O problema da cobrança de dados no 4G mesmo marcando os dados como desativado na linha pré, vejo desde o tempo do Moto G 2014, é complicado, já em relação a Vivo, isso que é bom, pegar um chip qualquer, cadastrar o CPF e já sair navegando no 4G sem problema nenhum, não acontecendo nenhum bloqueio posteriormente também, na Claro eu tive que ligar de um outro número para eles configurarem o chip pré para habilitar o 4G.
Dizem que a Claro tem essas burocracias com o 4G no pré, quando eu terminar minha rodada de testes com a Vivo eu vou olhar isso.
Pessoalmente pode ser simples pegar um chip pré na Vivo e tal, mas a minha experiência com a Vivo tem conseguido ser pior do que a da Claro. O problema é que no início do ano alteraram o Pré Diário para incluir uma franquia de 10 minutos em ligações off-net. Desde então, todas as ligações off-net que eu tenho feito estão sendo tarifadas primeiramente pelo Pré Diário (e descontando R$ 1,49 dos créditos), e só depois dos 10 minutos iniciais, é que eles descontam do pacote de ligações off-net que eu tinha assinado (30 Minutos Outras Operadoras).
Já reclamei no 1058, já abri reclamação na Anatel e eles não se dão ao trabalho de resolver o problema na cobrança, apenas fazem a devolução dos créditos. Me parece totalmente absurdo que todo dia que eu faça uma ligação eu tenha que depois abrir uma reclamação para pedir estorno de crédito porque eles colocaram a porcaria do sistema de tarifação de modo invertido.
Então, ou eu reclamo, ou eu migro (ou tento migrar) pro Toda Hora / Dia / Noite (e aí quem sabe pelo menos nesse plano eles tarifam o negócio da maneira certa), ou então eu jogo o chip na gaveta.
Diga-se de passagem que o call center da Vivo pra parte móvel é horrível, você pode passar mais de 10 minutos até ser atendido.
Sobre o problema da banda 20, aqui o 3G da banda 5 e o 4G da banda 28 estão funcionando tranquilamente, então deve ser algum transmissor específico que foi mal configurado mesmo, muito estranho ter aparecido até o código da Vivo ali, nas outras bandas estão tudo com o código da Claro (724-5) apenas.
Então é isso mesmo? A Claro está usando o uplink da B5 da Vivo pro 4G?
Edit: isso está muito estranho.
Pelo EARFCN, que no caso mostra o valor de 6220, se o negócio tem uma largura de 10 MHz, o downlink fica em 798 MHz, o que bate com o downlink da B28 da Claro. O centro do uplink em teoria seria em 839 MHz, o que bate com a chamada banda B dos 850 MHz. Nisso eu estou presumindo que o EARFCN do uplink seja no valor de 24220.
Em que estado você está?