[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Não necessariamente.. Access point pega o sinal roteador por cabo e espalha por Wifi.
Verifique como colocar seu roteador em modo Access Point. Normalmente basta setar um IP fixo na WAN, desligar o DHCP e ligar o cabo do Kaon na saída LAN do seu roteador.
ok vou verficar hj a noite qualquer coisa corro aki e peço ajuda dos universitários.
 
OFDM voltou a dar as caras aqui hoje, modulação 1K-QAM, @dudu1505
Vida longa ao HFC, @Rcarvas
 
Comprei 240Mbps e no pc chega só 93Mbps. Será que é a placa de rede( ASUS Z97MPLUS) que está limitando? ou é o cabo de rede?
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pode ser o Cabo de rede usado.
Essa placa é gigabit ( Intel® I218V, 1 x Gigabit LAN )

Comprei 240Mbps e no pc chega só 93Mbps. Será que é a placa de rede( ASUS Z97MPLUS) que está limitando?
 
Pessoal podem me dar uma ajuda?

Eu tenho um Modem HUMAX HGB10R-02 da NET, eu não estava muito comtente com o wi-fi desse roteador e resolvi comprar um ASUS AC59-U, Fiz todo procedimento padrão, desativei o wi-fi dual band da NET, coloquei o HUMAX em Bridge e clonei o MAC do Humax no Asus, funcionoui perfeito, porém o telefone a linha 1 que eu uso no roteador da NET parou de funcionar.

A duvida é, se eu colocar o HUMAX em bridge eu vou perder o telefone mesmo? existe outro meio de contornar isso?
 
Você sabe o que é node 3.1?
Nunca vi, nem usei, eu só ouço falar
Você sabe o que é node 3.1?

OFDM voltou a dar as caras aqui hoje, modulação 1K-QAM, @dudu1505
Vida longa ao HFC, @Rcarvas
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui esse modelo ficou quase 3 anos em Bridge com o Net Fone sempre funcionando.

Pessoal podem me dar uma ajuda?

Eu tenho um Modem HUMAX HGB10R-02 da NET, eu não estava muito comtente com o wi-fi desse roteador e resolvi comprar um ASUS AC59-U, Fiz todo procedimento padrão, desativei o wi-fi dual band da NET, coloquei o HUMAX em Bridge e clonei o MAC do Humax no Asus, funcionoui perfeito, porém o telefone a linha 1 que eu uso no roteador da NET parou de funcionar.

A duvida é, se eu colocar o HUMAX em bridge eu vou perder o telefone mesmo? existe outro meio de contornar isso?
 
Última edição:
Pessoal podem me dar uma ajuda?

Eu tenho um Modem HUMAX HGB10R-02 da NET, eu não estava muito comtente com o wi-fi desse roteador e resolvi comprar um ASUS AC59-U, Fiz todo procedimento padrão, desativei o wi-fi dual band da NET, coloquei o HUMAX em Bridge e clonei o MAC do Humax no Asus, funcionoui perfeito, porém o telefone a linha 1 que eu uso no roteador da NET parou de funcionar.

A duvida é, se eu colocar o HUMAX em bridge eu vou perder o telefone mesmo? existe outro meio de contornar isso?

Não clone o MAC do Humax no Asus, passei dias com esse mesmo problema pra acabar descobrindo que não precisava clonar MAC nenhum, só deixa o Asus com o MAC próprio e reinicia ambos.
 
ZJz4re1.png


Cloudflare inconsistente aqui
 
ZJz4re1.png


Cloudflare inconsistente aqui
msm com inconsistência está melhor do que passando o peering mais amado por nos no rj:
Disparando 1.1.1.1 com 32 bytes de dados:
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=130ms TTL=51
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=128ms TTL=51
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=128ms TTL=51
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=128ms TTL=51

Estatísticas do Ping para 1.1.1.1:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 128ms, Máximo = 130ms, Média = 128ms

:okay: :okay: :okay:
 
ZJz4re1.png


Cloudflare inconsistente aqui
ping 1.1.1.1

Disparando 1.1.1.1 com 32 bytes de dados:
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=141ms TTL=50
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=145ms TTL=50
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=141ms TTL=50
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=136ms TTL=50

Estatísticas do Ping para 1.1.1.1:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 136ms, Máximo = 145ms, Média = 140ms
 
Infelizmente na minha região zona Sul de Porto Alegre está ruim demais a claro. Meu node está sobrecarregado a partir das 18hrs estão limitando em 60 mega.

Amanhã estou abrindo reclamação no Procon, embora eu entenda o momento vivido mas 60 mega é palhaçada.

Se não fosse a vivo fibra estaríamos com problemas em casa visto tamanha interatividade que temos com 6 pessoas e aproximadamente 15 dispositivos.
 
As Falhas vem apresentando em inúmeras cidades e regiões.
Ao que parece a rede já devia estar num patamar alto de utilização, e durante a Pandemia estourou de vez a pouca folga de estrutura que tinha.
Fora que com o advento das vídeo conferências o Upload se tornou cada vez mais necessário.
Em pensar que a Claro quiz fazer marketing fajuto lá no início que ia aumentar as velocidades, e na prática capou foi o Upload de todos os clientes.
Cada dia pior e não vejo ações a curto/médio prazo para melhoria dos serviços.
Ainda bem que outro provedor já está realizando cabeamento aqui na região.

Infelizmente na minha região zona Sul de Porto Alegre está ruim demais a claro. Meu node está sobrecarregado a partir das 18hrs estão limitando em 60 mega.

Amanhã estou abrindo reclamação no Procon, embora eu entenda o momento vivido mas 60 mega é palhaçada.

Se não fosse a vivo fibra estaríamos com problemas em casa visto tamanha interatividade que temos com 6 pessoas e aproximadamente 15 dispositivos.
 
Aqui o download varia entre 60 e 120 MB no horário de pico, upload continua nos 19 e o jitter tá parecendo o ping zoado pra cloudflare, acima de 120ms
 
As Falhas vem apresentando em inúmeras cidades e regiões.
Ao que parece a rede já devia estar num patamar alto de utilização, e durante a Pandemia estourou de vez a pouca folga de estrutura que tinha.
Fora que com o advento das vídeo conferências o Upload se tornou cada vez mais necessário.
Em pensar que a Claro quiz fazer marketing fajuto lá no início que ia aumentar as velocidades, e na prática capou foi o Upload de todos os clientes.
Cada dia pior e não vejo ações a curto/médio prazo para melhoria dos serviços.
Ainda bem que outro provedor já está realizando cabeamento aqui na região.
acho que o que vimos nessa pandemia é o limite da claro, e sabendo este limite iremos pular assim que possivel.
quando muita gente migrar da claro por conta desse limite a claro irar poder melhorar esse limite para o usuario final.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

aqui no meu bairro quase toda fiação de cobre da oi ja foi roubada, é comum ver aqueles cabos de 400 fios cortados no portes, esperando ansiosamente a oi chegar aqui pra mim finalmente ter um upload descente.
 
Não clone o MAC do Humax no Asus, passei dias com esse mesmo problema pra acabar descobrindo que não precisava clonar MAC nenhum, só deixa o Asus com o MAC próprio e reinicia ambos.

Se eu não clonar o MAC, o asus da problema no DHCP e não funcionaa internet, tentei oque voce falou, deixei o Humax em bridge, configurei o ASUS pra pegar o ip automaticamente, configurou tudo certinho, reiniciei ambos porém aparece essa seguinte mensagem:

RS85BbG.png
 
Se eu não clonar o MAC, o asus da problema no DHCP e não funcionaa internet, tentei oque voce falou, deixei o Humax em bridge, configurei o ASUS pra pegar o ip automaticamente, configurou tudo certinho, reiniciei ambos porém aparece essa seguinte mensagem:

RS85BbG.png

Eita... seu firmware é igual a esse da minha foto? se for, coloca o MAC do seu Asus no "Passthrough MAC" do Humax, e reinicia novamente

 
Se eu não clonar o MAC, o asus da problema no DHCP e não funcionaa internet, tentei oque voce falou, deixei o Humax em bridge, configurei o ASUS pra pegar o ip automaticamente, configurou tudo certinho, reiniciei ambos porém aparece essa seguinte mensagem:

RS85BbG.png
Desliga os roteadores e aguarda uns minutos até eles apagarem a tabela de mac.
 
Lembrando que tais limites é somente na rede HFC, no FTTH tá funcionando tranquilo no máximo em qualquer horário.

São plantas bem diferentes, por isso essa diferença, essa estrutura compartilhada por node deixa tudo muito exposto, por exemplo, se der azar de ter 5 heavy user no node, ferrou, porque tem carinha 24x7 baixando torrent, e como os preços baixaram muito, não é difícil ter uma cacetada de usuários com 240 mega.

Claro que a pandemia fez aumentar o tempo de consumo da banda e quantidade também, então a razão de divisão de utilização foi para o espaço na maioria dos provedores, mas quem opera em FTTH tem uma vantagem sobre a fibra e o tipo de razão de splitter utilizada.

Editado: Dados Interessantes

Consumo no IX ( https://ix.br/agregado/ )

Fica claro o problema das operadoras olhando este gráfico, saímos de média 6Tbps para quase 10Tbps, acima de 65% de aumento no IX....

ix 12 meses.jpg



No site da Claro fala sobre algumas manutenções programadas, as vezes dá para ver ali quando vão atualizar a planta...

 
São plantas bem diferentes, por isso essa diferença, essa estrutura compartilhada por node deixa tudo muito exposto, por exemplo, se der azar de ter 5 heavy user no node, ferrou, porque tem carinha 24x7 baixando torrent, e como os preços baixaram muito, não é difícil ter uma cacetada de usuários com 240 mega.

Claro que a pandemia fez aumentar o tempo de consumo da banda e quantidade também, então a razão de divisão de utilização foi para o espaço na maioria dos provedores, mas quem opera em FTTH tem uma vantagem sobre a fibra e o tipo de razão de splitter utilizada.

Editado: Dados Interessantes

Consumo no IX ( https://ix.br/agregado/ )

Fica claro o problema das operadoras olhando este gráfico, saímos de média 6Tbps para quase 10Tbps, acima de 65% de aumento no IX....

Ver anexo 133480


No site da Claro fala sobre algumas manutenções programadas, as vezes dá para ver ali quando vão atualizar a planta...

caramba a diferenca do ix.sp pro ix.rj e gigantesca.
Nao sabia que a diferenca era tao grande assim.
 
Galera alguém usa um repetidor para o roteador da NET tc7337? Como ficou a conexão?
To pensando em usar o pc pelo cabo no repetidor.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo