• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Reiniciou o modem da NET após cada mudança física no cabo entre um dispositivo e outro?

Se sim e não tiver adiantado experimenta clonar o MAC do PC nas configurações de internet do Asus.

Não reiniciei não! Não imaginei que precisava!

Seu modem é de qual marca? Se for Humax, pode ter certeza de que é MAC preso. O modem deve ter prendido o endereço MAC do seu PC e pra solucionar isso, só limpando a tabela MAC do modem.

Aqui em casa eu tive esse "problema". Pra solucionar eu só desliguei o modem da tomada por 5 minutos pra dar tempo dele limpar totalmente a tabela e depois eu liguei ele de novo e conectei direto na WAN do meu router e o DHCP do router funcionou normal.

Joia! Meio que complementa oq o @neo666 tb esta achando. Vou fazer esses testes ainda hoje. Super obrigado pessoas!

---

EDIT:

Modem/Router é mesmo um Humax (hgj310 ). O Asus ja fica com a porta WAN na primeira porta do Humax.

Troquei o Humax pra Bridge e reiniciei. Depois, desliguei tudo e deixei desligado ate agora. Se eu conectar nas Wifi do Humax ele faz Bridge, mesma coisa se conectar via cabo.

Mas pelo Asus nao rolou. Pesquisei mais e parece que eh problema do Asus mesmo. O Asus reporta "ISP's DHCP did not function properly", parece que nao estou sozinho nisso (https://www.snbforums.com/threads/a...or-isps-dhcp-did-not-function-properly.61907/).

Vou continuar pesquisando aqui mas parece que não tem mais nada haver com o tópico.

Vlw pessoal!
 
Última edição:
Segue anexo a tabela com os limites (teóricos) por node.

DOCSIS.JPG


tipos.JPG
 
Boa tarde,

Botei aqui em casa 240MB da NET, queria saber se vcs poderiam me indicar um bom Roteador Wi-Fi para essa velocidade. OBS: A casa tem 3 andares.

Desde já grato, galera!

Acho melhor dar uma passada no tópico sobre rede mesh.
 
Pessoal, uma duvida, o que leva a fazer correções de canais? É o próprio modem que faz? Essas correções são referentes a que? TX? RX? Seria a variação dos niveis de sinal?

Corre-es.png
 
Pessoal, uma duvida, o que leva a fazer correções de canais? É o próprio modem que faz? Essas correções são referentes a que? TX? RX? Seria a variação dos niveis de sinal?

Corre-es.png
isso ae é do downstream, o modem que faz.
a correção é modem corrigindo a constelação QAM, quando possível se não der vai pra sem correção e o modem pede retransmissão da constelação pro cmts.
aonde tu pegou esse numero é o somatório de todos os canais, tem como ver individual por canal downstream só clicar no carregar mais ali em cima.

o que leva a da esse problema é praticamente tudo no coaxial, qual quer tipo de interferência leva a essa correção.

e não liga pra isso, só vai dar dor de cabeça quando passar da casa dos milhares em poucos minutos essa numeração.
 
Saquei... Bom, de qualquer forma, dá um pulo no tópico dedicado de roteadores aqui no fórum do Adrenaline... Lá o pessoal te dá um help.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Hemerson Silva, lembra que vira e mexe eu posto que meu SNR UP tá abaixo dos 27dB? Então, já tirei bastante print de diversos dias e horários diferentes mostrando que o problema é recorrente. A pergunta é: Esse tipo de problema o técnico de campo consegue resolver vindo aqui em casa e verificar o cabeamento interno e externo ou nem vale a pena solicitar vista técnica?
É caso de verificar com a operadora com supervisor, ou cancelar o contrato se estiver te prejudicando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Segue anexo a tabela com os limites (teóricos) por node.

DOCSIS.JPG


tipos.JPG
Olha aí, upgrade nas frequências do upstream em mid-split, 5-85mhz, é a próxima etapa do HFC na Claro.
 
Boa noite, não recomendo o Archer C8, o novo modem docsis 3.1 da claro (HGJ310) com antenas internas tem um sinal da rede de 5ghz de maior alcance!
Então decidi usar ele como repetidor aqui, coloquei ele onde o sinal da rede principal 5g pega 250 megas no celular e configurei ele pra repetir em 5ghz, mas o download nao passa de 15, muito menor que os 250, e o upload que é 18, ele consegue repetir os 18! O que pode ser?
 
Boa noite, não recomendo o Archer C8, o novo modem docsis 3.1 da claro (HGJ310) com antenas internas tem um sinal da rede de 5ghz de maior alcance!
Então decidi usar ele como repetidor aqui, coloquei ele onde o sinal da rede principal 5g pega 250 megas no celular e configurei ele pra repetir em 5ghz, mas o download nao passa de 15, muito menor que os 250, e o upload que é 18, ele consegue repetir os 18! O que pode ser?
Problema na configuração do repetidor, o ideal é tu puxar o cabo rj45 pro roteador e assim não sai perdendo nada.

aqui perto de casa um cabo de 20metros com pontas feitas sai por 32 reais.

E se o seu HW suportar openwrt tenta a sorte.
 
O problema é no ritmo atual (da Claro) as outras vão estar em XGSPON e esse docsis 3.1 não nasce kkkkkkkkkkkkkkkkk.

É caso de verificar com a operadora com supervisor, ou cancelar o contrato se estiver te prejudicando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Olha aí, upgrade nas frequências do upstream em mid-split, 5-85mhz, é a próxima etapa do HFC na Claro.
 
Problema na configuração do repetidor, o ideal é tu puxar o cabo rj45 pro roteador e assim não sai perdendo nada.

aqui perto de casa um cabo de 20metros com pontas feitas sai por 32 reais.

E se o seu HW suportar openwrt tenta a sorte.
o que posso mudar na config dele? No caso aqui nao da passar cabo...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O problema é no ritmo atual (da Claro) as outras vão estar em XGSPON e esse docsis 3.1 não nasce kkkkkkkkkkkkkkkkk.
Pois é kkk liberou os modems 3.1 pra gente mas não liberou a OFDM... só pra quem tem 500mb... e eu aqui com meu 3.1 sincronizando pelo menos 32 de download mas upload só os 4 canais que tem no node... que são docsis 2.0 ainda kk
Ttodo dia hora de pico cai pra 14, 15, já reclamei pra caramba com ela e com os técnicos... será que custa tanto colocar mais 4 canais de up no node?? E vou falar uma coisa... tá ficando muito pra trás aqui na minha região, já chega no prédio vivo fibra, live tim ultrafibra só falta oi que já tem no bairro mas não no meu quarteirão... todas elas quase com upload metade do down menos a tim, mas que é quase metade... sem falar no ping e preço igual! Vou esperar até agosto pra ver se vão aumentar um pouco o upload, se não, chega pra mim, vou fazer que nem vários vizinhos meus, meu prédio tem 54 aptos, só esse ano pelo menos 5 foram pra vivo fibra e 5 pra live tim ultrafibra... todos saíram da net
 
Última edição:
Continuo com problemas nos jogos online, sou completamente leigo no assunto, e é aquilo, quanto mais tento entender, mais vejo que não sei porra nenhuma .. ACHO que estou tendo perdas de pacotes.
wXNNLzQ.png

é isso mesmo ou tá normal?
 
o que posso mudar na config dele? No caso aqui nao da passar cabo...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pois é kkk liberou os modems 3.1 pra gente mas não liberou a OFDM... só pra quem tem 500mb... e eu aqui com meu 3.1 sincronizando pelo menos 32 de download mas upload só os 4 canais que tem no node... que são docsis 2.0 ainda kk
Ttodo dia hora de pico cai pra 14, 15, já reclamei pra caramba com ela e com os técnicos... será que custa tanto colocar mais 4 canais de up no node?? E vou falar uma coisa... tá ficando muito pra trás aqui na minha região, já chega no prédio vivo fibra, live tim ultrafibra só falta oi que já tem no bairro mas não no meu quarteirão... todas elas quase com upload metade do down menos a tim, mas que é quase metade... sem falar no ping e preço igual! Vou esperar até agosto pra ver se vão aumentar um pouco o upload, se não, chega pra mim, vou fazer que nem vários vizinhos meus, meu prédio tem 54 aptos, só esse ano pelo menos 5 foram pra vivo fibra e 5 pra live tim ultrafibra... todos saíram da net

sobre os canais do upstream já expliquei a um tempo atrás, o docsis 3.0 não alterou os canais de upstream, só liberou a possibilidade de agregação deles =p
na pratica, qual quer esquema que tenha 2 canais ou mais de upstream agregados, é uma conexão upstream docsis 3.0
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O problema é no ritmo atual (da Claro) as outras vão estar em XGSPON e esse docsis 3.1 não nasce kkkkkkkkkkkkkkkkk.
e sabe o que vai ser melhor? :coolface:
imgDownload


vão colocar xgpon ou xgspon e vão manter compatibilidade com gpon :haha:

é literalmente dar o tiro e trocar a onu no cliente e dar um jeito de arrumar as olts com a mesma quantidade de portas mas em combo gpon + xgpon/xgspon.

a net tem que correr muito pra atualizar essa rede HFC agora :coolface:
vamos ver quanto tempo ela vai levar pra ampliar o upstream pra ate 85Mhz e liberar geral o canal docsis 3.1 no downstream
 
Pessoal atualmente estou usando o modem HUMAX HGB10R-02 e quando o técnico instalou ele estava com as luzes DS e US laranjas, porém desde o início da noite de ontem a luz DS passou a ficar vermelha. Porém, a internet continua com sinal e velocidades normais. Vi em algumas imagens e vídeos que a cor dos leds desse modem variam, sendo verde, laranja e vermelho. Alguém sabe o que essa diferença de cores indica? E outra coisa que percebi e que ele faz um barulho de “chiado” constante, estando perto vc ouve claramente o som. Esse barulho é comum nesse modem?
 
Pessoal atualmente estou usando o modem HUMAX HGB10R-02 e quando o técnico instalou ele estava com as luzes DS e US laranjas, porém desde o início da noite de ontem a luz DS passou a ficar vermelha. Porém, a internet continua com sinal e velocidades normais. Vi em algumas imagens e vídeos que a cor dos leds desse modem variam, sendo verde, laranja e vermelho. Alguém sabe o que essa diferença de cores indica? E outra coisa que percebi e que ele faz um barulho de “chiado” constante, estando perto vc ouve claramente o som. Esse barulho é comum nesse modem?
Não sei das cores, mas os humax fazem barulho mesmo hahah meu HGJ310 tb faz kkk sempre quando tá usando o wifi.
 
Pessoal atualmente estou usando o modem HUMAX HGB10R-02 e quando o técnico instalou ele estava com as luzes DS e US laranjas, porém desde o início da noite de ontem a luz DS passou a ficar vermelha. Porém, a internet continua com sinal e velocidades normais. Vi em algumas imagens e vídeos que a cor dos leds desse modem variam, sendo verde, laranja e vermelho. Alguém sabe o que essa diferença de cores indica? E outra coisa que percebi e que ele faz um barulho de “chiado” constante, estando perto vc ouve claramente o som. Esse barulho é comum nesse modem?
Quanto ao LED vermelho até onde eu sei deve ser o sinal RX que está com alguma interferência, variando ou, como tu disse que a internet não cai, deve ser algum dos canais de DS que estão ruins ou não sintonizados corretamente. Quanto ao chiado, esse modem faz isso quando o wifi é usado com mais frequência, pelo menos aqui é assim, quando faz speedtest faz mais ainda mas não é nada pra se preocupar. Agora o DS vermelho e a internet não cair é meio estranho...

No manual n diz nada sobre LED vermelho, tô falando com base na minha experiência de uso com esse modem.
 
Última edição:
Pessoal atualmente estou usando o modem HUMAX HGB10R-02 e quando o técnico instalou ele estava com as luzes DS e US laranjas, porém desde o início da noite de ontem a luz DS passou a ficar vermelha. Porém, a internet continua com sinal e velocidades normais. Vi em algumas imagens e vídeos que a cor dos leds desse modem variam, sendo verde, laranja e vermelho. Alguém sabe o que essa diferença de cores indica? E outra coisa que percebi e que ele faz um barulho de “chiado” constante, estando perto vc ouve claramente o som. Esse barulho é comum nesse modem?
manual dele:
image.png
 
Não sei das cores, mas os humax fazem barulho mesmo hahah meu HGJ310 tb faz kkk sempre quando tá usando o wifi.

Achei estranho kkk pq tds q tive eram silenciosos mas se é comum então tá blz. Vlw
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Quanto ao LED vermelho até onde eu sei deve ser o sinal RX que está com alguma interferência, variando ou, como tu disse que a internet não cai, deve ser algum dos canais de DS que estão ruins ou não sintonizados corretamente. Quanto ao chiado, esse modem faz isso quando o wifi é usado com mais frequência, pelo menos aqui é assim, quando faz speedtest faz mais ainda mas não é nada pra se preocupar. Agora o DS vermelho e a internet não cair é meio estranho...

Tbm achei estranho esse negócio do DS ficar vermelho. Tinha um Arris a mais de um ano porém na segunda deu um problema no Data center da Net e ele perdeu a conectividade IPV4 fiquei o dia td sem internet, o técnico veio mas não conseguiu resolver o problema e optou por trocar por esse Humax
 
o que posso mudar na config dele? No caso aqui nao da passar cabo...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pois é kkk liberou os modems 3.1 pra gente mas não liberou a OFDM... só pra quem tem 500mb... e eu aqui com meu 3.1 sincronizando pelo menos 32 de download mas upload só os 4 canais que tem no node... que são docsis 2.0 ainda kk
Ttodo dia hora de pico cai pra 14, 15, já reclamei pra caramba com ela e com os técnicos... será que custa tanto colocar mais 4 canais de up no node?? E vou falar uma coisa... tá ficando muito pra trás aqui na minha região, já chega no prédio vivo fibra, live tim ultrafibra só falta oi que já tem no bairro mas não no meu quarteirão... todas elas quase com upload metade do down menos a tim, mas que é quase metade... sem falar no ping e preço igual! Vou esperar até agosto pra ver se vão aumentar um pouco o upload, se não, chega pra mim, vou fazer que nem vários vizinhos meus, meu prédio tem 54 aptos, só esse ano pelo menos 5 foram pra vivo fibra e 5 pra live tim ultrafibra... todos saíram da net
Cara, não existe o porquê de liberar mais canais se o plano atual comporta a configuração imposta. Tecnologia por tecnologia, o. DOCSIS entrega a mesma coisa praticamente, o upload fica atrás mas de resto é a mesma coisa. Quando a Claro dobrar o upload atual, ou os nodes terão no mínimo 8 canais ou 4 canais 5120ksym no mínimo, e já atenderia ao que for ofertado. No downstream, já atende os 32 canais. Ou seja, grande parte dessa luta de números é conversa desse meio que estamos (nicho).
Agora, é de suma importância que algumas regiões parem com esses problemas de interferência, e que lancem o protocolo o mais atualizado possível para evitar ter que mexer na rede sempre.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

sobre os canais do upstream já expliquei a um tempo atrás, o docsis 3.0 não alterou os canais de upstream, só liberou a possibilidade de agregação deles =p
na pratica, qual quer esquema que tenha 2 canais ou mais de upstream agregados, é uma conexão upstream docsis 3.0
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


e sabe o que vai ser melhor? :coolface:
imgDownload


vão colocar xgpon ou xgspon e vão manter compatibilidade com gpon :haha:

é literalmente dar o tiro e trocar a onu no cliente e dar um jeito de arrumar as olts com a mesma quantidade de portas mas em combo gpon + xgpon/xgspon.

a net tem que correr muito pra atualizar essa rede HFC agora :coolface:
vamos ver quanto tempo ela vai levar pra ampliar o upstream pra ate 85Mhz e liberar geral o canal docsis 3.1 no downstream
Esse canal OFDM tá sendo um porre pra ser mantido aqui na região. Estão sofrendo com interferencia.
 
Código:
Rastreando a rota para one.one.one.one [1.1.1.1]
com no máximo 30 saltos:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.0.1
  2     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  3    42 ms    25 ms    10 ms  c8bd58ca.virtua.com.br [200.189.88.202]
  4    73 ms    72 ms    71 ms  embratel-T0-4-0-1-uacc03.cas.embratel.net.br [201.72.64.33]
  5    74 ms    73 ms    76 ms  ebt-H0-11-0-0-tcore01.cas.embratel.net.br [200.244.211.99]
  6    75 ms    78 ms    71 ms  ebt-B12-tcore01.casqb.embratel.net.br [200.244.214.0]
  7    79 ms    71 ms    71 ms  ebt-B1902-tcore01.spomb.embratel.net.br [200.230.243.58]
  8    70 ms    70 ms    71 ms  ebt-H0-5-0-0-agg04.spo.embratel.net.br [200.230.242.208]
  9    76 ms    73 ms    75 ms  peer-B63-1702-agg04.spo.embratel.net.br [200.246.248.230]
10    74 ms    85 ms    74 ms  one.one.one.one [1.1.1.1]

melhorou agora não passa mais por brasilia e rio.

andei olhando o meu historico de rotas, e percebi que o ping fica ruim quando passa pelo rio, e geralmente passa pelo rio quando passa por bh.

Olha que interessante, podemos comprar o nosso proprio modem, está no contrato: " O ASSINANTE poderá optar pela aquisição do cable modem de terceiros "

Código:
  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.0.1
  2     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  3    43 ms     9 ms     9 ms  c8bd58ca.virtua.com.br [200.189.88.202]
  4    51 ms    51 ms    51 ms  embratel-T0-4-1-2-4004-uacc02.bsa.embratel.net.br [200.241.68.237]
  5    58 ms    49 ms    49 ms  ebt-P2-2-1-agg01.bsa.embratel.net.br [200.244.212.151]
  6    49 ms    50 ms    50 ms  ebt-P1-2-2-core01.bsa.embratel.net.br [200.244.66.57]
  7    77 ms    76 ms    77 ms  ebt-B6101-tcore01.rjo.embratel.net.br [200.244.216.15]
  8    69 ms    68 ms    68 ms  ebt-H0-17-1-0-agg03.rjo.embratel.net.br [200.244.165.46]
  9   188 ms   185 ms   203 ms  peer-B52-995-agg03.rjo.embratel.net.br [201.73.3.186]
10   199 ms   200 ms   199 ms  one.one.one.one [1.1.1.1]
ai do nada a rota muda.
 
Última edição:
Código:
Rastreando a rota para one.one.one.one [1.1.1.1]
com no máximo 30 saltos:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.0.1
  2     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  3    42 ms    25 ms    10 ms  c8bd58ca.virtua.com.br [200.189.88.202]
  4    73 ms    72 ms    71 ms  embratel-T0-4-0-1-uacc03.cas.embratel.net.br [201.72.64.33]
  5    74 ms    73 ms    76 ms  ebt-H0-11-0-0-tcore01.cas.embratel.net.br [200.244.211.99]
  6    75 ms    78 ms    71 ms  ebt-B12-tcore01.casqb.embratel.net.br [200.244.214.0]
  7    79 ms    71 ms    71 ms  ebt-B1902-tcore01.spomb.embratel.net.br [200.230.243.58]
  8    70 ms    70 ms    71 ms  ebt-H0-5-0-0-agg04.spo.embratel.net.br [200.230.242.208]
  9    76 ms    73 ms    75 ms  peer-B63-1702-agg04.spo.embratel.net.br [200.246.248.230]
10    74 ms    85 ms    74 ms  one.one.one.one [1.1.1.1]

melhorou agora não passa mais por brasilia e rio.

andei olhando o meu historico de rotas, e percebi que o ping fica ruim quando passa pelo rio, e geralmente passa pelo rio quando passa por bh.

Olha que interessante, podemos comprar o nosso proprio modem, está no contrato: " O ASSINANTE poderá optar pela aquisição do cable modem de terceiros "

Código:
  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.0.1
  2     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  3    43 ms     9 ms     9 ms  c8bd58ca.virtua.com.br [200.189.88.202]
  4    51 ms    51 ms    51 ms  embratel-T0-4-1-2-4004-uacc02.bsa.embratel.net.br [200.241.68.237]
  5    58 ms    49 ms    49 ms  ebt-P2-2-1-agg01.bsa.embratel.net.br [200.244.212.151]
  6    49 ms    50 ms    50 ms  ebt-P1-2-2-core01.bsa.embratel.net.br [200.244.66.57]
  7    77 ms    76 ms    77 ms  ebt-B6101-tcore01.rjo.embratel.net.br [200.244.216.15]
  8    69 ms    68 ms    68 ms  ebt-H0-17-1-0-agg03.rjo.embratel.net.br [200.244.165.46]
  9   188 ms   185 ms   203 ms  peer-B52-995-agg03.rjo.embratel.net.br [201.73.3.186]
10   199 ms   200 ms   199 ms  one.one.one.one [1.1.1.1]
ai do nada a rota muda.
Poder comprar seu próprio cable modem até pode, mas é inviável hehehe veja os preços deles aqui no Brasil... Fora que ainda precisa de boa vontade das toupeiras para instalar.
 
De novo essa conversa.
A Claro só fica na vontade, pois massificação do 3.1 nada.
Bom que a concorrência faz a festa e quem ganha é o consumidor (que tem opção de escolha).
Primeira coisa para diminuir interferência era diminuir os nodes (com retirada desse monte de amplificadores), coisa que não se vê acontecendo.
A rede não se adequara sozinha ao 3.1 se a operadora não fizer sua parte kkkkkkkkkkkkkkkkk.

Cara, não existe o porquê de liberar mais canais se o plano atual comporta a configuração imposta. Tecnologia por tecnologia, o. DOCSIS entrega a mesma coisa praticamente, o upload fica atrás mas de resto é a mesma coisa. Quando a Claro dobrar o upload atual, ou os nodes terão no mínimo 8 canais ou 4 canais 5120ksym no mínimo, e já atenderia ao que for ofertado. No downstream, já atende os 32 canais. Ou seja, grande parte dessa luta de números é conversa desse meio que estamos (nicho).
Agora, é de suma importância que algumas regiões parem com esses problemas de interferência, e que lancem o protocolo o mais atualizado possível para evitar ter que mexer na rede sempre.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Esse canal OFDM tá sendo um porre pra ser mantido aqui na região. Estão sofrendo com interferencia.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo