor (até o presente momento pois a troca foi muito recente ainda). Notei que a troca de modem implicou em uma mudança leve de sinais também.

Agora sobre a aferição de velocidade, isso ainda é muito duvidoso pra mim. Afinal, quem é responsável por realizar os testes? E em que horários do dia? A Anatel disponibiliza algum documento oficial descrevendo exatamente o(s) horário(s), local(s), quantidade, site, local e responsável pela condução dos testes? Isso está tudo muito confuso ainda. Mas eu tenho quase convicção que, se eu quisesse levar realmente adiante essa questão de velocidade no meu serviço, eu ganharia sim. Porém, o objetivo principal meu neste presente momento é baixar o valor da fatura!
 
@Andarilho_da_noite,

Acho que a Claro está jogando com a regulamentação em baixo do braço, mas está claramente errada no meu caso. O atendente da Ouvidoria durante a ligação não contestou a minha argumentação, apenas repetiu que não poderia fazer mais nada a respeito pois a empresa está supostamente dentro da lei. Porém, mais adiante no atendimento ele ofereceu reduzir o plano de internet, e após isso não refutou a minha argumentação de que a operadora estava entregando velocidades abaixo do contratado.

Conforme eu disse no post anterior dá para deduzir que o problema é na rede externa que deve estar no limite. A operadora não está questionando o fato da velocidade não atingir o previsto no plano. O técnico da Claro constatou o problema durante a visita. A dúvida partiu de usuários do fórum, não da Claro!

Sobre o modem, o técnico na verdade trocou o modelo F@st 3895 pelo TC3102. A princípio posso dizer que a interface do Technicolor é mais lenta para aplicar mudanças, mas o sinal de WiFi 2.4GHz parece um pouco melhor (até o presente momento pois a troca foi muito recente ainda). Notei que a troca de modem implicou em uma mudança leve de sinais também.

A percepção de lentidão na interface do TC3102 é um problema pra você? A maioria dos usuários não ficará alterando rotineiramente parâmetros no firmware do equipamento, por isso a pergunta.

@Andarilho_da_noite,

Agora sobre a aferição de velocidade, isso ainda é muito duvidoso pra mim. Afinal, quem é responsável por realizar os testes?

A resolução permite que a própria empresa que faz a prestação de serviço também seja responsável por fazer a coleta e a entrega de dados ao órgão regulamentador. Isso não impedi que você conteste a Claro demonstrando que a operadora não entrega o que deveria em uma queixa no Procon ou Anatel. Para apresentar o fato de forma contundente é importante realizar no decorrer de 1 mês vários testes, em dias e horários diferentes afastando a hipótese de indisponibilidade temporária na rede, demonstrando que o problema é recorrente e foi replicado através dos resultados obtidos em inúmeros testes no site de aferição oficial da Anatel (EAQ - Brasil Banda larga), com isso, denotando que a prestadora não teria como cumprir a meta de 80% da taxa de transmissão média prevista na regulamentação em vigor. Talvez uma reclamação no Procon fosse mais afetiva!

Mas enfim, não vou levar isso adiante até as concorrentes da minha região oferecer algo mais atrativo que a Claro.

O cliente tem livre arbítrio para deixar como está ou levar o caso adiante. O problema só pode ser resolvido pela operadora, vejo alguns usuários postando durante meses o mesmo relato de falha no fórum, seria mais assertivo direcionar esse esforço em forma de queixa aos órgãos competentes como Procon ou Anatel.
 
Última edição:
Com a nova mudança do Now para Claro TV+ a Claro mandou a TV FIBRA pro limbo, agora só Claro TV+ baratinho hahaha

e87pazb.png
Compensa mais pegar o Claro TV + APP com uma TV BOX/Chromecast do que pagar a Claro TV+ + instalação e ainda ficar de comodato.
 
Bom, técnico da Claro chegou aqui e ficou 30s, no meio da explicação do problema um cara ligou para o meu número e falou que o problema é na rede externa, com ruído no down. ELe mencionou que é no NODE....ou seja, me fodi. Pediram 3 dias para resolver.
 
percepção de lentidão na interface do TC3102 é um problema pra você? A maioria dos usuários não ficará alterando rotineiramente parâmetros no firmware do equipamento, por isso a pergunta.

Então, problema a priori não é não. É que como estou por fora dos modems da Claro, um dos parâmetros que uso para verificar se o hardware do aparelho deles é melhor ou pior seria a responsividade de sua interface, que pode estar diretamente associado a capacidade do processador. Porém, a interface dos modems F@st 3895 e TC3102 são bem diferentes entre si.

Tenho algumas dúvidas sobre o TC3102:

- Alguém saberia informar se ele possui processador da Broadcom?
- O que seria exatamente a "Rede de Convidados"?
- É possível modificar o nome de usuário do login para a interface do modem (192.168.0.1)?

Agradeço!
 
Última edição:
Então, problema a priori não é não. É que como estou por fora dos modems da Claro, um dos parâmetros que uso para verificar se o hardware do aparelho deles é melhor ou pior seria a responsividade de sua interface, que pode estar diretamente associado a capacidade do processador. Porém, a interface dos modems F@st 3895 e TC3102 são bem diferentes entre si.

Tenho algumas dúvidas sobre o TC3102:

- Alguém saberia informar se ele possui processador da Broadcom?
- O que seria exatamente a "Rede de Convidados"?
- É possível modificar o nome de usuário do login para a interface do modem (192.168.0.1)?

Agradeço!
sim, ele usa o BCM3390 da Broadcom, o mesmo do f@st 3895. se não me engano só o CH8568 e o TG3442 (dos D3.1) usam processador Intel puma. mas o CH8568 não funciona bem em bridge, só em router.
 
Aqui tá bala em Bridge.. nenhum engasgo..
vc fez alguma configuração antes de colocar ele em bridge? pq na minha experiência em bridge sempre da algumas travadas, inclusive tem outros relatos mais antigos. creio que seja por conta do firmware bugado.
 
A uns dias atrás eu perguntei aqui como trocar o IP externo, e basicamente me falaram que eu deveria trocar o MAC do roteador, estando ele em Bridge. Com isso, surgiram duas dúvidas:

1- Eu preciso necessariamente ter um outro roteador para isso? Pois tenho apenas o aparelho da NET q acredito que funciona como modem e roteador.

2 - Entrei nas configurações do roteador e fui na aba "Tipo de conexão" que é possível realizar a troca de Router para Bridge, porém, ao realizar a troca, surgiu uma mensagem de confirmação: "Configuration Changes Requires System Reboot, Continue?" . Como morro de medo de fazer alguma besteira, visto também que há outras pessoas em casa que dependem do Wi-fi, pergunto
Tem algum problema eu aceitar e seguir adiante? Li em alguns lugares que se vc resetar o roteador, apenas um técnico poderá resolver, mas não sei se se aplica a esse caso e nem sei se é verdade mesmo.

Em tempo, eu pesquisei: Meu IP é dinâmico e não estou em CGNAT.
 
A uns dias atrás eu perguntei aqui como trocar o IP externo, e basicamente me falaram que eu deveria trocar o MAC do roteador, estando ele em Bridge. Com isso, surgiram duas dúvidas:

1- Eu preciso necessariamente ter um outro roteador para isso? Pois tenho apenas o aparelho da NET q acredito que funciona como modem e roteador.

2 - Entrei nas configurações do roteador e fui na aba "Tipo de conexão" que é possível realizar a troca de Router para Bridge, porém, ao realizar a troca, surgiu uma mensagem de confirmação: "Configuration Changes Requires System Reboot, Continue?" . Como morro de medo de fazer alguma besteira, visto também que há outras pessoas em casa que dependem do Wi-fi, pergunto
Tem algum problema eu aceitar e seguir adiante? Li em alguns lugares que se vc resetar o roteador, apenas um técnico poderá resolver, mas não sei se se aplica a esse caso e nem sei se é verdade mesmo.

Em tempo, eu pesquisei: Meu IP é dinâmico e não estou em CGNAT.

1. Precisa.
2. Se vc colocar em bridge vc perde o WIFI, vc precisará de um roteador para distribuir a conexão.
 
Com a nova mudança do Now para Claro TV+ a Claro mandou a TV FIBRA pro limbo, agora só Claro TV+ baratinho hahaha

e87pazb.png
Dá para acessar via streaming igual Netflix (via navegador) no PC?
 
A uns dias atrás eu perguntei aqui como trocar o IP externo, e basicamente me falaram que eu deveria trocar o MAC do roteador, estando ele em Bridge. Com isso, surgiram duas dúvidas:

1- Eu preciso necessariamente ter um outro roteador para isso? Pois tenho apenas o aparelho da NET q acredito que funciona como modem e roteador.

2 - Entrei nas configurações do roteador e fui na aba "Tipo de conexão" que é possível realizar a troca de Router para Bridge, porém, ao realizar a troca, surgiu uma mensagem de confirmação: "Configuration Changes Requires System Reboot, Continue?" . Como morro de medo de fazer alguma besteira, visto também que há outras pessoas em casa que dependem do Wi-fi, pergunto
Tem algum problema eu aceitar e seguir adiante? Li em alguns lugares que se vc resetar o roteador, apenas um técnico poderá resolver, mas não sei se se aplica a esse caso e nem sei se é verdade mesmo.

Em tempo, eu pesquisei: Meu IP é dinâmico e não estou em CGNAT.
Complementando a resposta do killme,

- precisa do roteador. Em bridge, pelo que me lembro, ele desativa o servidor dhcp do modem e ele fica sem distribuir endereços ip na sua rede interna, ou seja, vc perde acesso a internet nos seus dispositivos. Pra acessar o modem quando em bridge, o endereço 192.168.0.1 costuma não funcionar mais, ai vc precisa acessar ele pelo 192.168.100.1 (não sei se vale para todos os modems da claro).
- Se vc fizer alguma merda, tem o hard-reset do equipamento (vai voltar as configurações de fabrica). Cada modem tem um "método" de hard-reset, mas quando não souber, faz o 30-30-30 (com ele ligado, e com uma caneta ou clip, segura o botão reset por 30 segundos; ainda com o reset pressionado, tira o cabo de energia dele e continua mais 30 segundos pressionando o reset; ainda com o reset pressionado, coloca o cabo de energia novamente e mantém mais 30 segundos o reset pressionado e por fim. solte o reset) Na maioria das vezes esse reset funciona.
- Se não possuir o roteador a parte, vc ainda pode tentar deixar ele fora da tomada por no minimo 3 horas. Recomendo fazer a noitem, quando estiver todo mundo dormindo. Só não pode esquecer de colocar o despertador pra tocar de "madrugada" e religar o modem na tomada :bem:
 
Complementando a resposta do killme,

- precisa do roteador. Em bridge, pelo que me lembro, ele desativa o servidor dhcp do modem e ele fica sem distribuir endereços ip na sua rede interna, ou seja, vc perde acesso a internet nos seus dispositivos. Pra acessar o modem quando em bridge, o endereço 192.168.0.1 costuma não funcionar mais, ai vc precisa acessar ele pelo 192.168.100.1 (não sei se vale para todos os modems da claro).
- Se vc fizer alguma merda, tem o hard-reset do equipamento (vai voltar as configurações de fabrica). Cada modem tem um "método" de hard-reset, mas quando não souber, faz o 30-30-30 (com ele ligado, e com uma caneta ou clip, segura o botão reset por 30 segundos; ainda com o reset pressionado, tira o cabo de energia dele e continua mais 30 segundos pressionando o reset; ainda com o reset pressionado, coloca o cabo de energia novamente e mantém mais 30 segundos o reset pressionado e por fim. solte o reset) Na maioria das vezes esse reset funciona.
- Se não possuir o roteador a parte, vc ainda pode tentar deixar ele fora da tomada por no minimo 3 horas. Recomendo fazer a noitem, quando estiver todo mundo dormindo. Só não pode esquecer de colocar o despertador pra tocar de "madrugada" e religar o modem na tomada :bem:
Como não tenho roteador, vou fazer o esquema das 3 horas desligado mesmo, mas o problema é que desde quando adquiri esse novo modem, fiz esse esquema 3x e ainda por cima deixando 8 horas desligado, e em apenas uma vez das 3, trocou o IP. A chance de mudar o IP, dessa forma, é basicamente: quanto mais tempo desligado, maior a chance, ou não é bem assim?
 
A uns dias atrás eu perguntei aqui como trocar o IP externo, e basicamente me falaram que eu deveria trocar o MAC do roteador, estando ele em Bridge. Com isso, surgiram duas dúvidas:

1- Eu preciso necessariamente ter um outro roteador para isso? Pois tenho apenas o aparelho da NET q acredito que funciona como modem e roteador.

2 - Entrei nas configurações do roteador e fui na aba "Tipo de conexão" que é possível realizar a troca de Router para Bridge, porém, ao realizar a troca, surgiu uma mensagem de confirmação: "Configuration Changes Requires System Reboot, Continue?" . Como morro de medo de fazer alguma besteira, visto também que há outras pessoas em casa que dependem do Wi-fi, pergunto
Tem algum problema eu aceitar e seguir adiante? Li em alguns lugares que se vc resetar o roteador, apenas um técnico poderá resolver, mas não sei se se aplica a esse caso e nem sei se é verdade mesmo.

Em tempo, eu pesquisei: Meu IP é dinâmico e não estou em CGNAT.
qual seu modem?
 
vc fez alguma configuração antes de colocar ele em bridge? pq na minha experiência em bridge sempre da algumas travadas, inclusive tem outros relatos mais antigos. creio que seja por conta do firmware bugado.
Não.. Só fui lá no Tipo de conexão, mudei pra Bridge e tasquei o AX6 pra fazer a conexão.. não mexi em wifi, upnp, nada..
O Firmware usado é o CH8568-7.13.198.45-NOSH
 
Com a nova mudança do Now para Claro TV+ a Claro mandou a TV FIBRA pro limbo, agora só Claro TV+ baratinho hahaha

e87pazb.png

Compensa mais pegar o Claro TV + APP com uma TV BOX/Chromecast do que pagar a Claro TV+ + instalação e ainda ficar de comodato.
Tô querendo contratar pra testar mas em nenhum lugar do site tem o regulamento do serviço, então não sei se ele tem fidelidade ou não.
 
Tô querendo contratar pra testar mas em nenhum lugar do site tem o regulamento do serviço, então não sei se ele tem fidelidade ou não.

CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.
 

CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

Isso significa que, se por exemplo eu não for assinante da operadora Vivo Fibra e realizar a solicitação da instalação do serviço de internet fibra optica via internet ou telefone, terei 7 dias para desistir do contrato mesmo após efetuada a instalação na minha residência? E se sim, então eu posso pedir inclusive o valor da instalação de volta?

Como funciona isso?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo