[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro / NET - HFC/FIBRA ÓPTICA

sid_brain

Hey ho, Let's go!
Registrado
17/08/2009
14,149
4,059
43
36
Santo André-SP
Coloca num jogo online e liga pro 10621, só de teste.

Hoje pela manha ja estava uma porcaria o wifi, mudei pro canal 11, cheguei em casa agora e aparentemente tudo normal

Sem trocar nada será difícil.
O seu telefone deve trabalhar na frequência de 2.4GHz causando conflito na sua rede wifi de 2.4GHz.
Opções:
1) Utilize a rede de 5GHz do Motorola SVG6582, os equipamentos a se conectarem nela precisam suportar wifi em 5GHz obviamente. Utilizando 5GHz vc reduz o raio de alcance da wifi.
2) Troque seu telefone por outro aparelho que trabalhe a 1.9Ghz.
Priemira coisa que fiz foi passar pra 5Ghz assim que peguei esse Motorola, mas infelismente meu note não funciona com redes de 5Ghz
 
  • Curtir
Reações: apulpo

Vanísio

know-it-all Member
Registrado
06/01/2010
2,675
3,255
0
Fortaleza - CE
Uma curiosidade. Vejam a imagem abaixo, do meu modem.
Sempre fiquei curioso com o aviso de DOCSIS 2.0 nos canais de Upload. Estava assim, mesmo quando Up estava em 6 Mb antes da mudança de perfil. Isso é normal?

VJ2y3

 


Não carregou a imagem, mas...


Sim. Super normal.
Aqui tenho 6 Mb de up com um só canal em Docsis 2.0.
Funciona de boa.
 
  • Curtir
Reações: Eder_Urg

Ralves58

know-it-all Member
Registrado
12/12/2012
1,545
574
16
Rio de Janeiro
Ralves58 disse:
Mas tem algo a ver diretamente com o furacao?... Porque é dificil de acreditar que tenha a ver.
Sim, confirmado agora a tarde. Rompimento de cabo da GlobeNet na região onde passa o furacão :eek:
EDIT: Foi confirmado por um cara da level3 na lista caiu


Que regiao seria essa, voce sabe? Porque o Matthew so chega na Florida hoje (sexta-feira)...
So se esse cabo que rompeu passar tambem pelo Caribe, la sim teve muita destruicao... Mas é uma regiao pobre, como é o caso do Haiti.
 

vorlon

Networkholic
Registrado
12/06/2006
3,869
1,925
42
Porto Alegre - RS
Que regiao seria essa, voce sabe? Porque o Matthew so chega na Florida hoje (sexta-feira)...
So se esse cabo que rompeu passar tambem pelo Caribe, la sim teve muita destruicao... Mas é uma regiao pobre, como é o caso do Haiti.

Tem um cabo da Globenet saindo do Nordeste ( Fortaleza ou Natal ?? ), que passa pelas Bermudas indo para New York.

Veja o mapa da infraestrutura.
https://globenet.net/pt/infrastructure/#map
 

torrentman

Member
Banido
28/09/2004
40,340
7,466
72
37
120 Mb também tem 6 de upload, e não 12.
5692768125.png

Tenho um amigo aí de Santa Maria que tem 6 de upload no Virtua.
Ele mora no Centro.
Entendi, eu moro a uns 8 ou 9km do centro da cidade... tem um vizinho de casa que tem 60Mbps faz uns 2 anos eu acho e ele só tem 3Mbps de upload.

Já ligou pra lá reclamando que várias pessoas com 60Mbps tinham 6Mbps e tal, mas dizem que no site consta 3Mbps para 60Mbps e 4Mbps para 120Mbps.. aí levei medo.

Vou ficar na GVT/Vivo mais um pouco. Pelo menos nela não tenho quedas nunca e meu upload é garantido sempre de quase 6Mbps (5,7Mbps nos testes).

Pra mim, upload tem importado bastante, quem conhece trackers privados sabe que tudo o que você baixa tem que ser "devolvido". Senão você pode ser penalizado.

