A Apple acaba de atualizar o site de vendas do Apple Watch e agora já disponibiliza a compra do modelo com 3/4G. O mais interessante é esse relógio inteligente já conta com o novo formato de SIM Card o eSIM, que em outras palavras permitem a comunicação entre operadora/relógio sem a necessidade de um cartão, bastando apenas digitalizar um código QR e a autenticação é feita.
Um dos diferenciais desse tipo de conexão é a possibilidade de sair de casa sem o telefone e ainda assim continuar conectado e online, podendo acessar a internet e inclusive atender ligações que você recebe no celular, afinal ambos (pelo menos nos EUA) compartilham o mesmo número. O detalhe é que quando o relógio volta a se conectar com o iPhone por meio do Bluetooth ou Wi-Fi, ele desativa completamente a rede de dados para poupar energia e então as ligações são recebidas pelo celular e transmitidas para o relógio.
Não se sabe ao certo como essa funcionalidade vai funcionar no Brasil, afinal existem leis que impedem a operadora manter duas linhas ativas com o mesmo número. No momento a Apple não se pronunciou a respeito e a única informação é que de início, apenas a Claro irá oferecer suporte. A página da Apple chega a disponibilizar um link para um hostsite da Claro (
http://www.claro.com.br/applewatch) mas o mesmo está com o caminho quebrado.
É interessante notar que o modelo do Apple Watch vindo para o Brasil é o A1891 (para 42mm) e A1889 (para 38mm) com suporte às frequências do 4G LTE:
- 1 (2100 MHz)
- 3 (1800 MHz)
- 5 (850 MHz)
- 7 (2600 MHz)
- 8 (900 MHz)
- 18 (800 MHz)
- 19 (800 MHz)
- 20 (800 DD)
- 26 (800 MHz)
Uma lástima ver que os 700MHz não terão compatibilidade.