[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Bom, perguntei o que vocês acham disso pois estou tentando obter uma opinião de vocês sobre a qualidade do serviço de internet prestado para mim no momento.

Se você tem o plano de 500MB, tem executado uma série de medições e observa que na média tem recebido 400MB, ou seja, 80% do valor do plano, a prestadora pode alegar que está em conformidade com a regulamentação vigente. Contudo, você não precisa se conformar com isso, se tiver outra operadora concorrente pode trocar! O ideal é que a prestadora do serviço não precise trabalhar com os limites da regulamentação em baixo do braço, que ela possa entregar o contratado além de uma margem (overhead), compensando eventuais perdas.

Se a operadora tem "dificuldade" em atender os valores de planos de "ultra banda larga" em sua totalidade em determinada região, pode ser que naquele ponto da rede a capacidade esteja no limite, a chagada de novos assinantes na base e que venham a compartilhar o uso do mesmo node pode promover uma "degradação" ainda maior, é uma situação onde a operadora tem que agir! Eu estou considerando que as aferições estão sendo realizadas da melhor forma possível, no cabo, em servidores com capacidade disponível para retornar os resultados sem distorções e que você esteja com os níveis de sinais dentro dos valores normais.

Uma dúvida: para os clientes que estão recebendo mais do que os 500MB contratados, são todos de conexão tipo OFDMA ou clientes HFC também tão recebendo essa banda extra?

A sigla OFDMA não é um tipo de conexão, é uma modulação (multiplexação de frequências), no fórum já tivemos relatos de usuários da rede HFC sem o OFDMA ativo e com upload acima do previsto no plano.

OFDM - downstream
OFDMA - upstream
 
Última edição:
Olá pessoal, tenho internet fibra de uma operadora local, estou pensando em migrar para a Claro, aqui é cabo coaxial. Atualmente tenho 300/150 por R$109,90.
Eu jogo Genshin Impact todos os dias, o meu ping fica por volta de 130ms.

Quanto que fica o ping para esse ip aqui 47.252.29.148 ?

Moro no interior de São Paulo, se alguém dessas bandas puder fazer o teste e postar eu agradeço muitíssimo.

Pelo que eu vi tô numa rede cgnat, né?

130 aqui no provedor local, interior de SP
 
Se você tem o plano de 500MB, tem executado uma série de medições e observa que na média tem recebido 400MB, ou seja, 80% do valor do plano, a prestadora pode alegar que está em conformidade com a regulamentação vigente. Contudo, você não precisa se conformar com isso, se tiver outra operadora concorrente pode trocar! O ideal é que a prestadora do serviço não precise trabalhar com os limites da regulamentação em baixo do braço, que ela possa entregar o contratado além de uma margem (overhead), compensando eventuais perdas.

Se a operadora tem "dificuldade" em atender os valores de planos de "ultra banda larga" em sua totalidade em determinada região, pode ser que naquele ponto da rede a capacidade esteja no limite, a chagada de novos assinantes na base e que venham a compartilhar o uso do mesmo node pode promover uma "degradação" ainda maior, é uma situação onde a operadora tem que agir! Eu estou considerando que as aferições estão sendo realizadas da melhor forma possível, no cabo, em servidores com capacidade disponível para retornar os resultados sem distorções e que você esteja com os níveis de sinais dentro dos valores normais.



A sigla OFDMA não é um tipo de conexão, é uma modulação (multiplexação de frequências), no fórum já tivemos relatos de usuários da rede HFC sem o OFDMA ativo e com upload acima do previsto no plano.

OFDM - downstream
OFDMA - upstream

Obrigado pelos esclarecimentos!

Estou recebendo entre 300~430Mbit de downstream sem perda de pacote, sendo a maioria dos resultados abaixo dos 400Mbit mesmo. Os testes são realizados via cabo e em vários servidores diferentes no Speedtest. Os níveis de sinal são os seguintes:

Sinal TX: 44.8
Sinal RX: 5.2
SNR DS: 41.0
SNR UP: 38.8
Receive Power: 0.0

Pelo menos os níveis de sinal está bom né?
 
Qual bairro?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Idem!
Não havia o que interpretar naquilo que você postou. As anteriores foram somente críticas e a última mal se pode considerer como um texto, talvez somente pela força de expressão. Pegar uma frase do início, uma do meio e outra do fim, não se pode ser considerado como interpretação e/ou tentativa de uma.

Mas enfim...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Obrigado pelos esclarecimentos!

Estou recebendo entre 300~430Mbit de downstream sem perda de pacote, sendo a maioria dos resultados abaixo dos 400Mbit mesmo. Os testes são realizados via cabo e em vários servidores diferentes no Speedtest. Os níveis de sinal são os seguintes:

Sinal TX: 44.8
Sinal RX: 5.2
SNR DS: 41.0
SNR UP: 38.8
Receive Power: 0.0

Pelo menos os níveis de sinal está bom né?
Estes são os valores consultando pelo niveis.virtua.com.br? Se positivo e estiverem sendo apresentados na cor verde, sim, estão dentro do recomendado. Talvez seja interessante acompamhar se há alterações muito bruscas ao longo do dia.
 
Última edição:
Obrigado pelos esclarecimentos!

Estou recebendo entre 300~430Mbit de downstream sem perda de pacote, sendo a maioria dos resultados abaixo dos 400Mbit mesmo. Os testes são realizados via cabo e em vários servidores diferentes no Speedtest. Os níveis de sinal são os seguintes:

Sinal TX: 44.8
Sinal RX: 5.2
SNR DS: 41.0
SNR UP: 38.8
Receive Power: 0.0

Pelo menos os níveis de sinal está bom né?
Pelos teus relatos me parece ser mais limitação de Hardware ou perfil errado... não me parece ser algum gargalo na rede.
 
Obrigado pelos esclarecimentos!

Estou recebendo entre 300~430Mbit de downstream sem perda de pacote, sendo a maioria dos resultados abaixo dos 400Mbit mesmo.

Você recebe 500MB em algum momento do dia? Já realizou testes durante a madrugada ou pela manhã mais cedo, período onde a carga na rede é menor?

A unidade/partição onde os testes são feitos tem SSD? A taxa real de download com um plano de 500MB é de pouco mais de 60mbps, um HD mecânico é perfeitamente capaz de sustentar essa taxa de gravação.

Quando o cliente entra com uma queixa na Anatel/consumidor.gov relatando problemas com velocidade uma das coisas que a atendente pode fazer e fará é estabelecer contato com o Data Center ou com supervisor local, é esperado que seja verificado o valor setado no profile do assinante além de testes internos. Isso sem contar a visita técnica que costuma ser agendada.

Pelo menos os níveis de sinal está bom né?

O nível dos sinais está normal!
 
Última edição:
Também diria que a probabilidade é hardwade.
Aqui em casa mesmo, o Xbox One X, baixando jogos no HD Externo não passa de 350Mb. Só no Series S (no SSD) que passa de 600Mb.
 
Passando para lembrar que até o momento a TIM é a única grande operadora que fornece 1 Gbps sem ser capado (950 Mbps) e que tem o preço mais acessível.

A Claro além de ser uma facada na maioria das cidades (R$399) não fornece nenhum modem com porta 2.5GbE.
O problema é que é TIM né kkkkkkkk, dois speedtest vc tem o contato cancelado
 
Atrasado mas:
yWh4JrG.png

Claro RJ HFC 500Mbps

Eu digo que aqui é bom pessoal não acredita. É milagre de onde moro mesmo, já tive VDSL, ADSL, tudo era uma porra. Fibra não tem de mais ninguém ao não ser da TIM (blergh).
 
Estes são os valores consultando pelo niveis.virtua.com.br? Se positivo e estiverem sendo apresentados na cor verde, sim, estão dentro do recomendado. Talvez seja interessante acompamhar se há alterações muito bruscas ao longo do dia.

Sim, esses valores é consultando o site niveis.virtua.com.br. Há alguns meses atrás tive muito problema de ruído na rede e a consequente perda de pacotes, e eles consertaram os níveis aparentemente.

Pelos teus relatos me parece ser mais limitação de Hardware ou perfil errado... não me parece ser algum gargalo na rede.

O que seria perfil errado? Estou com o modem Sagemcom F@st 3895, pois os técnicos da Claro disseram que este aparelho aceita 500Mbit, porém o motivo da troca foi estranho pois eu estava reclamando de perda de pacotes na época e não pretendia fazer upgrade de velocidade (na ocasião eu tinha apenas 240Mbit). Dificilmente o problema estaria no modem né?

Você recebe 500MB em algum momento do dia? Já realizou testes durante a madrugada ou pela manhã mais cedo, período onde a carga na rede é menor?

A unidade/partição onde os testes de velocidade são feitos tem SSD?

Quando o cliente entra com uma queixa na Anatel/consumidor.gov relatando problemas com velocidade uma das coisas que a atendente pode fazer e fará é estabelecer contato com o Data Center ou com supervisor local, é esperado que seja verificado o valor setado no profile do assinante além de testes internos. Isso sem contar a visita técnica que costuma ser agendada.

Olha eu não cheguei a testar de madrugada, porém notei que geralmente a conexão passa dos 400Mbit principalmente na parte da manhã, mas nunca chegou a 500Mbit em todos os testes que fiz. Porém, hoje mesmo de manhã os testes não passou de 390Mbit.

Eu não sei exatamente o que querem dizer por problema de "hardware", mas os testes que estou fazendo são no Speedtest então não envolve exatamente o HD. E mesmo se fosse, eu testei nos 3 computadores que tenho em casa e todos têm SSD (testei no Windows e Linux, browsers Firefox, Chrome, Chromium). Em todos os computadores e navegadores está dando os mesmos resultados.
 
Sim, esses valores é consultando o site niveis.virtua.com.br. Há alguns meses atrás tive muito problema de ruído na rede e a consequente perda de pacotes, e eles consertaram os níveis aparentemente.



O que seria perfil errado? Estou com o modem Sagemcom F@st 3895, pois os técnicos da Claro disseram que este aparelho aceita 500Mbit, porém o motivo da troca foi estranho pois eu estava reclamando de perda de pacotes na época e não pretendia fazer upgrade de velocidade (na ocasião eu tinha apenas 240Mbit). Dificilmente o problema estaria no modem né?



Olha eu não cheguei a testar de madrugada, porém notei que geralmente a conexão passa dos 400Mbit principalmente na parte da manhã, mas nunca chegou a 500Mbit em todos os testes que fiz. Porém, hoje mesmo de manhã os testes não passou de 390Mbit.

Eu não sei exatamente o que querem dizer por problema de "hardware", mas os testes que estou fazendo são no Speedtest então não envolve exatamente o HD. E mesmo se fosse, eu testei nos 3 computadores que tenho em casa e todos têm SSD (testei no Windows e Linux, browsers Firefox, Chrome, Chromium). Em todos os computadores e navegadores está dando os mesmos resultados.
Posso dar um palpite?
https://openspeedtest.com/ ou o CLI do Speedtest.
 
Obrigado pelos esclarecimentos!

Estou recebendo entre 300~430Mbit de downstream sem perda de pacote, sendo a maioria dos resultados abaixo dos 400Mbit mesmo. Os testes são realizados via cabo e em vários servidores diferentes no Speedtest. Os níveis de sinal são os seguintes:

Sinal TX: 44.8
Sinal RX: 5.2
SNR DS: 41.0
SNR UP: 38.8
Receive Power: 0.0

Pelo menos os níveis de sinal está bom né?
voce faz teste no speedtest pelo navegador ou aplicativo pra pc?
 
O que seria perfil errado? Estou com o modem Sagemcom F@st 3895, pois os técnicos da Claro disseram que este aparelho aceita 500Mbit, porém o motivo da troca foi estranho pois eu estava reclamando de perda de pacotes na época e não pretendia fazer upgrade de velocidade (na ocasião eu tinha apenas 240Mbit). Dificilmente o problema estaria no modem né?
Modem não é então (uso esse mesmo modelo com 600Mb/s)... Teste em navegadores geralmente sao problemáticos em velocidades maiores... Tenta usar o próprio aplicativo do Windows ou a versão CLI do Speedtest.
 
Eu não sei exatamente o que querem dizer por problema de "hardware", mas os testes que estou fazendo são no Speedtest então não envolve exatamente o HD. E mesmo se fosse, eu testei nos 3 computadores que tenho em casa e todos têm SSD (testei no Windows e Linux, browsers Firefox, Chrome, Chromium). Em todos os computadores e navegadores está dando os mesmos resultados.

O que querem dizer é que na teoria o hardware poderia estar limitando a velocidade. Um HD mecânico como suposto vilão garante uma taxa bem acima do que você está aferindo, afinal de contas, a taxa de transferência real de um plano de 500MB é de quanto? Pouco mais de 60MB, se você não estiver onerando um HD mecânico com outras tarefas ele alcança uma velocidade sustentada maior do que muitos imaginam. O processador não é e para culpá-lo só se tiveres uma "carroça" aí!

Todos os navegadores que testei baseados em Chromium são capazes de retornar bem mais de 500MB em testes de plataformas de aferição como as que você vem usando , com os "pés nas costas"! Isso vale para Firefox, Brave, Edge, Chrome e segue lista. De qualquer forma não custa nada testar no próprio app, siga a dica dos colegas!
 
Última edição:
Sim, esses valores é consultando o site niveis.virtua.com.br. Há alguns meses atrás tive muito problema de ruído na rede e a consequente perda de pacotes, e eles consertaram os níveis aparentemente.



O que seria perfil errado? Estou com o modem Sagemcom F@st 3895, pois os técnicos da Claro disseram que este aparelho aceita 500Mbit, porém o motivo da troca foi estranho pois eu estava reclamando de perda de pacotes na época e não pretendia fazer upgrade de velocidade (na ocasião eu tinha apenas 240Mbit). Dificilmente o problema estaria no modem né?



Olha eu não cheguei a testar de madrugada, porém notei que geralmente a conexão passa dos 400Mbit principalmente na parte da manhã, mas nunca chegou a 500Mbit em todos os testes que fiz. Porém, hoje mesmo de manhã os testes não passou de 390Mbit.

Eu não sei exatamente o que querem dizer por problema de "hardware", mas os testes que estou fazendo são no Speedtest então não envolve exatamente o HD. E mesmo se fosse, eu testei nos 3 computadores que tenho em casa e todos têm SSD (testei no Windows e Linux, browsers Firefox, Chrome, Chromium). Em todos os computadores e navegadores está dando os mesmos resultados.
Talvez seja válido tentar por outros sites também.

O que tenho notado é que algumas vezes o teste pelo site do speedtest não bate o contratado (tenho 600/300 Vivo), mas no site simet e nperf a velocidade está normal e muitas vezes até idêntica em ambos, cravada em 610/320. No speedtest quando isto ocorre fica entre 540/260 e no máximo 570/280.

Agora, se em todos permanecer, pode ser problema de perfil ou talvez sua região esteja tão "abarrotada" que não estão conseguindo atender sua demanda.
 
Desde ontem a NET está um verdadeiro LIXO aqui em POA, zona norte. Fazia tempo que não ficava desse jeito.


Aqui também não ta legal, Upload bem baixo.
 
Para ganhar aquele desconto de cinco reais na fatura é realmente necessário habilitar o débito automático? Fatura digital não conta?
 
Faz 2 semanas que solicitei os 500 Mega do link, e até hoje está em analise rsrsr
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo