Uma dúvida: Ela pode usar a mesma antena da Claro B28, mas sem ser RAN Sharing?
Pois a antena está na torre da TIM, que é compartilhada com a VIVO também.
A Claro anunciou a chegada da tecnologia 4,5G às principais regiões metropolitanas nesta quinta-feira (18). De acordo com a operadora, o novo serviço vai possibilitar velocidades médias de navegação até 10 vezes maiores do que o 4G convencional. Ao todo, a cobertura chegará a 140 novas cidades e será compatível com os principais tops de linha de 2017.
De acordo com a operadora, as redes 4,5G trarçai três novas funcionalidades técnicas. A primeira é a agregação de faixas, que poderá juntar os espectros do 4G convencional (2600 MHz) às frequências de 700 Hz liberada pelo desligamento da TV analógica, à de 1800 MHz dedicadas ao 2G e à faixa 850 MHz do 3G. Assim, cria-se uma espécie de supervia de informação, na qual será possível navegar com maior velocidade e transmitir mais dados.
A segunda mudança técnica é o suporte ao MIMO 4x4, que é um recurso que permite o enlace de comunicação entre a torre e o smartphone sejam feitas por quatro antenas de transmissão e 4 de recepção. Trata-se de o dobro da capacidade atual, o que deve reforçar a qualidade do sinal. Por fim, há a modulação avançada 256QAM para a transmissão de um volume maior de dados simultaneamente.
Para utilizar as novas redes 4,5G da Claro, é necessário ter um aparelho total ou parcialmente compatível. Por enquanto, a lista da operadora é composta pelo Galaxy Note 8, Galaxy S8, LG G6, Sony Xperia XZ Premium, iPhone 8 e iPhone X. A tecnologia será liberada para todos os clientes, independentemente do plano contratado.
Apesar da lista pequena, a Claro diz que todos os usuários notarão melhorias na qualidade de navegação mesmo com aparelhos incompatíveis. Em comunicado, a operadora afirmou que à medida que mais pessoas migrarem para as novas redes, mais espaço na rede será liberado para quem continuar utilizando a tecnologia antiga.
Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia...apida-que-4g-em-140-cidades-brasileiras/73558
com esse anuncio da rede 4,5G na claro, isso significa que onde ela tiver operando na B7, muito provavelmente já está operando com a B3 ou B28
afinal, enfatizaram "agregação de bandas"
Entendo, mas o 4G da TIM está realmente na B28.Nestes casos a Claro aluga espaço na torre, somente. Se observar vai ter também as antenas da TIM, assim como equipamentos de rádio distintos.
Aqui na ERB ao lado de casa a Claro aluga espaço na torre para a TIM e Oi.
Em alguns lugares, a Claro opera duas portadoras na banda 7 (EARFCN 2800, com 10 MHz e 2950, com 20), totalizando 30 MHz de espectro.Uso Claro e minha cidade consta na lista das cidades com 4,5G da Claro... porém aqui nada mudou ainda.. no Field Test só acho banda 7.. será que ainda estão liberando as outras bandas para as cidades da lista?
Qualquer novidade posto aqui..
Apesar da falta de MIMO, o iPhone 7 pode agregar três portadoras, com um total de 450 mbps.Uma pena que o meu iPhone 7 não tem suporte ao MIMO 4x4 (Não encontrei nada à respeito). Mas de qualquer forma, a Claro nem trouxe o 4G pra minha cidade, então o 4,5G é ainda mais impossível, kkk
Entendo, mas o 4G da TIM está realmente na B28.
Já observei as torres e não teve qualquer mudança, as antenas do 4G da Claro na torre 'compartilhada' são bem mais parrudas (grandes) que as outras.
Diziam a mesma coisa a respeito do RAN Sharing 850MHz da Claro/Vivo - vulgo 724 28. Antes não haviam registros disso...
Não é querendo duvidar de ninguém ou das informações disponíveis, mas é o que realmente acho.
PS: Mas como é algo preliminar e em testes, é apenas 'achismo', depois coloco mais informações aqui caso tenha.
Para fazer crescer a rede 4G, Oi pode buscar ajuda da Vivo
Presidentes das duas empresas tiveram uma reunião na semana passada para discutir o assunto, diz jornalista.
A Oi pode fazer crescer a sua rede 4G/LTE rapidamente em breve. De acordo com o jornalista Lauro Jardim, de O Globo, o atual presidente da companhia, Eurico Teles, reuniu-se na sexta-feira (12) com o presidente da Vivo, Eduardo Navarro. O assunto: um possível acordo de compartilhamento de redes.
Em entrevista ao jornal Valor Econômico, também do Grupo Globo, Teles confirma que quer muito fechar uma parceria com alguma concorrente para expandir a rede da Oi. A empresa agora tem que colocar em prática o plano de investimentos que foi proposto no último plano de recuperação judicial, aprovado em 20 de dezembro pelos credores e em 8 de janeiro pela Justiça.
De acordo com o presidente da Oi, a ideia é "montar uma estrutura que consiga nos ajudar, e assim reduzir o nosso prejuízo [...] Tem que haver uma junção, uma convergência de serviços. Por exemplo, por que eu não posso discutir com a Vivo onde ela tem o 4G e eu só tenho o 2G?", explicou.
Em dezembro de 2015, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) já havia permitido que as operadoras Oi, TIM e Vivo compartilhassem as redes de internet 4G (ran sharing). A autarquia justificou a aprovação dizendo que mesmo com o acordo de compartilhamento "haverá completa independência na gestão dos serviços e dos usuários".
Cobertura 4G da Oi é a menor entre as maiores
Entre as quatro maiores operadoras de telefonia móvel do Brasil, a Oi é a que tem o pior desempenho em internet 4G. Além de não ter participado do leilão da faixa de 700 MHz, que ocorreu em 2014, a Oi foi a que menos investiu nos últimos meses na expansão da tecnologia.
Fonte: http://www.minhaoperadora.com.br/20...cer-rede-4g-oi-pode-buscar-ajuda-da-vivo.html
Havia visto essa notícia também. Sem dúvidas é a única solução que a Oi teria, afinal ela está super atrasada em 4G.
Agora fica a dúvida: Será que a Vivo vai realmente aceitar? Ela pretende funcionar em RAN Sharing? Afetará os preços? Todas torres 4G da Vivo no Brasil vão ser afetadas ou apenas um seleto grupo?
A Oi tem sim coisa interessante para oferecer em troca. O ponto forte de uma é o ponto fraco da outra nessa história. Por exemplo, se a cobertura da Oi é mais limitada e a da Vivo é a mais extensa em 3G e no 4G só perde para a TIM, por outro lado a Oi é a que mais backhaul móvel em fibra (mais de 75% de suas ERBs são fibradas) e a Vivo e justamente que tem menos fibra em seu backhaul (não chega nem a 25%). Outro detalhe é que a Vivo é a que tem mais espectro em frequências mais baixas e mais altas, enquanto que a Oi é que tem mais espectro na faixa intermediária (1800 MHz).
E cobertura por cobertura, a OI tem cobertura em local muito remoto, da herdação das antigas estatais, o que seria um otimo ponto para a vivo e principalmente claroA Oi tem sim coisa interessante para oferecer em troca. O ponto forte de uma é o ponto fraco da outra nessa história. Por exemplo, se a cobertura da Oi é mais limitada e a da Vivo é a mais extensa em 3G e no 4G só perde para a TIM, por outro lado a Oi é a que mais backhaul móvel em fibra (mais de 75% de suas ERBs são fibradas) e a Vivo e justamente que tem menos fibra em seu backhaul (não chega nem a 25%). Outro detalhe é que a Vivo é a que tem mais espectro em frequências mais baixas e mais altas, enquanto que a Oi é que tem mais espectro na faixa intermediária (1800 MHz).
E cobertura por cobertura, a OI tem cobertura em local muito remoto, da herdação das antigas estatais, o que seria um otimo ponto para a vivo e principalmente claro
De onde possuem essa informação que existem ERBs que fornecem o 4G sem serem alimentadas por Fibra?
é lamentavel que a xiaomi não veja isso, eu também tenho um que está com os dias contados pois nao tem suporte a B28. Aqui a tv analógica será desligada dia 31/01Acabou de chegar 4G da TIM na Banda 28 em minha cidade, acredito que seja RAN Sharing com a Claro, pois não vi antenas novas ainda.
A velocidade está bem baixa, deve ser por estar em testes ainda, dando algo entre 1~4Mbps.
Infelizmente parece que não irão ativar nem 3G por aqui, mas é algo que será visto com o passar dos dias.
Meu Xiaomi infelizmente não funciona nessa banda, mas não queria substituir só por causa disso, pois é um excelente aparelho.
A Oi tem sim coisa interessante para oferecer em troca. O ponto forte de uma é o ponto fraco da outra nessa história. Por exemplo, se a cobertura da Oi é mais limitada e a da Vivo é a mais extensa em 3G e no 4G só perde para a TIM, por outro lado a Oi é a que mais backhaul móvel em fibra (mais de 75% de suas ERBs são fibradas) e a Vivo e justamente que tem menos fibra em seu backhaul (não chega nem a 25%). Outro detalhe é que a Vivo é a que tem mais espectro em frequências mais baixas e mais altas, enquanto que a Oi é que tem mais espectro na faixa intermediária (1800 MHz).
Claro 4,5G em Curitiba
Havia visto essa notícia também. Sem dúvidas é a única solução que a Oi teria, afinal ela está super atrasada em 4G.
Agora fica a dúvida: Será que a Vivo vai realmente aceitar? Ela pretende funcionar em RAN Sharing? Afetará os preços? Todas torres 4G da Vivo no Brasil vão ser afetadas ou apenas um seleto grupo?
Por isso que eu acho que o interesse das outras operadoras sempre foi na capilaridade da rede da OI. Até onde eu sei, isso acaba tendo um custo alto para as concorrentes por terem que alugar a rede.
A TIM também nunca descartou totalmente o interesse.
Infelizmente por má gestão e interferência dos sanguessugas do governo, chegou onde chegou.
Os únicos Xiaomi que suportam a Banda 28 são: Mi Mix 2, Mi Note 2 Global e o Redmi Note 3 Global.é lamentavel que a xiaomi não veja isso, eu também tenho um que está com os dias contados pois nao tem suporte a B28. Aqui a tv analógica será desligada dia 31/01
Claro 4,5G em Curitiba
Bem interessante. Não tinha esse conhecimento. E depois que você disse isso, fui verificar na ERBs da Oi que fica próxima da minha casa e realmente, é perceptível a quantidade enorme de afiação saindo do terreno e indo em direção aos postes (Não sei para onde vai). Já na ERBs da Claro só possuí a 1 afiação, provavelmente da eletricidade.A Oi tem sim coisa interessante para oferecer em troca. O ponto forte de uma é o ponto fraco da outra nessa história. Por exemplo, se a cobertura da Oi é mais limitada e a da Vivo é a mais extensa em 3G e no 4G só perde para a TIM, por outro lado a Oi é a que mais backhaul móvel em fibra (mais de 75% de suas ERBs são fibradas) e a Vivo e justamente que tem menos fibra em seu backhaul (não chega nem a 25%). Outro detalhe é que a Vivo é a que tem mais espectro em frequências mais baixas e mais altas, enquanto que a Oi é que tem mais espectro na faixa intermediária (1800 MHz).
É pra valer para todas as tecnologias, tanto é que o link via rádio fica como backup geralmente.Quando a torre tem fibra óptica, vale também para 2G e 3G, ou somente pro 4G?
Uso Claro e minha cidade consta na lista das cidades com 4,5G da Claro... porém aqui nada mudou ainda.. no Field Test só acho banda 7.. será que ainda estão liberando as outras bandas para as cidades da lista?
Qualquer novidade posto aqui..