Sempre fui um entusiasta da internet móvel logo quando ela chegou, afinal, peguei a época dos modems discados e ainda hoje me surpreendo quando vejo em "minhas mãos" uma conexão de 10, 15, 30 ou até mais Mbps.
Aqui em Natal/RN, a operadora com a melhor cobertura 4G é a TIM, embora o serviço seja o mais lento. A Claro é bem mais veloz, o problema é que em todo buraco tem 4G da TIM com seus 5 a 20 Mbps, porém nesses mesmos locais tem 3G da Claro a 2 ou 3 Mbps e as vezes até mesmo 2G que nem funciona, não navega, nem manda zap, embora conste como conectado. Moro em um bairro de classe média, zona sul e o sinal da Claro aqui até ano passado era só 2G, enquanto a TIM tem 4G há muito tempo. Uma verdadeira decepção com a Claro.
Uso um chip TIM, mas comprei um Claro para testar. Achei péssima a cobertura. O sinal é fraco em quase toda a cidade e é difícil conectar em 4G. Na TIM eu nem lembro de quando vi o H+, acho que só na última viagem que fiz na estrada.
A Oi aqui só funciona nas grandes cidades, se você precisar viajar de carro, é a operadora que vai lhe deixar na mão. Na TIM há sinal de 4G na maior parte do percurso Natal-Fortaleza, principalmente na banda 28 (700 Mhz). Na última viagem que fiz com um colega de trabalho, paramos na cidade de Lajes/RN para tomar café, fica pouco mais de 100 KM de Natal e enquanto meu TIM tinha 3G H+ com 17 Mbps de velocidade, ele tava com sinal só de voz na Oi, via roaming com a TIM. Haviámos parado antes também, na cidade de Riachuelo/RN, interior pequenininho também, eu com 4G em 700 Mhz e ele "Somente emergência" na Oi. O plano pré da Oi é muito bom, mas a cobertura só nas grandes cidades mesmo.
A Vivo aqui também tem boa cobertura, mas não tenho chip dela há tempos e não sei como anda a internet. Por ela ter 20 Mhz em 2.600 e ter comprado banda 7, tem obrigação de ser rápida e pegar em qualquer lugar.
Mas a TIM ultimamente anda com o 3G mais rápido que o 4G em boa parte das vezes. Parece que os 10 Mhz de espectro em banda 7 (2.600 Mhz) estão saturados. Eu continuo na TIM, pela cobertura, pelo Deezer, pelo HD Voice em 3G (nas chamadas TIM-TIM) e pelo Beta LAB que tenho há uns 2 anos e não vejo plano melhor pelo valor que pago, mas que o 4G está lento, está. Mas prefiro 20 GB/mês a 5 Mbps que pega em todo lugar do que 2GB por semana a 50 Mbps, sem saber se vou achar 4G ou mesmo 3G. Funcionar para mim, é mais importante do que ser rápido.