Baixo temporadas inteiras de séries, filmes, trocentos GB de coisa em algumas horas (com 50Mbps de download) e depois tenho que me virar para upar de volta a 650~700KB/s tudo que baixei.

Meu vizinho esse que tem 60Mbps da NET tentou voltar para a GVT/Vivo que era assinante também (assinou em 2010 junto comigo quando a GVT veio) e quando tentou disseram que o armário estava lotado.

Tem uma fila aqui no bairro para assinar a GVT/Vivo, principalmente aqui perto de casa próximo do armário, o plano de 50Mbps. Se sai um da GVT, eles já vão ligando pro pessoal que está esperando.

Se um dia eu sair por algum motivo ("qualidade Vivo" por exemplo) terei que ter ciência que nunca mais poderei voltar a ter GVT/Vivo. Tá completamente lotado, tanto ADSL2+ (15Mbps) quanto VDSL2 (25 e 50Mbps).
 

Hughes.

Well-Known Member
Registrado
08/08/2011
118
55
0
32
Bom dia pessoal!

Ontem, quebrei a cabeça com um problema aqui em casa e gostaria de tirar algumas duvidas com vocês.

Ontem pela manhã liguei o modem (Humax HG100-L2) normalmente, tudo funcionando perfeitamente, dai fui ativar a rede Wi-Fi no meu celular, um Vibe K5 (5.1.1) e a internet estava semelhante a discada de 15 anos atras, uma lentidão horrível! Fiz os testes de velocidade no PC, tudo OK! Reiniciei o celular, nada! Reiniciei o modem, nada! Resetei o modem, nada! Tentei alterar os canais do Wi-Fi no modem, nada! Hard reset no celular, nada! Resolvi testar com um outro celular que tenho, um Moto G2 (6.0.1) e para a minha surpresa, tudo perfeito! o_O Mas que diabos é isso!? Me perguntei! Será meu celular o problema? Resolvi testar em outra rede (Vivo) e para a minha surpresa, novamente, funcionou corretamente!
:wtf:

Resolvi pesquisar...

Descobri que o problema estava relacionado a versão Lollypop (5.0) do Android, encontrei que o problema estava relacionado ao protocolo IPv6, como as configurações do modem são simples, resolvi dar uma olhada e achei rapidamente uma forma de alterar o protocolo, o meu estava em Dual Stack resolvi alterar para IPv4, o modem reiniciou, fui testar a conexão no Vibe K5 e funcionou sem lentidão! Perfeito!

O mistério é o seguinte: Estou a mais de dois meses com o Vibe K5, meu modem já estava atualizado faz tempo e estava em Dual Stack por padrão e nunca tinha dado este problema... O que aconteceu? :thinking:

Uma duvida, vou ter algum tipo de problema em deixar apenas no protocolo IPv4?

Vi que em Bridge também funciona, mas eu sou bem leigo em relação a esses protocolos, se tiver alguém para explicar melhor sobre eles eu agradeço.


OBS: Não fiz nenhuma atualização no celular, estou esperando ansiosamente pela 6.0.1 que a Lenovo prometeu para algum dia desses ai do ano, não sei que ano ainda!:feelbad:







 

Ralves58

know-it-all Member
Registrado
12/12/2012
1,545
574
16
Rio de Janeiro
Matthew chega aa Florida...

E falando do Matthew... Estava assistindo à Fox News e me lembrando de uma cena da sitcom "Back To You", com o pobre do reporter (Ty Burrell, hoje em Modern Family) tendo que falar em meio aa uma forte tempestade...

Uma reporter da emissora estava em um parque, de pernas abertas, se esforçando para ficar equilibrada em pé, em meio aa ventania do hurricane Matthew atingindo Satellite Beach, na Florida. Vida dura... :)

http://www.msn.com/en-us/news/video...to-hurricane-matthew/vi-BBx7ULN?ocid=MSNRIORL


<<<=========================================>>>
Tem um cabo da Globenet saindo do Nordeste ( Fortaleza ou Natal ?? ), que passa pelas Bermudas indo para New York.
https://globenet.net/pt/infrastructure/#map


Pelo mapa, eles tem uma estacao terminal dos cabos em St David's, nas Bermudas. Isso explica uma possivel pane no cabo, entao... Esse tipo de coisa ja nao acontece com os cabos usados pela Claro (Embratel e NET).

.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: bombassaro

Ralves58

know-it-all Member
Registrado
12/12/2012
1,545
574
16
Rio de Janeiro
Ontem pela manhã liguei o modem (Humax HG100-L2) normalmente, tudo funcionando perfeitamente, dai fui ativar a rede Wi-Fi no meu celular, um Vibe K5 (5.1.1) e a internet estava semelhante a discada de 15 anos atras, uma lentidão horrível! (...)

Resolvi pesquisar... Descobri que o problema estava relacionado a versão Lollypop (5.0) do Android, encontrei que o problema estava relacionado ao protocolo IPv6 (...)

OK.


O mistério é o seguinte: Estou a mais de dois meses com o Vibe K5, meu modem já estava atualizado faz tempo e estava em Dual Stack por padrão e nunca tinha dado este problema... O que aconteceu? :thinking:


Provavelmente antes funcionava porque o IPv6 estava desativado na rede. E agora passou a dar problema porque a NET (re)ativou o IPv6 no node que atende a sua casa.


Uma duvida, vou ter algum tipo de problema em deixar apenas no protocolo IPv4?


Nenhum. É como voce estava usando a internet ate recentemente.


Vi que em Bridge também funciona, mas eu sou bem leigo em relação a esses protocolos, se tiver alguém para explicar melhor sobre eles eu agradeço.


Ao colocar o aparelho da NET em bridge, quem passa a tratar da conexao é o roteador que voce instalar. E aí, se vai funcionar bem ou nao vai depender exclusivamente desse roteador. Nao é que "em bridge funciona", mas sim que existe uma mudança no tratamento da conexao. Isto é, voce pode colocar um outro roteador e mesmo assim o problema continuar, se ele for causado pelo celular (e nao pelo aparelho da NET).

.
 

leftzera

a.k.a. krew
Registrado
30/09/2011
2,388
1,510
17
31
Brasília - DF
Olá amigos, estou saindo da GVT/VIVO pela qualidade porca que o serviço virou, quedas, interrupções de internet e lentidão na conexão.
Se negaram a resolver meu problema então resolvi cancelar.

Fechei um plano da net hoje de 60mb (60/3), e provavelmente semana que vem vão vir instalar. Tem algum modem que devo me recusar receber ou não devo me preocupar?
O que os senhores têm a dizer a respeito da net, principalmente em jogos online e netflix?
 

tmsbr

New Member
Registrado
07/10/2016
1
0
0
34
Pessoal, acerca desse novo hotspot wifi da net.

Qual a segurança disso quanto a terceiros usando seu modem pra cometer ilícitos? Eu estou de boa em deixar ele ativado (até pra poder usar em outros lugares também), mas estou com um pé atrás acerca da segurança. Eu notei que usa um IP diferente da minha rede privada, mas o mac-adress não é logado pela operadora? e logo pela polícia, e logo, a polícia brasileira sendo eficiente do jeito que é, podem me incriminar por uma merda feita por terceiro se baseando no mac-adress fornecido pelo modem?

Não manjo muito de rede, só quero saber se tem problema ou não quanto a crimes e etc. Se não tiver vou deixar ativado.

Estou em SC. A minha conexão é de 30mb, o modem é uma humax HGR-100L2. A título de curiosidade, a conexão do hotspot está pegando 5mb.
 

R4to0.exe

Hungry Member
Registrado
26/03/2008
437
49
16
31
Araraquara - SP
Pessoal, acerca desse novo hotspot wifi da net.

Qual a segurança disso quanto a terceiros usando seu modem pra cometer ilícitos? Eu estou de boa em deixar ele ativado (até pra poder usar em outros lugares também), mas estou com um pé atrás acerca da segurança. Eu notei que usa um IP diferente da minha rede privada, mas o mac-adress não é logado pela operadora? e logo pela polícia, e logo, a polícia brasileira sendo eficiente do jeito que é, podem me incriminar por uma merda feita por terceiro se baseando no mac-adress fornecido pelo modem?

Não manjo muito de rede, só quero saber se tem problema ou não quanto a crimes e etc. Se não tiver vou deixar ativado.

Estou em SC. A minha conexão é de 30mb, o modem é uma humax HGR-100L2. A título de curiosidade, a conexão do hotspot está pegando 5mb.

O hotspot público da NET cai em outra rede (utilizam CGNAT para cada dispositivo associado) com endereço IP público diferente do modem/roteador do cliente.

Provavelmente eles gravem o endereço MAC pois o dispositivo faz a solicitação DHCP diretamente para o roteador CGNAT da NET mas não é o suficiente. E não, você não seria incriminado pois a NET não faria a rede pública junta com a do cliente (seria muito amadorismo deles), e também a justiça brasileira é falha:haha:

Tem uma ótima explicação sobre como o CGNAT funciona nesses casos:
 
Última edição:

bombassaro

know-it-all Member
Registrado
05/02/2015
615
187
11
Porto Alegre
Tem um cabo da Globenet saindo do Nordeste ( Fortaleza ou Natal ?? ), que passa pelas Bermudas indo para New York.

Veja o mapa da infraestrutura.
https://globenet.net/pt/infrastructure/#map
Tem dois pontos onde o furacão passou que tem infra da GlobeNet (antes de miami) - Barranquila e o trecho que passa a leste de Cuba/Bahamas/Haiti. Não haviam especificado onde foi o rompimento, somente que foi na GlobeNet por causa do furacão.
 
Matthew chega aa Florida...

E falando do Matthew... Estava assistindo à Fox News e me lembrando de uma cena da sitcom "Back To You", com o pobre do reporter (Ty Burrell, hoje em Modern Family) tendo que falar em meio aa uma forte tempestade...

Uma reporter da emissora estava em um parque, de pernas abertas, se esforçando para ficar equilibrada em pé, em meio aa ventania do hurricane Matthew atingindo Satellite Beach, na Florida. Vida dura... :)

http://www.msn.com/en-us/news/video...to-hurricane-matthew/vi-BBx7ULN?ocid=MSNRIORL


<<<=========================================>>>



Pelo mapa, eles tem uma estacao terminal dos cabos em St David's, nas Bermudas. Isso explica uma possivel pane no cabo, entao... Esse tipo de coisa ja nao acontece com os cabos usados pela Claro (Embratel e NET).

.
O que eu vi de foto de repórter nessa situação... :p

Pior que o monitoramento do escritório acusou várias instabilidades no internacional durante a passagem do furacão. Por umas 4 vezes a latência subiu a uns 220ms no período entre 20-00hrs em Miami (normal é 180-190ms) - mas sem nenhuma interrupção :rolleyes:
 

Vanísio

know-it-all Member
Registrado
06/01/2010
2,675
3,255
0
Fortaleza - CE
Olá amigos, estou saindo da GVT/VIVO pela qualidade porca que o serviço virou, quedas, interrupções de internet e lentidão na conexão.
Se negaram a resolver meu problema então resolvi cancelar.

Fechei um plano da net hoje de 60mb (60/3), e provavelmente semana que vem vão vir instalar. Tem algum modem que devo me recusar receber ou não devo me preocupar?
O que os senhores têm a dizer a respeito da net, principalmente em jogos online e netflix?
Pelo menos na minha experiência, o melhores modems são os da Cisco, Motorola e Sagemcom (Nessa ordem).
Não recomendo usar o WiFi embutido do modem. É bem fraco.
Mas nada que um bom roteador não resolva.
Eu uso muito Netflix aqui e é super de boa. Sempre em HD ou 4K (quando o conteúdo for disponível nessa qualidade). A NET tem servidor cache local do Netflix, assim como a GVT sempre teve.
No ranking de velocidade do Netflix, inclusive, a NET já vem ficando na frente da GVT já há um bom tempo. Em alguns meses fica à frente da Live Tim até.
 
  • Curtir
Reações: leftzera

torrentman

Member
Banido
28/09/2004
40,340
7,466
72
37
Tem dois pontos onde o furacão passou que tem infra da GlobeNet (antes de miami) - Barranquila e o trecho que passa a leste de Cuba/Bahamas/Haiti. Não haviam especificado onde foi o rompimento, somente que foi na GlobeNet por causa do furacão.
 

O que eu vi de foto de repórter nessa situação... :p

Pior que o monitoramento do escritório acusou várias instabilidades no internacional durante a passagem do furacão. Por umas 4 vezes a latência subiu a uns 220ms no período entre 20-00hrs em Miami (normal é 180-190ms) - mas sem nenhuma interrupção :rolleyes:

Será que esse furacão não fez estragos nos cabos da Telefonica também? Nos últimos 2 ou 3 dias, notei um pequeno aumento de ping em servers internacionais com GVT/Vivo 50Mbps.

Um server que jogo sempre nos EUA a 110~115ms estava ontem a 140~145ms e com bem pouca gente conectada na hora. Até reiniciei o Powerbox aqui da GVT para renovar o IP, mas continuou o mesmo ping.

Downloads e uploads de torrents estão normais, pois os peers e seeds estão em todo o mundo (tracker privado). Só a latência para os EUA que mudou um pouco, e como conecto neste server todos os dias, notei claramente a diferença.
 
  • Curtir
Reações: bombassaro

leftzera

a.k.a. krew
Registrado
30/09/2011
2,388
1,510
17
31
Brasília - DF
Pelo menos na minha experiência, o melhores modems são os da Cisco, Motorola e Sagemcom (Nessa ordem).
Não recomendo usar o WiFi embutido do modem. É bem fraco.
Mas nada que um bom roteador não resolva.
Eu uso muito Netflix aqui e é super de boa. Sempre em HD ou 4K (quando o conteúdo for disponível nessa qualidade). A NET tem servidor cache local do Netflix, assim como a GVT sempre teve.
No ranking de velocidade do Netflix, inclusive, a NET já vem ficando na frente da GVT já há um bom tempo. Em alguns meses fica à frente da Live Tim até.

Bom saber, vou procurar algum roteador pra comprar então.
Me indica alguma marca que não seja tão cara?
 
  • Curtir
Reações: Vanísio

Danesh_italiano

Antigo By_Zaca
Registrado
23/06/2008
3,915
937
72
40
Zoropa
Será que esse furacão não fez estragos nos cabos da Telefonica também? Nos últimos 2 ou 3 dias, notei um pequeno aumento de ping em servers internacionais com GVT/Vivo 50Mbps.

Um server que jogo sempre nos EUA a 110~115ms estava ontem a 140~145ms e com bem pouca gente conectada na hora. Até reiniciei o Powerbox aqui da GVT para renovar o IP, mas continuou o mesmo ping.

Downloads e uploads de torrents estão normais, pois os peers e seeds estão em todo o mundo (tracker privado). Só a latência para os EUA que mudou um pouco, e como conecto neste server todos os dias, notei claramente a diferença.

Do RS até Miami ou New York é meio que impossivel para VOCE ter o ping de 110~115ms. Tomando como base as latencias da globonet, temos em média:
SP -> Miami = 113ms
SP -> New York = 108ms
RJ -> Miami = 103ms
RJ -> New York = 101ms

Tive acesso a uma maquina que estava hospedada no datacenter da level3 no estado de PR. E a média de ping em situação "normal" era quase a mesma média da Globonet. Do PR até SP tinha em média 7ms. E de PR até Miami era de 112ms (já incluso os 7ms do PR até SP). E de PR até New York era de 122ms (já incluso os 7ms do PR até SP).

Como a sua internet usa VDSL2. Temos 5ms da sua casa até o seu armario. Do RS até SP, dá em média 15ms. Do RS até RJ, dá em média 20ms. Agora só fazer a matematica. Ping minimo para Miami ou New York para voce seria de no minimo 125ms. O que pode acontecer é do jogo mostrar um ping MENOR (o que é muito comum). NUNCA confie 100% o ping do speedtest ou de jogos. A forma correta de se medir o ping é traçando a rota.
 

Vanísio

know-it-all Member
Registrado
06/01/2010
2,675
3,255
0
Fortaleza - CE
Bom saber, vou procurar algum roteador pra comprar então.
Me indica alguma marca que não seja tão cara?
Eu uso um aqui da TP Link que tem ótimo custo benefício: o Archer C2. Tem dual band (2.4 N 300 e 5 Ghz AC 750) e tem portas ethernet gigabit.
Comprei ele por R$ 199.
Outro da TP link que gosto muito é o WR841ND. Ele é N 300 apenas e com portas 10/100, mas tem bom alcance e é bem estável.
Você encontra ele na faixa dos R$ 100 geralmente.
Nos dois modelos que te indiquei você consegue os teus 60 Mb tranquilamente via WiFi. Só não rola se seu notebook, tablet ou smartphone tiver placa WiFi N 150.
Aí o máximo que você vai conseguir é na faixa de 50 Mb mesmo.
 
  • Curtir
Reações: leftzera

torrentman

Member
Banido
28/09/2004
40,340
7,466
72
37
Do RS até Miami ou New York é meio que impossivel para VOCE ter o ping de 110~115ms. Tomando como base as latencias da globonet, temos em média:
SP -> Miami = 113ms
SP -> New York = 108ms
RJ -> Miami = 103ms
RJ -> New York = 101ms

Tive acesso a uma maquina que estava hospedada no datacenter da level3 no estado de PR. E a média de ping em situação "normal" era quase a mesma média da Globonet. Do PR até SP tinha em média 7ms. E de PR até Miami era de 112ms (já incluso os 7ms do PR até SP). E de PR até New York era de 122ms (já incluso os 7ms do PR até SP).

Como a sua internet usa VDSL2. Temos 5ms da sua casa até o seu armario. Do RS até SP, dá em média 15ms. Do RS até RJ, dá em média 20ms. Agora só fazer a matematica. Ping minimo para Miami ou New York para voce seria de no minimo 125ms. O que pode acontecer é do jogo mostrar um ping MENOR (o que é muito comum). NUNCA confie 100% o ping do speedtest ou de jogos. A forma correta de se medir o ping é traçando a rota.
Talvez o jogo não marque com exatidão mesmo, quando faço tracert para algum site nos EUA dá mais que 115ms normalmente.

Mas o jogo serve de parâmetro de comparação entre as duas operadoras aqui da rua, já que estávamos conectados no mesmo server, no mesmo horário, em casas uma ao lado da outra.

Abraço.
 

VictorCS

know-it-all Member
Registrado
20/12/2010
680
367
11
Juiz de Fora - MG
Parece que me colocaram em CGNAT do dia pra noite, sem nenhuma explicação, com mais alguém?

aqui ficou sem internet/telefone desde a madrugada até agora pouco. me mudaram de IP 181 pra 179 (estava há vários meses na faixa 181), ou seja, não foi CG-NAT.
 
  • Curtir
Reações: FromHell_BR

gabriel_luiz

know-it-all Member
Registrado
11/10/2010
887
383
16
Belo Horizonte MG
O que aconteceu com a NET que está durante o dia inteiro com uma instabilidade terrível? O YouTube está sofrendo pra carregar vídeos, alguns sites nem abrem, outros abrem lentamente e com erros... Mais alguém com problemas parecidos? Seria o furacão?
 

VictorCS

know-it-all Member
Registrado
20/12/2010
680
367
11
Juiz de Fora - MG
O que aconteceu com a NET que está durante o dia inteiro com uma instabilidade terrível? O YouTube está sofrendo pra carregar vídeos, alguns sites nem abrem, outros abrem lentamente e com erros... Mais alguém com problemas parecidos? Seria o furacão?

aqui em JF tá tudo normal. seus parâmetros estão normais no modem? speedtest acusando velocidade normal?
 

Users who are viewing this thread