• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga LIGGA / COPEL - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

DNS da Copel é horrível eu fiz uns testes e atualmente uso o da Cloudflare.

Obrigado pela dica. Hoje de manhã a internet ficou caindo o tempo inteiro, várias vezes por hora. Como não entendo muito de redes, resolvi trocar o DNS pelo da Cloudfare e resolveu o problema. Inclusive o problema do upload, que não chegava os 75mb :lindo:
 
Galera acho q consegui IPV6 + IPV4 fora do CGNAT, alguem sabe exatamente onde vejo meu WAN IP no modem da ZHONE? To procurando igual idiota aqui e n encontro

6JHSNND.jpg


Seria esse? Se for eu consegui realmente sair do CGNAT e ter IPV6 na copel

Outra duvida, eu deveria deixar o DHCP pelo modem e router como AP ou deixar encarregar o DHCP pro roteador.

EDIT: De qualquer forma o DMZ e Port Forwarding não funcionam de forma alguma...
 
Última edição:
Galera acho q consegui IPV6 + IPV4 fora do CGNAT, alguem sabe exatamente onde vejo meu WAN IP no modem da ZHONE? To procurando igual idiota aqui e n encontro

6JHSNND.jpg


Seria esse? Se for eu consegui realmente sair do CGNAT e ter IPV6 na copel

Outra duvida, eu deveria deixar o DHCP pelo modem e router como AP ou deixar encarregar o DHCP pro roteador.

EDIT: De qualquer forma o DMZ e Port Forwarding não funcionam de forma alguma...
Isso aí, vc saiu do CGNAT.

Sobre as outras duvidas prefiro não responder porque não entendi o seu cenário e o que exatamente você quer fazer :D
 
Isso aí, vc saiu do CGNAT.

Sobre as outras duvidas prefiro não responder porque não entendi o seu cenário e o que exatamente você quer fazer :D

Bem n fim na fez diferença, n consigo abrir porta alguma e toda vez q reinicia o modem o IPV6 para de funcionar... Eu ja me estressei demais, vou deixar pra lá o dia que começar dar bosta eu me preocupo.
 
Galera acho q consegui IPV6 + IPV4 fora do CGNAT, alguem sabe exatamente onde vejo meu WAN IP no modem da ZHONE? To procurando igual idiota aqui e n encontro

6JHSNND.jpg


Seria esse? Se for eu consegui realmente sair do CGNAT e ter IPV6 na copel

Outra duvida, eu deveria deixar o DHCP pelo modem e router como AP ou deixar encarregar o DHCP pro roteador.

EDIT: De qualquer forma o DMZ e Port Forwarding não funcionam de forma alguma...

TL;DR:
No seu caso apesar de aparecer o IPv4 público ali, creio que você ainda esteja atrás do CGNAT (Vulgo, sem IPv4 público) e por isso não funcionou a liberação das portas. Já por IPv6 você deveria sim conseguir navegar e ser acessado de fora. (Para mais detalhes, leia o textinho)

Textinho:
Falando de forma bem simplificada...
O CGNAT é relativo apenas ao IPv4, não ao IPv6. Ele existe para solucionar o problema não haver mais quantidade suficiente de IPv4 para todos os usuários. Como não é possível dar um IPv4 pra cada usuário, é compartilhado um IPv4 entre vários usuários. A desvantagem disso é que quem possui o acesso direto à internet é o roteador da Copel e não o seu, dessa forma você não consegue receber as requisições de acesso ao endereço utilizado para acessar a internet.
Se quiser você quiser, posso te dar um resumo de como funciona a entrada e saída de dados, inclusive, com uns desenhinhos lindos feitos no Paint. hahaha

Agora sobre o IPv6, a Copel o disponibiliza para TODOS os usuários, sendo que esse IPv6 SEMPRE será público. O que isso quer dizer?
Quando você utiliza IPv6, cada dispositivo na sua rede recebe um IPv6 público válido, o que significa que não há mais "direcionar portas" ou "colocar em DMZ", necessitando apenas liberar o acesso no firewall do roteador/servidor e usar o IPv6 público do servidor.
Sendo assim, caso configure tudo direitinho e tente acessar um servidor pelo IPv6 dele, você conseguirá acessá-lo pela internet. Poréeeeem, somente se a pessoa tentando acessar TAMBÉM tiver um IPv6. Caso ela tenha apenas IPv4 não conseguirá acessá-lo (É possível com Proxy IPv4-IPv6).

Bem n fim na fez diferença, n consigo abrir porta alguma e toda vez q reinicia o modem o IPV6 para de funcionar... Eu ja me estressei demais, vou deixar pra lá o dia que começar dar bosta eu me preocupo.

Já tive muitos problemas com isso até chegar numa solução estável. Caso não tenha necessidade, esqueça isso. Não é como se você fosse ganhar velocidade ou diminuir a latência, no máximo, pode ficar até mais inseguro.
 
(...)
No seu caso apesar de aparecer o IPv4 público ali, creio que você ainda esteja atrás do CGNAT (Vulgo, sem IPv4 público) e por isso não funcionou a liberação das portas. (...)
Concordo com seu texto, exceto a parte acima. Não faz sentido receber um IPv4 "publico" e continuar atrás de CGNAT, seria algo inédito.

Só consigo pensar em 3 possibilidades:

1- O roteador realmente é muito ruim e/ou está com problema;
2- Confusão ao configurar/usar mais de um roteador dentro da mesma rede (NAT duplo, triplo);
3- Tentativa de abertura de alguma porta entrante conhecidamente bloqueada (21, 25, 80, 110, etc.).

Em meu último post pedi mais detalhes para tentar ajudar melhor mas acho que o @gabichobra não quis seguir adiante.

PS: O problema com o IPv6 na reinicialização do modem pode ter relação direta com o item 2.

[]´s
 
Concordo com seu texto, exceto a parte acima. Não faz sentido receber um IPv4 "publico" e continuar atrás de CGNAT, seria algo inédito.

Só consigo pensar em 3 possibilidades:

1- O roteador realmente é muito ruim e/ou está com problema;
2- Confusão ao configurar/usar mais de um roteador dentro da mesma rede (NAT duplo, triplo);
3- Tentativa de abertura de alguma porta entrante conhecidamente bloqueada (21, 25, 80, 110, etc.).

Em meu último post pedi mais detalhes para tentar ajudar melhor mas acho que o @gabichobra não quis seguir adiante.

PS: O problema com o IPv6 na reinicialização do modem pode ter relação direta com o item 2.

[]´s

Com certeza! husahusauhsahusa

Afirmei isso pelo fato dele "receber" o IPv4, ter tentado fazer DMZ e Direcionamento de Porta e não ter funcionado. Já vi roteadores resolvendo o IP externo e aparecendo nas configurações e pelo fato da Copel não dar o IPv4 público para contratos residenciais (a não ser que seja um contrato antigo que não foi atualizado), julguei que poderia ser esse o caso, apenas uma "ilusão", quando na verdade ele está sim atrás de um CGNAT.

Quanto a sua última resposta, concordo com tudo, exceto a parte das portas bloqueadas. Sim, é possível, mas nunca vi uma operadora bloquear ativamente (Apesar de pensar em motivos para isso).

Aliás, é como você disse. Como ele mesmo disse que deixaria de lado, nem tem porque gastar neurônios nisso. O cenário pode ser totalmente fora do que estamos pensando. :joia:
 
Última edição:
Bom dia Amigos,

Estou com uma dúvida, jogo em servidores do EUA, e estou com ping (135) quando o pessoal da copel instalou ficou uns 6 meses (120) ping era bom, depois foi pra 135-140, e percebi que mudou alguma coisa na rota isso já faz uns 2 anos atrás, pelo teste que fiz com o WINMTR ele vai até 120 depois perde pacote no meio do caminho em duas linhas depois eu mando o teste pra vocês verem, pensei em subir a velocidade da minha internet, atualmente tenho 50/50 será que com 150mb dá alguma diferença, não sei se derrepente minha conexão consiga chegar mais rapidamente ao servidor?! e já aproveitando o gancho, o que vocês acham não sei se entro em contato com a copel e peço pra eles revisarem minha internet ou trocarem meu modem, pra ver se volta a ter uma boa latência, e com isso meu ping abaixar pra 120 como era no começo..
Velocidade maior não reduz latência. Como a Copel depende exclusivamente de terceiros para chegar ao exterior (e até fora do eixo PR-SP) provavelmente houve alguma alteração na rota e infelizmente não há muito o que fazer.

[]´s
 
Bem eu deixo oo DHCP ativo no modem da copel e meu Router C7 como um Accesspoint, que fica encarregado do wi-fi, obviamente com DHCP desativado.
 
Bom dia Amigos,

Estou com uma dúvida, jogo em servidores do EUA, e estou com ping (135) quando o pessoal da copel instalou ficou uns 6 meses (120) ping era bom, depois foi pra 135-140, e percebi que mudou alguma coisa na rota isso já faz uns 2 anos atrás, pelo teste que fiz com o WINMTR ele vai até 120 depois perde pacote no meio do caminho em duas linhas depois eu mando o teste pra vocês verem, pensei em subir a velocidade da minha internet, atualmente tenho 50/50 será que com 150mb dá alguma diferença, não sei se derrepente minha conexão consiga chegar mais rapidamente ao servidor?! e já aproveitando o gancho, o que vocês acham não sei se entro em contato com a copel e peço pra eles revisarem minha internet ou trocarem meu modem, pra ver se volta a ter uma boa latência, e com isso meu ping abaixar pra 120 como era no começo..

Cara 140ms e um ping bom pros servidores dos EUA especialmente se vc for do sul... e de 120 para 140 é basicamente a mesma coisa.
 
Pior que o ping quanto mais baixo influência mesmo, ainda mais se tratando de jogos de FPS, jogo a 15 anos esse jogo e posso te afirmar com 100% de convicção que no x1 com outro gringo por exemplo com ping 100 e um com ping 140 o ping 100 leva vantagem.
Por melhor que seja o jogo, se em 15 anos não colocaram um servidor no Brasil seria motivo para eu deixar de jogá-lo :haha:
 
Bem eu deixo oo DHCP ativo no modem da copel e meu Router C7 como um Accesspoint, que fica encarregado do wi-fi, obviamente com DHCP desativado.
 


Cara 140ms e um ping bom pros servidores dos EUA especialmente se vc for do sul... e de 120 para 140 é basicamente a mesma coisa.
Pior que o ping quanto mais baixo influência mesmo, ainda mais se tratando de jogos de FPS, jogo a 15 anos esse jogo e posso te afirmar com 100% de convicção que no x1 com outro gringo por exemplo com ping 100 e um com ping 140 o ping 100 leva vantagem.
Por melhor que seja o jogo, se em 15 anos não colocaram um servidor no Brasil seria motivo para eu deixar de jogá-lo :haha:
Gosto é gosto amigo, esse jogo já teve em servidores brasileiros e muitos players já jogaram, hoje não mais e só tem servidores estrangeiros, dá pra brincar tranquilo no servidor, porém eu teria uma melhor performance e experiência jogando com ping melhor, mais baixo.
 
No mais, obrigado pela ajuda aí pessoal continuarei minha jornada em busca da latência e a rota perfeita! rs rs ..
 
Última edição:
Gosto é gosto amigo, esse jogo já teve em servidores brasileiros e muitos players já jogaram, hoje não mais e só tem servidores estrangeiros, dá pra brincar tranquilo no servidor, porém eu teria uma melhor performance e experiência jogando com ping melhor, mais baixo.
Não é F.E.A.R. Combat, né? Tá aí um FPS "das antigas" que eu sinto saudade, mas ele não deve ter muito mais de 10 anos, se minha memória estiver boa :D

tô velho :risos:
 
Por melhor que seja o jogo, se em 15 anos não colocaram um servidor no Brasil seria motivo para eu deixar de jogá-lo :haha:

Rachei aqui. hahaha

Pior que o ping quanto mais baixo influência mesmo, ainda mais se tratando de jogos de FPS, jogo a 15 anos esse jogo e posso te afirmar com 100% de convicção que no x1 com outro gringo por exemplo com ping 100 e um com ping 140 o ping 100 leva vantagem.

Gosto é gosto amigo, esse jogo já teve em servidores brasileiros e muitos players já jogaram, hoje não mais e só tem servidores estrangeiros, dá pra brincar tranquilo no servidor, porém eu teria uma melhor performance e experiência jogando com ping melhor, mais baixo.
 
No mais, obrigado pela ajuda aí pessoal continuarei minha jornada em busca da latência e a rota perfeita! rs rs ..

Como o @neo666 disse, não há muito o que fazer. Desconheço as rotas que o Brasil/Copel possuem, porém você poderia tentar usar uma VPN e ver se ajuda em algo. Eu sei que as chances é de piorar, mas é um teste válido para "usar uma rota diferente". Claro, terá que testar várias, inclusive de outros países, além de que provavelmente terá que pagar para ter um serviço "premium", ilimitado e com latência menor.

Enfim, acho que não ajuda muito, mas boa sorte. :sefu:
 
Bom dia, boa tarde, boa noite!
Tenho uma dúvida aqui, quem souber por favor me ajude... meu filho costumava criar servidores de TF2, Minecraft, lá lá lá. Mas, desde que usamos a Copel (faz tempo, alguns anos, atualmente estamos com 75 Mb, se não me engano) ele não consegue e simplesmente nunca consegui resolver. Ontem ele tentou novamente depois de muito tempo, enfim, a dúvida é, é possível fazer servidores caseiros com o ipv6, tem algum tutorial? Obrigado!!!
 
Bom dia, boa tarde, boa noite!
Tenho uma dúvida aqui, quem souber por favor me ajude... meu filho costumava criar servidores de TF2, Minecraft, lá lá lá. Mas, desde que usamos a Copel (faz tempo, alguns anos, atualmente estamos com 75 Mb, se não me engano) ele não consegue e simplesmente nunca consegui resolver. Ontem ele tentou novamente depois de muito tempo, enfim, a dúvida é, é possível fazer servidores caseiros com o ipv6, tem algum tutorial? Obrigado!!!
 
Bom dia, boa tarde, boa noite!
Tenho uma dúvida aqui, quem souber por favor me ajude... meu filho costumava criar servidores de TF2, Minecraft, lá lá lá. Mas, desde que usamos a Copel (faz tempo, alguns anos, atualmente estamos com 75 Mb, se não me engano) ele não consegue e simplesmente nunca consegui resolver. Ontem ele tentou novamente depois de muito tempo, enfim, a dúvida é, é possível fazer servidores caseiros com o ipv6, tem algum tutorial? Obrigado!!!
 
Bom dia, boa tarde, boa noite!
Tenho uma dúvida aqui, quem souber por favor me ajude... meu filho costumava criar servidores de TF2, Minecraft, lá lá lá. Mas, desde que usamos a Copel (faz tempo, alguns anos, atualmente estamos com 75 Mb, se não me engano) ele não consegue e simplesmente nunca consegui resolver. Ontem ele tentou novamente depois de muito tempo, enfim, a dúvida é, é possível fazer servidores caseiros com o ipv6, tem algum tutorial? Obrigado!!!

Isso acontece porque a Copel não te dá um IPv4 público, apenas um compartilhado entre várias pessoas. Quanto ao IPv6, sim, totalmente possível.
Primeiro, tente entrar neste site aqui e veja se você está usando IPv6. Se estiver, creio que basta abrir o servidor e tentar acessar pelo IPv6 público informado por este site.
Há algumas coisas que você deve levar em conta:
  • O jogo que você está tentando abrir o servidor deve ter suporte a IPv6.
  • As pessoas que tentarão acessar precisa ter um IPv6.
  • As portas devem estar liberadas no Firewall do ONT/Windows/Roteador...
  • Não funciona mais como antigamente que o IP fica com o roteador e todos saem pelo mesmo. O IPv6 público fica em cada dispositivo da rede e eles podem ser acessados da internet.
  • Cada computador tem dois IPv6, sendo um baseado no Mac Address e outro aleatório. Sua navegação sempre é feita pelo aleatório e este troca de tempos em tempos, tudo isto para aumentar a privacidade do usuário.
Aqui está uma postagem explicando um pouco sobre IPv6.

Quanto à configuração do IPv6, do servidor, testes, são coisas muito específicas e não consegui achar um tutorial bom o bastante. Tente fazer o que eu disse acima e conforme os resultados, vemos o que faremos.
 
Pessoal, fui cliente Copel em Ponta Grossa no período de 2013/2014 mais ou menos e nunca tive problemas relacionados a abertura de portas, jogos, etc. Hoje estou em outra cidade usando NET e apesar do Ping não ser o melhor do mundo, não tenho maiores problemas. Vou me mudar para uma cidade com cobertura Copel (Dois Vizinhos) e pelo que pude observar/pesquisar parece que tem uma série de questões atualmente como esse CGNAT. Minha dúvida é: utilizando ipv4, eu não consigo mais criar servidores, conexão remota, esse tipo de coisas?

Pois em muitos jogos eu costumo criar servidor, maaaas, não seria um problema se eu pudesse conectar aos servidores criados por outras pessoas. Minha dúvida é se no cenário Steam/Origin eu teria problemas para jogar com outras pessoas, ou se os games funcionam perfeitamente nesse sentido?

Digo pois além do uso de navegação normal, face, netflix, yt, eu jogo bastante e nem todos tem ipv6.
 
Pessoal, fui cliente Copel em Ponta Grossa no período de 2013/2014 mais ou menos e nunca tive problemas relacionados a abertura de portas, jogos, etc. Hoje estou em outra cidade usando NET e apesar do Ping não ser o melhor do mundo, não tenho maiores problemas. Vou me mudar para uma cidade com cobertura Copel (Dois Vizinhos) e pelo que pude observar/pesquisar parece que tem uma série de questões atualmente como esse CGNAT. Minha dúvida é: utilizando ipv4, eu não consigo mais criar servidores, conexão remota, esse tipo de coisas?

Pois em muitos jogos eu costumo criar servidor, maaaas, não seria um problema se eu pudesse conectar aos servidores criados por outras pessoas. Minha dúvida é se no cenário Steam/Origin eu teria problemas para jogar com outras pessoas, ou se os games funcionam perfeitamente nesse sentido?

Digo pois além do uso de navegação normal, face, netflix, yt, eu jogo bastante e nem todos tem ipv6.

No momento atual da internet as operadoras estão com problemas em disponibilizar IPv4 públicos para seus usuários, a solução então é o uso do CGNAT. Não posso afirmar que todas estão usando, porém a probabilidade de novos contratos não terem IPv4 público e estarem atrás de um CGNAT aumenta a cada dia.

Posso falar pela Copel. Lembro de ter visto em algum documento deles de que "não era possível abrir servidores", não o encontrei para colocá-lo aqui, mas encontrei este site que confirma.

Quanto a ter problemas por isso, se for pra navegação e jogos "Cliente-Servidor", não deveria. Porém há jogos em que você é o Host e age como um servidor, isto para diminuir a latência entre jogadores da mesma região, além de permitir uma economia para os desenvolvedores do jogo. Jogos as vezes exibe a mensagem "Host Migration" são exemplos. Porém, ainda assim não deveria lhe dar problema algum, porque contanto que exista outras pessoas que possam ser o host, você conseguirá jogar normal.
 
No momento atual da internet as operadoras estão com problemas em disponibilizar IPv4 públicos para seus usuários, a solução então é o uso do CGNAT. Não posso afirmar que todas estão usando, porém a probabilidade de novos contratos não terem IPv4 público e estarem atrás de um CGNAT aumenta a cada dia.

Posso falar pela Copel. Lembro de ter visto em algum documento deles de que "não era possível abrir servidores", não o encontrei para colocá-lo aqui, mas encontrei este site que confirma.

Quanto a ter problemas por isso, se for pra navegação e jogos "Cliente-Servidor", não deveria. Porém há jogos em que você é o Host e age como um servidor, isto para diminuir a latência entre jogadores da mesma região, além de permitir uma economia para os desenvolvedores do jogo. Jogos as vezes exibe a mensagem "Host Migration" são exemplos. Porém, ainda assim não deveria lhe dar problema algum, porque contanto que exista outras pessoas que possam ser o host, você conseguirá jogar normal.

Entendi, digo pois tive boa experiência com a Copel e voltando a ter cobertura, pretendo voltar a usar. Usava o plano 20/20 e achava uma maravilha, imagina agora que fica na faixa de 75/75 o valor aproximado daquela época de 150 reais. Apesar que eu incluía telefone da Sercomtel (se não me falha a memória.)

Obrigado pela explicação, pelo visto não terei maiores problemas.
 
Copel Telecom launches Gigabit connectivity in Curitiba

Brazilian regional operator Copel Telecom has launched a symmetrical 1Gbps broadband service in Curitiba, the capital and largest city of the state of Parana. The network leverages the telco’s fibre-optic network, which currently spans 33,000km across the 399 municipalities of Parana. The service is priced at BRL1,499.9 (USD366.4) and would-be customers are asked to register their interest via the operator’s website.

Fonte: TeleGeography

PDF
 
Última edição:
Copel Telecom launches Gigabit connectivity in Curitiba

Brazilian regional operator Copel Telecom has launched a symmetrical 1Gbps broadband service in Curitiba, the capital and largest city of the state of Parana. The network leverages the telco’s fibre-optic network, which currently spans 33,000km across the 399 municipalities of Parana. The service is priced at BRL1,499.9 (USD366.4) and would-be customers are asked to register their interest via the operator’s website.
Encontrei o regulamento (link):

copegb.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo