• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Eu moro no quarto andar e consigo sinal para navegar na calçada do prédio na faixa de 2.4GHz com o Humax HGJ310, ele é praticamente um "quebra parede". No 5GHz a situação é bem diferente, é apenas razoável, mas para validar os valores de potência informados pela Anatel no 5GHz teríamos que partir para conclusão de que nessa faixa não há amplificador. O meu apartamento tem aproximadamente 100 metros quadrados, o router está instalado no centro do imóvel, naturalmente nas extremidades há pontos cegos, a cobertura do 5GHz é mediana/medíocre, mas é difícil associá-la com 21.4mW.

Eu testei o Humax HGJ310 por pouco mais de 30 dias, depois deixei-o em bridge para usar o meu roteador.
Pelo menos a potencia em 2.4GHz corrobora com sua experiência..
Mas sobre os amplificadores, eu não sei não..
Peguei um exemplo do Asus RT-AX88U, um router monstro.. No FCC ele mostra 980mW (29.9dBm) em quase todas as frequencias.

ScreenShot765.png


Na anatel, para 2.4Ghz o valor é quase o mesmo da FCC. Mas foi chegar em 5.2GHz (canais 36-64 do espectro) a leitura dá muito diferente.. 89.6mW não se enquadra..

ScreenShot764.png


Tem alguma coisa diferente nas testagens dessa frequencia na anatel que a gente nao consegue montar um paralelo.. até por isso eu nem me baseio muito nesses certificados para fazer comparativo..
 
Isso aí.. Tem tb o Technicolor que é bem potente..
Sobre o Humax, na Anatel dá pra procurar pelo certificado de homologação pelo numero 06418-19-04704
Mas eu nao confiaria muito nesses valores de 5Ghz pois eles sempre estão muito abaixo do que o FCCID costuma mostrar.

Frequency RangeTechnicolor CGA4233Kaon CG3000Arris TG3442CBN CH8568Humax HGJ 310
2.412-2.462 GHz716 mW300 mW313.3 mW605 mW906.3mW
5.18-5.24 GHz726 mW100 mW545.8 mW404 mW8.9mW *
5.745-5.825 GHz889 mW210 mW972.8 mW406 mW21.4mW *

* não sei se é o setup do teste, mas a potencia em 5GHz é sempre muito baixa.
Ótimas informações para quem quer usar o modem como roteador tudo em um como eu. Consegui a troca do Kaon pelo Technicolor CGA4233 e mudou muito, o sinal pega lá na garagem, com umas 3 paredes na perpendicular... realmente os números não mentem. E tive a sorte de pegar uma unidade de fabricação 2022, o técnico tinha um de 2020, mas ele olhou no carro e achou outro CGA4233 novo e aí sim fez o cadastro do MAC no datacenter e está perfeito agora os 500Mb/s aqui. Como disse antes gosto de usar o modem pra tudo como roteador e tudo mais. Não me sinto à vontade de ter outro aparelho fazendo o trabalho de WiFi. Aqui tenho pouco espaço e prefiro uma solução tudo em um mesmo.
 
Esse Kaon é fraco mesmo hein, coloquei o Action RG 1200 (que é um Tenda AC10) e o sinal aumentou um pouco, só tive perda na velocidade máxima do 5Ghz.

Será que eles trocam de modelo se pedir?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pelo menos a potencia em 2.4GHz corrobora com sua experiência..
Mas sobre os amplificadores, eu não sei não..
Peguei um exemplo do Asus RT-AX88U, um router monstro.. No FCC ele mostra 980mW (29.9dBm) em quase todas as frequencias.

ScreenShot765.png


Na anatel, para 2.4Ghz o valor é quase o mesmo da FCC. Mas foi chegar em 5.2GHz (canais 36-64 do espectro) a leitura dá muito diferente.. 89.6mW não se enquadra..

ScreenShot764.png


Tem alguma coisa diferente nas testagens dessa frequencia na anatel que a gente nao consegue montar um paralelo.. até por isso eu nem me baseio muito nesses certificados para fazer comparativo..
A certificação do Intelbras também tá com valores muito baixos lá na anatel.
 
Esse Kaon é fraco mesmo hein, coloquei o Action RG 1200 (que é um Tenda AC10) e o sinal aumentou um pouco, só tive perda na velocidade máxima do 5Ghz.

Será que eles trocam de modelo se pedir?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


A certificação do Intelbras também tá com valores muito baixos lá na anatel.

Na casa da minha mãe também é um desses, o problema é que se eu coloco em bridge, o Ipv6 não funciona.
 
V4i8r7Hf.png


@Andarilho_da_noite aqui só esperando a navalha do dia 01
Dá nada não, fiquei torando e descartando o TELE2 1000GB por alguns meses e nada de cap, isso baixando no plano de 1Gbps.

Devem usar outro critério, pois mensalmente estava entre 6 a 8 TB de consumo.
 
V4i8r7Hf.png


@Andarilho_da_noite aqui só esperando a navalha do dia 01

Aqui o contador travou há dias, parou de contabilizar em 1163GB. Eu estou acompanhando os dados no plugin vnStat do OpenWRT. Vamos ver na virada do mês como fica pra você.


Dá nada não, fiquei torando e descartando o TELE2 1000GB por alguns meses e nada de cap, mensalmente estava entre 6 a 8 TB de consumo.

Pessoal da Embratel (região de Cotia) que acompanha o fórum, usuário torando quase 10TB/mês brincando na rede, baixa e manda pra lixeira. Identifiquem e coloquem em black list!

@Hemerson Silva, próximo mês vais torar com 30MB/3MB :bem:
 
Última edição:
V4i8r7Hf.png


@Andarilho_da_noite aqui só esperando a navalha do dia 01
Navalha nada, na época da pandemia que tavam capando geral eu batia 6-11TB/mês e nunca deu problema, agora que calmou um pouco o home office e tal, aí é que não vão ficar em cima. Por ora, hj é dia 21 e estou neste mês com 7,8TB usados. Tem mais 9 dias ainda. Não estou nem aí, besteira esquentar a cabeça. Plano 500Mb com 75-80Mb/s de upload.
 
Fala rapaziada,

Já tem um tempo que eu tava querendo testar uma fibra aqui no meu apartamento, mas como moro num prédio mais antigo e com apenas 6 apartamentos, a situação estava um pouco complicada. A VIVO passou a fibra no meu bairro em agosto do ano passado e desde então tentei contratar diversas vezes e a única coisa que consegui foi dor de cabeça. No meu vizinho de frente tem disponibilidade e no meu prédio não. Assinei com o endereço do vizinho e quando o técnico chegou, falei que a instalação seria aqui no meu prédio e ele disse “Ok, só vou mudar o endereço aqui na ordem de serviço porque não pode ficar errado lá no sistema”. Quando ele mudou o endereço no sistema, o sistema cancelou o pedido automaticamente, pois segundo o sistema não existe disponibilidade no meu endereço específico. Tentei falar com o supervisor da área, disseram que iam mandar gente aqui, falar com a sindíca... uma hora falava que tinha que fazer adequação predial, outra era só puxar a fibra pro meu apartamento... enfim, uma confusão só que me fez desistir da VIVO. Fui procurar uma outra operadora regional, a BLINK (quem é de BH e região talvez conheça). Não tem nenhum CTO deles na minha rua, somente a uns dois quarteirões daqui e eles se prontificaram a instalar numa boa. O técnico veio no último sábado e instalou o serviço e agora estou aqui pra fazer um comparativo deles com a CLARO.

OBS: MEU INTUITO COM ESSE POST NÃO É CRIAR POLÊMICA QUE A FIBRA É MELHOR, QUE O HFC É MELHOR OU BLA BLA BLA, ESTOU AQUI PARA MOSTRAR COMO CADA UM DOS SERVIÇOS FUNCIONA NA MINHA REGIÃO.

1 – Planos e Preços

Eu era assinante somente do plano de internet de 500/35 da CLARO. Pago R$99,99 + R$5,00 do boleto bancário = R$104,99/mês. De uns meses pra cá, a velocidade subiu automaticamente para 700/50. Desde que cancelei a TV na última Black Friday, tive problemas com a fatura desde 15/12 até 15/05. No começo cobravam a TV mesmo eu já tendo cancelado e depois começaram a me cobrar um tal de “Revista Monet”. Tinha que entrar com reclamação na ANATEL para correção, era um saco. No final das contas corrigiram e a fatura que eu paguei essa semana (15/06) veio correta.

Na BLINK, eu assinei logo 1GB/500 por R$199,00. Preciso disso tudo? Talvez não, mas sempre quis testar o plano de 1GB e como tenho condições de arcar, acabei chutando o balde e pegando. Não chegou nenhuma fatura ainda, espero que não venha errado hehe.

Segue os planos ofertados por cada uma delas aqui na minha região (lembrando que a CLARO é HFC):
z0RxPAA.png

0D77IdE.png

2 – O equipamento fornecido
A BLINK instalou uma ONT Huawei OptiXstar EG8145X6 por aqui. Uma ONT bem legal, diga-se de passagem. Tem WIFI AX e várias opções de configuração abertas para o usuário final, achei bem legal. Fiz um teste rápido no wifi da ONT e fiquei surpreso:

OsEaiir.png

Quando do lado do roteador, ela não perdeu em nada pro meu Xiaomi AX3600. Em termos de alcance, não testei, porque como possuo uma rede Mesh que cobre a casa toda, não vi sentido em testar.

Estou com a CLARO desde 2016 e usei a bomba do Technicolor TC7337 até fevereiro/2021, quando ele morreu de vez e eles trocaram pro Technicolor CGA4233CLB. Nesse eu nem teste o wi-fi, ele sempre ficou em bridge.

3 – Minha rede + setup dos testes
Como falei anteriormente, minha rede é Mesh, formada da seguinte forma:

Modem da operadora em bridge -> Xiaomi AX3600 como roteador principal -> Xiaomi AX1800 ligado no cabo e fazendo Mesh como AX3600.

Na CLARO, eu só entrei no modem desliguei o wifi, coloquei em bridge e liguei no AX3600. Na BLINK, o processo é um pouco mais complicado. É preciso desligar o wifi da ONT, setar a WAN para Bridge e discar o PPPoE dentro do AX3600. Fiz esse procedimento com o auxílio do próprio técnico que veio instalar, ele foi muito solicito e me ajudou bastante nesse aspecto. Após ele me passar o usuário PPPoE e senha, configurei o AX3600 e a conexão funcionou numa boa.

Nos testes que fiz abaixo, usei o modem da CLARO ligado em bridge direto com meu PC, pois o AX3600, que controla toda a rede daqui de casa, já estava todo configurado para a BLINK.

Então basicamente ficou assim:

- Cenário de testes CLARO: Technicolor CGA4233CLB em bridge -> Meu PC

- Cenário de testes BLINK: ONT Huawei OptiXstar EG8145X6 em bridge -> Xiaomi AX3600 -> Meu PC

4 - Fornecimento de IPs
Quando contratei, a CLARO me forneceu um IP CGNAT e depois de muitas custas eles me forneceram um IPv4 público. Eles também disponibilizam IPv6 aqui na minha região.

A BLINK já me jogou de cara pro CGNAT (inclusive, no contrato tá explicito que o IP é CGNAT) e me deram um IPv6 válido também. Perguntei pra eles sobre o IPv4 público via atendimento no WhatsApp e a atendente disse que o IPv4 Fixo custava R$100,00/mês e que eles não tinham mais IPs pra disponibilizar. Fiquei meio surpreso com o preço.

(Tampei os IPs por segurança)

3TvMs1v.png
EB2PwWW.png

LZMncy9.png

5 – Testes de download
Fiz alguns testes de download mostrando um pouco das duas operadoras. Baixei alguns jogos na Steam, Battle Net e Rockstar Games Launcher. Também fiz os testes que o @KILLME sugeriu na página anterior. Os resultados foram:

- Steam
CLARO -> ~55.5 MB/s // 613 Mbps no gerenciador de tarefas
BLINK -> ~58.3 MB/s // 671 Mbps no gerenciador de tarefas

- Battle Net
CLARO -> ~65.16 MB/s // 585 Mbps no gerenciador de tarefas
BLINK -> ~74.81 MB/s // 675 Mbps no gerenciador de tarefas

- Rockstar Games Launcher
CLARO -> ~82.97 MB/s // 744 Mbps no gerenciador de tarefas
BLINK -> ~107.82 MB/s // 976 Mbps no gerenciador de tarefas

Downloads via IDM – Links by @KILLME:
(Esqueci de medir no gerenciador de tarefas)
- Server São Paulo:
CLARO -> ~95.325 MB/s
BLINK -> ~112.975 MB/s

- Server Los Angeles:
CLARO -> ~91.163 MB/s
BLINK -> ~45.467 MB/s

- Server New York:
CLARO -> ~93.113 MB/s
BLINK -> ~53.308 MB/s

- Server Londres:
CLARO -> ~77.349 MB/s
BLINK -> ~54.307 MB/s

- Server Tokyo:
CLARO -> ~82.145 MB/s
BLINK -> ~53.917 MB/s

(Eu conferi duas vezes pra ver se eu não tinha trocado os números e não, não está errado)

As velocidades pra dentro do Brasil as duas operadoras ficaram bem próximas, mas quando o assunto foi download internacional a CLARO se saiu bem melhor.

6 – Teste de upload
O teste consistiu em subir um vídeo de 11.5GB pro YouTube e ver a velocidade de upload

CLARO -> ~52.1 Mbps no gerenciador de tarefas
BLINK -> ~527 Mbps no gerenciador de tarefas

Aqui não teve nem comparação, a velocidade de upload da fibra esmagou a do HFC.

Confesso que fiquei meio sem saber como testar o upload de fato, então só me veio a cabeça subir um vídeo pro YouTube, se alguém tiver alguma outra sugestão, posso testar.

Segue o link para o print de todos os testes, não vou ficar colocando foto por foto aqui pra não poluir muito o post:

CLARO // BLINK

7 – Ping
Sempre joguei Warzone/CoD Vanguard na CLARO com o ping por volta dos 35ms. Na BLINK, estou jogando com 15ms cravados, menos da metade em relação ao HFC.

Um fato curioso que vale ressaltar é que na BLINK, as rotas para os servers do CoD e do FIFA estavam com erro na última quarta e durante o feriado de quinta-feira. Joguei sem problemas no último final de semana, mas especificamente nesses dias quando eu tentava conectar e sempre tomava disconnect. Ao falar com eles por WhatsApp a moça me falou que eles tavam tendo problemas com esses dois serviços em específico e que já estavam resolvendo. Joguei umas partidas hoje mais cedo e foi tudo de boa, aparentemente normal. Ótima forma de passar deixar um novo cliente com um pé atrás hehe.

8 – Conclusão
As duas internets são rápidas e atendem numa boa 99% dos usuários, mas como aqui no fórum nós estamos nesse 1% dos entusiastas, vamos a alguns pontos:
  • Em relação a velocidade dentro do Brasil, as duas operadoras ficaram lado a lado
  • O ping pra mim é muito importante então a BLINK tem uma grande vantagem
  • Ambas funcionam muito bem e sem travar em qualquer site, serviço de streaming ou jogo
  • A BLINK me parece ser um pouco mais responsiva, você clica e já carrega, já aparece tudo. A CLARO você sente um carregamento (nada de mais, você só percebe se parar pra ver de perto)
  • Tive poucos problemas com a CLARO em termos de desconexão, espero que com a BLINK também seja assim
  • Em termos de atendimento, gostei do WhatsApp que a BLINK oferece, você consegue resolver quase tudo por lá e com humanos
  • Internet não é só velocidade, o ping, tecnologia e principalmente as rotas têm um papel extremamente importante no uso do dia a dia
  • Acho que o ideal seria unir o melhor dos dois mundos: as rotas internacionais da CLARO com a fibra da BLINK. A CLARO Fibra deve ser um serviço bem legal justamente por isso
É isso rapaziada, devo acabar cancelando a CLARO e ficando só com a BLINK, mas como preciso ver como vai ser a fidelidade na CLARO, pois quando eu peguei 500/35 por R$99,00 na Black Friday deve ter renovado a fidelidade, então veremos.

Se tiver algum outro teste que vocês achem válido fazer é só falar.

Vlw!
Também sou de BH e aqui no meu prédio tem a Blink também. Estou pensando se saio dos meus 750Mb da Claro para o 1Gb da Blink.
Se for possível, poderia baixar alguma coisa por torrent para ver se tem alguma limitação? Eu costumo baixar filmes e séries, e se a Blink bloquear esse tipo de download, para mim não compensa.
 
Alguém do RS com 500Mb que continua pegando 720mb? Aqui tá pegando o normal mesmo, 533mbps...tava bom demais pra ser verdade.... se pelo menos criassem um plano de 700 ou 800mb antes da PATADA de 400,00 por 1Gb...
 
Alguém do RS com 500Mb que continua pegando 720mb? Aqui tá pegando o normal mesmo, 533mbps...tava bom demais pra ser verdade.... se pelo menos criassem um plano de 700 ou 800mb antes da PATADA de 400,00 por 1Gb...
Faz mais de mês que pega no máximo 580Mb/s.
Pelo menos o upload continua em 50Mb/s.

 
Mais um Link pra quem ta querendo 500mbps..

boxdesktop.png


Como eu faço pra alterar o valor da minha?

Estou pagando faz um tempo que aumentou para 115,00 e nunca tentei mudar.
No site para alterar o plano tem somente um de 54,90 por 3 meses.
 
Mais um Link pra quem ta querendo 500mbps..

boxdesktop.png

oi tambem fez esse tipo de promo, em relacao ao discovery+ 12 meses tambem, planos de 400, 500 e 1gb
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Anatel atualizada:

TecnologiaMarço/2022Abril/2022Diferença
HFC8.977.5358.963.674-13.861
FTTH671.363689.65018.287
se a rede de sobreposicao, retirase os clientes de HFC, esses numeros estariam bem maiores.
Sei que modernizar esses quase 9 milhoes, sai muito e caro, melhor manter o maximo que der.
 
Mais um Link pra quem ta querendo 500mbps..

boxdesktop.png


Como eu faço pra alterar o valor da minha?

Estou pagando faz um tempo que aumentou para 115,00 e nunca tentei mudar.
No site para alterar o plano tem somente um de 54,90 por 3 meses.

Minha experiência...

Essa promoção somente em área de fibra.

Só tentei pelo site, mas assim que colocava o meu CEP de HFC a promoção mudava.

Talvez reclamando na ouvidoria, anatel, consumidor gov, pode ser que consiga. Eu fiz aquele link que postaram páginas atrás: 500 pelo valor que vc paga atualmente.
 
Mais um Link pra quem ta querendo 500mbps..

boxdesktop.png

só pra constar, nem tinha assinado algum plano com discovery+, mas ativaram pra mim aqui do nada sem aviso nem um :limo:

que fique o aviso pra quem tiver claro ae, entra no link: https://minhaclaroresidencial.claro.com.br/minhas-assinaturas
e veja o que eles ativaram de serviços de assinatura extras pra vcs.


e continuo pagando R$42 por 500Mb des de Janeiro sem nem saber o pq tb :limo::limo::limo::limo::limo::limo::limo::limo::limo:
 
Minha experiência...

Essa promoção somente em área de fibra.

Só tentei pelo site, mas assim que colocava o meu CEP de HFC a promoção mudava.

Talvez reclamando na ouvidoria, anatel, consumidor gov, pode ser que consiga. Eu fiz aquele link que postaram páginas atrás: 500 pelo valor que vc paga atualmente.
Tento fazer amanhã, talvez abrindo reclamação e pedindo para equiparar o valor de certo, sei lá...
Só de eu colocar o plano de 54,90 no carrinho para ver os detalhes já to recebendo email para finalizar a assinatura, essas parada me deixa cabrero...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo