Então por que o meu S9 que não tem FW de operadora ("ZTO") funciona o VoLTE e quando tive o G6+ também sem vínculo com operadora o VoLTE funcionava?
Entendeu por que esse negócio de "depende da boa vontade da operadora"(ou seja lá que for) não faz sentido? Se a rede tem o serviço ativo, o aparelho está configurado o mesmo tem que funcionar e ponto final independente de ser sem ou com vínculo com operadora, importado ou seja da onde for... Operadora fornece o serviço quem regula é a Anatel aquela lista lá de aparelhos que foram TESTADOS e nada mais. Aqui mesmo no tópico tem relatos de pessoas que conseguiram ativar o VoLTE em aparelhos chineses e eu já usei o VoLTE quando o Zenfone 4 2017 nem estava na "lista da TIM" isso lá nos idos de outubro/novembro de 2017 o VoLTE funcionou até em ROAMING quando fui para recife e na época tinha B7 e B28 apenas.
Eu falei "muitas vezes" e não "sempre". É uma questão de contexto, acho que você deveria reler a resposta. Tem casos em que o fabricante age a la Apple e inclui as configurações de todas as operadoras com quem tem parceria no firmware padrão, tem casos que só inclui em uma versão do firmware para aquele país, e tem outros que só em uma versão modificada especialmente para a operadora.
Segundo ponto, eu acho que não tenho que explicar pela enésima vez que não adianta nada ter suporte de stack do software e do hardware, o VoLTE é essencialmente uma forma de VoIP, da mesma que um modem VDSL com VoIP, se ele não souber qual é o endereço de discagem, como se autenticar e tudo mais, o telefone VoIP não vai funcionar.
O problema é que essas configurações não são disponibilizadas para o usuário, ele depende de que o OEM inclua as configurações da operadora. Se eles não tiverem esse canal de contacto, como ocorre com a Xiaomi, com a OnePlus e muitas outras, nada feito.
E quanto ao seu caso com o Zenfone 4, vale lembrar que eles podem perfeitamente ter incluído o suporte para só depois atualizarem a lista.
Eu só não descartaria a possibilidade de funcionamento do VoLTE no Mi A2 em específico porque ele usa Android One. Parece que desde o Oreo, o Google passou a trabalhar com uma versão do aplicativo Telefone que é oferecida pela Play Store e jogou para escanteio a aplicação nativa do AOSP, que era até então utilizada e modificada a gosto do OEM. Se houver um controle desse stack pelo Google, em conjunto com o Carrier Services, e um acordo da TIM com o Google, é plausível que o VoLTE possa funcionar. Mas... ..já é fato notório nos que demais Xiaomi (que usam a MIUI) não funciona, e que para OnePlus e outras marcas sem presença no Brasil a situação também é de não funcionar a menos que o usuário dê seu próprio jeito.
