• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga LIGGA / COPEL - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Alguém confirma algo pra mim?

Estou fazendo testes no speedtest.net em servidores da Europa, Africa e até Oceania, e tá tudo certo.

Mas quando vou fazer o teste nos EUA, fica péssimo. 0.3mbps mais ou menos. O resto fica tudo 10mbps pra cima.

Acontece o mesmo com vocês?
 
Última edição:
Alguém confirma algo pra mim?

Estou fazendo testes no speedtest.net em servidores da Europa, Africa e até Oceania, e tá tudo certo.

Mas quando vou fazer o teste nos EUA, fica péssimo. 0.3mbps mais ou menos. O resto fica tudo 10mbps pra cima.

Acontece o mesmo com vocês?

Fiz um teste pra NY e deu isso aí mesmo. Isso explica muita coisa.

É generalizado, olha a galera reclamando:

Não tá fácil...
 
Vou ligar pra eles de novo amanhã, trazendo essa informação do IPv6. Vamo ver o que vai rolar.

Ainda tenho o pacote de 20mb. Esses tempos liguei pra lá e o menor pacote, de 50mb, já é IPv6. Talvez resolva.


http://whatismyv6.com/

Para alguém mostra o IPv6 nesse site?

EDIT: Aqui o Speedtest em Chicago e NY voltaram ao normal. Hype!
 
Última edição:
Eu fico frustrado com isso.. caralho!

O gratis tá streamando e eu não posso ver por causa da Copel!
 
Eu fico frustrado com isso.. caralho!

O gratis tá streamando e eu não posso ver por causa da Copel!

Nestes casos, como não conhecemos a rota de volta, é premeditado dizer que é por causa da Copel. No tracert, quando este é completado sem filtros, temos visão apenas da rota de ida. A rota de volta só pode ser constatada através de trace do destino pra rede Copel.

No caso da twitch.tv, não é de hoje que ela apresenta problemas em rotas de volta e não apenas com a Copel.
 
Nestes casos, como não conhecemos a rota de volta, é premeditado dizer que é por causa da Copel. No tracert, quando este é completado sem filtros, temos visão apenas da rota de ida. A rota de volta só pode ser constatada através de trace do destino pra rede Copel.

No caso da twitch.tv, não é de hoje que ela apresenta problemas em rotas de volta e não apenas com a Copel.

O que no caso não precisamos necessariamente traçar da Twitch até a rede Copel.

Até porque quando vemos quem faz up pra rede da Twitch são as mesmas que ligam a Copel nas quais são (Level3/CTBC/Hurricane/"COGENT(Internexa do Brasil)")

Até porque a Twitch tem vários servidores espalhados, (Miami, São paulo, Santiago, Tokyo) dentre outros servidores.

Mas os principais que no caso todos usam que é Miami tem conexão direta acredito eu ou com a (CTBC ou Level3)
 
Olha, vou fazer questão de não recomendar Copel para todos os amigos. Depois de N problemas passados, mais um agora. Ontem fim da tarde chego em casa e... led vermelho LOS piscando, fibra rompida (detalhe que é 3ª vez que isso acontece). Abri chamado, solicitada visita técnica, prazo dado: 24h.

Passou 24h, e lógico que ninguém me ligou. Tive que eu ligar e agora me passam o prazo de até 72h.
Técnico não trabalha domingo, então, terei internet de volta, na melhor das hipóteses, segunda.

É muito descaso pra uma operadora só. Estou contando os dias da fidelidade pra escapar da Copel.
 
galera que usa a internet pra jogar (BF CSGO, etc) esta tendo muitos problemas ? resolvi instalar fibra justamente pra melhorar a jogatina, mas pelo jeito vou tomar no c.......
 
Vai demorar para a Copel voltar ao normal, cresceu muito o número de usuários, e para aumentarem a quantidade de servidores, o número de funcionários depende de licitações e concursos públicos. Com a atual crise fiscal no estado não sei se será fácil aprovar concursos esse ano. Mas o Twich.tv é lenta em horário de pico em qualquer operadora, eu uso NET e está lenta agora, domingo de noite é muita gente acessando. E o CGNAT não tem como fugir, não tem mais IPV4 para todos, o único jeito é compartilhar. Então é melhor não contratar COpel no momento, até que saia novos concursos públicos e etc.
 
O que no caso não precisamos necessariamente traçar da Twitch até a rede Copel.

Até porque quando vemos quem faz up pra rede da Twitch são as mesmas que ligam a Copel nas quais são (Level3/CTBC/Hurricane/"COGENT(Internexa do Brasil)")

Até porque a Twitch tem vários servidores espalhados, (Miami, São paulo, Santiago, Tokyo) dentre outros servidores.

Mas os principais que no caso todos usam que é Miami tem conexão direta acredito eu ou com a (CTBC ou Level3)

Para um diagnóstico mais apurado, quando se percebe perda de pacotes, em parte das vezes é necessário traçar a volta, sim; isto porque não conhecemos exatamente os saltos na rota de volta. E mesmo que às vezes não seja necessário traçar a volta, isso não exclui problema na... volta.

No caso da Twitch, por ex., já foi demonstrado que ela envia o mesmo vídeo a partir de servidores diferentes, eventualmente de sub-redes diferentes, a depender da sub-rede do IP que faz a requisição do vídeo. E olhe que da outra vez nem problema de rota foi evidenciado, pois não havia perda nas requisições via tcping pela porta 80.

Na minha opinião, um dos maiores problemas é que algumas prestadoras de serviço (PSN, Twitch etc.) jogam a culpa na operadora do usuário e o usuário, leigo, acredita. A PSN chega ao cúmulo de bloquear o IP e não o usuário que infringe as regras, e ainda joga a culpa na operadora...
 
 
não foi instalado ainda, quando fiquei sabendo dessa GCNAT, ja tinha feito o pedido, mas vou tentar de tudo pra conseguir um IP valido :(
E aí mano? Nos servidores de cs ficou como?
 
Pelo que entendi, os usuarios antigos, que estao na copel ha mais de 1 ano, tem ipv4 valido, pois na epoca nao estava tao escasso. Eu era um deles, porem a copel me enganou me oferecendo um plano com 10mb a mais pelo mesmo valor, so nao me avisou que seria um ip compartilhado, so fui descobrir o que é cgnat depois que comecei a ter problemas. Agora depois de muito reclamar me deram um ipv4 por 2 meses, o que nao resolve meu problema por completo(apenas por 2 meses). Estarei brigando por esse pediodo, se nao me deixarem com ipv4 como eu possuia antes, sem prazo de validade, estarei movendo ação civil contra a empresa solicitando inclusive quantia por danos morais devido a todo desgaste dos meses tentando resolver.
 
Boa sorte, mas quando muda de plano com a nova velocidade e emitido um novo contrato, e nele informa sobre o funcionamento em IPV4 CGNAT. Se a pessoa aceitou o contrato entao significa que ela leu e concordou.
Voce so teria chance de ganhar se tivesse um registo no registro.br atrelado a um ip fixo, ai eles tirassem esse IP teu, aí seria cabível mover a ação.
 
ENDEREÇO IP: designação dinâmica ou estática de IP-Internet Protocol utilizado durante a prestação do serviço para acesso à Internet, conforme submodalidade contratada.
http://www.copeltelecom.com/site/wp...-de-Serviço-COPEL-FIBRA-50-MB-V01042016-1.pdf

Quase impossivel ganhar por causa disso. Está no contrato que funciona em IPV4 CGNAT.

Acho mais facil brigar por causa do desvio na rota e da perda de pacotes
 
Boa sorte, mas quando muda de plano com a nova velocidade e emitido um novo contrato, e nele informa sobre o funcionamento em IPV4 CGNAT. Se a pessoa aceitou o contrato entao significa que ela leu e concordou.
Voce so teria chance de ganhar se tivesse um registo no registro.br atrelado a um ip fixo, ai eles tirassem esse IP teu, aí seria cabível mover a ação.
 
ENDEREÇO IP: designação dinâmica ou estática de IP-Internet Protocol utilizado durante a prestação do serviço para acesso à Internet, conforme submodalidade contratada.
http://www.copeltelecom.com/site/wp-content/uploads/2016/03/Plano-de-Serviço-COPEL-FIBRA-50-MB-V01042016-1.pdf

Quase impossivel ganhar por causa disso. Está no contrato que funciona em IPV4 CGNAT.

Acho mais facil brigar por causa do desvio na rota e da perda de pacotes

Eu ja tenho quase certeza da causa ganha para MEU CASO em especifico seja por parte da copel cedendo ou pela justiça.

Primeira, que nao serve para todos, mas somente para meu caso em espeficico, este documento que vc mostrou ai nao é meu contrato, pois eu nao tenho fidelidade, ja sou cliente antigo, nunca me mandaram aceitar este documento que vc esta mostrando dizendo sobre cgnat. No meu contrato, nenhuma parte dele é citado termo CGNAT, ip compartilhado, carrier grade nat. Unica parte diz que o ip sera fornecido de acordo com ''documento de Características Técnicas de Serviço'' que é uma incógnita ja que nunca me forneceram tal documento para leitura e o mesmo nao diz onde pode ser encontrado: https://www.dropbox.com/s/cckup296ba0nw1w/Contrato_SCM_Ad_Eletronica_v1_2016_04_01_3.pdf?dl=0

Segunda no que tange a respeito da lei.

1. A empresa COPEL TELECOM promete aos seus consumidores uma conexão excelente para jogos (Computador, Xbox-one, PS4, entre outros)! Ou seja, esta promessa, por si só, COMPÕE O CONTRATO, COMO UMA NOVA CLÁUSULA CONTRATUAL!
http://www.copeltelecom.com/site/blog/qual-melhor-internet-para-jogar-online/
http://www.copeltelecom.com/site/faq/como-funciona-pra-jogar-online/

Para que não restem dúvidas, art. 30 do CDC:
Art. 30. Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.

2. Conforme interpretação do próprio CDC, que a relação entre esta pessoa que escreve e a COPEL é de consumo, sendo formalizada POR UM CONTRATO DE ADESÃO. Isto é, mesmo que haja cláusulas a serem respeitadas, as mesmas não podem, em hipótese alguma, impor ABUSIVIDADES, conforme determinação do art. 51 e dispositivos do CDC:

Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:

I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos. Nas relações de consumo entre o fornecedor e o consumidor pessoa jurídica, a indenização poderá ser limitada, em situações justificáveis;

IV - estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a eqüidade;

XIII - autorizem o fornecedor a modificar unilateralmente o conteúdo ou a qualidade do contrato, após sua celebração;


Ou seja, qualquer alteração contratual posterior, que modifique de forma significativa a qualidade dos serviços anteriormente contratados, sem que sejam devidamente explicadas as consequenciais, cujas quais apenas tomei conhecimento após problemas técnicos ao jogar e consultas aos fóruns na internet, trata-se de uma ofensa aos direitos assegurados pelo CDC!

3. Continuando esta análise, observa-se que o art. 47 do CDC determina que "As cláusulas contratuais serão interpretadas de maneira mais favorável ao consumidor.".

4. Por fim, assegura o art. 46 do CDC que o contrato que esta empresa tenta impor, é nulo, no que tange ao cgnat, visto que NUNCA foi explicada que tal mudança operacional afetaria de forma ímpar as minhas atividades (jogos eletrônicos e streaming ao vivo principalmente, fora outros problemas).

Art. 46. Os contratos que regulam as relações de consumo não obrigarão os consumidores, se não lhes for dada a oportunidade de tomar conhecimento prévio de seu conteúdo, ou se os respectivos instrumentos forem redigidos de modo a dificultar a compreensão de seu sentido e alcance.
 
Eu ja tenho quase certeza da causa ganha para MEU CASO em especifico seja por parte da copel cedendo ou pela justiça.

Primeira, que nao serve para todos, mas somente para meu caso em espeficico, este documento que vc mostrou ai nao é meu contrato, pois eu nao tenho fidelidade, ja sou cliente antigo, nunca me mandaram aceitar este documento que vc esta mostrando dizendo sobre cgnat. No meu contrato, nenhuma parte dele é citado termo CGNAT, ip compartilhado, carrier grade nat. Unica parte diz que o ip sera fornecido de acordo com ''documento de Características Técnicas de Serviço'' que é uma incógnita ja que nunca me forneceram tal documento para leitura e o mesmo nao diz onde pode ser encontrado: https://www.dropbox.com/s/cckup296ba0nw1w/Contrato_SCM_Ad_Eletronica_v1_2016_04_01_3.pdf?dl=0

Segunda no que tange a respeito da lei.

1. A empresa COPEL TELECOM promete aos seus consumidores uma conexão excelente para jogos (Computador, Xbox-one, PS4, entre outros)! Ou seja, esta promessa, por si só, COMPÕE O CONTRATO, COMO UMA NOVA CLÁUSULA CONTRATUAL!
http://www.copeltelecom.com/site/blog/qual-melhor-internet-para-jogar-online/
http://www.copeltelecom.com/site/faq/como-funciona-pra-jogar-online/

Para que não restem dúvidas, art. 30 do CDC:
Art. 30. Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.

2. Conforme interpretação do próprio CDC, que a relação entre esta pessoa que escreve e a COPEL é de consumo, sendo formalizada POR UM CONTRATO DE ADESÃO. Isto é, mesmo que haja cláusulas a serem respeitadas, as mesmas não podem, em hipótese alguma, impor ABUSIVIDADES, conforme determinação do art. 51 e dispositivos do CDC:

Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:

I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos. Nas relações de consumo entre o fornecedor e o consumidor pessoa jurídica, a indenização poderá ser limitada, em situações justificáveis;

IV - estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a eqüidade;

XIII - autorizem o fornecedor a modificar unilateralmente o conteúdo ou a qualidade do contrato, após sua celebração;


Ou seja, qualquer alteração contratual posterior, que modifique de forma significativa a qualidade dos serviços anteriormente contratados, sem que sejam devidamente explicadas as consequenciais, cujas quais apenas tomei conhecimento após problemas técnicos ao jogar e consultas aos fóruns na internet, trata-se de uma ofensa aos direitos assegurados pelo CDC!

3. Continuando esta análise, observa-se que o art. 47 do CDC determina que "As cláusulas contratuais serão interpretadas de maneira mais favorável ao consumidor.".

4. Por fim, assegura o art. 46 do CDC que o contrato que esta empresa tenta impor, é nulo, no que tange ao cgnat, visto que NUNCA foi explicada que tal mudança operacional afetaria de forma ímpar as minhas atividades (jogos eletrônicos e streaming ao vivo principalmente, fora outros problemas).

Art. 46. Os contratos que regulam as relações de consumo não obrigarão os consumidores, se não lhes for dada a oportunidade de tomar conhecimento prévio de seu conteúdo, ou se os respectivos instrumentos forem redigidos de modo a dificultar a compreensão de seu sentido e alcance.


Por isso caminho que voce falou cairia no que eu falei, voce pode questionar a rota que a copel usar para chegar nos servidores e a perda de pacotes, e tambem na inconstância na velocidade. Isso sim caíria nos artigos que voce mencionou.
COm relação a CGNAT esta previsto como caracteristica do produto que voce adquiriu do copel de 50 mega, nao e caso ganho e iria para varias instancias, demoraria anos, quando terminasse o processo todos vao estar no ipv6 e quem sabe no playstation 6. Alem disso a operadora nao pode se responsabilizar pelos servidores dos outros, se voce tivesse em teoria sem perda de pacotes, com uma rota mais curta, com a velocidade contratada, nao e culpa dela os servidores da Steam ou PSN banirem os que estao no CGNAT. Eu entendo a sua raiva, mas meus amigos que mudaram de velocidade so mudaram depois que o contrato ficou disponivel para eles na area do cliente.
COmo falei vc pode quesitonar a qualidade do servico que esta apresentando quedas, perdas de pacotes, baixa velocidade e etc.
 
Primeira, que nao serve para todos, mas somente para meu caso em espeficico, este documento que vc mostrou ai nao é meu contrato, pois eu nao tenho fidelidade, ja sou cliente antigo, nunca me mandaram aceitar este documento que vc esta mostrando dizendo sobre cgnat. No meu contrato, nenhuma parte dele é citado termo CGNAT, ip compartilhado, carrier grade nat. Unica parte diz que o ip sera fornecido de acordo com ''documento de Características Técnicas de Serviço'' que é uma incógnita ja que nunca me forneceram tal documento para leitura e o mesmo nao diz onde pode ser encontrado: https://www.dropbox.com/s/cckup296ba0nw1w/Contrato_SCM_Ad_Eletronica_v1_2016_04_01_3.pdf?dl=0

Neste caso específico do CGNAT, você assinou o contrato novo, ou seja, concordou com o documento das características técnicas. Neste documento na versão de 31/07/2015, item 1.3, consta que: "Atribuição pela Contratada de um endereço IP dinâmico, ou seja, variável;". Não diz que o IP entregue tem que ser válido, acredito que não tenham mudado isso.

Pode pesquisar, se duvidar, rsrs.

Boa sorte, amigo!
 
Depois de quase 2 MESES,finalmente vieram os tecnicos para instalar a copel fibra aqui no meu apartamento.
Estava feliz até notar que saindo do comodo do ap onde esta o modem,a velocidade começa a cair.
Contratei 50/50 e estou abismado pelo fato de que no meu quarto a internet nao esta chegando a 1 mb(UM MEGA).
Pelo que pesquisei é problema do modem(zhone) que a copel utiliza.Alguem pode me dar uma solução?
 
Última edição:
Depois de quase 2 MESES,finalmente vieram os tecnicos para instalar a copel fibra aqui no meu apartamento.
Estava feliz até notar que saindo do comodo do ap onde esta o modem,a velocidade começa a cair.
Contratei 50/50 e estou abismado pelo fato de que no meu quarto a internet nao esta chegando a 1 mb(UM MEGA).
Pelo que pesquisei é problema do modem(zhone) que a copel utiliza.Alguem pode me dar uma solução?

Roteador próprio.
 
O pessoal aqui é muito ignorante, por isso deixam ser enganados, um cidadão nao sabe nem interpretar a lei mesmo que transcrita e o outro cidadão nao tem mínima noção de rede nao pensa que ip dinamico = cgnat. Tento trazer alguma informação para edificar mas parece que o pessoal nao gosta de se ajudar. Vlw ai pessoal, nao mais postarei aqui, talvez daqui uns meses volte aqui so pra postar como foi que me devolveram o ipv4 se foi dentro ou fora da esfera judial, abs
 
O pessoal aqui é muito ignorante, por isso deixam ser enganados, um cidadão nao sabe nem interpretar a lei mesmo que transcrita e o outro cidadão nao tem mínima noção de rede nao pensa que ip dinamico = cgnat. Tento trazer alguma informação para edificar mas parece que o pessoal nao gosta de se ajudar. Vlw ai pessoal, nao mais postarei aqui, talvez daqui uns meses volte aqui so pra postar como foi que me devolveram o ipv4 se foi dentro ou fora da esfera judial, abs
O choro é livre \o/
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo